SóProvas


ID
556348
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Um dos principais requisitos da gasolina produzida nas refinarias é o da qualidade de combustão, medido pelo poder antidetonante. No Brasil, o álcool anidro é adicionado em porcentuais determinados pelo governo federal, o que faz melhorar essa qualidade. No entanto, mais de um tipo de gasolina é comercializado no Brasil. Com respeito a esses tipos, a gasolina

Alternativas
Comentários
  • A gasolina aditivada é a gasolina comum que recebe um pacote de aditivos detergente/dispersante, que mantém limpo todo o sistema de alimentação do combustível, incluindo bicos injetores e válvulas de admissão. A octanagem da comum e da aditivada é a mesma: 87, no mínimo. Já a gasolina premium possui octanagem superior quando comparada à comum: 91, no mínimo.

  • Os dois tipos de combustíveis contam com mais de 50 componentes ao todo e a real diferença entre cada um deles está no aditivo, a gasolina comum, segundo a ANP – Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, é aquela que tem a octanagem mínima de 87, agora, a aditivada é a mesma gasolina (comum), mas o diferencial está em um pacote de aditivos que, geralmente, contém um detergente promovendo a limpeza de todo o sistema de alimentação de combustível do veículo.

    Gasolina Comum: É um combustível que não tem aditivos de limpeza, ela não possui substâncias que protegem o motor. A Gasolina Comum deixa resíduos de combustão depositado sobre às válvulas de admissão do motor, comprometendo as misturas entre ar e combustível ao longo do tempo. A sujeira pode comprometer o funcionamento do veículo, resultando num aumento de consumo.

    Gasolina Aditivada: É composta por aditivos e dispersantes químicos que podem ajudar na limpeza do motor. Esse detergente ajuda a “desprender” a sujeira, já os dispersantes removem essa sujeira. Ainda existe o FMT que cria uma película de proteção nas partes internas do motor e reduz o atrito, com menos atrito a energia que seria desperdiçada pelo motor é melhor aproveitada em forma de potência nas acelerações.

    Gasolina Premium: Com a principal diferença que está na octanagem, super alta, a Premium possui aditivos e dispersantes que também ajuda na conservação e limpeza do motor. Esse tipo de combustível terá efeito significativo somente em carros de alta compressão, nos demais veículos o efeito da premium acaba sendo imperceptível.