SóProvas


ID
5557534
Banca
Instituto Consulplan
Órgão
TJ-MS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Legislação dos Tribunais de Justiça (TJs)
Assuntos

De acordo com a Lei Estadual nº 1.511, de 05/07/94, que institui o Código de Organização e Divisão Judiciárias do Estado de Mato Grosso do Sul e dá outras providências, sobre os juízes de paz, analise as afirmativas a seguir.

I. Campo Grande terá 2 (dois) juízes de paz e seus respectivos suplentes, funcionando junto a cada cartório de registro civil de pessoas naturais existentes.
II. O juiz de paz é eleito pelo voto direto, universal e secreto para um mandato de 4 (quatro) anos, em conformidade com as normas regulamentares que forem adotadas por resolução do Tribunal de Justiça.
III. Ser cidadão brasileiro, com idade mínima de 18 (dezoito) anos e máxima de 65 (sessenta e cinco) anos, no gozo pleno de seus direitos civis e políticos são requisitos para o cargo de Juiz de paz.
IV. Os vencimentos do Juiz de paz serão fixados em lei estadual, a partir da percepção de custas ou emolumentos.

Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: B (itens I e II, corretos).

    .

    .

    Questão dava para ser acertada apenas conhecendo o texto da Constituição.

    Art. 14, §3, , VI, "c", da CF prevê que juiz de paz deve ter idade mínima de 21 anos. Assim, eliminando-se o item III, já era possível se chegar à assertiva correta.

    § 3º São condições de elegibilidade, na forma da lei:

    VI - a idade mínima de:

    c) vinte e um anos para Deputado Federal, Deputado Estadual ou Distrital, Prefeito, Vice-Prefeito e juiz de paz;

    .

    Ademais, o art. 98, II, CF preconiza as regras sobre a justiça de paz:

    Art. 98. A União, no Distrito Federal e nos Territórios, e os Estados criarão:

    [...]

    II - justiça de paz, remunerada, composta de cidadãos eleitos pelo voto direto, universal e secreto, com mandato de quatro anos e competência para, na forma da lei, celebrar casamentos, verificar, de ofício ou em face de impugnação apresentada, o processo de habilitação e exercer atribuições conciliatórias, sem caráter jurisdicional, além de outras previstas na legislação.

  • A fim de encontrarmos a alternativa correta, iremos analisar cada uma das assertivas a seguir:

    I. Correta - Campo Grande terá 2 (dois) juízes de paz e seus respectivos suplentes, funcionando junto a cada cartório de registro civil de pessoas naturais existentes.

    O art. 91 da Lei nº 1.511/94 estabelece que, em cada sede distrito judiciário, existirá um juiz de paz e seu suplente, com exceção de Campo Grande. Nesta, haverá dois juízes de paz e seus respectivos suplentes, que funcionarão em cada cartório de registro civil de pessoas naturais, que possuem a competência para celebrar casamentos e verificar o processo de habilitação, de ofício ou em face de impugnação,


    II. Correta - O juiz de paz é eleito pelo voto direto, universal e secreto para um mandato de 4 (quatro) anos, em conformidade com as normas regulamentares que forem adotadas por resolução do Tribunal de Justiça.

    O art. 92 da Lei nº 1.511/94 deixa claro que a eleição para juiz de paz ocorre através do voto direto, universal e secreto. Haverá um mandato de quatro anos, conforme Resolução do Tribunal de Justiça.


    III. Incorreta - Ser cidadão brasileiro, com idade mínima de 18 (dezoito) anos e máxima de 65 (sessenta e cinco) anos, no gozo pleno de seus direitos civis e políticos são requisitos para o cargo de Juiz de paz.

    O art. 92 da Lei nº 1.511/94 deixa claro que a eleição para juiz de paz ocorre através do voto direto, universal e secreto. Haverá um mandato de quatro anos, conforme Resolução do Tribunal de Justiça, sendo exigido dos candidatos, dentre outras condições, ser cidadão brasileiro, com idade mínima de VINTE E UM ANOS e máxima de sessenta e cinco, devendo o candidato possuir o pleno gozo de seus direitos civis e políticos.

     
    IV. Incorreta - Os vencimentos do Juiz de paz serão fixados em lei estadual, a partir da percepção de custas ou emolumentos.

    O art. 93 da Lei nº 1.511/94 informa queO exercício efetivo da função de juiz de paz é remunerado e constitui serviço público relevante, assegurando prisão especial em caso de crime comum, até o julgamento definitivo". Por fim, o parágrafo primeiro estabelece que o juiz de paz terá vencimento fixado em lei estadual, sendo VEDADA PERCEPÇÃO DE CUSTAS OU EMOLUMENTOS.


    Tendo em vista os comentários realizados, vê-se que estão corretas apenas as alternativas I e II.

    Resposta: B

  • Código de Organização e Divisão Judiciárias do Estado de Mato Grosso do Sul - Atualizado até 1º de janeiro de 2022.

    Art. 91. Haverá em cada sede de distrito judiciário um juiz de paz e seu suplente, à exceção de Campo Grande que terá dois juízes de paz e seus respectivos suplentes, funcionando junto a cada cartório de registro civil de pessoas naturais existentes, com competência para celebrar casamentos e verificar, de ofício ou em face de impugnação apresentada, o processo de habilitação.

    Parágrafo único. Verificando irregularidades ou nulidades de casamento, de ofício ou em caso de impugnação, o juiz de paz submeterá o processo ao juiz de direito competente.

    Art. 92. O juiz de paz é eleito pelo voto direto, universal e secreto para um mandato de quatro anos, em conformidade com as normas regulamentares que forem adotadas por resolução do Tribunal de Justiça, exigidas dos candidatos as seguintes condições:

    I - ser cidadão brasileiro, com idade mínima de vinte e um anos e máxima de sessenta e cinco anos, no gozo pleno de seus direitos civis e políticos;

    ...

    Art. 93. O exercício efetivo da função de juiz de paz é remunerado e constitui serviço público relevante, assegurando prisão especial em caso de crime comum, até o julgamento definitivo.

    § 1º Os vencimentos do juiz de paz serão fixados em lei estadual, vedada a percepção de custas ou emolumentos.

    ...