SóProvas


ID
5554042
Banca
Quadrix
Órgão
CREFONO - 3ª Região
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Considerando as previsões constitucionais destinadas à Administração Pública e aos servidores públicos, julgue o item.

O membro de Poder, o detentor de mandato eletivo, os ministros de Estado e os secretários estaduais e municipais serão remunerados, exclusivamente, por subsídio, fixado em parcela única. 

Alternativas
Comentários
  • GAB: Certo

    Art. 39 CF

    § 4º O membro de Poder, o detentor de mandato eletivo, os Ministros de Estado e os Secretários Estaduais e Municipais serão remunerados exclusivamente por subsídio fixado em parcela única, vedado o acréscimo de qualquer gratificação, adicional, abono, prêmio, verba de representação ou outra espécie remuneratória, obedecido, em qualquer caso, o disposto no art. 37, X e XI. (Incluído pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)

  • faz parte do poder publico entao , é subsidio

  • CERTO

    MAN-MEM-MIN-SEM CARRO!

    1- O detentor de MANdato eletivo

    2- MEMbro de poder

    3 - MINistro de Estado

    4 - Secretários Estaduais e Municipais

    5 - servidores públicos organizados em C-A-R-R-E-I-R-A!!!

    ESTES PODERÃO ter a remuneração fixada como os outros.

  • GABARITO: CERTO

    Art. 39, § 4º O membro de Poder, o detentor de mandato eletivo, os Ministros de Estado e os Secretários Estaduais e Municipais serão remunerados exclusivamente por subsídio fixado em parcela única, vedado o acréscimo de qualquer gratificação, adicional, abono, prêmio, verba de representação ou outra espécie remuneratória, obedecido, em qualquer caso, o disposto no art. 37, X e XI.

  • A questão trata dos regime de subsídios que é a forma de remuneração dos agente políticos. São agentes políticos, por exemplo, Presidente, Governadores, Prefeitos, Deputados e Vereadores, Ministros e Secretários Estaduais e Municipais.

    O sistema de subsídio foi introduzido na Constituição Federal pela Emenda Constitucional nº 19 e ele se diferencia da remuneração dos servidores públicos em geral que é feita por meio de vencimentos, porque o subsídio deve ser pago em parcela única, ou seja, não podem ser incluídas na remuneração dos agentes políticos outras vantagens de natureza remuneratória, tais como adicionais, abonos, prêmios e outras verbas.

    O subsídio é regulado pelo artigo 39, §4º da Constituição Federal que determina o seguinte:
    Art. 39 (...)

    § 4º O membro de Poder, o detentor de mandato eletivo, os Ministros de Estado e os Secretários Estaduais e Municipais serão remunerados exclusivamente por subsídio fixado em parcela única, vedado o acréscimo de qualquer gratificação, adicional, abono, prêmio, verba de representação ou outra espécie remuneratória, obedecido, em qualquer caso, o disposto no art. 37, X e XI.
    Vemos, então, que é correta a afirmativa da questão, dado que reproduz o disposto no artigo 39, §4º, da Constituição da República.

    Gabarito do professor: Certo. 
  • Gab. C

    Outro mnemônico para decorar:

    EMPODERE-SE é só por subsídio.

    • Eletivos
    • Ministros de estado
    • membros de PODER
    • SEcretários estaduais/municipais.

    Dica do Qciano.

    Bons estudos! :)

  • Decorar mnemônico é mais difícil que decorar o artigo em si.

  • Exclusivamente confundiu a mente. Quando é muito restritivo já desconfio, mas deu certo.

    Revisando e relembrando.