SóProvas


ID
5565238
Banca
FGV
Órgão
Câmara de Aracaju - SE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Em função da multiplicidade de tarefas exercidas, muitas vezes os gestores incorrem em decisões erradas ao priorizar a solução de determinados problemas e negligenciar outros de maior importância.

Nesse sentido, é uma importante ferramenta para a priorização de problemas:

Alternativas
Comentários
  • Gab B

    A matriz GUT é uma ferramenta que os gestores utilizam para poderem priorizar problemas.

    Gravidade

    Urgência

    Tendência

  • B

    Matriz GUT É uma ferramenta muito importante para a gestão de problemas dentro de uma empresa, e mostra-se bastante eficaz, apesar da simplicidade no desenvolvimento e manutenção. Ela está ligada, geralmente, à Matriz SWOT e sua análise dos ambientes interno e externo da empresa, onde analisa a prioridade de resolução de um problema, que pode estar dentro ou fora da empresa.

    A grande vantagem em se utilizar a Matriz GUT é que ela auxilia o gestor a avaliar de forma quantitativa os problemas da empresa, tornando possível priorizar as ações corretivas e preventivas para o extermínio total ou parcial do problema.

    Os indicadores dessa matriz são:

    Gravidade: Representa o impacto do problema analisado caso ele venha a acontecer. É analisado sob alguns aspectos, como tarefas, pessoas, resultados, processos, organizações etc., analisando sempre seus efeitos a médio e longo prazos, caso o problema em questão não seja resolvido.

    Urgência: Representa o prazo, o tempo disponível ou necessário para re­solver um determinado problema analisado. Quanto maior a urgência, menor será o tempo disponível para resolver esse problema. É recomendado que seja feita a seguinte pergunta: "A resolução deste problema pode esperar ou deve ser realizada imediatamente?";

    Tendência: Representa o potencial de crescimento do problema, a proba­bilidade do problema se tornar maior com o passar do tempo. É a avaliação da tendência de crescimento, redução ou desaparecimento do problema. Recomenda-se fazer a seguinte pergunta: "Se eu não resolver esse problema agora, ele vai piorar pouco a pouco ou vai piorar bruscamente?"

  • Em função da multiplicidade de tarefas exercidas, muitas vezes os gestores incorrem em decisões erradas ao priorizar a solução de determinados problemas e negligenciar outros de maior importância.

    Nesse sentido, é uma importante ferramenta para a priorização de problemas:

    Gestão 5S; 

    Trata-se de um programa de gestão de qualidade empresarial desenvolvido no Japão que visa aperfeiçoar aspectos como organização, limpeza e padronização. Esse programa é proposto como plano estratégico para que algumas características fundamentais da empresa comecem a apresentar melhorias rumo à qualidade máxima.

    ►Matriz GUT;

    A matriz de Priorização GUT é uma ferramenta que ajuda na priorização da resolução de problemas por meio de 3 critérios: GRAVIDADE, URGÊNCIA E TENDÊNCIA. Fora criada por Chales H. Kepner e Benjamin B. Tregoe, muito usada no setor empresarial e auxilia na definição de prioridades e na tomada de decisão.

    Ela avalia aspectos de risco para o negócio e o impacto que cada um deles pode ter ao longo do tempo. Assim, as organizações podem identificar o que precisa ser corrigido imediatamente e o que pode ficar para mais tarde.

    Análise BCG; 

    A matriz BCG é uma técnica simples de aplicar, podendo ser usada para entender melhor o desempenho e o potencial da sua carta de produtos.

    Ferramenta desenvolvida pela consultoria Boston Consulting Group – elaborada no final dos anos 60, por Bruce Henderson.

    Trata-se de um gráfico utilizado para analisar um produto em relação ao mercado e aos seus concorrentes. A matriz BCG conta com dois eixos:

    ▬ Crescimento de mercado, e;

    ▬ Participação relativa de mercado.

    Seu objetivo é verificar o desempenho e potencial futuro de cada produto. Com a visualização gráfica desses fatores, fica mais fácil tomar decisões estratégicas.

    Reengenharia;

    É um processo de mudança radical, a busca por novos métodos e processos utilizados pelas organizações. Será Justificável cada vez que os produtos e/ou serviços não atendem às necessidades dos clientes e revelam a necessidade de mudanças em todos os níveis, desde a administração até a produção e os serviços auxiliares. Nela deve haver flexibilidade e adaptabilidade dos seus processos e negócios. Modifica estruturas departamentais e hierárquicas que restringem as informações ao topo das organizações.

    Avaliação incremental. 

    Altera drasticamente as premissas que norteiam qualquer decisão. Portanto ela é apenas um incremento para a correção da decisão anterior, conforme os objetivos pré-definidos. Outro fator distintivo na tomada de decisão incremental refere-se à dimensão do incremento a ser adotado sobre a decisão de um período anterior. Entre as situações que inviabilizam as soluções com as políticas adotadas, a descontinuidade da natureza dos problemas e a descontinuidade dos meios existem para lidar com eles.

  • A matriz GUT é uma ferramenta que os gestores utilizam para poderem priorizar problemas.

    A ferramenta apresenta três critérios para que possamos priorizar: Gravidade, Urgência e Tendência (por isso o nome matriz GUT).

  • GAB B

    A Matriz GUT auxilia na resolução de problemas por definir quais são os mais críticos, trabalha com prioridades.

    Para cada problema encontrado, leva em conta: GRAVIDADE,  URGÊNCIA e TENDÊNCIA.

    1. GRAVIDADE-------> Qual o impacto do problema se não for resolvido logo;
    2. URGÊNCIA---------> Qual é o Tempo para sanar o problema;
    3. TENDÊNCIA--------> O que pode ocorrer, aumentar ou desaparecer? 

    FONTE: MEUS RESUMOS

    OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)

  • A matriz GUT é uma ferramenta que auxilia na resolução de problemas e na tomada de decisão, definindo quais problemas são mais críticos, por isso devendo ser priorizados. Objetiva classificar cada problema de acordo com a Gravidade, Urgência e Tendência, em que:

    • Gravidade: trata do impacto que o problema gerará nos envolvidos, caso não seja resolvido, acarretará em médio e longo prazo.

    • Urgência: é o prazo, ou o tempo disponível para a resolução do problema, quanto menor o tempo, mais urgente será o problema que deverá ser resolvido.

    • Tendência: trata da probabilidade (ou do potencial) que o problema tem de crescer com o passar do tempo. Aqui é feita uma previsão da evolução do problema.

    GABARITO: B

  • GABARITO LETRA B

    --- > Matriz GUT: é uma ferramenta de priorização de problemas.

    > Gravidade: impacto na organização. [custo]

    >Urgência: prazo/tempo para tomar decisão. [prazo]

    >Tendência: tendência de o problema piorar com tempo. [tempo]

    > Sua analise é feita separadamente, pois não aceita interdependência.

    > orientação para priorização dos problemas.

    > para fazer o Calculo precisa multiplica da seguinte forma. G X U X T

    > Costuma ser utilizada quando a organização não dispõe de muitos dados.

    OBS: O gráfico de Pareto também prioriza problemas.

  • GABARITO: B.

     Matriz GUT (Kepner e Tregoe)

    É uma ferramenta muito utilizada pelas empresas para priorizar os problemas que devem ser atacados pela gestão, bem como para analisar a prioridade de certas atividades serem realizadas e/ou desenvolvidas, em situações como:

    • solução de problemas;
    • estratégias;
    • desenvolvimento de projetos;
    • tomada de decisões etc.
    • Gravidade x urgência x tendência.

  • A matriz GUT é uma ferramenta de priorização baseada em três critérios: gravidade, urgência e tendência. Para cada um desses critérios é atribuída uma nota — de 1 a 5 — e, ao final, esses valores são multiplicados, resultando na pontuação da GUT. Depois, basta classificar a lista do maior para o menor número e pronto! Essa ferramenta permite classificar quase qualquer coisa por ordem de importância, como problemas, projetos e processos.

  • MATRIZ GUT: visa priorizar problemas.

  • Matriz de Priorização de GUT é uma ferramenta que ajuda na priorização da resolução de problemas por meio de 3 critérios: Gravidade, Urgência e Tendência. Essa ferramenta, criada por Charles H. Kepner e Benjamin B.

    A análise GUT é muito utilizada naquelas questões em que é preciso de uma orientação para tomar decisões complexas e que exigem a análise de vários problemas.

  • Para respondermos à questão, vamos à análise das alternativas:

    A) O Programa 5S é uma metodologia japonesa, da década de 1950, que se disseminou no decorrer da segunda metade do século XX, influenciando uma série de organizações ocidentais. Com foco nos processos para alcance da qualidade final, os cinco conceitos que compõem a técnica são definidos como senso de utilização, senso de limpeza, senso de ordem, senso de saúde e senso de disciplina.

    B) A Matriz GUT é a representação de problemas, ou riscos potenciais, através de quantificadores que buscam estabelecer prioridades para abordá-los, visando minimizar impactos. Os problemas são analisados sob os seguintes aspectos: gravidade (G), urgência (U) e tendência (T). Gravidade representa a intensidade ou impacto de um possível dano ou prejuízo causado. Urgência representa a questão do tempo necessário para que o problema seja resolvido. Por fim, tendência refere-se ao potencial ou probabilidade de crescimento do problema. Em face do exposto, podemos afirmar que a alternativa é o gabarito da questão em análise, pois apresenta uma ferramenta de priorização de problemas.

    C) Matriz BCG: Essa metodologia foi desenvolvida por uma consultoria americana chamada Boston Consulting Group (BCG), nos anos 60. A Matriz BCG analisa um produto em relação ao mercado e aos seus concorrentes. Essa analise se realiza em um gráfico onde os eixos são: crescimento de mercado e participação relativa de mercado. Seu objetivo é verificar o potencial de desempenho presente e futuro de cada produto. Isso auxilia na tomada de decisão e na competitividade da empresa.

    D) A Reengenharia é uma metodologia para repensar o fundamental e a reestruturação radical dos processos empresariais visando alcançar enormes melhorias no desempenho de custos, qualidade, atendimento e velocidade. A reengenharia significa fazer uma nova engenharia da estrutura organizacional, uma reconstrução, e não simplesmente uma reforma. A reengenharia vai à essência, ela é radial, é drástica e orienta-se por processos.

    E) A avaliação incremental refere-se a um modelo de avaliação de políticas públicas que busca garantir gradualmente a obtenção de equilíbrio dinâmico com o entorno social e organizacional por meio de mudanças paulatinas nas diretrizes. As ações são flexíveis e sedimentadas em bases históricas.


    Gabarito do Professor: Letra B.
  • Letra B

    Matriz GUT

    Gravidade, Urgência e Tendência.

    É uma ferramenta que os gestores utilizam para poderem priorizar problemas.