-
Os receptores no processo de comunicação veem e ouvem seletivamente baseando-se em suas necessidades, motivações, experiências, formação e outras características pessoais. Receptores também projetam seus interesses e expectativas na comunicação enquanto a decodificam.
-
tanto o emissor quanto o receptor veem e escutam seletivamente com base em suas próprias necessidades, motivações, experiências e características pessoais.
-
Gabarito: INCORRETO
Vale esclarecer que a comunicação pode ser vista por dois modelos distintos: 1) modelo linear, que afirma que a mensagem segue um caminho direto do emissor até o receptor e 2) modelo transacional, que considera que na comunicação interpessoal os paéis de emissor e de receptor são exercidos reciprocamente por dois ou mais indivíduos.
Se analisarmos a comunicação pelo modelo transacional, de fato, a percepção seletiva não possui relaçaõ somente com o receptor, mas também com o emissor, já que ambos emitem a recebem a mensagem.
Se analisarmos a comunicação pelo modelo linear, eu também entendo que a questão permanece errada, já que a percepção seletiva não influiria na decodificação, mas sim em uma etapa posterior, que seria a compreensão da mensagem.
-
Na filtragem é só o emissor (manipulação no caso?), na percepção seletiva temos tanto o emissor quanto o receptor ( selecionando tendenciosamente no caso)
-
A percepção seletiva corresponde a uma barreira na comunicação que não possui relação com o emissor, mas que interfere sensivelmente na decodificação da mensagem pelo receptor.
Realmente o emissor não tem a intencionalidade, mas a imagem que o receptor faz do emissor interfere sensivelmente na decodificação da mensagem. (Esquema de comunicação de Jakobson) Por exemplo:
A mesma frase soa diferente (significa diferente) se dita por alguém em que você confia ou por algum que você só sabe que fala mentira.
-