SóProvas


ID
5565235
Banca
FGV
Órgão
Câmara de Aracaju - SE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Dentre as diferentes funções do processo administrativo, existe aquela conhecida como direção, que está relacionada com:

Alternativas
Comentários
  • Questões A e E: planejamento

    Questões C e D: controle

    Questão B: direção (Gabarito)

  • GAB B

    FUNÇÃO DIREÇÃO---------> SÃO RELAÇÕES INTERPESSOAIS

    1. Como liderar, motivar e comunicar os funcionários.
    2. A direção é a função administrativa que se refere ao relacionamento interpessoal do administrador com os seus subordinados. Para que o planejamento e organização possam ser eficazes, eles precisam ser complementados pela orientação e apoio às pessoas, através de uma adequada comunicação, liderança e motivação. Para dirigir as pessoas, o administrador precisa saber se comunicar, liderar e motivar. Enquanto as outras funções administrativas - planejamento, organização e controle - são impessoais, a direção constitui um processo interpessoal que define as relações entre indivíduos. A direção está relacionada diretamente com a atuação sobre as pessoas da organização. Por essa razão, constitui uma das mais complexas funções da administração. Alguns autores preferem substituir a palavra direção por liderança ou influenciação. Outros ainda preferem o coaching. (CHIAVENATO, 2009)

    FONTE: MEUS RESUMOS

    OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)

  • Em relação às funções básicas da administração, podemos dizer que elas são: PODC

    • Planejamento
    • Organização
    • Direção
    • Controle

    Em que consiste cada uma dessas funções? Vejamos a seguir.

    Planejamento: serve de alicerce para as demais funções administrativas. A função de Planejamento é responsável pela definição dos objetivos e metas organizacionais e seus desdobramentos, assim como a definição das estratégias que serão usadas pela organização no decorrer das suas atividades.

    Dentre outras características do Planejamento que valem a pena ser mencionadas, podemos destacar as seguintes: visão sistêmica, desdobramento em longo, médio e curto prazo.

    Organização (estruturação): refere-se, basicamente, à divisão dos recursos (humanos, materiais, financeiros, tecnológicos etc.) na organização. É a função que vai esclarecer quais atividades serão desenvolvidas, como ocorrerá a relação de hierarquia, autoridade e competência; assim como a disposição da estrutura adotada.

    Direção: volta sua atenção para o elemento humano que integra as organizações. Chiavenato (2000, p. 279) leciona que para o Planejamento e a Organização funcionem de modo eficaz, é preciso que sejam complementados pela orientação a ser dada às pessoas por meio da comunicação e habilidade de liderar e motivar

    Controle: tem a responsabilidade de estabelecer padrões de desempenho, fazer a medição e comparação do desempenho obtido por um processo com o que se esperava. E em caso de desvios consideráveis, ações corretivas devem ser tomadas imediatamente.

    De acordo com Chiavenato (2004. p. 16) o controle é o “processo de assegurar que as atividades atuais das organizações estejam em conformidade com as atividades planejadas.

    As atividades acima mencionadas, quando consideradas em conjunto, dão origem ao processo administrativo. Quando consideradas isoladamente, por outro lado, constituem funções administrativas, é que ensina Chiavenato (2000. p. 131).

    Sabendo em que consiste cada função, podemos dizer que a alternativa "B" é a correta.

    GABARITO: B

    Fontes:

    CHIAVENATO, I. Administração: teoria, processo e prática. 8° ed. São Paulo: Makron Books, 2000.

    CHIAVENATO, I. Administração nos novos tempos. 2° ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

    FENILI, R. Administração Geral e Pública para Concursos Públicos. 3.ed. Niterói, RJ: Impetus, 2017

  • Organização- Atua sobre atividades

    Direção - Atua sobre Pessoas

  • PLANEJAR : futuro e pode ser : estratégico, tático e operacional ORGANIZAR: divisão do trabalho/ estrutura organizacional DIRIGIR: coordenar para alcançar os objetivos conflitos , decisão, motivação e comunicação CONTROLAR : padrões de avaliação, comparação, verificação de alcance de metas e ações corretivas
  • Complementando os comentários dos colegas, um pequeno jeito de lembrar das funções.

    Planejamento (a maior importante, sem essa não temos as outras)

    O que eu quero alcançar?

    Organização

    Como eu vou alcançar?

    Direção

    Nos podemos alcançar!!

    Controle

    Vamos corrigir para alcançar!

  • GABARITO: LETRA B

    Direção:

    A direção é a função da administração responsável pela coordenação da ação dos indivíduos no contexto organizacional. Ao contrário das outras funções da administração – planejamento, organização e controle –, a direção é interpessoal e está relacionada com a administração das relações entre os membros organizacionais e a organização.

    A função direção envolve a orientação, a motivação, a comunicação e a liderança dos trabalhadores, e busca compatibilizar os objetivos destes com os objetivos da organização. Cabe ainda a essa função administrativa o desenvolvimento de boas condições de trabalho, de um ambiente propício à cooperação entre os membros organizacionais e a resolução de eventuais conflitos que possam surgir.

     

    FONTE: Administração: teoria e prática no contexto brasileiro / Filipe Sobral, Alketa

  • Direção:

    1. Coordenar;
    2. liderar;
    3. Motivar; 
    4. Comunicar.