SóProvas


ID
5564887
Banca
FGV
Órgão
Câmara de Aracaju - SE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O Balanced Scorecard é uma metodologia de gestão que busca descrever e traduzir a estratégia da organização por meio de diferentes perspectivas, integradas e relacionadas.

Sobre o Balanced Scorecard, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • O conceito de Balanced Scorecard – também conhecido pela sigla BSC e traduzido para o português como “Indicadores Balanceados de Desempenho” – foi criado nos anos 90 pelas mentes brilhantes dos professores Robert Kaplan e David Norton, ambos alocados na Harvard Business School (o que já diz muita coisa).

    Considerado um modelo de gestão estratégica, o método surgiu para desmistificar a visão de que, para obter sucesso, um negócio precisa focar unicamente em indicadores financeiros e contábeis. E, ao mesmo tempo, para definir estratégias e desenhar planejamentos de uma maneira muito mais abrangente.

    Fonte: https://resultadosdigitais.com.br/blog/balanced-scorecard/

  • Gab.: D

    Balanced Scorecard — BSC nada mais é do quem uma metodologia amplamente utilizada na gestão Estratégica que permite medir o progresso de uma empresa em relação às suas metas de longo prazo.O BSC permite traduzir a estratégia organizacional em objetivos, metas, indicadores e iniciativas estratégicas.

    O BSC leva em conta 4 Perspectivas que podem ser adaptadas:

    • Perspectiva Financeira
    • Perspectiva do Cliente
    • Perspectiva de Processos Internos (Mencionada na Questão)
    • Perspectiva do Aprendizado e Crescimento.

    Dicas no insta: 

    @concurseironnildo 

    • PCCE 2021: Inspetor 2º e Escrivão 102º.
    • CRF - PI: 1º Assistente Administrativo (Picos).
    • Pss. IBGE Picos (2°).
    • Câmara Municipal de Petrolina-Pe (28°).
    • PMPE 2018 (CR)

  • BALANCE SCORECARD

    O Balanced ScoreCad (BSC), avaliar o desempenho organizacional por integrar indicadores financeiros e não financeiros. busca integração e balanceamento de todos os níveis de desempenho organizacional. É projetado e torno da visão estratégia e, diferentemente do que afirma a questão, percorre todos os níveis até chegar ao operacional, isso significa que o BSC envolve, sim, todas as áreas.

    Segundo seus autores, Kaplan e Norton (1999), O Balanced Scorecard é uma técnica que visa integrar e balancear todos os principais níveis de desempenho existentes. O BSC está disposto em 4 perspectivas, são elas:

    • Financeira: Envolve indicadores e medidas financeiras e contábeis, visando trazer lucro. Esta é colocada no topo do BSC.

    • Cliente: responsável por identificar quais fatores são importantes para os clientes. Entre as variáveis dessa perspectiva estão: participação no mercado, crescimento, retenção, captação, tempo, qualidade e desempenho do serviço.

    • Processos internos: atua na identificação dos processos críticos e em como podem ser aprimorados, visando a excelência. Envolve, basicamente, os processos operacionais e de inovação.

    • Aprendizagem e crescimento: refere-se aos ativos intangíveis das organizações, à base para o alcance dos seus objetivos, por meio de: retenção e satisfação das pessoas, motivação, liderança, clima e cultura organizacional, sistemas de informação e infraestrutura tecnológica.

    Sendo a alternativa "D" a correta.

    GABARITO: D

  • GABARITO LETRA D

    Balanced Scorecard BSC;

     * O BSC como um modelo de GESTÃO ESTRATÉGICA, voltado para o futuro das organizações, que alinha missão, visão e estratégias a um conjunto equilibrado de indicadores fatores financeiros e não financeiros.

     *As principais perspectivas estratégicas para a organização são 4:

    --- >Perspectiva Financeira: [resultado]

    --- >Perspectiva dos Clientes:  [ resultado]

    --- >Perspectiva dos Processos internos: [Tendência]

    > melhora os produtos através do processamento.

    --- >Perspectiva da aprendizagem e crescimento (ou inovação):[Tendência/ativo intangível]

  • bsc

    aprendizado e conhecimento --> processos internos --> clientes --> financeiras

  • GAB D

    O Balanced scorecard (BSC) é uma ferramenta de gestão E planejamento estratégico, desenvolvida por Kaplan e Norton, que tem como objetivo o alinhamento e o controle estratégico, possibilitando o desdobramento das estratégias a serem implementadas.

    As perspectivas do BSC são:

    1. Processo Internos - Produtividade E Qualidade;
    2. Financeira – Faturamento, Valor Agregado E Lucratividade;
    3. Crescimento E Aprendizado – Gestão, Cultura e Clima E Liderança;
    4. Clientes – Satisfação, Captação E Retenção.

    FONTE: MEUS RESUMOS

    OBS: VENDO MEUS RESUMOS

  • GAB: D considera que a melhoria dos processos internos é necessária para uma melhor entrega de valor ao cliente; 

    "PERSPECTIVA DOS PROCESSOS INTERNOS: refere-se aos processos de negócios em que a organização precisa ter excelência. É onde a estratégia é mais fortemente aplicada. São processos finalísticos ou de operações, com impactos diretos nos resultados financeiros e na satisfação dos clientes (produção de bens ou prestação de serviços aos clientes), e processos de suporte à realização das demais atividades (aquisição de materiais, pagamento de pessoal, comunicação etc.).

    São os processos internos que criam valor para os clientes, que podem aumentar a produtividade e trazer melhores resultados para proprietários, acionistas e demais interessados. Os indicadores devem mostrar se os processos estão alinhados, se possuem qualidade intrínseca, se estão gerando valor, e se estão direcionados à satisfação das necessidades dos clientes.

    Os indicadores e medidas podem ser: qualidade, produtividade, inovação, logística, comunicação interna etc."

    Fonte: Chiavenato

  • GAB: D

    PERSPECTIVAS DO BSC (Obs: podem ser adaptadas)

    -Financeiro

    -Clientes

    -Processos Internos

    -Aprendizado e crescimento

    -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    "São os processos internos que criam valor para os clientes, que podem aumentar a produtividade e trazer melhores resultados para proprietários, acionistas e demais interessados. Os indicadores devem mostrar se os processos estão alinhados, se possuem qualidade intrínseca, se estão gerando valor, e se estão direcionados à satisfação das necessidades dos clientes. Os indicadores e medidas podem ser: qualidade, produtividade, inovação, logística, comunicação interna etc." - ADM. GERAL - PALUDO, ED. 2013, PÁG. 166.