SóProvas


ID
5556838
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AL
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O colonialismo do final do século XIX e a descolonização dos territórios localizados na Ásia e na África em meados do século XX são fenômenos marcantes da contemporaneidade. A partir desse tema, julgue o item seguinte.

A partilha da África foi formalmente feita pelos europeus na Conferência de Berlim. 

Alternativas
Comentários
  • CERTO, MOTIVO: A Conferência de Berlim, também conhecida como conferência da África Ocidental ou Conferência do Congo, realizou-se em Berlim, de 15 de novembro de 1884 a 26 de fevereiro de 1885, marcando a colaboração europeia na partição e divisão territorial da África. Fonte: Wikipédia
  • Reunião dos países Europeus para sugar e destruir o continente ÁFRICANO, hoje viram as costas.

    Muitas pessoas falam que a África é amaldiçoada por isso e por aquilo, onde na verdade o continente africano sempre foi roubado, sequestrado e estuprado pelos países que pagam de bons mocinhos hoje em dia.

    HÁ uma divida histórica irreparável com o continente Africano!

  • Antes da conferência de Berlim em 1884, a corrosão do continente africano já havia acontecido, pelos Ingleses, Frances e etc, o que houve nesta conferência, de fato, foi só uma formalização de cunho documental e ideológico entres as partes envolvidas. Seria o mesmo que dizer ao mundo, ou entre eles , quem de fato eram "donos daqueles países" entre aspas, claro. Assim, Isso pode ser bem representado como se fosse uma partilha de um bolo para os dias atuais, tais nações, oprimiram, dividiram, causaram guerras , destruíram e mataram muitos povos por onde passaram.

  • Colonialismo foi um processo histórico cujas consequências são sentidas até os dias de hoje e desta forma é de grande importância seu conhecimento adequado.

    Análise do item:

    A Conferência de Berlim é considerada como marco do colonialismo devido ao fato de que foi nesse episódio que as regras que serviriam de base para a administração colonial entre os países participantes foram criadas. Para além de determinar as  áreas de cada colônia europeia na África a Conferência serviu também para definir direitos de navegação em rios internacionais, regras para o comércio e exploração de recursos africanos e como instrumento de definição de poder entre as potências, onde a Inglaterra saiu claramente beneficiada em relação aos outros países.  


    GABARITO DO PROFESSOR: CERTO
  • Item muito subjetivo e polêmico. Primeiramente por que o nome "PARTILHA DA ÁFRICA" é nada mais do que uma alcunha que facilita a localização pedagógica do evento, que jamais foi assim chamado. Além disso, não é uma partilha de fato, apesar de, na prática, gerar esta consequência, e também apesar do famoso quadro que mostra a Europa dividindo e se alimentando de suas respectivas partes da África. Lá se formalizaram alguns critérios, sendo o principal deles o de efetivas ocupação e titularidade, para que um país pudesse ser visto como TITULAR (colonizador). Claramente, já na conferência se listaram os domínios de cada país, pelos critérios havia pouco tempo formalizados. Sim, parece uma partilha e na prática foi, mas não se trata de um grupo de burocratas gordos e de perucas em uma sala, dividindo cada região, ao som de música clássica e à frente de um belo banquete europeu.

  • Acreditava que na conferência de Berlim aprenda se tinham definido os critérios para consideração de posse. Errei!