SóProvas


ID
5563426
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Itapiranga - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO
O texto seguinte servirá de base para responder a questão.

Pânico em Home Office

Tinha uma reunião marcada com os funcionários. Por causa da pandemia, usaria um aplicativo para reuniões online. Não se cansava de admirar as facilidades que novas tecnologias traziam para o ser humano.

Para convidar o time de colaboradores, começou a escrever um e-mail. Elaborou o convite com a maior precisão prolixa possível. Mas, ao escrever sobre o formato online, bateu uma dúvida: como se escreve? É vídeo-conferência, vídeo conferência ou videoconferência?

Achava impossível escrever em bom português sem a ajuda de um corretor. E não estava acostumado a acompanhar atualizações das regras ortográficas. Para evitar o risco de passar vergonha, recorreria ao Google. Mas, para não perder o embalo, deixou para pesquisar depois de terminar o e-mail.

O problema é que quando terminou de escrever, esqueceu de pesquisar. E aí já era: clicou no botão "enviar" confiante de que estava tudo certo. Minutos depois, bateu o desespero. Lembrou-se de que não conferira a ortografia da palavra. Os funcionários já tinham o costume de zombar dele pelas costas. Agora, teriam um motivo a mais para isso.

Em desespero, abriu o e-mail enviado - escrevera "videoconferência". Acessou o Google e pesquisou. Para seu alívio, descobriu que não havia cometido erros. É videoconferência mesmo.

Ufa! Alívio total.

Fechou o e-mail e nem percebeu que havia convidado os colaboradores para uma "relnião".

JULIANO MARTINZ. https://corrosiva.com.br/cronicas-engracadas/home-office/

A forma verbal grifada em "Agora, TERIAM um motivo a mais para isso" pode ser classificada quanto à sua transitividade (Regência Verbal) como sendo:

Alternativas
Comentários
  • GAB: A

    TERIAM - verbo transitivo direto.

    • "agora, teriam" - quem tem tem alguma coisa - vtd.
  • GAB-A

    Verbos transitivos diretos são verbos que necessitam de um objeto direto para completar o seu sentido.

    AGORA TERIAM...TERIAM O QUE ??????

    PEDE UM OBJETO DIRETO.

    MOTIVEM AS PESSOAS, CUIDEM UNS DOS OUTROS, SE AJUDEM. O MUNDO PRECISA DE MAIS PESSOAS COMO VOCÊ!!!

  • A questão é de sintaxe e quer saber qual a transitividade do verbo destacado em  "Agora, TERIAM um motivo a mais para isso". Vejamos:

     .

    A) Transitiva direta.

    Certo. "Teriam", nesse caso, é verbo transitivo direto e exige o objeto direto "um motivo a mais para isso".

    Verbo transitivo direto: é o que não tem significação completa, precisa de um complemento para inteirar a informação. Esse complemento denomina-se objeto direto. Ex.: A família chamou o médico. ("A família" é o sujeito; "chamou" é o verbo transitivo direto; "o médico" é o objeto direto).

     .

    B) Transitiva direta e indireta. 

    Errado.

    Verbo transitivo direto e indireto: é o que se constrói com dois complementos (objeto direto + objeto indireto). Ex.: O pintor ofereceu o quadro a um amigo. ("O pintor" é o sujeito; "ofereceu" é o verbo transitivo direto e indireto; "o quadro" é o objeto direto; "a um amigo" é o objeto indireto).

     .

    C) Transitiva indireta.

    Errado.

    Verbo transitivo indireto: é o que pede um complemento regido de preposição. Esse complemento denomina-se objeto indireto. Ex.: Os jovens gostam de aventuras ("Os jovens" é o sujeito; "gostam" é o verbo transitivo indireto; "de aventuras" é o objeto indireto).

     .

    D) Intransitiva. 

    Errado.

    Verbo intransitivo: é o que tem sentido completo, não precisa de complemento para formar o predicado. Ex.: Os pessegueiros floresceram. ("Os pessegueiros" é o sujeito; "floresceram" é o verbo intransitivo).

     .

    Gabarito: Letra A  

  • Para isso aí é adjunto adverbial de finalidade

  • TERIAM = VTD --> TERIAM ALGUMA COISA.

    UM MOTIVO A MAIS = OD.

    PARA ISSO = ADJ ADV DE FINALIDADE