A questão utilizou como base a Carta para a Preservação do Patrimônio Arquivístico Digital, do Conselho Nacional de Arquivos.
a) Não existe independência social da informação digital, pois o mundo atual se baseia no uso de tecnologias para a produção documental. Certa.
b) A obsolescência é um fator de deterioração dos documentos e pode fazer com que a informação se perca. Por esse motivo, os suportes documentais devem ser monitorados, de modo que se faça uma mudança de suporte em casos de possível obsolescência do equipamento de leitura ou do próprio suporte. Segundo o Conarq,
"A preservação de longo prazo das informações digitais esta' seriamente ameaçada pela vida curta das mídias, pelo ciclo cada vez mais rápido de obsolescência dos equipamentos de informática, dos softwares e dos formatos." Errada.
c) Se um sistema eletrônico de informação não assegurar a preservação a longo prazo, os documentos de valor secundário ou com temporalidade alta ficarão suscetíveis a perdas. Para que a informação seja protegida e perpassada ao longo do tempo, o sistema deve prever a preservação com todos os seus acessórios, como o uso de vocabulário controlado e instrumentos de pesquisa, por exemplo. Segundo o Conarq:
"Atualmente, não obstante os pesados investimentos em tecnologia da informação, há uma crescente debilidade estrutural dos sistemas eletrônicos de informação, que os incapacitam de assegurar a preservação de longo prazo e o acesso contínuo às informações geradas num contexto de rápido avanço tecnológico". Errada.
d) Segundo o Conselho Nacional de Arquivos, Conarq,
"preservar exige compromissos de longo prazo entre os vários segmentos da sociedade: poderes públicos, indústria de tecnologia da informação, instituições de ensino e pesquisa, arquivos e bibliotecas nacionais e demais organizações públicas e privadas." Errada.
e) Segundo o Conselho Nacional de Arquivos, Conarq,
"A preservação de documentos digitais pressupõe uma constante atualização de suporte e de formato, além de estratégias para possibilitar a recuperação das informações, que passam pela preservação da plataforma de hardware e software em que foram criados, pela migração ou pela emulação. Estas são algumas iniciativas que vêm sendo tomadas, mas que não são ainda respostas definitivas para o problema da preservação de longo prazo. Não há soluções únicas e todas elas exigem investimento financeiro elevado e contínuo em infra-estrutura tecnológica, pesquisa científica aplicada e capacitação de recursos humanos". Errada.
Fonte: CONARQ. Carta para a preservação do patrimônio arquivístico digital. Disponível em: Portal do Conarq. Acesso em: 14 de fevereiro de 2022.
Gabarito do Professor: Letra A.