SóProvas


ID
5557291
Banca
Instituto Consulplan
Órgão
TJ-MS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Legislação dos Tribunais de Justiça (TJs)
Assuntos

Em relação à postergação do pagamento de emolumentos no Tabelionato de Protesto é correto afirmar que, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Lei 8935

     Art. 30. São deveres dos notários e dos oficiais de registro:

    (...)

    XV - admitir pagamento dos emolumentos, das custas e das despesas por meios eletrônicos, a critério do usuário, inclusive mediante parcelamento.

       (Incluído Pela Medida Provisória nº 1.085, de 2021)

     Art. 31. São infrações disciplinares que sujeitam os notários e os oficiais de registro às penalidades previstas nesta lei:

    (...)

        V - o descumprimento de quaisquer dos deveres descritos no art. 30.

  • A fim de encontrarmos a alternativa correta, iremos analisar cada uma das assertivas a seguir:

    A) Correta - Nenhum valor será devido pelo exame do título ou documento de dívida devolvido ao apresentante por motivo de irregularidade formal.

     

    O art. 1836 do Provimento nº 240/2020 fundamenta a questão. Como a mesma encontra-se correta, não é o nosso gabarito.



    B) Incorreta - É vedado aos tabeliães de protesto ou os responsáveis interinos pelo expediente da serventia autorizados a conceder parcelamento de emolumentos aos interessados.


     

    Segundo o art. 1838 do Provimento nº 240/2020, não há a vedação da alternativa. Pelo contrário, os Tabeliães de protesto ou os responsáveis interinos pelo expediente da serventia estão autorizados a conceder o referido parcelamento, além de demais acréscimos legais, através de cartão de débito ou de crédito, desde que cobrados na primeira parcela os acréscimos legais.

    C) Correta - Os emolumentos devidos pelo protocolo dos títulos e documentos de dívida que foram protestados são de propriedade do tabelião de protesto ou do oficial de distribuição, quando for o caso, que à época praticou o respectivo ato.


     

    O art. 1837 do Provimento nº 240/2020 fundamenta a questão. Como a mesma encontra-se correta, não é o nosso gabarito. O parágrafo único ainda diz que, nesta hipótese, “caberá ao novo tabelião de protesto ou ao responsável interino pelo expediente perceber apenas os emolumentos devidos pelo cancelamento do registro do protesto e, também, transferir os emolumentos devidos pelo protocolo para o tabelião de protesto ou o oficial de distribuição, quando for o caso, que à época o praticou, ou, ainda, para o seu respectivo espólio ou herdeiros, sob pena de responsabilidade funcional, além de outras sanções cíveis e criminais cabíveis".

    D) Correta - Pelos atos que praticarem os tabeliães de protesto de títulos ou os responsáveis interinos pelo expediente perceberão diretamente das partes, a título de remuneração, os emolumentos integrais a eles destinados, fixados pela lei da respectiva Unidade da Federação, além do reembolso dos tributos, tarifas, demais despesas e dos acréscimos instituídos por lei a título de taxa de fiscalização do serviço extrajudicial, custas, contribuições, custeio de atos gratuitos e à entidade previdenciária ou assistencial, facultada a exigência do depósito prévio.


     

    O art. 1834 do Provimento nº 240/2020 diz exatamente o que está disposto na alternativa.



    Resposta: B