O Controle Empírico do Processo enfatiza a filosofia central do Scrum, baseada nas três principais idéias de transparência, inspeção e adaptação.
A Auto-organização se concentra nos trabalhadores de hoje, que fornecem um valor significativamente maior quando se auto-organizam. Isso resulta em melhor engajamento da equipe e responsabilidade compartilhada; um ambiente inovador e criativo, mais propício ao crescimento.
A Colaboração se concentra nas três dimensões centrais relacionadas ao trabalho colaborativo: conscientização, articulação e apropriação. Também defende o gerenciamento de projetos como um processo de criação de valor compartilhado com equipes trabalhando e interagindo juntas para entregarem melhores resultados.
A priorização baseada em valor destaca o foco do Scrum em fornecer o máximo valor de negócio, do início ao fim do projeto.
Time-boxing (prazo) descreve como o tempo é considerado uma limitação no Scrum e é usado para ajudar a gerenciar efetivamente o planejamento e a execução do projeto. Os elementos do time-box no Scrum incluem Sprints, reuniões diárias, reuniões de planejamento e revisão de Sprint
O Desenvolvimento Iterativo enfatiza como gerenciar melhor as mudanças e criar produtos que satisfaçam as necessidades do cliente. Ele também delineia as responsabilidades do Dono do Produto e da organização relacionadas ao desenvolvimento iterativo.