SóProvas


ID
5565526
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-RO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

No que se refere aos atos de improbidade administrativa, julgue o item. 


No caso de enriquecimento ilícito, perderá o agente público ou o terceiro beneficiário os bens ou valores acrescidos ao seu patrimônio. 

Alternativas
Comentários
  • GAB. C

    Fonte: L. 8.429

    Art. 9º Constitui ato de improbidade administrativa importando em enriquecimento ilícito auferir, mediante a prática de ato doloso, qualquer tipo de vantagem patrimonial indevida em razão do exercício de cargo, de mandato, de função, de emprego ou de atividade nas entidades referidas no art. 1º desta Lei, e notadamente:    (Redação dada pela Lei nº 14.230, de 2021)

    (...)

    Art. 12.

    I - na hipótese do art. 9º desta Lei, perda dos bens ou valores acrescidos ilicitamente ao patrimônio, perda da função pública, suspensão dos direitos políticos até 14 anos, pagamento de multa civil equivalente ao valor do acréscimo patrimonial e proibição de contratar com o poder público ou de receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo não superior a 14 (catorze) anos;         (Redação dada pela Lei nº 14.230, de 2021)

    A cada dia produtivo, um degrau subido. HCCB ®

    CONSTÂNCIA!!

  • Mas isso é óbvio, né?

  • Errei por apego a letra da lei. A norma diz "os bens acrescidos ilicitamente".

  • Fiquem ligados>> Não há perda da função pública nem suspensão dos direitos políticos em atos que atentam contra os princípios.