SóProvas


ID
5555845
Banca
COTEC
Órgão
Prefeitura de Bonito de Minas - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Civil
Assuntos

A usucapião é considerada modo de aquisição da propriedade móvel ou imóvel. Nesse último caso, pode ocorrer de forma extraordinária, ordinária ou especial.


Sobre a usucapião, é CORRETO afirmar: 

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: B

    A jurisprudência do STJ entende que os bens de sociedade de economia mista estão sujeitos à usucapião, exceto quando afetados à prestação de serviço público.

    Vide: https://www.tjdft.jus.br/consultas/jurisprudencia/jurisprudencia-em-temas/jurisprudencia-em-perguntas/direito-administrativo/terra-publica/os-bens-publicos-sao-passiveis-de-usucapiao

  • a) Enunciado 86 da I Jornada de Direito Civil: "A expressão 'justo título' contida nos arts. 1.242 e 1.260 do Código Civil abrange todo e qualquer ato jurídico hábil, em tese, a transferir a propriedade, independentemente de registro."

    b) Segundo entendimento do Superior Tribunal de Justiça, os bens de sociedade de economia mista estão sujeitos à usucapião, exceto quando afetados à prestação de serviço público.

    c) O limite da extensão territorial na usucapião especial urbana deve ser analisado em relação à posse exercida, não sendo lícito ao usucapiente exercer posse sobre área superior e requerer o seu decote para que se reconheça o domínio sobre área inferior.

    d) As expressões ex-cônjuge e ex-companheiro, contidas no artigo 1.240-A do Código Civil, correspondem à situação fática da separação, independentemente de divórcio ou separação formalizados.

    Gab.: B.