SóProvas


ID
5554588
Banca
Quadrix
Órgão
CFT
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

No que concerne à administração financeira e orçamentária e ao orçamento público, julgue o item.

Quando o Estado pretende priorizar a melhoria da distribuição de renda, utiliza a política fiscal, aumentando a tributação e(ou) diminuindo os gastos públicos. 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: ERRADO

    Justificativa: =)

    A Política Fiscal Expansiva refere-se ao aumento de gastos governamentais e/ou redução da tributação (carga tributária). A adoção desse tipo de política pode resultar, por exemplo, no aumento do consumo das famílias e dos investimentos, no estímulo às exportações, na inibição das importações mediante imposição de tarifas e barreiras, etc. O impacto da política fiscal expansionista é a ampliação da produção e dos níveis de emprego.

    A Política Fiscal Restritiva refere-se à redução dos gastos governamentais e/ou aumento da tributação (carga tributária). Ou seja, consiste na adoção de medidas em sentido inverso ao da política fiscal expansionista. A adoção desse tipo de política pode resultar, por exemplo, na redução do consumo das famílias (por ocasião do aumento da tributação). Como consequência, a política fiscal contracionista provoca a redução da produção e dos níveis de emprego.

    Fonte: https://repositorio.enap.gov.br/bitstream/1/3170/1/Modulo%204%20-%20Politica%20Economica%20e%20Programacao%20Financeira.pdf

  • Utiliza a função econômica DISTRIBUTIVA.

  • errado,

    a função Distributiva, segundo Giacomoni, tem a finalidade de "promover o ajuste fiscal e programas sociais por meio do orçamento visando a correção de ineficiências na distribuição de renda e de injustiças Sociais. Isso por ser feito com aumento da tributação e realização de transferências."

    Assim, a função distributiva também pode incluir aumente dos gastos públicos, uma vez que o estado pode incluir no orçamento novos projetos e atividades para diminuir a desigualdade social.

    A assertiva erra ao considerar "diminuição dos gastos".

  • GABARITO: ERRADO

    Interpretei como sendo questão de economia. As políticas fiscais citadas (aumento na tributação e redução de gasto do governo) são restritivas. Ou seja, elas diminuem a renda.

    Se citasse o oposto (redução na tributação e aumento de gastos), acredito que a questão ficaria correta, pois seriam políticas fiscais expansionistas. Estas, por sua vez, aumentam a renda.