Gabarito: E
Fundamento: CRFB/88
A) águas, energia, informática, telecomunicações, radiodifusão e serviço postal; (União - Art. 22, incisos IV e V, da CF)
B) trânsito, transporte, jazidas, minas, outros recursos minerais e metalurgia; (União - Art. 22, incisos XI e XII, da CF)
C) política de crédito, câmbio, seguros, transferência de valores e comércio interestadual; (União - Art. 22, incisos VII e VIII, da CF)
D) sistemas estatístico, cartográfico, de geologia e de poupança, captação e garantia da poupança popular; (União - Art. 22, incisos XVIII e XIX, da CF).
E) aprovação do plano plurianual, diretrizes orçamentárias, orçamento anual, operações de crédito e da dívida pública. (Município - Art. 48, II, da CF e Art. 90, I, "b", da Lei Orgânica do Município de Aracaju: princípio da simetria).
Bons estudos!
A questão demanda conhecimento sobre a divisão de competências trazidas na Constituição Federal.
O texto constitucional adotou, para fins de divisão de competência, a lógica da preponderância de interesses. Com isso, a União possui as competências de interesse nacional; os Estados possuem competências de interesse regional; e, por fim, os municípios possuem competências de interesse local. O Distrito Federal, por ser um ente político híbrido, possui competências estaduais e municipais (como exemplo, ele institui e arrecada tributos estaduais e municipais).
Além da lógica da preponderância de interesses, há também a sistemática do princípio da subsidiariedade, ou seja, é preferível que as atribuições sejam prestadas pelo ente federativo que tiver maior proximidade com o assunto. Assim, como exemplo tradicional e bem elucidativo, é incumbência municipal organizar o sistema de transporte viário dentro dos limites do município.
Passemos às alternativas.
A alternativa "A" está errada, uma vez que águas, energia, informática, telecomunicações, radiodifusão e serviço postal; são de competência privativa da União, consoante art.22, incisos IV e V, da CRFB/88
A alternativa "B" está errada, uma vez que trânsito, transporte, jazidas, minas, outros recursos minerais e metalurgia; são de competência privativa da União,consoante art.22, incisos XI e XII,, da CRFB/88
A alternativa "C" está errada, uma vez que política de crédito, câmbio, seguros, transferência de valores e comércio interestadual; são de competência privativa da União, consoante art.22, incisos VII e VIII, da CRFB/88
A alternativa "D" está errada, uma vez que sistemas estatístico, cartográfico, de geologia e de poupança, captação e garantia da poupança popular; são de competência privativa da União, consoante art.22, incisos XVIII e XIX, da CRFB/88
A alternativa "E" está correta, pois a aprovação do plano plurianual, diretrizes orçamentárias, orçamento anual, operações de crédito e da dívida pública é do congresso nacional, consoante o artigo 48, II, da CRFB/88 e, consoante o princípio da simetria, na esfera municipal, tal incumbência seria do Poder Legislativo municipal, ou seja, a Câmara Municipal.
Gabarito: E