SóProvas


ID
5557312
Banca
Instituto Consulplan
Órgão
TJ-MS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Legislação dos Tribunais de Justiça (TJs)
Assuntos

Assinale a alternativa INCORRETA sobre as escrituras de inventário e partilha.

Alternativas
Comentários
  • A cópia deve ser autenticada

  • A fim de encontrarmos a alternativa correta, iremos analisar cada uma das assertivas a seguir:

    A) Correta - A meação de convivente pode ser reconhecida na escritura pública, desde que todos os herdeiros e interessados na herança absolutamente capazes, estejam de acordo.

    O art. 1593 do Provimento nº 240/2020 fundamenta a alternativa que se encontra totalmente correta. Para fins de conhecimento, meação é a metade ideal do patrimônio comum do casal, que cada um dos cônjuges tem direito.

    B) Correta - A gratuidade por assistência judiciária em escritura pública não isenta a parte do recolhimento de imposto de transmissão, que tem legislação própria a respeito do tema.


    O art. 1590 do Provimento nº 240/2020 fundamenta alternativa que se encontra totalmente correta. Não é porque uma pessoa é beneficiária da gratuidade por assistência judiciária que vai ser isenta de imposto de transmissão. Para que haja isenção, faz-se necessária lei para isso.

    C) Incorreta - Os documentos apresentados no ato da lavratura da escritura podem ser apresentados em cópias simples, salvo os de identidade das partes, que sempre serão originais. 

    O art. 1599 do Provimento nº 240/2020 fundamenta a alternativa que se encontra incorreta. Observe que os referidos documentos DEVEM SER ORIGINAIS OU EM CÓPIAS AUTENTICADAS. Portanto, o erro da alternativa foi mencionar “cópias simples".

    D) Correta - O tabelião deverá acessar o sítio eletrônicowww.censec.org.br da Central Notarial de Serviços Eletrônicos Compartilhados – Censec e verificar a inexistência de testamento, fazendo constar a informação no corpo da escritura; havendo testamento ou interessado incapaz, proceder-se-á ao inventário judicial.

    O art. 1598 do Provimento nº 240/2020 fundamenta alternativa que se encontra totalmente correta. Importante salientar que se houver testamento ou algum incapaz interessado, a lei determina que deverá ser por inventário judicial.

    Resposta: C