SóProvas


ID
5557315
Banca
Instituto Consulplan
Órgão
TJ-MS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Legislação dos Tribunais de Justiça (TJs)
Assuntos

De acordo com o Provimento 240 de 2020 (Código de Normas da Corregedoria-Geral de Justiça de MS), assinale a alternativa correta a respeito da Separação e Divórcio Consensuais.

Alternativas
Comentários
  • GAB C

    CN SÃO PAULO SOBRE O TEMA

    97. A escritura pública de separação ou divórcio consensuais, quanto ao ajuste do uso do nome de casado, pode ser retificada mediante declaração unilateral do interessado na volta ao uso do nome de solteiro, em nova escritura pública, com assistência de advogado.

  • A fim de encontrarmos a alternativa correta, iremos analisar cada uma das assertivas a seguir:

    A) Incorreta - Admite-se separação de corpos consensual por escritura pública.



    O art. 1635 do Provimento nº 240/2020 estabelece que “NÃO SE ADMITE separação de corpos consensual por escritura pública". A separação de corpos é uma medida judicial que consiste na retirada ou saída de um dos
    cônjuges do lar, por autorização judicial.

    B) Incorreta - Havendo consenso, a sociedade conjugal pode ser restabelecida com modificações.

    O art. 1638 do Provimento nº 240/2020 determina que “A sociedade conjugal NÃO PODE SER RESTABELECIDA com modificações".

    C) Correta - Havendo divergência sobre a manutenção ou o retorno do nome de solteiro, o tabelião não poderá lavrar a escritura que pressupõe existência de consenso.


    O art. 1630 do Provimento nº 240/2020 fundamenta a alternativa que se encontra totalmente correta. Sendo assim, encontramos o nosso gabarito. É muito importante ter em mente que, para haver a escritura, é necessário haver consenso.

    D) Incorreta - É inadmissível, ainda que por consenso das partes, escritura pública de retificação das cláusulas de obrigações alimentares ajustadas em separação ou divórcio consensuais, ou em dissolução de união estável. 


    O art. 1626 do Provimento nº 240/2020 diz que é ADMISSÍVEL, POR CONSENSO DAS PARTES, uma escritura pública nos moldes da alternativa.

    Resposta: C