SóProvas


ID
5553676
Banca
Avança SP
Órgão
Prefeitura de Laranjal Paulista - SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

MARY I (1516 – 1558).
Mary Tudor foi a primeira rainha a governar a Inglaterra por seu próprio direito. Sua brutal perseguição aos protestantes valeu-lhe a alcunha de “Blood Mary” (Mary, a Sanguinária).
Filha de Henrique VIII e Catarina de Aragão, foi declarada ilegítima quando o casamento do pai foi dissolvido em 1533. Ela perdeu o título de princesa e teve que renunciar à fé católica, embora continuasse a praticá-la em segredo.
Após a morte de seu meio-irmão, o frágil Eduardo VI, uma insurreição protestante levou Jane Grey ao trono e Mary fugiu para Norfolk. Mas havia um sentimento generalizado de que era a herdeira legítima e Mary voltou a Londres para receber as boas-vindas de maneira triunfal. Lady Jane Grey – a chamada “Rainha por Nove Dias” – foi deposta e executada, juntamente com seu marido Dudley.
Logo após sua coroação, Mary começou a reanimar a Igreja Católica, que fora banida por Henrique VIII. Quando ficou claro que ela desposaria o católico Filipe II, rei da Espanha, houve uma sublevação protestante em Kent sob Sir Thomas Wyatt. Os rebeldes marcharam para Londres: Mary fez um discurso vibrante que mobilizou a população da capital: a rebelião foi derrotada e seus líderes, executados.
Mary casou-se com Felipe II, restaurou o credo católico e começou a perseguir os heréticos. Em pouco tempo, 300 protestantes encontraram a morte na fogueira. Seu casamento com o rei espanhol arrastou a Inglaterra a uma guerra impopular contra a França, que custou aos ingleses a posse de Calais, último reduto inglês na França.
Solitária, sem filhos e odiada, Mary morreu em 17 de novembro de 1558, sendo sucedida por sua meia-irmã Elizabeth I, uma protestante.
(CAWTHORNE, Nigel. 100 Tiranos: história viva. São Paulo, Ediouro, p. 116). 

No início do penúltimo parágrafo, o autor do texto utiliza o verbo “restaurar”. Assinale a alternativa que apresenta o tempo/modo em que tal verbo está conjugado: 

Alternativas
Comentários
  • A questão é de morfologia e quer que marquemos a alternativa que apresenta o tempo / modo em que o verbo "restaurar" está conjugado em "Mary casou-se com Felipe II, restaurou o credo católico e começou a perseguir os heréticos". Vejamos:

     .

    A) presente do indicativo. 

    Errado. Presente do indicativo: Eu restauro, tu restauras, ele restaura, nós restauramos, vós restaurais, eles restauram.

    Presente do indicativo: a ação da qual se está falando ocorre no instante da fala e essa ação provavelmente ou certamente está acontecendo ou acontecerá, ou seja, ela tem possibilidades reais de acontecer. Ex.: Eu resolvo questões todos os dias.

     .

    B) pretérito perfeito do indicativo.

    Certo. "Restaurou" está no pretérito perfeito do indicativo: Eu restaurei, tu restauraste, ele restaurou, nós restauramos, vós restaurastes, eles restauraram.

    Pretérito perfeito do indicativo: expressa um fato ocorrido num momento anterior ao atual e que foi totalmente terminado. Ex.: Ele resolveu questões ontem à noite.

     .

    C) pretérito imperfeito do indicativo.

    Errado. Pretérito imperfeito do indicativo: Eu restaurava, tu restauravas, ele restaurava, nós restaurávamos, vós restauráveis, eles restauravam.

    Pretérito imperfeito do indicativo: refere-se a um fato inacabado ocorrido no passado, transmitindo, portanto, uma ideia de continuidade. Ex.: Ainda era noite, quando me levantei.

     .

    D) pretérito quase perfeito do indicativo.

    Errado. O certo é "pretérito MAIS-que-perfeito do indicativo". Pretérito mais-que-perfeito do indicativo: Eu restaurara, tu restauraras, ele restaurara, nós restauráramos, vós restauráreis, eles restauraram.

    Pretérito mais-que-perfeito do indicativo: expressa um fato ocorrido antes de outro fato já terminado. Ex.: Ele já resolvera as questões quando os amigos chegaram.

     .

    E) futuro de pretérito do indicativo. 

    Errado. Futuro do presente do indicativo: Eu restauraria, tu restaurarias, ele restauraria, nós restauraríamos, vós restauraríeis, eles restaurariam.

    Futuro do presente do indicativo: indica um tempo posterior ao momento da fala, ou seja, um fato futuro com relação ao momento presente. Ex.: Neste final de semana, nós resolveremos muitas questões.

     .

    Gabarito: Letra B

  • GABARITO: B.

    "Mary casou-se com Felipe II, restaurou o credo católico e começou a perseguir os heréticos. Em pouco tempo, 300 protestantes encontraram a morte na fogueira. Seu casamento com o rei espanhol arrastou a Inglaterra a uma guerra impopular contra a França, que custou aos ingleses a posse de Calais, último reduto inglês na França."

    Restaurou.

    PRETÉRITO PERFEITO (ei,aste,ou,amos,astes,aram)

    Exprime um fato passado e totalmente acabado. (Ontem)

    Ex.: Fiz os exercícios que o professor passou (Ontem) .

    Faça das dificuldades sua motivação!

  • GABARITO: B

    O pretérito perfeito é um tempo verbal do modo indicativo. Um verbo conjugado no pretérito perfeito do indicativo indica que a ação verbal aconteceu num determinado momento do passado, tendo o seu início e o seu fim no passado.

    Ex: Na terça-feira eu visitei meus avós paternos.

    Fonte: https://www.normaculta.com.br/preterito-perfeito-do-indicativo/

  • Gab b! pretérito perfeito indicativo! (restaurou). Se fosse pretérito imperfeito, seria restaurava.

    conjugações importantes.

    indicativo:

    pretérito perfeito: restaurou

    pretérito imperfeito: restaurava

    mais que perfeito: restaurara

    futuro do pretérito: restauraria

    subjuntivo (que, se, quando)

    presente: que ele restaure

    pretérito imperfeito: se ele restaurasse

    futuro: quando ele restaurar

  • MODO INDICATIVO(CERTEZA), PARA IDENTIFICAR:

    PRESENTE: COLOCAR A PALAVRA ''HOJE''

    EX: HOJE EU VENDO

    PRETÉRITO PERFEITO: COLOCAR A PALAVRA ''ONTEM''

    EX: ONTEM EU VENDI

    NO TEMPO COMPOSTO: O VERBO AUXILAR TER/HAVER FICARÁ NO PRESENTE SIMPLES + VERBO PRINCIPAL NO PARTICÍPIO

    EX: TENHO VENDIDO

    PRETÉRITO IMPERFEITO: COLOCAR A PALAVRA ''ANTIGAMENTE''

    EX: ANTIGAMENTE EU VENDIA

    PRETÉRITO MAIS-QUE-PERFEITO: INDICA UM PASSADO DE UM PASSADO E É CARACTERIZADO PELA TERMINA ''RA'' -SEM ACENTO-

    EX: ELE VENDERA, DEPOIS COMPREI

    NO TEMPO COMPOSTO: O VERBO AUXILAR TER/HAVER FICARÁ NO PRETÉRITO IMPERFEITO SIMPLES + O VERBO PRINCIPAL NO PARTÍCIPIO

    EX:TINHA VENDIDO

    FUTURO DO PRESENTE: COLOCAR A PALAVRA ''AMANHÃ''

    EX: AMANHÃ EU VENDEREI

    NO TEMPO COMPOSTO: O VERBO AUXILIAR TER/HAVER FICARÁ NO FUTURO DO PRESENTE + VERBO PRINCIPAL NO PARTÍCIPIO

    EX: TEREI VENDIDO

    FUTURO DO PRETÉRITO(LEMBRAR QUE APESAR DE ESTAR NO MODO INDICATIVO, TRAZ CONSIGO UMA IDEIA DE HIPÓTESE), CARACTERIZADO PELA TERMINAÇÃO ''IA''

    EX: EU VENDERIA

    NO TEMPO COMPOSTO: O VERBO AUXILIAR TER/HAVER FICARÁ NO FUTURO DO PRETÉRITO + VERBO PRINCIPAL NO PARTICÍPIO

    EX: TERIA VENDIDO

    MODO SUBJUNTIVO(HIPÓTESE) PARA INDENTIFICAR:

    PRESENTE: COLOCAR A PALAVRA ''QUE''

    EX: QUE EU VENDA

    PRETÉRITO IMPERFEITO: COLOCAR A PALAVRA ''SE'' -CARACTERIZADO PELA TERMINAÇÃO ''SSE''-

    EX: SE EU VENDESSE

    NO TEMPO COMPOSTO: O VERBO AUXILIAR TER/HAVER FICARÁ NO PRESENTE DO INDICATIVO + VERBO PRINCIPAL NO PARTICÍPIO

    EX:TENHA VENDIDO

    PRETÉRITO MAIS-QUE-PERFEITO NO TEMPO COMPOSTO: O VERBO AUXILIAR FICARÁ TER/HAVER NO PRETÉRITO IMPERFEITO + VERBO PRINCIPAL NO PARTICÍPIO

    EX:TIVESSE VENDIDO

    FUTURO(SEMPRE SERÁ UTILIZADO QUANDO A ORAÇÃO FOR INICIADA POR CONJUNÇÕES CONDICIONAIS):COLOCAR A PALAVRA ''QUANDO''

    EX: QUANDO EU VENDER

    NO TEMPO COMPOSTO: O VERBO AUXILIAR TER/HAVER FICARÁ NO FUTURO DO SUBJUNTIVO + VERBO PRINCIPAL NO PARTICÍPIO

    EX:TIVER VENDIDO

  • Essa é uma questão sobre flexões verbais, em que a banca apresenta o uso do verbo restaurar em uma parte específica do texto de apoio e exigia dos candidatos que indicassem em que tempo e modo ele se encontra.

    Assim, o verbo restaurar surge no seguinte trecho:

    (...) restaurou o credo católico e começou a perseguir os heréticos (...)

    Levando em consideração o fato de que o verbo exprime uma ação já concluída num tempo decorrido, passado, conclui-se que se trata de um verbo no pretérito perfeito do modo indicativo (eu restaurei/ tu restauraste/ ele(a) restaurou/ nós restauramos/ vós restaurastes/ eles restauraram). Sendo assim, a opção correta é a letra B.

    No presente do indicativo (letra A), a forma verbal correta seria “restaura". No pretérito imperfeito do indicativo (letra C), o correto seria “restaurava". A letra D apresenta o nome de um tempo verbal que não existe (não há pretérito quase perfeito, e sim pretérito mais-que-perfeito). Por fim, no futuro do presente do indicativo (letra E), o verbo seria “restaurará".

    Gabarito do professor: Letra B.