SóProvas



Prova Quadrix - 2021 - CRMV-RO - Fiscal - Médico Veterinário


ID
5565451
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-RO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Com relação à correção gramatical dos trechos apresentados e à adequação da linguagem à correspondência oficial, julgue o item. 


Informamos que as atividades de fiscalização do CRMV-RO são executadas exclusivamente por funcionários públicos, selecionados por meio de concurso público e seus fiscais possuem documento de identidade funcional que poderão ser exigidos por ocasião da inspeção no estabelecimento. 

Alternativas
Comentários
  • Erro de concordância verbal:

    Informamos que as atividades de fiscalização do CRMV-RO são executadas exclusivamente por funcionários públicos, selecionados por meio de concurso público e seus fiscais possuem documento de identidade funcional que poderão ser exigidos por ocasião da inspeção no estabelecimento. 

    O primeiro termo negritado (documento de identificação funcional) é sujeito da forma verbal poderão, que deveria estar no singular.

  • Informamos que as atividades de fiscalização do CRMV-RO são executadas exclusivamente por funcionários públicos, selecionados por meio de concurso público e seus fiscais possuem documento de identidade funcional que poderão ser exigidos por ocasião da inspeção no estabelecimento. 

    Como não tem a virgula a frase é restritiva e não explicativa. Nesse caso, entende que somente as atividade de fiscalização do CRMV-RO são executadas por funcionários públicos, aprovados em concurso. As demais atividades poderá ser realizada por qualquer pessoa.

  • Gabarito: Errado

  • Informamos que as atividades de fiscalização do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-RO) são executadas exclusivamente por funcionários públicos selecionados por meio de concurso público e seus fiscais possuem documento de identidade funcional que poderá ser exigido na ocasião da inspeção no estabelecimento.

  • Evitar expressões irrelevantes, que tornam o texto pesado e obscuro, Tenho a honra de dirigir-me a Vossa Excelência para informar que... → Informo a Vossa Excelência que...);

  • "Informamos que as atividades de fiscalização do CRMV-RO são executadas exclusivamente por funcionários públicos, selecionados por meio de concurso público e seus fiscais possuem documento de identidade funcional que poderão ser exigidos por ocasião da inspeção no estabelecimento."

    Documento de identidade funcional PODERÁ ser EXIGIDO e não poderão ou exigidos. Erro de concordância verbal.

  • Esta questão exige do candidato conhecimento referente à correção gramatical e à linguagem na correspondência oficial.


    O período apresentado possui 2 erros:

    - o 1º é referente à ausência de vírgula após "público" para isolar a oração explicativa reduzida de gerúndio "selecionados por meio de concurso público". Nesse caso, o emprego da vírgula é obrigatório;

    - o 2º erro diz respeito à concordância da construção "poderão ser exigidos". Tendo em vista que ela concorda com "documento de identidade funcional, que está no singular, o correto é que o verbo concorde com o termo que acompanha. Assim, a construção correta é [...] documento de identidade funcional que poderá ser exigido por ocasião da inspeção no estabelecimento

    Mediante à explanação apresentada acima, constatamos que a construção não respeita a correção gramatical e a adequação da linguagem e, portanto, está incorreta.




    Gabarito do Professor: ERRADO.


ID
5565454
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-RO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Com relação à correção gramatical dos trechos apresentados e à adequação da linguagem à correspondência oficial, julgue o item. 


Esclarecemos que quando em atividade funcional, os fiscais do CRMV-RO tem livre acesso com consentimento do proprietário às dependências do estabelecimento, bem como à informações e documentos pertinentes às atividades de fiscalização do exercício profissional.  

Alternativas
Comentários
  • Errado, pois não pode o verbo está conjugado na primeira pessoa do plural... na redação oficial é na norma padrão culta da língua e não informal ou cotidiano.
  • à informações = erro

  • Esclarecemos que quando em atividade funcional, os fiscais do CRMV-RO tem livre acesso

    O termo em negrito deveria estar no plural, TÊM, a fim de concordar com o sujeito.

  • Esclarecemos que, quando em atividade funcional, os fiscais do CRMV-RO têm livre acesso com consentimento do proprietário às dependências do estabelecimento, bem como às informações e documentos pertinentes às atividades de fiscalização do exercício profissional.  

  • a no singular e palavra no plural só acentua quem é animal

  • GABARITO: ERRADO

    Esclarecemos que, quando em atividade funcional, os fiscais do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de Rondônia (CRMV-RO) têm livre acesso com consentimento do proprietário às dependências do estabelecimento, bem como às informações e documentos pertinentes às atividades de fiscalização do exercício profissional.

    ___________________________________________________________________________________

    OBSERVAÇÃO!!!!

    Para a obtenção de CLAREZA, sugere-se explicitar o significado da SIGLA na primeira referência a ela.

    O que significa CRMV-RO ???

    Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de Rondônia.

  • Esclarecemos que, quando em atividade funcional, os fiscais do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-RO) tem livre acesso, com consentimento do proprietário, às dependências do estabelecimento, bem como a informações e documentos pertinentes às atividades de fiscalização do exercício profissional. 

  • vai na base da virgula mesmo, e vai acertando as questões.

  • Esta questão exige do candidato conhecimento referente à correção gramatical e à linguagem na correspondência oficial.





    O período apresentado possui 2 erros:

    - o 1º é referente à ausência de vírgula após "Esclarecemos que". Tendo em vista que "quando em atividade funcional" é uma expressão adverbial de tempo longa, que está deslocada, é obrigatório a inserção da vírgula para isolá-la;
    - o 2º erro diz respeito à ausência de acento circunflexo no verbo ter. Uma vez que ele concorda com "os fiscais", que está no plural, o correto é "têm", que é o verbo ter na terceira pessoa do plural;
    - o 3º erro está no emprego do acento grave na construção "à informações". De acordo com a regra, só ocorre crase antes de palavras femininas no plural se a sua forma for no plural também.



    Mediante a explanação apresentada acima, constatamos que a construção apresentada não respeita a correção gramatical e a adequação da linguagem e, portanto, está incorreta.








    Gabarito do Professor: ERRADO.



ID
5565457
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-RO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Acerca do sistema operacional Windows 10, julgue o item. 


O sensor de armazenamento é um recurso presente no Windows 10 que pode ser utilizado para liberar espaço em disco automaticamente, livrando-se apenas de arquivos temporários ou conteúdos presentes na lixeira. 

Alternativas
Comentários
  • Não se livra de conteúdos presentes na leixeira.

  • Gabarito: Errado

    O erro da questão é restringir, pois o sensor de armazenamento pode ser configurado pelu usuário para excluir diversos tipos de arquivos.

    Presente no Windows 10 desde a última atualização do sistema, o recurso Sensor de Armazenamento existe para evitar que o seu disco fique cheio de arquivos temporários e documentos na lixeira. Além disso, a função exibe uma série de informações sobre o espaço em disco – detalhando, inclusive, como cada aplicativo e software do sistema consome parte do seu HD.

    (...)

    Por padrão, o Windows faz com que o Sensor de Armazenamento funcione de forma autônoma, sem precisar da interferência do usuário. No entanto, você ainda tem a chance alterar o que ele pode excluir automaticamente – para isso, basta seguir mais uma vez para as Configurações de Armazenamento, clicar em "Alterar o modo de liberar espaço" e decidir exatamente o que o Windows poderá deletar.

    https://www.tecmundo.com.br/windows/117917-sensor-armazenamento.htm

  • ERRADO

    O Sensor de Armazenamento é uma função adicionada com o Windows 10 Creators Update que promete ajudar a amenizar problemas de espaço no HD de computadores com Windows 10.

    Errado ao dizer apenas de arquivos temporários ou conteúdos presentes na lixeira. 

  • (E)

    O sensor de armazenamento pode liberar espaço automaticamente livrando-se de arquivos que você não precisa, como arquivos temporários ou conteúdo na lixeira. Liberará espaço SOMENTE quando o computador estiver com pouco espaço.

  • o sistema passa a eliminar arquivos menos importantes do sistema operacional de maneira automática, como os que estão na lixeira e dados temporários de programas. Assim, o usuário não precisa desinstalar aplicativos imediatamente ou apagar suas fotos e vídeos. Confira como ativar o recurso.

    https://www.techtudo.com.br/noticias/2017/04/como-liberar-espaco-no-windows-10-com-o-sensor-de-armazenamento.ghtml

  • Gabarito''Errado''.

    sensor de armazenamento está disponível no Windows 10 no seguinte caminho "Iniciar>Configurações>Sistema>Armazenamento" uma vez habilitado esse recurso é possível liberar automaticamente espaços da unidade que o usuário não precisa mais, os itens a ser liberados são arquivos temporários , conteúdo em sua lixeira, limpará arquivos temporários desnecessários nas pastas de Downloads, OneDrive ou outro provedor de nuvem quando configurado pelo o usuário, portanto, está errado em afirmar que é apenas arquivos temporários ou conteúdos presentes na lixeira.

    Não desista em dias ruins. Lute pelos seus sonhos!

  • Caí no "apenas"

  • " i, quando ele falou APENAS" a micha caiu! kkkkkk

  • livrar de arquivos temporários ou conteúdos presentes na lixeira é possível na LIMPEZA DE DISCO, por isso que coloquei errado nessa questão

  • O ERRO ESTÁ NA PALAVRA APENAS


ID
5565460
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-RO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Acerca do sistema operacional Windows 10, julgue o item. 


O recurso Restauração do Sistema, embora não afete os arquivos pessoais do utilizador, pode remover aplicativos e drivers de dispositivos instalados após a criação do ponto de restauração. 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Certo

    Em suma quando o usuário cria uma restauração do sistema é como se fosse uma cópia daquele momento e quando for utilizado estara tudo de acordo com a restauração do sistema feita pelo usuário, ou seja, se o usuario fez alguma atualização após o modelo de restauração do sistema essa não irá entrar automaticamente.

    A família Windows a partir da versão ME vem com um recurso muito interessante para usuários domesticos, o programa de Resturação do Sistema (System Restore). Este programa permite ao usuário criar um ponto de restauração, este ponto criado quarda todas as informações referentes ao sistema, quando restauramos este ponto o sistema carrega todas essas informações fazendo com que o Windows volte a ficar como estava na época em que o ponto de restauração foi criado, mas sem perder os arquivos que foram criados, como arquivos pessoais, e-mails e outros.

    Este recurso é muito interessante quando instalamos programas que danificam nosso computador, pois ao invés de reinstalar o sistema inteiro só é preciso restaurar o o último ponto criado, evitando muitas dores de cabeça.

    https://www.infoescola.com/informatica/restauracao-do-sistema-windows/

  • CERTO

     Este programa permite ao usuário criar um ponto de restauração, este ponto criado quarda todas as informações referentes ao sistema, quando restauramos este ponto o sistema carrega todas essas informações fazendo com que o Windows volte a ficar como estava na época em que o ponto de restauração.

    ESTUDE, ENQUANTO SEU AMIGO FICA JOGANDO NO PS-5.!!

  • CERTO

    A restauração não afeta seus arquivos pessoais, mas remove os aplicativos, os drivers e as atualizações instalados após a criação do ponto de restauração.

    Fonte: Microsoft

  • Restauração x Formatação:

    Restaurar é um procedimento mais “ameno”, que geralmente é feito antes do mais drástico, que no caso é formatar. 

    Restauração: é feito uma espécie de “limpeza” no aparelho, restaurando ele às suas configurações de fábrica. Nesse procedimento o sistema operacional voltará as configurações de fábrica iniciais e os arquivos armazenados no dispositivo serão preservados. 

    Formatação: temos que apagar totalmente o conteúdo do notebook. Isso quer dizer que arquivos, imagens e até o sistema operacional é excluído e precisará ser reinstalado. 

    O recurso Restauração do Sistema, embora não afete os arquivos pessoais do utilizador, pode remover aplicativos e drivers de dispositivos instalados após a criação do ponto de restauração. 

    Gabarito: certo

  • Gabarito''Certo''.

    O recurso de Restauração do Sistema é útil para quando você deseja resolver problemas do computador ou até mesmo desfazer aquelas alterações do sistemas indesejadas e esse recurso não afeta arquivos pessoais do usuário, mas pode remover aplicativos e drivers de dispositivos instalados.

    Para esse recurso funcionar é necessário ativar a Proteção do sistema dentro de Propriedades do Sistemas, deste modo o usuário está habilitando a proteção de sistema e criando ponto de restaurações para o usuário utilizar com o recurso de Restauração do sistema.

    Não desista em dias ruins. Lute pelos seus sonhos!

  • Gabarito''Certo''.

    O recurso de Restauração do Sistema é útil para quando você deseja resolver problemas do computador ou até mesmo desfazer aquelas alterações do sistemas indesejadas e esse recurso não afeta arquivos pessoais do usuário, mas pode remover aplicativos e drivers de dispositivos instalados.

    Para esse recurso funcionar é necessário ativar a Proteção do sistema dentro de Propriedades do Sistemas, deste modo o usuário está habilitando a proteção de sistema e criando ponto de restaurações para o usuário utilizar com o recurso de Restauração do sistema.

    Não desista em dias ruins. Lute pelos seus sonhos!

  • como assim não afeta os arquivos pessoais ?? mesmo se eles forem ulteriores ao ponto inicial ?? wtf

    fui pesquisar e descobri que no windows 10, tem a opção de manter arquivos pessoais, que são ; fotos, docs etc.

    lol

  • (FGV/2016/Q688675) Glória acha que um aplicativo ou um driver recentemente instalado causou problemas no seu computador e deseja restaurar o Windows 8.1 sem alterar seus arquivos pessoais, como documentos ou fotos. Para isso, Glória decidiu utilizar o recurso Proteção do Sistema que cria e salva regularmente informações sobre as configurações do Registro e outras informações do sistema que o Windows usa.

    Com esse recurso, Glória poderá restaurar o Windows para um determinado momento no passado, denominado ponto de restauração. (certo)

  • Ta falando que pode, então pode. Quem sou eu pra discordar kkkkkkkk

  • Errei porque interpretei errado o enunciado.

    O que entendi:

    Após criar um ponto de restauração, o recurso restauração do sistema, pode remover aplicativos e drivers de dispositivos instalados.

    Somente criar o ponto não feta nada, porque é apenas um ponto, agora restaurar o sistema apartir do ponto criado afetará sim.

    Eu mesmo tenho ponto de restauração criado no meu pc, mas como nunca o usei, nunca tive o pc alterado.


ID
5565463
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-RO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Acerca do sistema operacional Windows 10, julgue o item. 


Por meio do utilitário Limpeza de Disco, disponível no Windows 10, é possível se realizar uma varredura e a desfragmentação de volumes de armazenamento. 

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    Para desfragmentar um disco, é necessário usar o desfragmentador de discos (Desfragmentar e Otimizar unidades).

    [1] LIMPEZA DE DISCO → ferramenta nativa do sistema operacional Windows que possibilita apagar todos os arquivos e diretórios desnecessários do computador. Ele irá exibir e apagar arquivos e pastas específicos armazenados no computador, liberando espaço no disco rígido e aprimorando o desempenho do equipamento. Assim, tem como função realizar uma varredura no disco rígido (HD) à procura de arquivos que não têm utilidade para o computador e, assim, poderá apagá-los contribuindo para aumentar a performance do sistema operacional. Exemplos de arquivos que poderão ser apagados:

    • Arquivos de internet temporários;
    • Arquivos do relatório de erros do Windows;
    • Lixeira;
    • Arquivos temporários;
    • Miniatura

    [2] DESFRAGMENTADOR DE DISCOS → recurso criado para auxiliar na otimização do desempenho da máquina. Isso ocorre por meio da otimização nos discos rígidos, fazendo com que ele execute suas tarefas com mais rapidez e eficácia. A fragmentação dos arquivos ocorre quando as informações contidas no disco rígido são modificadas regularmente. Isso faz com que os arquivos sejam armazenados em pedaços, ou seja, fragmentados. Com isso, cada parte desse arquivo fica salva em um espaço diferente dentro do HD. Assim, o sistema operacional tem que percorrer vários caminhos para acessar essas partes. Isso pode acarretar lentidão da máquina e até mesmo travamentos. É nesse momento que entra a utilidade do desfragmentador de disco, pois ele vai reorganizar esses pedaços e transformá-los em um único fragmento. O que otimiza o acesso por parte do sistema operacional.

  • ERRADO

    no Windows 10, é possível se realizar uma varredura......99% DE CHANCE DE ESTAR ERRADA!!

    ABRAÇO E APERTO DE MÃOS.!!!

  • Sobre a fragmentação:

    ► fragmentação ocorre quando o Sistema Operacional não consegue armazenar determinado arquivo de uma vez só. Gravando-o em diferentes regiões.

    A fragmentação também pode acontecer na memória principal (memória RAM), mas é comum acontecer em memórias secundárias, tais como Discos rígidos , disquetes e cartões de memória.

    Para aumentar o desempenho nos processos de leitura e escrita de dados, é necessário utilizar alguma ferramenta de desfragmentação. A desfragmentação consiste de unir fragmentos de dados, de modo a otimizar o tempo de leitura e escrita e o espaço livre em disco. 

    Wiki.com

  • Por meio do utilitário Limpeza de Disco, disponível no Windows 10, é possível se realizar uma varredura e a desfragmentação de volumes de armazenamento. (X)

    Gabarito: errado

    Por meio do utilitário Desfragmentador de Disco, disponível no Windows 10, é possível se realizar uma varredura e a desfragmentação de volumes de armazenamento. ()

    Limpeza de disco: Apaga arquivos e pastas específicos armazenados no computador, liberando espaço no disco rígido e aprimorando o desempenho da máquina.

    Desfragmentador de Disco: Otimização do desempenho da máquina (por meio da varredura), reorganizando e transformando-os em um único fragmento.

  • Gabarito''Errado''.

    utilitário de Limpeza de disco do Windows 10 é um recurso usado para realizar a limpeza de arquivos temporários que são salvos no disco, por exemplo, de programas baixados que não são usados mais, arquivos de internet, cache e etc. Deste modo, não temos a opção de varredura e a desfragmentação de volumes de armazenamento nesse recurso.

    No Windows também temos o recurso de Otimizar Unidades que é usado para a finalidade que a questão procura, para otimizar unidades e ajudar a melhorar o desempenho do computador.

    Não desista em dias ruins. Lute pelos seus sonhos!

  • Limpeza é uma coisa, desfragmentar é outra. Ferramentas diferentes.
  • Corroborando..

    Gabarito: Errado.

    Scan disk: ferramenta usada para buscar problemas e corrigir na mídia do disco rígido utilizado

    BitLocker: O recurso permite encriptar o disco rígido do computador, protegendo os documentos e arquivos contra o acesso não autorizado.

    Desfragmentador de disco(Defrag): reorganiza(desfragmenta/separa) a estrutura dos dados.

    Restauração do sistema: restaura as configurações antigas do Windows.

    Limpeza de disco: libera espaço da unidade, limpando arquivos desnecessários.

  • limpeza de disco limpa

    desfragmentador de disco realoca os dados de um mesmo app em blocos proximos


ID
5565466
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-RO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Julgue o item, relativo aos aplicativos Word 365, Excel 365 e Powerpoint 365. 


O recurso de coautoria presente no Microsoft Word 365 apenas possibilita que dois ou mais utilizadores visualizem um documento do Word 365 no modo somente leitura. 

Alternativas
Comentários
    • Editar permissões de coautoria   Todos os coautores devem ter permissão para acessar e editar os documentos.

    fonte: https://support.microsoft.com/pt-br/office/colabora%C3%A7%C3%A3o-e-coautoria-de-documentos-ee1509b4-1f6e-401e-b04a-782d26f564a4'

  • ERRADO

     Microsoft Word 365 apenas possibilita que dois.......99% DE CHANCE DE ESTAR ERRADO!!!

    NEM TUDO QUE BALANÇA É BRINQUEDO DE CRIANÇA. VÁ ESTUDAR!!!

  • ERRADO

    O recurso permite que mais de um autor trabalhe em um documento ao mesmo tempo.

    Não somente no modo leitura.

  • Alguém mais começou a ler e viu "recurso de coautoria" e voltou para o filtro achando que tinha selecionado penal kkkk

  • Gabarito''Errado''.

    O Word é um software utilizado para criar documentos profissionais, este software pertence ao pacote office, que é desenvolvido pela empresa Microsoft (MS).

    O recurso de Coautoria mencionado pela questão está disponível apenas para documentos armazenados no OneDrive ou no Microsoft Office SharePoint Online de acordo com a Microsoft (MS) e esse recurso permite trabalhar com documentos compartilhados. [1]

    A coautoria permite que todos os coautores tenham permissão para acessar e editar os documentos, portanto, está errado em afirmar que seja apenas para visualizar um documento no modo de leitura, os documentos que suportam coautoria são .docx (Word ), .pptx (PowerPoint ) e .xlsx (Excel ). [1]

    Fonte:

    1. https://support.microsoft.com/pt-br/office/colabora%C3%A7%C3%A3o-e-coautoria-de-documentos-ee1509b4-1f6e-401e-b04a-782d26f564a4 [1]

    Não desista em dias ruins. Lute pelos seus sonhos!

  • parei de ler no apenas

  • parei de ler no apenas

  • O recurso de coautoria presente no Microsoft Word 365 apenas possibilita que dois ou mais utilizadores visualizem um documento do Word 365 no modo somente leitura. 

    o erro está na palavra marcada como vermelho o apenas

  • CHUTE NA INFORMÁTICA KKKK

    #falou bem, enalteceu qualidades referente a tecnologia, computadores, internet, geralmente são verdadeiras as questões

    #se a alternativa tiver palavras delimitadoras, tipo, somente, apenas, geralmente são falsas

  • O recurso de coautoria várias pessoas podem trabalhar em conjunto em documentos do Word, planilhas do Excel e apresentações do PowerPoint. A coautorização só é suportada em formatos de arquivo modernos, incluindo: .docx (Word ), .pptx (PowerPoint ) e .xlsx (Excel ). Editar permissões de coautoria: Todos os coautores devem ter permissão para acessar e editar os documentos. É possível trabalhar off-line no documento. Quando estiver online o parágrafo em que está editando ficará bloqueado para os demais.


ID
5565469
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-RO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Julgue o item, relativo aos aplicativos Word 365, Excel 365 e Powerpoint 365. 


O recurso Analisar Dados do Excel 365 possibilita analisar um intervalo de dados selecionado, fornecendo resumos visuais, tendências e padrões. 

Alternativas
Comentários
  • GAB C

    As ideias no Excel agora são Analisar Dados

    Para representar melhor como o Ideas torna a análise de dados mais simples, rápida e intuitiva, o recurso foi renomeado para Analisar Dados. A experiência e a funcionalidade são as mesmas, além de se alinhar às mesmas regulamentações de privacidade e licenciamento. Se você estiver no canal Semi-Annual Enterprise, poderá ver "Ideias" até que Excel tenha sido atualizado.

    https://support.microsoft.com/pt-br/office/an%C3%A1lise-de-dados-no-excel-3223aab8-f543-4fda-85ed-76bb0295ffc4

  • CERTO

    ALEM DE FAZER CÁLCULOS, COMPARAÇÕES, ANALISES DE GRÁFICOS. A FUNÇÃO DELE É ANALISAR!

    NADA DE DOMINGOU. VÁ ESTUDAR!!!!

  • Gabarito''Certo''.

    Através do recurso de Analisar Dados do Excel é possível criar análises estatísticas através de um intervalo de dados, calcular e exibir os resultados em uma tabela de saída. Algumas ferramentas geram gráficos além das tabelas de saída.

    Fonte: Suporte da Microsoft.

    Não desista em dias ruins. Lute pelos seus sonhos!

  • Basta selecionar uma célula em um intervalo de dados > selecione botão Analisar Dados na guia Início. Analisar Dados no Excel analisarão seus dados e retornarão elementos visuais interessantes sobre eles em um painel de tarefas.

    Aqui estão algumas dicas para obter o máximo de Analisar Dados:

    1. Analisar Dados funciona melhor com dados formatados como Excel tabela. Para criar uma Excel, clique em qualquer lugar em seus dados e pressione Ctrl+T.
    2. Os cabeçalhos das colunas devem estar bem dispostos. Eles devem ser uma linha única de rótulos exclusivos e preenchidos para cada coluna. Evite linhas duplas de cabeçalhos, células mescladas etc.
    3. Se tiver dados complicados ou aninhados, use o Power Query para converter tabelas de referência cruzada ou várias linhas de cabeçalhos.

    fonte: Microsoft


ID
5565472
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-RO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Julgue o item, relativo aos aplicativos Word 365, Excel 365 e Powerpoint 365. 


O Powerpoint 365 não possui a funcionalidade de criar um GIF animado a partir de uma apresentação de slides

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    Com PowerPoint você pode salvar uma apresentação como um GIF animado que pode ser compartilhado por meio de canais digitais ou sociais.

    Selecione Arquivo >Exportar > Criar um GIF animado.

    Fonte:MICROSOFT

  • No powerpoint 2019 não há essa função. Pelo menos não nesse caminho que o colega Mateus indicou.

  • ERRADO

    O Powerpoint 365 não possui a ......99%DE CHANCE DE ESTAR ERRAADO!!!. 

    ESTÁ ACABANDO SENHORES, VAMOS LÁ ESTUDEM!!!

  • Como criar um GIF no power point?

  • Com PowerPoint pode guardar uma apresentação como um GIF animado que pode ser partilhado através de canais sociais ou outros digitais.

    1. Configurar a sua apresentação, completa com as ilustrações, animações e transições que pretende.
    2. Selecione Ficheiro > Exportar > Criar um GIF Animado.
    3. A qualidade predefinida é Média. Utilize a caixa de resumo para alterá-la para uma definição superior ou inferior, se preferir.
    4. Selecione os Segundos mínimos gastos em cada diapositivo. O tempo gasto pode ser mais longo, mas não mais curto, do que este mínimo. Veja mais detalhes abaixo em "Temporize os diapositivos".
    5. Selecione Criar GIF.
    6. PowerPoint começará a guardar a sua apresentação como um GIF e irá notificá-lo quando terminar. O tempo de processamento depende do tamanho do ficheiro e da definição de qualidade. O resultado final será um ficheiro de repetição contínua .gif ficheiro.

    site: https://support.microsoft.com/pt-pt/office/fazer-um-gif-animado-a-partir-de-uma-apresenta%C3%A7%C3%A3o-de-diapositivos-a598753e-92de-4f1b-8393-714db4d334b4

  • PODE TUDO!!!!

  • quando a banca diz que algum programa do pacote não faz, eu já fico com um pé atrás


ID
5565475
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-RO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

A respeito dos programas de navegação Mozilla Firefox e Google Chrome, em suas últimas versões, no idioma português, de noções de vírus, worms e pragas virtuais e dos procedimentos de segurança da informação, julgue o item. 

O Firefox Sync possibilita a sincronização de extensões entre dispositivos. 

Alternativas
Comentários
  • CERTO

    Firefox Sync → permite sincronizar favoritos, extensões, histórico de navegação e outras informações em vários dispositivos. Tipos de informações que podem ser sincronizados entre dispositivos:

    • Favoritos: Permite acessar seus sites preferidos em todos os seus dispositivos sincronizados.
    • Histórico: Permite acessar sites que visitou em todos os seus dispositivos sincronizados.
    • Abas abertas: Suas abas abertas em outros dispositivos podem ser acessadas a partir do botão Abas sincronizadas no computador, e na aba Histórico no seu dispositivo Android.
    • Contas e senhas: São sincronizados os nomes de usuário e senhas que você usa para acessar contas em sites.
    • Cartões de crédito: São sincronizados os dados de cartões de crédito que você salvou para preenchimento automático no Firefox para Android.
    • Extensões: Marque esta opção se quiser sincronizar suas extensões entre seus dispositivos. Extensões para a versão do Firefox no computador NÃO podem ser sincronizadas com versões do Firefox para dispositivos móveis.
    • Configurações: É sincronizado o comportamento do Firefox, como ações de download e configurações de bloqueio de abertura de janelas, entre seus dispositivos.
  • CERTO

    O Firefox Sync permite sincronizar favoritos, extensões, histórico de navegação e outras informações em vários dispositivos.

    Fonte: Microsoft

  • CERTO!

    Firefox Sync permite sincronizar favoritos, extensões, histórico de navegação e outras informações em vários dispositivos.

    Para conectar outro computador ou perfil, basta entrar na sua Conta Firefox e deixar o Firefox Sync fazer o resto.

    1. Abra o Firefox no computador ou perfil que você quer sincronizar.
    2. Clique no menu. , depois no botão Entrar ao lado de Sincronizar e salvar dados

  • CERTO

    1. Abra o Firefox no computador ou perfil que você quer sincronizar.
    2. Clique no menu. , depois no botão Entrar ao lado de Sincronizar e salvar dados

    PARE DE SE DIMINUIR, CONFIE NO SEU POTENCIAL, VÁ ESTUDAR!!!

  • Gabarito''Certo''.

    O Firefox Sync, originalmente Mozilla Weave, é um recurso de sincronização de navegadores dos navegadores Firefox. Ele permite que os usuários sincronizem parcialmente os favoritos, histórico de navegação, preferências, senhas, formulários preenchidos, complementos e as últimas 25 guias abertas em vários computadores.

    Não desista em dias ruins. Lute pelos seus sonhos!

  • CERTO

    Firefox Sync → permite sincronizar favoritosextensõeshistórico de navegação e outras informações em vários dispositivos. Tipos de informações que podem ser sincronizados entre dispositivos:

    • Favoritos: Permite acessar seus sites preferidos em todos os seus dispositivos sincronizados.
    • Histórico: Permite acessar sites que visitou em todos os seus dispositivos sincronizados.
    • Abas abertas: Suas abas abertas em outros dispositivos podem ser acessadas a partir do botão Abas sincronizadas no computador, e na aba Histórico no seu dispositivo Android.
    • Contas e senhas: São sincronizados os nomes de usuário e senhas que você usa para acessar contas em sites.
    • Cartões de crédito: São sincronizados os dados de cartões de crédito que você salvou para preenchimento automático no Firefox para Android.
    • Extensões: Marque esta opção se quiser sincronizar suas extensões entre seus dispositivos. Extensões para a versão do Firefox no computador NÃO podem ser sincronizadas com versões do Firefox para dispositivos móveis.
    • Configurações: É sincronizado o comportamento do Firefox, como ações de download e configurações de bloqueio de abertura de janelas, entre seus dispositivos.
  • Prezados, a questão aborda conhecimentos pertinente a Navegadores, especificamente sobre Mozilla Firefox.

    Dessa forma, passaremos a tratar da questão.

    O Firefox Sync é um recurso de sincronização dos navegadores Mozilla. Ele permite que os usuários sincronizem parcialmente os favoritos, histórico de navegação, preferências, senhas, formulários preenchidos, extensões e as guias abertas em vários computadores diferentes.

    Assim, o usuário pode utilizar no trabalho as configurações do seu navegador da sua casa e vice-versa.


    Fonte: imagem cedida pelo professor.


    Gabarito do Professor: CERTO.
  • É um recurso de sincronização dos navegadores mozilla. Ele permite que os usuarios sincronizem parcialmente os dados salvos no navegador (favoritos, guias abertas, senhas etc) em varios computadores e dispositivos diferentes. Bastando apenas criar uma conta utilizando um endereço de email ja existente.

  • FIREFOX SYNC permite sincronizar através de determinada conta

    histórico de navegação

    favoritos

    senhas

  • Fala meu aluno(a)!

    Gabarito: CERTO.

    O que é Firefox Sync?

    R. é um serviço de sincronização do navegador que armazena dados do usuário em

    servidores do Mozilla e permite sincronizar as páginas favoritas, os históricos de navegação, as preferências, as senhas, os formulários preenchidos, os complementos, as abas abertas, entre outros – de forma que essas informações estejam disponíveis em todos os computadores e dispositivos do usuário.

    Como usar o Sync do Firefox?

    R. Opção 1: Pareie seu Firefox Android com o Firefox de computador

    1. Toque no botão de menu.
    2. Toque em Configurações.
    3. Toque em Ativar o Sync.
    4. Visite a página firefox.com/pair em seu computador.
    5. Toque no botão Pronto para digitalizar na tela Ativar o Sync dentro do aplicativo.

    Como criar conta no sync?

    R. Abra o menu no alto à direita do Firefox e selecione “Entrar no Sync”. Clique em “Começar” na aba que é aberta. Digite um endereço de email e uma senha para “Criar uma Conta Firefox”. Clique em “Avançar” para que um email de verificação seja enviado a você.

    Rumo à aprovação meu aluno(a)!

    Bons Estudos!


ID
5565478
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-RO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

A respeito dos programas de navegação Mozilla Firefox e Google Chrome, em suas últimas versões, no idioma português, de noções de vírus, worms e pragas virtuais e dos procedimentos de segurança da informação, julgue o item. 


A navegação privativa do Google Chrome mantém um histórico de navegação temporário, que é excluído ao se fechar a janela de navegação. 

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: ERRADO

    O CHROME NÃO GUARDARÁ AS SEGUINTES INFORMAÇÕES:

    • O seu histórico de navegação
    • Os cookies e os dados de sites
    • As informações introduzidas em formulários
  • ERRADO

    Mozilla Firefox          – Janela Privativa >    Ctrl+Shift+P

    Microsoft Internet Explorer – Navegação InPrivate >  Ctrl+Shift+P

    Microsoft Edge –        Navegação InPrivate >  Ctrl+Shift+P

    ______

    NAVEGAÇÃO ANÔNIMA não salva:

    Histórico de navegação nem os locais da sessão;

    Cookies e dados de sites;

    Informações fornecidas em formulários.

    PODE SER VISÍVEL para:

    Provedores de internet;

    Empresas empregadoras (aparelhos ou máquinas corporativas);

    Websites que você visita com frequência.

    FONTE: Chrome

  • ERRADO

    NÃO SALVA HISTÓRICO.

    PESSOAS FRACASSADAS COLOCAM CULPA EM TUDO MENOS NELAS MESMAS. VÁ ESTUDAR !!!

  • Matheus oliveira, corrige seu comentario

  • Errado.

    No Google Chrome, a navegação é ANÔNIMA.

    Ctrl + Shift + N = Navegação aNônima.

    Navegação In Private = Internet Explorer. ----------> Ctrl + Shif + P.

    Navegação Privativa = Firefox -------------------------> Ctrl+ Shift + P.

    Navegação Anônima = Chrome ------------------------> Ctrl + Shift + N.

    Fonte: Baseada nos PDFs do Estratégia.

    FÉ na caminhada!! ❤️✍

  • Gabarito''Errado''.

    No modo anônimo o Google Chrome não salva seu histórico de navegação, cookies e dados do site ou informações inseridas em formulários.

    Fonte: Suporte da Google

    Não desista em dias ruins. Lute pelos seus sonhos!

  • ERRADO

    Mozilla Firefox          – Janela Privativa >    Ctrl+Shift+P

    Microsoft Internet Explorer – Navegação InPrivate >  Ctrl+Shift+P

    Microsoft Edge –        Navegação InPrivate >  Ctrl+Shift+P

    ______

    No Google Chrome, a navegação é ANÔNIMA

    CTRL + SHIFT + N

    NAVEGAÇÃO ANÔNIMA não salva:

    Histórico de navegação nem os locais da sessão;

    Cookies e dados de sites;u

    Informações fornecidas em formulários.

    PODE SER VISÍVEL para:

    Provedores de internet;

    Empresas empregadoras (aparelhos ou máquinas corporativas);

    Websites que você visita com frequência.

  • GAB> ERRADO

    Para evitar que isso aconteça os navegadores mais modernos possuem um recurso chamado “Modo de Navegação Anônima” que, quando ativado, permite navegar em sites e acessar páginas da internet sem deixar rastros, ou seja, sem gravar históricos e informações na memória do computador.

  • CHROME : NAVEGAÇÃO ANÔNIMA = CTRL + SHIFT + N

    OPERA : NAVEGAÇÃO PRIVATIVA = CTRL + SHIFT + N

    EDGLE : NAVEGAÇÃO INPRIVATIVA = CTRL + SHIFT + N

    INTERNET EXPLORER: NAVEGAÇÃO INPRIVATIVA = CTRL + SHIFT + P

    MOZILLA FEREFOX: NAVEGAÇÃO PRIVATIVA = CTRL + SHIFT + P

  • ninguém entrou no mérito da questão. ela quis confundir histórico com cookies de sessão, que são mantidos durante a navegação, até o momento de a janela ser fechada.

    muito boa, pra pegar quem estudou mais que os outros.

  • A navegação privativa do Google Chrome mantém um histórico de navegação temporário, que é excluído ao se fechar a janela de navegação. errado

    A navegação anônima do Google Chrome mantém um histórico de navegação temporário, que é excluído ao se fechar a janela de navegação.  correto agora

  • ERRADO.

    Há dois erros no enunciado:

    1º: a navegação anônima no Google Chrome é chamada de "modo de navegação anônima (CTRL + SHIFT + N), e não navegação privativa (Mozilla Firefox - CTRL + SHIFT + P).

    2º: não mantém histórico de navegação nem de cookies, enquanto estiver no modo de navegação anônima.

  • No Google Chrome, a navegação é ANÔNIMA.

    Ctrl + Shift + N = Navegação aNônima.

  • MODO DE NAVEGAÇÃO ANÔNIMA:

    Agora você pode navegar com privacidade, e as outras pessoas que usarem este dispositivo não verão suas atividades. No entanto, os downloads, favoritos e itens da Lista de leitura ainda serão salvos. 

    O Chrome não vai salvar estas informações:

    • Seu histórico de navegação
    • Cookies e dados de sites
    • Informações inseridas em formulários

    É possível que sua atividade ainda esteja visível para:

    • os websites que você visita
    • seu empregador ou sua escola
    • seu provedor de acesso à Internet

ID
5565481
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-RO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

A respeito dos programas de navegação Mozilla Firefox e Google Chrome, em suas últimas versões, no idioma português, de noções de vírus, worms e pragas virtuais e dos procedimentos de segurança da informação, julgue o item. 


Um worm é um tipo de código malicioso capaz de se propagar em um ambiente de rede, explorando as vulnerabilidades existentes.  

Alternativas
Comentários
  • O  worm é um autorreparador, inundando as redes de computadores e comprometendo o desempenho do tráfego de dados.

    Gabarito Correto!

    Bons Estudos!

  • CERTO

    Adware  Exibe Propagandas.

    Backdoor  Permite retorno Futuro, pelas Portas.

    Bot  Comunicador Remoto, Explorador.

    Botnet → Rede de comunicação Remota.

    Boot  Atinge a área de Inicialização do SO.

    Exploit  Pedaço de Software, Comandos executáveis.

    Hijacker → Altera o funcionamento do Navegador

    WORM - Programa capaz de se propagar automaticamente pelas redes, explorando vulnerabilidades nos programas instalados e enviando cópias de si mesmo de equipamento para equipamento.

    Hoax → Boato qualquer.

    Keylogger  Captura Teclas digitadas.

    Kinsing → Minera Criptomoedas.

    malware Kinsing executa um minerador de criptomoeda e tenta se espalhar ainda mai

    Pharming → Redireciona o DNS, Página Falsa.

    Phishing  Pescador, Engana a vítima.

    Ransomware  Encripta, Exige Resgate.

    Rogue → Mentiroso, Instala programas Maliciosos.

    Rootkit  Se Esconde, Mantém acesso ao PC.

    Screenlogger  Cursor, Tela.

    Spyware  Monitora, Coletor de Informações.

    Phishing - (pescaria ) - obter dados pessoais e financeiros de um usuário, pela utilização combinada de meios técnicos e engenharia social.

  • Gab: C

    • Worm é um programa capaz de se propagar automaticamente pelas redes, enviando cópias de si mesmo de equipamento para equipamento.
    • Diferente do vírus, o worm não se propaga por meio da inclusão de cópias de si mesmo em outros programas ou arquivos, mas sim pela execução direta de suas cópias ou pela exploração automática de vulnerabilidades existentes em programas instalados nos equipamentos.
    • Worms são notadamente responsáveis por consumir muitos recursos, devido à grande quantidade de cópias de si mesmo que costumam propagar e, como consequência, podem afetar o desempenho de redes e a utilização dos equipamentos.

    cartilha.cert.br

  • CERTO

    Os worms de computador podem explorar erros de configuração da rede (por exemplo, para se copiar em um disco totalmente acessível) ou explorar brechas na segurança do sistema operacional e dos aplicativo. Muitos worms usam mais de um método para propagar suas cópias pelas redes.

    MAIS PERIGOSO QUE COVID.

    PARA DE SENTIR PENA DE VOCÊ MESMO E VÁ ESTUDAR!!

  • GABARITO: CERTO

    O worm é um tipo de malware mais perigoso que um vírus comum, pois sua propagação é rápida e ocorre sem controle da vítima. Assim que ele contamina um computador, o programa malicioso cria cópias de si mesmo em diferentes locais do sistema e se espalha para outras máquinas, seja por meio de Internet, mensagens, conexões locais, dispositivos USB ou arquivos. O objetivo do golpe, em geral, é roubar dados do usuário ou de empresas.

    Fonte: https://www.techtudo.com.br/noticias/2018/11/o-que-e-um-worm-entenda-o-malware-que-se-multiplica-sozinho.ghtml

  • Gabarito''Certo''.

    A principal característica sobre o Worm para provas de concurso é lembrar que ele é capaz de se propagar automaticamente pelas redes, explorando as vulnerabilidades existentes. Essa propagação ocorre de algumas maneiras: Por varredura na rede, procurando computadores ativos, quando um computador se conecta a outra computador já infectado e etc.

    Não desista em dias ruins. Lute pelos seus sonhos!

  • CERTO.

    A principal característica dos "worms" é a autorreplicação pela rede. Isso faz com que, nesse passeio, possa carregar outros tipos de malícias, ocasionando infecções a sobrecargas na redes. Não é vírus e basta ser executado apenas uma vez.

  • WORM - Programa capaz de se propagar automaticamente pelas redes, explorando vulnerabilidades nos programas instalados e enviando cópias de si mesmo de equipamento para equipamento.

  • Código malicioso?

  • ✔️ PARA AJUDAR A FIXAR

    WORM (VERME)

    > PROPAGA-SE AUTOMATICAMENTE

    > USA A REDE

    > EXECUÇÃO DIRETA

    > CRIA CÓPIAS DE SI MESMO

    > NÃO É A MESMA COISA QUE O VÍRUS

    ✍ GABARITO: CERTO


ID
5565484
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-RO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

A respeito dos programas de navegação Mozilla Firefox e Google Chrome, em suas últimas versões, no idioma português, de noções de vírus, worms e pragas virtuais e dos procedimentos de segurança da informação, julgue o item. 


O uso de senhas fortes e de um gerenciador de senhas é suficiente para proteger o acesso a uma conta, sendo dispensável o uso do duplo fator de autenticação. 

Alternativas
Comentários
  • Corrigir o gabarito!!! Está claramente errada a assertiva.

  • Não sabia que uma senha forte dispensa o duplo fator de autenticação...

  • Falha do QConcursos. O gabarito oficial dá a afirmativa como errada.

    https://www.pciconcursos.com.br/provas/download/fiscal-medico-veterinario-crmv-ro-quadrix-2021

  • Questão desatualizada! O gabarito correto é ERRADA.
  • Tá complicado o QCONCURSOS!!! Acabei de fazer uma reclamação no site. Estão prestando um desserviço aos estudantes.

  • Pensa no susto que tomei antes de ler os comentários kkkk

    Está obviamente errada!

  • Poxa,isso é inadmissível !

  • Gabarito''Errado''.

    Atualmente o uso de senhas fortes é essencial, porém, não suficiente para proteger uma conta, sendo necessário outros métodos de autenticações adicionais, por exemplo, o uso de autenticação em 2 Fatores que funciona com o envio de um Token por SMS, E-mail ou através de outro método de validação que o usuário consiga comprovar que é ele no momento de acessar a conta após digitar a sua senha.

    Não desista em dias ruins. Lute pelos seus sonhos!

  • ERRADO.

    O uso de senhas fortes e gerenciadores até protegem o indivíduo contra algo mais leve, contudo, com a autenticação de dois fatores, o indivíduo sabe em tempo real o que está havendo com as suas contas, pois essa autenticação permite o envio de alertas em smartphones e similares, a respeito de possíveis invasões em redes sociais, e-mails e afins.

  • ERRADO

    uma conta, sendo dispensável o uso .....99%DE CHANCE DE ESTAR ERRADO.

    PARA COMEÇAR O DIA, BANHO COM ÁGUA GELADA.

  • questão foi atualizada! gabarito agora está correto. No caso o gabarito correto é "ERRADO". Nada na internet é tão seguro ao ponto de dispensar algo amais.
  • erro "sendo dispensável"

    correto "sendo indispensável"

    esse é o detalhe de deixar a questão certo ou errado.

  • Só lembrar que na informática tudo é possível.

  • AUTENTICACAO EM DOIS FATORES O PRIMERIO FATOR E AQUILO QUE VC SABE O SEGUNDO FATOR E AQUILO QUE VC POSSUI.

    AQUILO QUE VC SABE PODE SER SUA SENHA, AQUILO QUE VC POSSUI PODE SER SEU TOKEN.


ID
5565487
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-RO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Sabendo que a proposição “Neymar é craque” é verdadeira e que a proposição “A Inglaterra é o país do futebol” é falsa, julgue o item. 


A proposição “Se a Inglaterra é o país do futebol, então Neymar é craque” é verdadeira. 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: CERTO

    Lembrando que na tabela da condicional a única forma de ser Falsa é a Vera Fisher Falsa, sendo assim como a questão nos deu que a proposição "Neymar é craque" é V e que a proposição "A Inglaterra é o país do futebol" é F, ao julgar a prosilçao composta “Se a Inglaterra é o país do futebol (F), então Neymar é craque (V)” não há como ser falsa tornando assim a acertiva correta.

  • Atribui o valor das proposições e julga.

    Se a Inglaterra é o país do futebol (F), então Neymar é craque (V) é verdadeira (F -> V = V). CORRETO!

    Lembrem-se: O "se então" só será "F" quando for VERA FISCHER, ou seja, V -> F = F.

  • usando a tabela verdade do se entao fica rapido responder a questao

    nesse caso a alternativa so sera falsa em uma situacao que é a V e F nessa ordem as proposicoes

    O famoso mnemonico Vera Fischer Falsa

  • F --> V = V

    Gabarito : Certo


ID
5565490
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-RO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Sabendo que a proposição “Neymar é craque” é verdadeira e que a proposição “A Inglaterra é o país do futebol” é falsa, julgue o item. 


A proposição “Se a Inglaterra é o país do futebol, então Neymar não é craque” é verdadeira. 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: CERTO

    Lembrando que na tabela da condicional a única forma de ser Falsa é a Vera Fisher Falsa, sendo assim como a questão nos deu que a proposição "Neymar é craque" é V e que a proposição "A Inglaterra é o país do futebol" é Fao julgar a prosilçao composta “Se a Inglaterra é o país do futebol (F), então Neymar é craque (F)” não há como ser falsa tornando assim a acertiva correta.

  • O condicional só é falso se estiver diante de uma premissa verdadeira e uma tese falsa

  • Gabarito Certo

    Se o antecedente é falso, não importa a veracidade ou a falsidade do consequente. A proposição começada por uma falsidade no condicional será sempre verdadeira.

    Se a Inglaterra é o país do futebol, então Neymar não é craque” é verdadeira. 

    F ----> F = V

    Tabela verdade para quem tá começando

    V -----> V = V

    V ------> F = F única hipótese de dar falso

    F -----> V = V

    F -----> F = V

  • Se fosse assim: Se a inglaterra é o país do futebol, então Neymar é craque. Ainda continuaria sendo verdadeira?

    Só seria falso se antecedente fosse uma V e a condicional uma F?

  • TABELA VERDADE SE, ENTÃO

    V -----> V = V

    V ------> F = única hipótese de dar falso

    F -----> V = V

    F -----> F = V

  • DICA:

    No conectivo "se...então" a tabela verdade só será falsa na opção V e F e para lembrar disso basta associar as iniciais com Vera Fisher FALSAAAA (lembrar do papel na novela que ela era uma pessoa falsa).

  • usando a tabela verdade do se entao fica rapido responder a questao

    nesse caso a alternativa so sera falsa em uma situacao que é a V e F nessa ordem as proposicoes

    O famoso mnemonico Vera Fischer Falsa

  • Vera Fischer

  • “Neymar é craque” é verdadeira

    “A Inglaterra é o país do futebol” é falsa, julgue o item. 

    A proposição “Se a Inglaterra é o país do futebol, então Neymar não é craque” é verdadeira.

    PROPOSIÇÃO CORRETA, POIS A PROPOSIÇÃO "SE... ENTÃO", SOMENTE SERÁ FALSA NA CONDIÇÃO "SE VERDADE, ENTÃO FALSO" (FAMOSO CASO DA VERA FISCHER) E SEMPRE SERÁ VERDADE NAS OUTRAS COMBINAÇÕES DE PROPOSIÇÕES.

    COMO A PROPOSIÇÃO DO ENUNCIADO É "SE FALSO, ENTÃO FALSO", ELA É VERDADEIRA.


ID
5565493
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-RO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Sabendo que a proposição “Neymar é craque” é verdadeira e que a proposição “A Inglaterra é o país do futebol” é falsa, julgue o item. 


A oração “O gabarito é CERTO!” é um exemplo de proposição.  

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Errado

    Não são proposições: sentenças exclamativas, interrogativas, imperativas e optativas.

    "Que noite agradável!" - Sentença exclamativa

    "Qual é a sua idade?" - Sentença interrogativa

    "Chute a bola." - Sentença imperativa (indica uma ordem)

    "Que Deus o conserve." - Sentença optativa (exprime um desejo)

    Esses são apenas alguns exemplos existem outras sentenças que não são proposições.

  • não entendi nada.
  • quando temos o elemento "e" segue a tabela:

    verdadeiro + verdadeiro = verdadeiro

    verdadeiro + falso = falso

    falso + verdadeiro = falso

    falso + falso = falso

    independente do enunciado, se a primeira sentença for verdadeira e a segunda for falsa o resultado é falso, como na questão referida (v + f = f)

    abcs

  • Frase exclamativa não é proposição ! Simples assim !

  • GABARITO: ERRADO

    PROPOSIÇÕES; precisam de sujeito definido e verbo.

    Não se encaixa como preposições declarações:

    • INTERROGATIVAS - EMANOEL É UM BOM GOLEIRO?
    • IMPERATIVAS - FAÇA O QUE TE MANDEI FAZER
    • EXLAMATIVAS - EU AMO FUTEBOL!
  • TEM EXCLAMAÇÃO NÃO É PROPOSIÇÃO.

  • Questão maldosa.

    Mas, para ser proposição, não poderá ser orações exclamativas, imperativas e interrogativas.

    As proposições são somente frases declarativas, ou seja, orações que tem a possibilidade de serem valorizadas logicamente.

    O que passar disso é apenas uma sentença.

  • não vi exclamação

  • Não se encaixa como preposições

    INTERROGATIVAS

    IMPERATIVAS

    EXCLAMATIVAS

  • quando ha exclamacao nao eh proposicao, nem quando o verbo esta no imperativo e nem quando tem interrogacao.

    tbm nao ha proposicao em sentencas abertas e paradoxos

  • Sentenças exclamativas não são proposições.

  • A afirmação não tem nada haver com esse enunciado.

  • Frases exclamativas não são proposições

  • jesus nem vi a exclamação

  • ficar pensando se neymar é craque e a inglaterra ...., quando a resposta estava na oração, aluno cansado começa a ver coisas.

  • Não são proposições:

    1) Perguntas: "que dia é hoje?'

    2) Exclamações: "viva a democracia!"

    3) Ordens: "abra a porta do quarto"

    4) Frases sem verbo: "projeto de ciências"

    5) Sentenças Abertas: "aquele juiz é ladrão"


ID
5565496
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-RO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Com relação à equação (x2 − 5x + 3)2 + 2x2 - 10x + 7 = 0, julgue o item.


Se y = x2 - 5x + 3, então y = -1.

Alternativas
Comentários
  • (x² -5x +3)² + 2x² -10x +7 = 0

    (x² -5x +3)² + (x² -5x + 3 )+ (x² -5x + 3) +1 = 0

    Substituindo y = x² - 5x + 3.

    y² + y + y + 1 = 0

    y² + 2y +1 = 0

    (y + 1)² = 0

    y +1 = 0

    y = - 1

    Questão CERTO


ID
5565499
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-RO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Com relação à equação (x2 − 5x + 3)+ 2x2 - 10x + 7 = 0, julgue o item.


As raízes dessa equação são quadrados perfeitos. 

Alternativas
Comentários
  • A expressão pode ser convertida em: (x - 4).(X - 4).(x- 1).(x - 1) Ou seja, possuindo 2 raízes 1 e 2 raízes 4 Logo, 1 e 4, sendo quadrados perfeitos, temos como gabarito "Certo"
  • Tem que organizar a equação para facilitar os cálculos.

    https://youtu.be/768mNh7XcG8

    Resolvi dessa maneira.

    (x² -5x +3)² + 2x² -10x +7 = 0

    (x² -5x +3)² + (x² -5x + 3 )+ (x² -5x + 3) +1 = 0

    (x² -5x +3)² + 2*(x² -5x + 3 ) + 1 = 0

    [(x² -5x +3) +1]² = 0

    [(x² -5x + 4)]² = 0

    x² -5x + 4 = 0

    Aplicando Bhaskara, encontrará:

    x' = 1 e x'' = 4 (Quadrados perfeito)

    Questão CERTO

  • Fiz a distributiva, ficou uma equação biquadrada. Aí, transforma em equação de 2° grau e por último Bhaskara.

  • NINGUEM SOUBE EXPLICAR BEM


ID
5565502
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-RO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Em um grande evento multiesportivo internacional, o Brasil ganhou vinte e uma medalhas, dentre ouro, prata e bronze. As medalhas de ouro e prata pesam 550 gramas cada, enquanto as medalhas de bronze pesam 450 gramas. Sabe-se, ainda, que, juntas, as medalhas do Brasil pesam 10 quilos e 750 gramas e que um terço das medalhas foram de ouro.

Com base nesse caso hipotético, julgue o item.  


O Brasil ganhou mais medalhas de prata do que de bronze. 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Errado

    Vamos la!

    Ouro + Prata + Bronze = 21 com o peso total de 10,750 Kilos, o enunciado nos diz que 1/3 foi de ouro, o que nos dá: 7*550gr= 3,852 KG, eu preferir retirar a quantidade de ouro para ficar com um sistema com apenas duas icognitas que ficou da seguinte maneira:

    Prata + Bronze = 14 e a soma dos pesos dos dois tipos de medalhas 6,900, vamos as contas:

    P+B=14 x(-450)

    550P+450B=6900

    -450P-450B=-6300

    100P=600

    P=600/100

    P=6

    No final ficamos com o seguinte resultado: Ouro 7 medalhas pesando 3,850 Kilos, Prata 6 Medalhas pesando 3,300 Kilos e Broze 8 Medalhas pesando 3,600 Kilos, tornando assim a acertiva incorreta, pois o número de medalhas de bronze é superior ao de medalhas de prata.

  • X = Número de medalhas de ouro

    Y= Número de medalhas de prata

    Z = Número de medalhas de bronze

    X+Y+Z=21

    (X+Y+Z)/3 = X "(...) um terço das medalhas foram de ouro."

    X+Y+Z = 3X

    21 = 3X

    X = 7

    Temos então,

    550g * 7 = 3850g -> Peso das medalhas de ouro

    10750 - 3850 = 6900g -> Peso das medalhas de bronze + medalhas de prata

    Podemos montar as seguintes equações

    550Y + 450 Z = 6900

    Y + Z = 14 -> Z = 14-Y

    Substituindo

    550Y + 450*(14-Y) = 6900

    550Y + 6300 - 450Y = 6900

    100Y = 6900 - 6300

    Y = 600/100

    Y = 6

    Da equação X+Y+Z = 21 temos

    7+6+Z = 21

    Z = 8

    Questão errada


ID
5565505
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-RO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Em um grande evento multiesportivo internacional, o Brasil ganhou vinte e uma medalhas, dentre ouro, prata e bronze. As medalhas de ouro e prata pesam 550 gramas cada, enquanto as medalhas de bronze pesam 450 gramas. Sabe-se, ainda, que, juntas, as medalhas do Brasil pesam 10 quilos e 750 gramas e que um terço das medalhas foram de ouro.

Com base nesse caso hipotético, julgue o item.  


Escolhendo-se uma das medalhas do Brasil ao acaso, a probabilidade de ela não ser de prata é menor que 70%.  

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: ERRADO

    Ouro:550

    Prata: 550

    Bronze: 450

    10 KG + 750 = 10750 gramas

    Se tenho 21 medalhas e 1/3 é de ouro = 7, então sobram 14 medalhas entre PRATA E BRONZE.

    7x550 = 3850 gramas de OURO.

    Total: 10750 - 3850 = 6900 entre PRATA E BRONZE em gramas.

    Agora, equação do primeiro grau para saber o valor de cada uma.

    P+B = 14 --> P = 14-B

    550P + 450B = 6900

    550(14-B) + 450B = 6900

    7700 - 550B + 450B = 6900

    -100B = -800

    B = 800/100 = 8 Bronze

    Já tenho 8 Bronze + 7 ouro me sobram 6 de Prata para completar as 21.

    Não ser prata: 8+7 / 21 = 0,7142%...aproximado

  • 21 medalhas é igual 100%

    A questão quer saber se a probabilidade de ela não ser de prata é menor que 70%.

    logo,

    100 x 100 = 10.000

    21 x 70 = 1.470

    10.000 < 1.470 = Errado

  • Determinando a quantidade de cada tipo de medalha:

    O + P + B = 21

    O + P = 21 - B

    (550 x O) + (550 x P) + (450 x B) = 10750

    550 x (O + P) + (450 x B) = 10750

    550 x (21 - B) + (450 x B) = 10750

    11550 - (550 x B) + (450 x B) = 10750

    -100 x B = 800

    B = 8

    O = (Total) / 3

    O = 21 / 3 = 7

    O + P + B = 21

    7 + P + 8 = 21

    P = 6

    Determinado a probabilidade de que a medalha não seja de prata:

    P = Po + Pb

    P = (7 / 21) + (8 / 21) = 15 / 21 = 0,71

    Portanto assertiva errada.

  • P + B = 14

    550P + 450B = 6900g

    Ouro = 7

    Prata = 6

    Bronze = 8

    (7+8)/21 = 5/7 que é maior que 70%

    Errado

  • Sempre é bom ter outro caminho para resolver a questão.

    Como eu fiz?

    DADOS FORNECIDOS

    São 21 medalhas( ouro, prata e bronze)

    o peso total é 10.750kg

    1/3 de ouro é igual a 7 medalhas de ouro(7*550g=3.850kg)

    peso total(10.750)- peso das medalhas de ouro(3.850)

    ficamos com 6.900kg

    AGORA QUE VAMOS RESOLVER A QUESTÃO

    SÃO 21 MEDALHAS(O, P, B)

    21-7= 14

    14 MEDALHAS DE PRATA(P) E BRONZE(B)

    VAMOS POR ELIMINAÇÃO

    SUPONHA QUE SEJAM 13 DE PRATA E 1 DE BRONZE(13*550+450=7.600kg)

    NÃO PODE! PASSA DE 6.900

    SUPONHA QUE SEJAM 12 DE PRATA E 2 DE BRONZE( 7.500kg)

    NÃO PODE! PASSA DE 6.900

    SUPONHA QUE SEJAM 11 DE PRATA E 3 DE BRONZE(7.400kg)

    NÃO PODE...

    OBSERVE QUE VAI DEMORAR MUITO ASSIM, ENTÃO REDUZ AS POSSIBILIDADES( 7 DE PRATA E 7 DE BRONZE) = 7.000kg

    NÃO PODE...

    6 DE PRATA E 8 DE BRONZE=6900

    TERMINOU? NÃO! KKKKKK

    A QUESTÃO PEDE A PROBABILIDADE DE NÃO SER PRATA.

    VAMOS PELO LADO MAIS FÁCIL; PROBABILIDADE DE SER PRATA;

    6/21= 2/7=0,2857/ 28,57% DE SER PRATA

    100%-28,57%= 71,43% DE NÃO SER PRATA É MAIOR QUE 70%

    ''AH VAI DEMORAR MUITO'' ENTÃO NÃO ESQUECE A EQUAÇÃO DO 1 GRAU!!!


ID
5565508
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-RO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Em uma sala de aula, há 120 estudantes, dos quais o número de destros do sexo masculino é igual ao número de destros do sexo feminino, 15% são canhotos, exatamente 7 dos canhotos são do sexo masculino e nenhum é ambidestro.

Com base nessa situação hipotética, julgue o item. 

Há mais estudantes do sexo feminino que do sexo masculino. 

Alternativas
Comentários
  • Há 120 estudantes dos quais 15% são canhotos. Logo, há 18 canhotos e 102 destros.

    Como o número de destros do sexo masculino é igual ao do sexo feminino, temos 51 homens destros e 51 mulheres destras.

    Como são 7 homens canhotos, temos 11 mulheres canhotas.

    Portanto, temos 58 homens e 62 mulheres.

    Gabarito: correto.

  • Como 15% dos estudantes são canhotos, os demais 85% são destros.

    Portanto:

    120 _________100%

    x _________ 85%

    100x = 120 . 85

    x = 102

    102 estudantes destros, sendo 51 do sexo masculino e 51 do sexo feminino.

    120 - 102 = 18 estudantes canhotos. Como 7 são do sexo masculino, os outros 11 são do sexo feminino.

    51 + 11 = 62 estudantes do sexo feminino

    51 + 7 = 58 estudantes do sexo masculino


ID
5565511
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-RO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Em uma sala de aula, há 120 estudantes, dos quais o número de destros do sexo masculino é igual ao número de destros do sexo feminino, 15% são canhotos, exatamente 7 dos canhotos são do sexo masculino e nenhum é ambidestro.

Com base nessa situação hipotética, julgue o item. 


Há exatamente 7.140 maneiras de se formar uma dupla com estudantes do mesmo sexo. 

Alternativas
Comentários
  • Há 120 estudantes dos quais 15% são canhotos. Logo, há 18 canhotos e 102 destros.

    Como o número de destros do sexo masculino é igual ao do sexo feminino, temos 51 homens destros e 51 mulheres destras.

    Como são 7 homens canhotos, temos 11 mulheres canhotas.

    As maneiras de se formar duplas de estudantes do mesmo sexo é dada pela soma de duplas do sexo masculino com duplas do sexo feminino. Isso é dado pela combinação 2 a 2 de homens com a combinação 2 a 2 de mulheres:

    [58!/(2!*56!)] + [62!/(2!*60!)] = 1653 + 1891 = 3544

    Gabarito: errado.

  • revisar

  • ERRADO

    Total= 120 | 15% canhotos=18, logo sobram 102 destros.

    DESTROS:tem mesmo valor para "H" e "M".

    Total Destros=102 } H=51 M=51

    CANHOTOS: Exatamente 7 são "H"

    Total Canhotos= 18 } H=7 M=11

    Total de Homem: 7 canhoto + 51 Destros=58

    Total de Mulher:11 canhoto + 51 Destro= 62

    ➡Quer o total de maneiras diferentes de Duplas do mesmo Sexo.

    Então farei por combinação.

    C58,2 sOUma C62,2 = 7388

  • TOTAL DE HOMENS: 51+7 = 58

    TOTAL DE MULHERES: 51+11 = 62

    PARA SABER QUANTAS DUPLAS DE HOMENS PODEMOS FORMAR: 58X57 = 4306.

    COMO 4306 SUPERA 7140 EM MAIS DA METADE, A QUESTÃO ESTÁ ERRADA, POIS A QUANTIDADE TOTAL DE DUPLAS DE MULHERES QUE PODEM SER FEITAS CERTAMENTE SERÁ MAIOR DO QUE A QUANTIDADE DE DUPLAS FEITAS POR HOMENS.

    ESTOU DESACREDITANDO NAS CONTAS QUE ESTÃO MANDANDO FAZER, ENTÃO TEMOS QUE ECONOMIZAR O NOSSO TEMPO AO MÁXIMO.

  • Israel Ferreira está correto.

    Como são equipes a ordem não importa, assim após a multiplicação das possibilidades é necessário fazer a divisão pelo fatorial

    com os dados do problemas chega-se ao total de:

    58 homens = 58*57/2 = 1653 maneiras de formar duplas diferentes

    62 mulheres = 62*61/2 = 1891 maneiras de formar duplas diferentes

    somando 1653+1891 (pois o problema pede: maneiras de se formar uma dupla com estudantes do mesmo sexo) chegamos ao resultado de 3.544


ID
5565514
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-RO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Em uma sala de aula, há 120 estudantes, dos quais o número de destros do sexo masculino é igual ao número de destros do sexo feminino, 15% são canhotos, exatamente 7 dos canhotos são do sexo masculino e nenhum é ambidestro.

Com base nessa situação hipotética, julgue o item. 


A probabilidade de um estudante ser destro ou do sexo feminino é igual a 17/40 . 

Alternativas
Comentários
  • Há 120 estudantes dos quais 15% são canhotos. Logo, há 18 canhotos e 102 destros.

    Como o número de destros do sexo masculino é igual ao do sexo feminino, temos 51 homens destros e 51 mulheres destras.

    Como são 7 homens canhotos, temos 11 mulheres canhotas.

    Assim, a quantidade de estudantes destros ou do sexo feminino é de 58 para um universo de 120 pessoas, que dá uma probabilidade de 113/120 e não de 17/40.

    Gabarito: errado.

  • DOS 120 ESTUDANTES, 15% SÃO CANHOTOS, OU SEJA, 18, SENDO 7 HOMENS CANHOTOS E 11 MULHERES CANHOTAS.

    LOGO, 102 SÃO DESTROS. SE TEMOS A MESMA QUANTIDADE DELES E DELAS DESTROS, HÁ 51 HOMENS DESTROS, ASSIM COMO 51 MULHERES DESTRAS.

    ATÉ AQUI EU ENTENDI....

    MAS PELO QUE EU LI NO ENUNCIADO ELE QUER SABER A PROBABILIDADE DA PESSOA SER DESTRA (NÃO IMPORTA O SEXO) OU DO SEXO FEMININO (NÃO IMPORTA SE É DESTRO OU CANHOTO), ENTÃO EU SOMEI AS POSSIBILIDADES:

    102+51+11/120 = 164/120

    SE EU DIVIDIR POR 3 (PARA CHEGAR 120 A 40), 164/3 NÃO DÁ 17, POR ISSO O GABARITO DEU ERRADO PRA MIM.


ID
5565517
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-RO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

No que se refere aos atos de improbidade administrativa, julgue o item. 


São puníveis os atos de improbidade praticados por qualquer agente público, servidor ou não, contra a administração direta, indireta ou fundacional de qualquer dos Poderes da União, dos estados, do Distrito Federal, dos municípios, de Território, de empresa incorporada ao patrimônio público ou de entidade para cuja criação ou custeio o erário haja concorrido ou concorra com mais de 50% do patrimônio ou da receita anual.  

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: CERTO

    • Antiga redação: Art. 1º, L. 8.429/92. Os atos de improbidade praticados por qualquer agente público, servidor ou não, contra a administração direta, indireta ou fundacional de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Municípios, de Território, de empresa incorporada ao patrimônio público ou de entidade para cuja criação ou custeio o erário haja concorrido ou concorra com mais de cinqüenta por cento do patrimônio ou da receita anual, serão punidos na forma desta lei.
    • Parágrafo único. Estão também sujeitos às penalidades desta lei os atos de improbidade praticados contra o patrimônio de entidade que receba subvenção, benefício ou incentivo, fiscal ou creditício, de órgão público bem como daquelas para cuja criação ou custeio o erário haja concorrido ou concorra com menos de cinqüenta por cento do patrimônio ou da receita anual, limitando-se, nestes casos, a sanção patrimonial à repercussão do ilícito sobre a contribuição dos cofres públicos.

    Atentar que o dispositivo foi alterado pela L. 14.230/21, o novo §7º agrupou parte do antigo caput e do p. único, limitando o ressarcimento e não distinguindo o valor que o erário concorre/concorreu.

    • Nova redação: Art. 1º, L. 8.429/92. O sistema de responsabilização por atos de improbidade administrativa tutelará a probidade na organização do Estado e no exercício de suas funções, como forma de assegurar a integridade do patrimônio público e social, nos termos desta Lei.  
    • Novo parágrafo: Art. 1º, §7º, L. 8.429/92. Independentemente de integrar a administração indireta, estão sujeitos às sanções desta Lei os atos de improbidade praticados contra o patrimônio de entidade privada para cuja criação ou custeio o erário haja concorrido ou concorra no seu patrimônio ou receita atual, limitado o ressarcimento de prejuízos, nesse caso, à repercussão do ilícito sobre a contribuição dos cofres públicos.   
  • Baseei-me na nova legislação e marquei errado. Gabarito: Certo

  • QUESTÃO DESATUALIZADA

    Art. 1º, § 7º Independentemente de integrar a administração indireta, estão sujeitos às sanções desta Lei os atos de improbidade praticados contra o patrimônio de entidade privada para cuja criação ou custeio o erário haja concorrido ou concorra no seu patrimônio ou receita atual, limitado o ressarcimento de prejuízos, nesse caso, à repercussão do ilícito sobre a contribuição dos cofres públicos. 

  • Ora! Mesmo que indiretamente um (mesário) sendo dolo , já responde por improbidade ainda que sendo 1% custeado pela adm pública

  • retirou também a modalidade culposa do art. 10


ID
5565520
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-RO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

No que se refere aos atos de improbidade administrativa, julgue o item. 


As penalidades decorrentes da prática de atos administrativos não se aplicam àqueles que, não sendo agentes públicos, induzam ou concorram para a prática da conduta ímproba. 

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: ERRADO

    • Antiga redação: Art. 3º, L. 8.429/92. As disposições desta lei são aplicáveis, no que couber, àquele que, mesmo não sendo agente público, induza ou concorra para a prática do ato de improbidade ou dele se beneficie sob qualquer forma direta ou indireta.

    • Nova redação: Art. 3º, L. 8.429/92. As disposições desta Lei são aplicáveis, no que couber, àquele que, mesmo não sendo agente público, induza ou concorra dolosamente para a prática do ato de improbidade.    
  • Pela nova redação, quem induzir ou concorrer DOLOSAMENTE, mesmo sem ser funcionário público, pratica o ato de improbidade.

  • GABARITO: ERRADO

    Art. 3º As disposições desta Lei são aplicáveis, no que couber, àquele que, mesmo não sendo agente público, induza ou concorra dolosamente para a prática do ato de improbidade.       (Redação dada pela Lei nº 14.230, de 2021)

  • Art. 3º As disposições desta Lei são aplicáveis, no que couber, àquele que, mesmo não sendo agente público, induza ou concorra dolosamente para a prática do ato de improbidade.   

  • As sanções previstas na Lei de Improbidade Administrativa (Lei nº 8.429/1992) são aplicáveis aos agentes públicos que pratiquem ato de improbidade e também àqueles que, mesmo não sendo agentes públicos induzam ou concorram dolosamente para a prática do ato. Nesse sentido, determina o artigo 3º da Lei nº 8.429/1992 que:

    Art. 3º As disposições desta Lei são aplicáveis, no que couber, àquele que, mesmo não sendo agente público, induza ou concorra dolosamente para a prática do ato de improbidade. 
    Vemos, então, que é incorreta a afirmativa da questão.

    Gabarito do professor: errado. 


ID
5565523
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-RO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

No que se refere aos atos de improbidade administrativa, julgue o item. 


Os agentes públicos de qualquer nível ou hierarquia são obrigados a velar pela estrita observância dos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade e publicidade no trato dos assuntos que lhe sejam afetos. 

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: CERTO

    Questão desatualizada.

    • Art. 4º, L. 8.429/92. Os agentes públicos de qualquer nível ou hierarquia são obrigados a velar pela estrita observância dos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade e publicidade no trato dos assuntos que lhe são afetos. (Revogado pela Lei nº 14.230, de 2021)
  • QUESTÃO DESATUALIZADA

    Art. 4° Os agentes públicos de qualquer nível ou hierarquia são obrigados a velar pela estrita observância dos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade e publicidade no trato dos assuntos que lhe são afetos. (Revogado pela Lei nº 14.230, de 2021)

  • Me pergunto se mesmo com o art. 4º da lei de improbidade tendo sido revogado, essa assertiva deixaria de ser certa/atualizada, uma vez que o comando faz referência ao tema "improbidade administrativa" e não a lei em si.


ID
5565526
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-RO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

No que se refere aos atos de improbidade administrativa, julgue o item. 


No caso de enriquecimento ilícito, perderá o agente público ou o terceiro beneficiário os bens ou valores acrescidos ao seu patrimônio. 

Alternativas
Comentários
  • GAB. C

    Fonte: L. 8.429

    Art. 9º Constitui ato de improbidade administrativa importando em enriquecimento ilícito auferir, mediante a prática de ato doloso, qualquer tipo de vantagem patrimonial indevida em razão do exercício de cargo, de mandato, de função, de emprego ou de atividade nas entidades referidas no art. 1º desta Lei, e notadamente:    (Redação dada pela Lei nº 14.230, de 2021)

    (...)

    Art. 12.

    I - na hipótese do art. 9º desta Lei, perda dos bens ou valores acrescidos ilicitamente ao patrimônio, perda da função pública, suspensão dos direitos políticos até 14 anos, pagamento de multa civil equivalente ao valor do acréscimo patrimonial e proibição de contratar com o poder público ou de receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo não superior a 14 (catorze) anos;         (Redação dada pela Lei nº 14.230, de 2021)

    A cada dia produtivo, um degrau subido. HCCB ®

    CONSTÂNCIA!!

  • Mas isso é óbvio, né?

  • Errei por apego a letra da lei. A norma diz "os bens acrescidos ilicitamente".

  • Fiquem ligados>> Não há perda da função pública nem suspensão dos direitos políticos em atos que atentam contra os princípios.


ID
5565529
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-RO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

No que se refere aos atos de improbidade administrativa, julgue o item. 


O sucessor daquele que causar lesão ao patrimônio público ou enriquecer ilicitamente estará sujeito às cominações legais até o limite do valor da herança.  

Alternativas
Comentários
  • gab. C

    Fonte: L. 8.429

    Art. 8º O sucessor ou o herdeiro daquele que causar dano ao erário ou que se enriquecer ilicitamente estão sujeitos apenas à obrigação de repará-lo até o limite do valor da herança ou do patrimônio transferido. (Redação dada pela Lei nº 14.230, de 2021)

    A cada dia produtivo, um degrau subido. HCCB ®

    CONSTÂNCIA!!

  • Questão mal redigida, que pode levar a erro.

    Art. 8º O sucessor ou o herdeiro daquele que causar dano ao erário ou que se enriquecer ilicitamente estão sujeitos apenas à obrigação de repará-lo até o limite do valor da herança ou do patrimônio transferido.

  • Art. 8º O sucessor ou o herdeiro daquele que causar dano ao erário ou que se enriquecer ilicitamente estão sujeitos apenas à obrigação de repará-lo até o limite do valor da herança ou do patrimônio transferido.     (Redação dada pela Lei nº 14.230, de 2021)

  • Art. 8º O sucessor ou o herdeiro daquele que causar dano ao erário ou que se enriquecer ilicitamente estão sujeitos apenas à obrigação de repará-lo até o limite do valor da herança ou do patrimônio transferido.     

    Art. 8º-A A responsabilidade sucessória de que trata o art. 8º desta Lei aplica-se também na hipótese de alteração contratual, de transformação, de incorporação, de fusão ou de cisão societária.   


ID
5565532
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-RO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

No que se refere aos atos de improbidade administrativa, julgue o item. 


Será punido com a pena de advertência o agente público que prestar falsa declaração sobre os bens e valores que compõem o seu patrimônio. 

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: ERRADO

    • Art. 13, L. 8.429/92. A posse e o exercício de agente público ficam condicionados à apresentação de declaração de imposto de renda e proventos de qualquer natureza, que tenha sido apresentada à Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil, a fim de ser arquivada no serviço de pessoal competente. (Redação dada pela Lei nº 14.230, de 2021)
    • § 1º (Revogado). (Redação dada pela Lei nº 14.230, de 2021)
    • § 2º A declaração de bens a que se refere o caput deste artigo será atualizada anualmente e na data em que o agente público deixar o exercício do mandato, do cargo, do emprego ou da função. (Redação dada pela Lei nº 14.230, de 2021)
    • § 3º Será apenado com a pena de demissão, sem prejuízo de outras sanções cabíveis, o agente público que se recusar a prestar a declaração dos bens a que se refere o caput deste artigo dentro do prazo determinado ou que prestar declaração falsa. (Redação dada pela Lei nº 14.230, de 2021)
  • GABARITO: ERRADO

    Art. 13, § 3º Será apenado com a pena de demissão, sem prejuízo de outras sanções cabíveis, o agente público que se recusar a prestar a declaração dos bens a que se refere o caput deste artigo dentro do prazo determinado ou que prestar declaração falsa.        (Redação dada pela Lei nº 14.230, de 2021)

  • Gabarito: Errado

    Art. 13

    § 3º Será apenado com a pena de demissão, sem prejuízo de outras sanções cabíveis, o agente público que se recusar a prestar a declaração dos bens a que se refere o  caput  deste artigo dentro do prazo determinado ou que prestar declaração falsa.  (Redação dada pela Lei nº 14.230, de 2021)

  • art.13, §3º - Não será pena de advertência, sim pena de demissão.

  • ERRADO

    Conforme art. 13, §3º da Lei 8.429/91:

    "Será apenado com a pena de demissão, sem prejuízo de outras sanções cabíveis, o agente público que se recusar a prestar a declaração dos bens a que se refere o caput deste artigo dentro do prazo determinado ou que prestar declaração falsa."

  • Será punido com a pena de advertência (DEMISSÃO) o agente público que prestar falsa declaração sobre os bens e valores que compõem o seu patrimônio. 

    GAB E

    Diogo França

  • O artigo 13 da Lei de Improbidade Administrativa determina que a posse e o exercício de agente público ficam condicionados à apresentação de declaração de imposto de renda. Essa declaração de bens deve ser atualizada anualmente.

    Caso o servidor preste declaração falsa acerca dos bens que integram seu patrimônio este será punido com pena de demissão, na forma do artigo 13, §3º, da Lei nº 8.429/1992, e não com pena de advertência.

    Vejamos o que determina o artigo 13 da Lei de Improbidade Administrativa:
    Art. 13. A posse e o exercício de agente público ficam condicionados à apresentação de declaração de imposto de renda e proventos de qualquer natureza, que tenha sido apresentada à Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil, a fim de ser arquivada no serviço de pessoal competente.

    (...)

    § 2º A declaração de bens a que se refere o caput deste artigo será atualizada anualmente e na data em que o agente público deixar o exercício do mandato, do cargo, do emprego ou da função.

    § 3º Será apenado com a pena de demissão, sem prejuízo de outras sanções cabíveis, o agente público que se recusar a prestar a declaração dos bens a que se refere o caput deste artigo dentro do prazo determinado ou que prestar declaração falsa.
    Verificamos, então, que é incorreta a afirmativa da questão.

    Gabarito do professor: errado.
  • Será demitido.


ID
5565535
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-RO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

No que se refere aos atos de improbidade administrativa, julgue o item. 


Nas ações por atos de improbidade administrativa, é possível a celebração de acordo de não persecução cível. 

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: CERTO

    • Art. 17-B, L. 8.429/92. O Ministério Público poderá, conforme as circunstâncias do caso concreto, celebrar acordo de não persecução civil, desde que dele advenham, ao menos, os seguintes resultados: (...)     
  • gab. C

    Art.17.

    § 1º As ações de que trata este artigo admitem a celebração de acordo de não persecução cível, nos termos desta Lei.    

    Este § foi acrescentado pela L. 13.964/2019, novidade do Pacote Anticrime, porém já foi REVOGADO pela L. 14.230/2021.

    NOVIDADE

    Art. 17-B. O Ministério Público poderá, conforme as circunstâncias do caso concreto, celebrar acordo de não persecução civil, desde que dele advenham, ao menos, os seguintes resultados: (incluído pela L. 14230/2021)

    I - o integral ressarcimento do dano;  (incluído pela L. 14230/2021)    

    II - a reversão à pessoa jurídica lesada da vantagem indevida obtida, ainda que oriunda de agentes privados. (incluído pela L. 14230/2021)

    A cada dia produtivo, um degrau subido. HCCB ®

    CONSTÂNCIA!!

  • GABARITO: CERTO

    Art. 17-B. O Ministério Público poderá, conforme as circunstâncias do caso concreto, celebrar acordo de não persecução civil, desde que dele advenham, ao menos, os seguintes resultados:      (Incluído pela Lei nº 14.230, de 2021)

  • substantivo feminino

    Perseguição; ação de perseguir, de correr, de ir atrás de alguém ou de alguma coisa: persecução policial.

    [Por Extensão] Ação ou modo de agir de quem tem a intenção de prejudicar ou de coibir.

    [Por Extensão] Excesso de dedicação na busca de alguma coisa: viva na persecução de suas vontades impossíveis.

    Etimologia (origem da palavra persecução). Do latim persecutio.onis.

  • Oras, se é possível o acordo de não persecução penal com o MP em crimes como furto, estelionato, dano ao patrimônio, nada mais natural que aquele agente público que saqueie um órgão público possa obter um acordo de não persecução cível com o MP.

    kkkkkk, os miseráveis são gênios.

  • Questão desatualizada!

    Art. 17 Lei 8.429/92 A ação para a aplicação das sanções de que trata esta Lei será proposta pelo Ministério Público e seguirá o procedimento comum previsto na, salvo o disposto nesta Lei. Lei 14.230/21

  • A possibilidade de celebração de acordo de não persecução cível em ações por atos de improbidade administrativa está prevista no artigo 17-B da Lei de Improbidade Administrativa (Lei nº 8.429/1992), dispositivo que foi incluído na Lei de Improbidade pela Lei nº 14.520/2021 e que determina o seguinte:

    Art. 17-B. O Ministério Público poderá, conforme as circunstâncias do caso concreto, celebrar acordo de não persecução civil, desde que dele advenham, ao menos, os seguintes resultados:

    I - o integral ressarcimento do dano;

    II - a reversão à pessoa jurídica lesada da vantagem indevida obtida, ainda que oriunda de agentes privados.

    Desse modo, é correta a afirmativa da questão.

    Gabarito do professor: certo. 



ID
5565538
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-RO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

No que se refere aos atos de improbidade administrativa, julgue o item. 


Em razão da necessidade de preservação do interesse público, a propositura de ação por ato de improbidade administrativa não induzirá a prevenção do juízo para as demandas futuras que possuam o mesmo objeto ou a mesma causa de pedir. 

Alternativas
Comentários
  • Gab. E

    CPC. Art. 59. O registro ou a distribuição da petição inicial torna prevento o juízo.

    A LIA não traz nenhuma ressalva.

    A cada dia produtivo, um degrau subido. HCCB ®

    CONSTÂNCIA!!

  • Art. 17,§ 5o  A propositura da ação prevenirá a jurisdição do juízo para todas as ações posteriormente intentadas que possuam a mesma causa de pedir ou o mesmo objeto
  • Alguém pode traduzir para o português isso?? hehehe

  • GABARITO: ERRADO

    Art. 17, § 5º A propositura da ação a que se refere o caput deste artigo prevenirá a competência do juízo para todas as ações posteriormente intentadas que possuam a mesma causa de pedir ou o mesmo objeto.    (Redação dada pela Lei nº 14.230, de 2021)

  • a propositura de ação na verdade induzirá a prevenção

  • A proposição de ação por ato de improbidade administrativa torna prevento o juízo para todas as ações posteriores que possuam a mesma causa de pedir ou o mesmo objeto.

    É isso que determina o § 5º do artigo 17 da Lei de Improbidade Administrativa (Lei nº 8.429/1992), in verbis:
    Art. 17. A ação para a aplicação das sanções de que trata esta Lei será proposta pelo Ministério Público e seguirá o procedimento comum previsto na Lei nº 13.105, de 16 de março de 2015 (Código de Processo Civil), salvo o disposto nesta Lei.

    § 5º A propositura da ação a que se refere o caput deste artigo prevenirá a competência do juízo para todas as ações posteriormente intentadas que possuam a mesma causa de pedir ou o mesmo objeto.  
    Vemos, então, que é incorreta a afirmativa da questão.

    Gabarito do professor: errado. 



ID
5565541
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-RO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

No que se refere aos atos de improbidade administrativa, julgue o item. 


Da decisão judicial que receber a petição inicial das ações por atos de improbidade administrativa, caberá apelação. 

Alternativas
Comentários
  • gab. E

    Seria AI, porém dispositivo revogado.

    L. 8.429

    Art. 17. § 10.  Da decisão que receber a petição inicial, caberá agravo de instrumento. (REVOGADO pela lei 14.230/2021)

    NOVA REDAÇÃO

    L. 8.429

    Art. 16. 

    § 9º Da decisão que deferir ou indeferir a medida relativa à indisponibilidade de bens caberá agravo de instrumento, nos termos do CPC).

    Art. 17.

    § 9º-A Da decisão que rejeitar questões preliminares suscitadas pelo réu em sua contestação caberá agravo de instrumento.   

    § 17. Da decisão que converter a ação de improbidade em ação civil pública caberá agravo de instrumento.  

    § 21. Das decisões interlocutórias caberá agravo de instrumento, inclusive da decisão que rejeitar questões preliminares suscitadas pelo réu em sua contestação.  

    A cada dia produtivo, um degrau subido. HCCB ®

    CONSTÂNCIA!!

  • Da decisão que receber a petição inicialcaberá agravo de instrumento. 2Art. 995. Os recursos não impedem a eficácia da decisão, salvo disposição legal ou decisão judicial em sentido diverso

    REVOGADO

  • errada

    LEI Nº 8.429, DE 2 DE JUNHO DE 1992

    Art. 17. A ação para a aplicação das sanções de que trata esta Lei será proposta pelo Ministério Público e seguirá o procedimento comum previsto na Lei nº 13.105, de 16 de março de 2015 (Código de Processo Civil), salvo o disposto nesta Lei.         (Redação dada pela Lei nº 14.230, de 2021)

    § 7º Se a petição inicial estiver em devida forma, o juiz mandará autuá-la e ordenará a citação dos requeridos para que a contestem no prazo comum de 30 (trinta) dias, iniciado o prazo na forma do art. 231 da Lei nº 13.105, de 16 de março de 2015 (Código de Processo Civil).         (Redação dada pela Lei nº 14.230, de 2021)

    § 9º-A Da decisão que rejeitar questões preliminares suscitadas pelo réu em sua contestação caberá agravo de instrumento.        (Incluído pela Lei nº 14.230, de 2021)

    § 11. Em qualquer momento do processo, verificada a inexistência do ato de improbidade, o juiz julgará a demanda improcedente.        (Redação dada pela Lei nº 14.230, de 2021)

  • Gabarito: Errado

    Questão clássica da banca.

    Bizú:

    Recebimento ----> Agravo de instrumento

    Rejeição -----> Apelação

    Bons estudos!

  • GABARITO: ERRADO

    Art. 17, § 10. (Revogado).       (Redação dada pela Lei nº 14.230, de 2021)

  • Recebimento ----> Agravo de instrumento

    Rejeição -----> Apelação

  • Para cada decisão interlocutório do juiz, caberá agravo de instrumento, esses processos vão se arrastar nos tribunais por muitos anos. Os MP estaduais e o MPF vão ter que aumentar o quadro de promotores.

  • só acrescentando ..

    A Advocacia-Geral da União (AGU) assegurou no Superior Tribunal de Justiça (STJ) a tese de que, em regra, a apelação em ação civil pública de improbidade administrativa deve ser recebida somente no efeito devolutivo, conforme a estabelece a Lei da Acao Civil Pública(nº 7.347/85), e não a regra do duplo efeito da apelação (suspensivo e devolutivo) do CPC

    https://agu.jusbrasil.com.br/noticias/438257852/apelacao-em-acao-de-improbidade-administrativa-deve-ser-recebida-no-efeito-devolutivo#:~:text=A%20Advocacia%2DGeral%20da%20Uni%C3%A3o,regra%20do%20duplo%20efeito%20da

  • Errado. Caberá Agravo de Instrumento.

  • A ação judicial por ato de improbidade administrativa deverá ser proposta pelo Ministério Público. Proposta a ação caberá ao Juízo competente receber ou rejeitar a inicial.

    Caso a inicial seja recebida, os réus serão citados para apresentar contestação, conforme artigo 17, §§ 6º-A e 6º-B da Lei de Improbidade Administrativa (Lei nº 8.429/1992).

    A decisão que recebe a petição inicial é uma decisão interlocutória que não tem natureza de sentença, logo, desta decisão não cabe apelação.

    Poderão os réus, contudo, em sua contestação suscitar preliminares que envolvam as condições legais para o recebimento da inicial. Da decisão que indeferir essas preliminares, caberá recurso de agravo de instrumento, na forma do artigo 17, §9º- A da Lei nº 8.429/1992.

    A afirmativa da questão é, desse modo, incorreta.

    Gabarito do professor: errado. 


ID
5565544
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-RO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

No que se refere aos atos de improbidade administrativa, julgue o item. 


Nas ações por atos de improbidade administrativa, a perda da função pública e a suspensão dos direitos políticos efetivar-se-ão após a decisão condenatória em segunda instância. 

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: ERRADO

    • Art. 20, L. 8.429/92. A perda da função pública e a suspensão dos direitos políticos só se efetivam com o trânsito em julgado da sentença condenatória.
  • Súmula 651 (STJ) - Compete à autoridade administrativa aplicar a servidor público a pena de demissão em razão da prática de improbidade administrativa, independentemente de prévia condenação, por autoridade judiciária, à perda da função pública.

    Data da Decisão 21/10/2021

    Súmula nova, anotem!

  • GABARITO: ERRADO

    Art. 20. A perda da função pública e a suspensão dos direitos políticos só se efetivam com o trânsito em julgado da sentença condenatória.

  • Conforme nova redação do artigo:

    Art. 12, § 9º, lei 8.429/92. As sanções previstas neste artigo somente poderão ser executadas após o trânsito em julgado da sentença condenatória.

    Com isso, o art. 20, caput, embora não revogado, fica obsoleto. Em sua redação, prevê que a perda da função pública e a suspensão dos direitos políticos só se efetivam após o trânsito em julgado da sentença condenatória. No entanto, com as alterações trazidas pela lei 14.230/21, qualquer sanção do art. 12 (aí incluídas as sanções da questão), somente se efetivarão com o trânsito em julgado.

  • Se tornou um verdadeiro inferno responder questões sobre essa lei de improbidade. Pqp.

  • A condenação judicial por ato de improbidade administrativa pode, a depender das circunstâncias do caso concreto, acarretar a aplicação das sanções de perda da função pública e suspensão dos direitos políticos.

    Essas sanções, todavia, não podem ser implementadas no curso do processo. De acordo com o artigo 20 da Lei de Improbidade Administrativa (Lei nº 8.429/1992), elas só podem ter efeitos após o trânsito em julgado de sentença condenatória. Vale conferir o referido dispositivo legal:
    Art. 20. A perda da função pública e a suspensão dos direitos políticos só se efetivam com o trânsito em julgado da sentença condenatória.
    Sendo assim, as sanções de perda da função pública e suspensão dos direitos políticos não se efetivam após decisão condenatória em segunda instância se essa decisão não estiver transitada em julgado e dela ainda couber recurso. Logo, é incorreta a afirmativa da questão.

    Gabarito do professor: errado. 


  • A súmula 651 (STJ) é anterior à nova lei de improbidade, provavelmente ocorrerá overruling da súmula. Há incompatibilidade entre a lei e súmula em várias vertentes. Para provas, fique com o raciocínio da nova lei. Quem quiser, depois leia o artigo no Conjur do Adelm Araújo.


ID
5565547
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-RO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Quanto aos processos administrativos, julgue o item. 


Nos processos administrativos, em razão da possibilidade de rediscussão judicial de seus objetos, não há necessidade de observância dos princípios do contraditório e da ampla defesa. 

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: ERRADO

    Lei 9.784:

    Art. 2  A Administração Pública obedecerá, dentre outros, aos princípios da legalidade, finalidade, motivação, razoabilidade, proporcionalidade, moralidade, ampla defesa, contraditório, segurança jurídica, interesse público e eficiência.

    Constituição Federal:

    Art. 5°, inciso LV: aos litigantes, em processo judicial ou administrativo, e aos acusados em geral são assegurados o contraditório e ampla defesa, com os meios e recursos a ela inerentes

  • Art. 2 A Administração Pública obedecerá, dentre outros, aos princípios da legalidade, finalidade, motivação, razoabilidade, proporcionalidade, moralidade, ampla defesa, contraditório, segurança jurídica, interesse público e eficiência.

    Parágrafo único. Nos processos administrativos serão observados, entre outros, os critérios de:

    I - atuação conforme a lei e o Direito;

    II - atendimento a fins de interesse geral, vedada a renúncia total ou parcial de poderes ou competências, salvo autorização em lei;

    III - objetividade no atendimento do interesse público, vedada a promoção pessoal de agentes ou autoridades;

    IV - atuação segundo padrões éticos de probidade, decoro e boa-fé;

    V - divulgação oficial dos atos administrativos, ressalvadas as hipóteses de sigilo previstas na Constituição;

    VI - adequação entre meios e fins, vedada a imposição de obrigações, restrições e sanções em medida superior àquelas estritamente necessárias ao atendimento do interesse público;

    VII - indicação dos pressupostos de fato e de direito que determinarem a decisão;

    VIII – observância das formalidades essenciais à garantia dos direitos dos administrados;

    IX - adoção de formas simples, suficientes para propiciar adequado grau de certeza, segurança e respeito aos direitos dos administrados;

    X - garantia dos direitos à comunicação, à apresentação de alegações finais, à produção de provas e à interposição de recursos, nos processos de que possam resultar sanções e nas situações de litígio;

    XI - proibição de cobrança de despesas processuais, ressalvadas as previstas em lei;

    XII - impulsão, de ofício, do processo administrativo, sem prejuízo da atuação dos interessados;

    XIII - interpretação da norma administrativa da forma que melhor garanta o atendimento do fim público a que se dirige, vedada aplicação retroativa de nova interpretação.

  • GABARITO: ERRADO

    Art. 2o A Administração Pública obedecerá, dentre outros, aos princípios da legalidade, finalidade, motivação, razoabilidade, proporcionalidade, moralidade, ampla defesa, contraditório, segurança jurídica, interesse público e eficiência.

  • É o S E R F A C I L P R O M O M O

    S egurança Jurídica

    E ficiencia

    R azoalidade

    F inalidade

    A mpla defesa

    C ontraditório

    I nteresse Público

    L egalidade

    PRO porcionalidade

    MO ralidade

    MO tivação

  • Art. 2º A Administração Pública obedecerá, dentre outros, aos princípios da legalidade, finalidade, motivação, razoabilidade, proporcionalidade, moralidade, ampla defesa, contraditório, segurança jurídica, interesse público e eficiência.

    Além da previsão estampada no art.5º da CF/88 que assegura aos litigantes, em processo judicial ou administrativo, e aos acusados em geral o contraditório e ampla defesa, a própria Lei 9.784/99 também traz expressamente os princípios do contraditório e da ampla defesa em seu art.2º.

    Princípios expressos na Lei 9.784/99 ---- >> COMO ESFIRRA LIMPA

    COntraditório

    MOtivação

    Eficiência

    Segurança jurídica

    FInalidade

    RAzoabilidade

    Legalidade

    Interesse Público

    Moralidade

    Proporcionalidade

    Ampla Defesa

  • A Constituição Federal garante a todos os direitos ao contraditório e à ampla defesa em seu artigo 5º, LV, que determina que “aos litigantes, em processo judicial ou administrativo, e aos acusados em geral são assegurados o contraditório e ampla defesa, com os meios e recursos a ela inerentes."

    Vemos, então, que os princípios do contraditório e da ampla defesa devem, por expressa disposição constitucional, ser observados tanto nos processos judiciais quanto nos processos administrativos.

    Também a Lei nº 9.784/1999, lei federal que rege o processo administrativo, determina, em seu artigo 2º que nesses processos serão observados os princípios os princípios da legalidade, finalidade, motivação, razoabilidade, proporcionalidade, moralidade, ampla defesa, contraditório, segurança jurídica, interesse público e eficiência.

    Vemos, então, que é incorreta a afirmativa da questão.

    Gabarito do professor: errado. 


ID
5565550
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-RO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Quanto aos processos administrativos, julgue o item. 


Nos processos administrativos, os administrados não possuem o dever de colaborar para o esclarecimento dos fatos, já que este ônus recai sobre a Administração. 

Alternativas
Comentários
  • Lei 9.784

    DOS DEVERES DO ADMINISTRADO

    Art. 4 São deveres do administrado perante a Administração, sem prejuízo de outros previstos em ato normativo:

    I - expor os fatos conforme a verdade;

    II - proceder com lealdade, urbanidade e boa-fé;

    III - não agir de modo temerário;

    IV - prestar as informações que lhe forem solicitadas e colaborar para o esclarecimento dos fatos.

  • Art. 4 São deveres do administrado perante a Administração, sem prejuízo de outros previstos em ato normativo:

    I - expor os fatos conforme a verdade;

    II - proceder com lealdade, urbanidade e boa-fé;

    III - não agir de modo temerário;

    IV - prestar as informações que lhe forem solicitadas e colaborar para o esclarecimento dos fatos.

  • GABARITO: ERRADO

    Art. 4o São deveres do administrado perante a Administração, sem prejuízo de outros previstos em ato normativo:

    IV - prestar as informações que lhe forem solicitadas e colaborar para o esclarecimento dos fatos.

  • A questão trata dos deveres dos administrados nos processos administrativos. Esses deveres estão previstos no artigo 4º da Lei nº 9.784/1999 (Lei Federal do Processo Administrativo) que determina o seguinte:
    Art. 4º São deveres do administrado perante a Administração, sem prejuízo de outros previstos em ato normativo:

    I - expor os fatos conforme a verdade;

    II - proceder com lealdade, urbanidade e boa-fé;

    III - não agir de modo temerário;

    IV - prestar as informações que lhe forem solicitadas e colaborar para o esclarecimento dos fatos.

    Vemos, então, que nos termos do artigo 4º, I, da Lei nº 9.784/1999 é dever dos administrados têm o dever de colaborar para o esclarecimento dos fatos, de modo que é incorreta a afirmativa da questão.

    Gabarito do professor: errado. 


ID
5565553
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-RO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Quanto aos processos administrativos, julgue o item. 


O processo administrativo pode iniciar-se de ofício ou a pedido de interessado. 

Alternativas
Comentários
  • LEI 9.784/99

    Art. 5  O processo administrativo pode iniciar-se de ofício ou a pedido de interessado.

    GABARITO CERTO

  • Art. 5 O processo administrativo pode iniciar-se de ofício ou a pedido de interessado.

  • GABARITO: CERTO

    Art. 5o O processo administrativo pode iniciar-se de ofício ou a pedido de interessado.

  • Diferentemente do processo judicial que vigora o princípio da inércia, no processo administrativo o processo pode iniciar de ofício. Lei 9.784/99 Art. 5o O processo administrativo pode iniciar-se de ofício ou a pedido de interessado.
  • CERTO = princípio da OFICIALIDADE.

  • A questão trata do início do processo administrativo. O tema é regulado pelo artigo 5º  da Lei nº 9.784/1999 que dispõe o que “o processo administrativo pode iniciar-se de ofício ou a pedido de interessado".

    Vemos que é correta a afirmativa da questão, dado que reproduz o disposto no artigo 5º da Lei nº 9.784/1999.

    Gabarito do professor: certo. 


ID
5565556
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-RO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Quanto aos processos administrativos, julgue o item. 


Os órgãos e as entidades administrativas deverão elaborar modelos ou formulários padronizados para assuntos que importem pretensões equivalentes.  

Alternativas
Comentários
  • LEI 9.784/99

    Art. 7 Os órgãos e entidades administrativas deverão elaborar modelos ou formulários padronizados para assuntos que importem pretensões equivalentes.

    GABARITO: CERTO

  • Art. 7 Os órgãos e entidades administrativas deverão elaborar modelos ou formulários padronizados para assuntos que importem pretensões equivalentes.

  • GABARITO: CERTO

    Art. 7o Os órgãos e entidades administrativas deverão elaborar modelos ou formulários padronizados para assuntos que importem pretensões equivalentes.

  • Nos processos administrativos, deve ser observado o princípio da eficiência, previsto no artigo 2º da Lei nº 9.784/1999 (lei do processo administrativo federal).

    Visando a concretização do princípio da eficiência o artigo 7º da Lei nº 9.784/1999 determina o seguinte:
    Art. 7º Os órgãos e entidades administrativas deverão elaborar modelos ou formulários padronizados para assuntos que importem pretensões equivalentes.
    É, desse modo, correta a afirmativa da questão que reproduz o artigo 7º da Lei nº 9.784/1999.

    Gabarito do professor: certo. 


ID
5565559
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-RO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Quanto aos processos administrativos, julgue o item. 


Quando os pedidos de uma pluralidade de interessados tiverem conteúdo e fundamentos idênticos, poderão ser formulados em um único requerimento, salvo preceito legal em contrário. 

Alternativas
Comentários
  • LEI 9.784/99

    Art. 8 Quando os pedidos de uma pluralidade de interessados tiverem conteúdo e fundamentos idênticos, poderão ser formulados em um único requerimento, salvo preceito legal em contrário.

    GABARITO: CERTO

  • Art. 8 Quando os pedidos de uma pluralidade de interessados tiverem conteúdo e fundamentos idênticos, poderão ser formulados em um único requerimento, salvo preceito legal em contrário.

  • GABARITO: CERTO

    Art. 8o Quando os pedidos de uma pluralidade de interessados tiverem conteúdo e fundamentos idênticos, poderão ser formulados em um único requerimento, salvo preceito legal em contrário.

  • A afirmativa da questão reproduz o disposto no artigo 8º da Lei nº 9.784/1999 (lei federal do processo administrativo). Vale a pena conferir o referido dispositivo legal:
    Art. 8º Quando os pedidos de uma pluralidade de interessados tiverem conteúdo e fundamentos idênticos, poderão ser formulados em um único requerimento, salvo preceito legal em contrário.
    Vemos, então, que é correta a afirmativa da questão.

    Gabarito do professor: certo. 


ID
5565562
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-RO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Quanto aos processos administrativos, julgue o item. 


A competência é irrenunciável e se exerce pelos órgãos administrativos aos quais foi atribuída como própria, salvo os casos de delegação e avocação legalmente admitidos. 

Alternativas
Comentários
  • LEI 9.784/99;

    Art. 11. A competência é irrenunciável e se exerce pelos órgãos administrativos a que foi atribuída como própria, salvo os casos de delegação e avocação legalmente admitidos.

    GABARITO: CERTO.

  • Art. 11. A competência é irrenunciável e se exerce pelos órgãos administrativos a que foi atribuída como própria, salvo os casos de delegação e avocação legalmente admitidos.

  • GABARITO: CERTO

    Art. 11. A competência é irrenunciável e se exerce pelos órgãos administrativos a que foi atribuída como própria, salvo os casos de delegação e avocação legalmente admitidos.

  • Competências são atribuições dos órgãos e autoridades públicas previstas em lei. Por serem estabelecidas em lei, as competências são irrenunciáveis, isto é, o agente público não pode, por ato de vontade, deixar de exercer suas competências. Também por serem estabelecidas em lei as competências só podem ser modificadas nas hipóteses previstas em lei.

    Assim, um órgão pode delegar, transferir, competências suas para outro órgão ou autoridade, ou avocar, chamar para si competências de outro órgão ou autoridade apenas nas hipóteses admitidas em lei.

    É isso que determina o artigo 11 da Lei nº 9784/1999 nos seguintes termos:
    Art. 11. A competência é irrenunciável e se exerce pelos órgãos administrativos a que foi atribuída como própria, salvo os casos de delegação e avocação legalmente admitidos.
    Verificamos que é correta a afirmativa da questão, dado que reproduz o disposto no artigo 11 da Lei nº 9.784/1999.

    Gabarito do professor: certo. 



ID
5565565
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-RO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Quanto aos processos administrativos, julgue o item. 


É lícita a delegação de competências para a edição de atos de caráter normativo. 

Alternativas
Comentários
  • Art. 13. NÃO podem ser objeto de delegação:

     I - a edição de atos de caráter NORMATIVO;

  • Essa eu sei. Você não pode delegar a CENORA

    CE: Competência Exclusiva

    NO: Atos de Caráter Normativo

    RA: Recursos Administrativos

  • Art. 13. Não podem ser objeto de delegação:

     I - a edição de atos de caráter normativo;

    II - a decisão de recursos administrativos;

    III - as matérias de competência exclusiva do órgão ou autoridade.

  • GABARITO: ERRADO

    Art. 13. Não podem ser objeto de delegação:

    I - a edição de atos de caráter normativo;

  • QConcursos, coloque os professores do site para trabalhar! Não podemos delegar a CENORA:

    CE: Competência Exclusiva

    NO: Atos de Caráter Normativo

    RA: Recursos Administrativos

  • ERRADO

    Não podem ser delegados:

    • Edição de ato normativo (CENORA!)
    • Decisão de Recursos adms. (CENORA!)
    • Matérias de competência exclusiva (CENORA!)
  • Você não pode delegar a CENORA

    CE: Competência Exclusiva

    NO: Atos de Caráter Normativo

    RA: Recursos Administrativos

  • EDIÇÃO DE ATO NORMATIVO: INDELEGÁVEL!

  • não pode delegar a CENORA não pode delegar a CENORA não pode delegar a CENORA não pode delegar a CENORA não pode delegar a CENORA

    CE: Competência Exclusiva

    NO: Atos Normativos

    RA: Recursos Administrativos

  • As competências dos órgãos e autoridades administrativas são previstas em lei e não podem ser modificadas por ato de vontade desses órgãos ou autoridades. É possível, porém, nas hipóteses em que a lei autorizar a delegação de competências, isto é, a transferência de competências de um órgão ou autoridade para outra.

    A Lei nº 9.784/1999 autoriza a delegação de competências, dispondo sem seu artigo 12 o seguinte:
    Art. 12. Um órgão administrativo e seu titular poderão, se não houver impedimento legal, delegar parte da sua competência a outros órgãos ou titulares, ainda que estes não lhe sejam hierarquicamente subordinados, quando for conveniente, em razão de circunstâncias de índole técnica, social, econômica, jurídica ou territorial.
    Nem todas as competências, contudo, podem ser objeto de delegação. A Lei nº 9.784/1999 elenca, em seu artigo 13, algumas competências que não podem ser delegadas. Vejamos o referido dispositivo legal:
    Art. 13. Não podem ser objeto de delegação:

    I - a edição de atos de caráter normativo;

    II - a decisão de recursos administrativos;

    III - as matérias de competência exclusiva do órgão ou autoridade.

    Vemos, então, que nos termos do artigo 13, I, da Lei nº 9.784/1999 não podem ser objeto de delegação as competências para edição de atos de caráter normativo. Logo, é ilícita a delegação dessa espécie de competência, de modo que é incorreta a afirmativa da questão.

    Gabarito do professor: errado. 


  • Lei 9.784 Art. 13. Não podem ser objeto de delegação:

    I - a edição de atos de caráter NOrmativo;

    II - a decisão de Recursos Administrativos;

    III - as matérias de Competência Exclusiva do órgão ou autoridade.

    NÃO DELEGAR A CE.NO.RA


ID
5565568
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-RO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Quanto aos processos administrativos, julgue o item. 


Uma vez delegada a competência, a autoridade delegante somente poderá revogar a delegação após o prazo de trinta dias.  

Alternativas
Comentários
  • errada

    LEI Nº 9.784 , DE 29 DE JANEIRO DE 1999.

    Art. 14. O ato de delegação e sua revogação deverão ser publicados no meio oficial.

    § 2 O ato de delegação é revogável a qualquer tempo pela autoridade delegante.

  • Art. 14. O ato de delegação e sua revogação deverão ser publicados no meio oficial.

    § 1 O ato de delegação especificará as matérias e poderes transferidos, os limites da atuação do delegado, a duração e os objetivos da delegação e o recurso cabível, podendo conter ressalva de exercício da atribuição delegada.

    § 2 O ato de delegação é revogável a qualquer tempo pela autoridade delegante.

    § 3 As decisões adotadas por delegação devem mencionar explicitamente esta qualidade e considerar-se-ão editadas pelo delegado.

  • GABARITO: ERRADO

    Art. 14, § 2o O ato de delegação é revogável a qualquer tempo pela autoridade delegante.

  • Pode ser revogada a QUALQUER TEMPO.

    LEI Nº 9.784/99

    Art. 14. O ato de delegação e sua revogação deverão ser publicados no meio oficial.

    § 2 O ato de delegação é revogável a qualquer tempo pela autoridade delegante.

  • REVOGAR: A QUALQUER TEMPO.

  • A questão trata da delegação de competência que é a transferência de competência de uma autoridade ou órgão público para outro.

    As competências, por serem previstas em lei, não podem ser alteradas por ato de vontade do agente público, mas podem ser delegadas nas hipóteses em que a lei autorizar. Nesse sentido, o artigo 11 da Lei nº 9.784/1999 dispõe o seguinte:
    Art. 11. A competência é irrenunciável e se exerce pelos órgãos administrativos a que foi atribuída como própria, salvo os casos de delegação e avocação legalmente admitidos.
    Embora tenha delegado a competência, a autoridade delegante continua a ser titular desta, de modo que pode revogar a qualquer tempo o ato de delegação retomando para si o exercício da competência. É isso que estabelece o §2º, do artigo 11 da Lei nº 9.784/1999 que dispõe que “o ato de delegação é revogável a qualquer tempo pela autoridade delegante".

    Não há, desse modo, dispositivo legal que determine que a delegação de competência só poderá ser revogada após o prazo de 30 dias. Pelo contrário, a lei estabelece que o ato de delegação pode ser revogado a qualquer tempo. É, desse modo, incorreta a afirmativa da questão.

    Gabarito do professor: errado. 



ID
5565571
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-RO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Quanto aos processos administrativos, julgue o item. 


Pode ser arguida a suspeição de autoridade ou servidor que tenha amizade íntima ou inimizade notória com algum dos interessados ou com os respectivos cônjuges, companheiros, parentes e afins até o segundo grau. 

Alternativas
Comentários
  • Lei 9784/99, Art. 20. Pode ser argüida a suspeição de autoridade ou servidor que tenha amizade íntima ou inimizade notória com algum dos interessados ou com os respectivos cônjuges, companheiros, parentes e afins até o terceiro grau.

  • Art. 20. Pode ser arguida a suspeição de autoridade ou servidor que tenha amizade íntima ou inimizade notória com algum dos interessados ou com os respectivos cônjuges, companheiros, parentes e afins até o terceiro grau.

  • GABARITO: ERRADO

    Art. 20. Pode ser argüida a suspeição de autoridade ou servidor que tenha amizade íntima ou inimizade notória com algum dos interessados ou com os respectivos cônjuges, companheiros, parentes e afins até o terceiro grau.

  • Acho que só estaria errada, caso afirmasse "até o quarto grau", mas...
  • Questões desse tipo são de uma cretinice sem tamanho.

  • Se pode ser arguida até o terceiro grau, mutatis mutandis pode até o segundo grau!!!! Vai vendo....rsrsr......estaria errada se a arguição fosse de uma testemunha de quarto grau...

  • contatos imediatos do terceiro grau
  • TERCEIRO

    TERCEIRO

    TERCEIRO

    TERCEIRO

    TERCEIROOOOOOOOOOOOOOOOOO

  • to boiando já, coloquei terceiro no lugar onde está escrito segundo.

  • PARENTES E AFINS ATÉ 3º GRAU

  • O engraçado é ver comentários tentando explicar uma questão dessa. Galera, pelo amor de Deus, isso era para ser considerado correto e ponto!

  • Interessado até TERCEIRO GRAU

  • PENSOU Q IA ME PEGAR QUADRIX?

  • SEGUNDO GRAU é lá na 8112: Art. 117.  Ao servidor é proibido:VIII - manter sob sua chefia imediata, em cargo ou função de confiança, cônjuge, companheiro ou parente até o segundo grau civil;

  • A questão trata da suspeição de autoridade ou servidor em processos administrativos. O tema é regulado pelo artigo 20 da Lei nº 9.784/1999 que determina o seguinte:
    Art. 20. Pode ser arguida a suspeição de autoridade ou servidor que tenha amizade íntima ou inimizade notória com algum dos interessados ou com os respectivos cônjuges, companheiros, parentes e afins até o terceiro grau.
    Vemos, então, que pode ser arguida a suspensão de autoridade ou servidor que tenha amizade íntima e inimizade notória com parentes e afins de interessado no processo administrativo até o terceiro grau de parentesco e não apenas até o segundo grau de parentesco. Logo, a afirmativa é incorreta, dado que reproduz de forma equivocada o disposto no artigo 20 da Lei nº 9.784/1999.

    Gabarito do professor: errado. 

  • Lei 9.784 Art. 20. Pode ser arguida a suspeição de autoridade ou servidor que tenha amizade íntima ou inimizade notória com algum dos interessados ou com os respectivos cônjuges, companheiros, parentes e afins ATÉ O TERCEIRO GRAU.

  • Fiquem atentos!!! É até o terceiro grau!!!!!!

  • Numa próxima prova a banca, certamente dará a questão como correta, alegando que " quem pode mais pode menos"

    Fazer o quê?


ID
5565574
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-RO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Quanto aos processos administrativos, julgue o item. 


Será permitida, em caráter excepcional e por motivos relevantes devidamente justificados, a avocação temporária de competência atribuída a órgão hierarquicamente inferior. 

Alternativas
Comentários
  • GAB. CERTO

    Artigo 15 da Lei 9.784/99: → Será permitida, em caráter excepcional e por motivos relevantes devidamente justificados, a avocação temporária de competência atribuída a órgão hierarquicamente inferior.

  • Art. 15. Será permitida, em caráter excepcional e por motivos relevantes devidamente justificados, a avocação temporária de competência atribuída a órgão hierarquicamente inferior.

  • GABARITO: CERTO

    Art. 15. Será permitida, em caráter excepcional e por motivos relevantes devidamente justificados, a avocação temporária de competência atribuída a órgão hierarquicamente inferior.

  • Lembrando:

    Avocação depende de hierarquia.

    Delegação pode ser feita àqueles não hierarquicamente subordinados.

  • Gab.: CERTO.

    Lembrando que, em caso de competência exclusiva, a avocação não será permitida.

  • A avocação de competência ocorre quando um órgão ou autoridade hierarquicamente superior na estrutura administrativa chama para si o exercício de competência de órgão ou autoridade hierarquicamente inferior.

    As competências são previstas em lei, logo, não podem ser alteradas por ato de vontade de agente público. É possível, contudo, a avocação de competências nas hipóteses em que a lei autoriza.
    O artigo 15 da Lei nº 9.784/1999 autoriza a avocação de competências em caráter excepcional e por motivos relevantes, dispondo o seguinte:
    Art. 15. Será permitida, em caráter excepcional e por motivos relevantes devidamente justificados, a avocação temporária de competência atribuída a órgão hierarquicamente inferior.
    Vemos, então, que é correta a afirmativa, na forma do artigo 15 da Lei nº 9.784/1999.

    Gabarito do professor: certo. 



ID
5565577
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-RO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Quanto aos processos administrativos, julgue o item. 


Os atos do processo devem ser produzidos por escrito, em vernáculo, com a data e o local de sua realização e a assinatura da autoridade responsável. 

Alternativas
Comentários
  • GAB. CERTO

    Artigo 22, da Lei 9.784/99: → Os atos do processo administrativo não dependem de forma determinada senão quando a lei expressamente a exigir.

    § 1 Os atos do processo devem ser produzidos por escrito, em vernáculo, com a data e o local de sua realização e a assinatura da autoridade responsável.

  • GABARITO: CERTO

    Art. 22, § 1o Os atos do processo devem ser produzidos por escrito, em vernáculo, com a data e o local de sua realização e a assinatura da autoridade responsável.

  • O termo "vernáculo'' significa a linguagem de uma nação na sua forma mais “pura”, sem erros gramaticais, sem estrangeirismos ou construções sintáticas.

    https://www.cursosapientia.com.br/conteudo/noticias/dicionario-juridico-do-cacd-vernaculo#:~:text=O%20termo%20%22vern%C3%A1culo''%20significa,sem%20estrangeirismos%20ou%20constru%C3%A7%C3%B5es%20sint%C3%A1ticas.

  • A afirmativa reproduz o disposto no artigo 22, §1º, da Lei nº 9.784/1999 (Lei Federal do Processo Administrativo) que estabelece o seguinte:
    Art. 22. Os atos do processo administrativo não dependem de forma determinada senão quando a lei expressamente a exigir.

    § 1º Os atos do processo devem ser produzidos por escrito, em vernáculo, com a data e o local de sua realização e a assinatura da autoridade responsável.
    É, desse modo, correta a afirmativa da questão.

    Gabarito do professor: Certo. 
  • Apesar de ser a letra da lei, a própria norma prevê a possibilidade de requerimento oral.

    Art. 6 O requerimento inicial do interessado, salvo casos em que for admitida solicitação oral, deve ser formulado por escrito e conter os seguintes dados:

    I - órgão ou autoridade administrativa a que se dirige;

    II - identificação do interessado ou de quem o represente;

    III - domicílio do requerente ou local para recebimento de comunicações;

    IV - formulação do pedido, com exposição dos fatos e de seus fundamentos;

    V - data e assinatura do requerente ou de seu representante.


ID
5565580
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-RO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Quanto aos processos administrativos, julgue o item. 


A autenticação de documentos exigidos em cópia não poderá ser feita pelo órgão administrativo, sendo necessária a atuação da autoridade notarial competente.  

Alternativas
Comentários
  • GAB. ERRADO

    Artigo 22, da Lei 9.784/99: → Os atos do processo administrativo não dependem de forma determinada senão quando a lei expressamente a exigir.

    § 1 Os atos do processo devem ser produzidos por escrito, em vernáculo, com a data e o local de sua realização e a assinatura da autoridade responsável.

    § 2 Salvo imposição legal, o reconhecimento de firma somente será exigido quando houver dúvida de autenticidade.

    § 3 A autenticação de documentos exigidos em cópia poderá ser feita pelo órgão administrativo.

  • Art. 22. Os atos do processo administrativo não dependem de forma determinada senão quando a lei expressamente a exigir.

    § 3o A autenticação de documentos exigidos em cópia poderá ser feita pelo órgão administrativo.

    Gabarito: Errado

  • A autenticação de documentos exigidos em cópia não poderá ser feita pelo órgão administrativo, sendo necessária a atuação da autoridade notarial competente. Resposta: Errado.

    Apenas para contribuir com nossos estudos.

    Lei Federal nº13.726/2018 (Racionaliza atos e procedimentos administrativos e e institui o Selo de Desburocratização e Simplificação)

    Art. 3º Na relação dos órgãos e entidades dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios com o cidadão, é dispensada a exigência de:

    I - reconhecimento de firma, devendo o agente administrativo, confrontando a assinatura com aquela constante do documento de identidade do signatário, ou estando este presente e assinando o documento diante do agente, lavrar sua autenticidade no próprio documento;

  • GABARITO: ERRADO

    Art. 22, § 3o A autenticação de documentos exigidos em cópia poderá ser feita pelo órgão administrativo.

  • Gabarito ERRADO

    Lei 9784 de 1999

    CAPÍTULO VIII

    Art. 22. Os atos do processo administrativo não dependem de forma determinada senão quando a lei expressamente a exigir.

    § 3 A autenticação de documentos exigidos em cópia poderá ser feita pelo órgão administrativo.

  • Fé pública bate no peito e faz gol de bicicleta

  • Nos processos administrativos deve prevalecer o princípio do informalismo ou do formalismo moderado. Isto é, só devem ser exigidas formalidades necessárias para garantir certeza e segurança aos atos praticados. Não devendo ser exigidas formalidades excessivas.

    Com relação à autenticação de cópias de documentos, o §2º do artigo 22 da Lei nº 9.784/1999 determina que essas autenticações podem ser realizadas pelo próprio órgão administrativo que conduz o processo. É desnecessária, portanto, a atuação de autoridade notarial. Logo, é incorreta a afirmativa da questão.

    Gabarito do professor: errado. 

  • Pedir reconhecimento de firma é exceção e não a regra.


ID
5565583
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-RO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Quanto aos processos administrativos, julgue o item. 


O interessado somente poderá desistir integralmente dos pedidos formulados em processos administrativos, sendo vedada a desistência parcial. 

Alternativas
Comentários
  • GAB. ERRADO

    Artigo 51 da Lei 9.784/99: → O interessado poderá, mediante manifestação escrita, desistir total ou parcialmente do pedido formulado ou, ainda, renunciar a direitos disponíveis.

    § 1 Havendo vários interessados, a desistência ou renúncia atinge somente quem a tenha formulado.

    § 2 A desistência ou renúncia do interessado, conforme o caso, não prejudica o prosseguimento do processo, se a Administração considerar que o interesse público assim o exige.

  • GABARITO: ERRADO

    Art. 51. O interessado poderá, mediante manifestação escrita, desistir total ou parcialmente do pedido formulado ou, ainda, renunciar a direitos disponíveis.

  • LEI Nº 9.784 , DE 29 DE JANEIRO DE 1999.

    Regula o processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal.

    CAPÍTULO XIII

    DA DESISTÊNCIA E OUTROS CASOS DE EXTINÇÃO DO PROCESSO

    Art. 51. O interessado poderá, mediante manifestação escrita, desistir total ou parcialmente do pedido formulado ou, ainda, renunciar a direitos disponíveis.

    § 1 Havendo vários interessados, a desistência ou renúncia atinge somente quem a tenha formulado.

    § 2 A desistência ou renúncia do interessado, conforme o caso, não prejudica o prosseguimento do processo, se a Administração considerar que o interesse público assim o exige.

    Art. 52. O órgão competente poderá declarar extinto o processo quando exaurida sua finalidade ou o objeto da decisão se tornar impossível, inútil ou prejudicado por fato superveniente.

  • A DESISTÊNCIA PODE SER: PARCIAL OU TOTAL

  • Um bom concurseiro conhece um ¨SOMENTE¨ de longe.

  • Os interessados no processo administrativo são aqueles que podem ter direito ou interesses afetados por decisões no processo. O artigo 9º da Lei nº 9.784/1999 determina que são interessados no processo administrativo os seguintes sujeitos:
    Art. 9º São legitimados como interessados no processo administrativo:

    I - pessoas físicas ou jurídicas que o iniciem como titulares de direitos ou interesses individuais ou no exercício do direito de representação;

    II - aqueles que, sem terem iniciado o processo, têm direitos ou interesses que possam ser afetados pela decisão a ser adotada;

    III - as organizações e associações representativas, no tocante a direitos e interesses coletivos;

    IV - as pessoas ou as associações legalmente constituídas quanto a direitos ou interesses difusos.
    Os interessados são legitimados para formular pedidos em processos administrativos. Os interessados podem desistir total ou parcialmente dos pedidos formulados, por meio de manifestação escrita. Nesse sentido, determina o artigo 51 da Lei nº 9.784/1999 o seguinte:
    Art. 51. O interessado poderá, mediante manifestação escrita, desistir total ou parcialmente do pedido formulado ou, ainda, renunciar a direitos disponíveis.

    § 1º Havendo vários interessados, a desistência ou renúncia atinge somente quem a tenha formulado.

    § 2º A desistência ou renúncia do interessado, conforme o caso, não prejudica o prosseguimento do processo, se a Administração considerar que o interesse público assim o exige.
    Vemos, então, que a lei autoriza a desistência parcial dos pedidos formulados, logo, é incorreta a afirmativa da questão.

    Gabarito do professor: errado. 


ID
5565586
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-RO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Quanto aos processos administrativos, julgue o item. 


Os atos de instrução que exijam a atuação dos interessados devem realizar-se do modo menos oneroso para estes.

Alternativas
Comentários
  • GAB. CERTO

    Artigo 29, §2º, da Lei 9.784/99 → Os atos de instrução que exijam a atuação dos interessados devem realizar-se do modo menos oneroso para estes.

  • LPA - Lei nº 9.784 de 29 de Janeiro de 1999 Regula o processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal. Art. 29. As atividades de instrução destinadas a averiguar e comprovar os dados necessários à tomada de decisão realizam-se de ofício ou mediante impulsão do órgão responsável pelo processo, sem prejuízo do direito dos interessados de propor atuações probatórias. § 1o O órgão competente para a instrução fará constar dos autos os dados necessários à decisão do processo. § 2o Os atos de instrução que exijam a atuação dos interessados devem realizar-se do modo menos oneroso para estes.
  • GABARITO: CERTO

    Art. 29, § 2o Os atos de instrução que exijam a atuação dos interessados devem realizar-se do modo menos oneroso para estes.

  • Art. 29. As atividades de instrução destinadas a averiguar e comprovar os dados necessários à tomada de decisão realizam-se de ofício ou mediante impulsão do órgão responsável pelo processo, sem prejuízo do direito dos interessados de propor atuações probatórias.

    § 1 O órgão competente para a instrução fará constar dos autos os dados necessários à decisão do processo.

    § 2 Os atos de instrução que exijam a atuação dos interessados devem realizar-se do modo menos oneroso para estes.

  • Gabarito CERTO

    Lei 9784 de 1999

    Art. 29

    § 2  Os atos de instrução que exijam a atuação dos interessados devem realizar-se do modo menos oneroso para estes.

  • A afirmativa reproduz o disposto no §2º do artigo 29 da Lei nº 9.784/1999 que determina o seguinte:
    Art. 29. As atividades de instrução destinadas a averiguar e comprovar os dados necessários à tomada de decisão realizam-se de ofício ou mediante impulsão do órgão responsável pelo processo, sem prejuízo do direito dos interessados de propor atuações probatórias.

    § 1º O órgão competente para a instrução fará constar dos autos os dados necessários à decisão do processo.

    § 2º Os atos de instrução que exijam a atuação dos interessados devem realizar-se do modo menos oneroso para estes.
    Vemos, então, que é correta a afirmativa da questão.

    Gabarito do professor: certo. 



ID
5565589
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-RO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Quanto aos processos administrativos, julgue o item. 


Quando a matéria do processo envolver assunto de interesse geral, o órgão competente poderá, mediante despacho motivado, abrir período de consulta pública para manifestação de terceiros, antes da decisão do pedido, se não houver prejuízo para a parte interessada. 

Alternativas
Comentários
  • GAB. CERTO

    Artigo 31 da Lei 9.784/99 → Quando a matéria do processo envolver assunto de interesse geral, o órgão competente poderá, mediante despacho motivado, abrir período de consulta pública para manifestação de terceiros, antes da decisão do pedido, se não houver prejuízo para a parte interessada.

  • GABARITO CERTO

    Lei n. 9.784/99, que regula o processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal.

    Art. 31. Quando a matéria do processo envolver assunto de interesse geral, o órgão competente poderá, mediante despacho motivado, abrir período de consulta pública para manifestação de terceiros, antes da decisão do pedido, se não houver prejuízo para a parte interessada.

    § 1o A abertura da consulta pública será objeto de divulgação pelos meios oficiais, a fim de que pessoas físicas ou jurídicas possam examinar os autos, fixando-se prazo para oferecimento de alegações escritas.

    § 2o O comparecimento à consulta pública não confere, por si, a condição de interessado do processo, mas confere o direito de obter da Administração resposta fundamentada, que poderá ser comum a todas as alegações substancialmente iguais.

  • ##Atenção: ##DICA:

    • Art. 31: inTeresse geral --> consulTa pública

    Art. 32: relevâNCIA da questão --> audiêNCIA pública

    Drive do Belisário fonte.

  • GABARITO: CERTO

    Art. 31. Quando a matéria do processo envolver assunto de interesse geral, o órgão competente poderá, mediante despacho motivado, abrir período de consulta pública para manifestação de terceiros, antes da decisão do pedido, se não houver prejuízo para a parte interessada.

  • Só fazendo questão para ler esses artigos em específico.

  • mais questoes sobre Q532471 e Q917402

    lembrar do macete do colega Magistrader

    Art. 31: inTeresse geral --> consulTa pública

    Art. 32: relevâNCIA da questão --> audiêNCIA pública

  • São legitimados como interessados nos processos administrativos os sujeitos que possam ter direitos ou interesses afetados por decisões no processo. Em princípio, só os interessados podem se manifestar no processo.

    No entanto, quando o processo envolver assunto de interesse geral, a autoridade competente pode abrir período de consulta pública para manifestação de terceiros, na forma do artigo 31 da Lei nº 9.784/1999 que determina o seguinte:
    Art. 31. Quando a matéria do processo envolver assunto de interesse geral, o órgão competente poderá, mediante despacho motivado, abrir período de consulta pública para manifestação de terceiros, antes da decisão do pedido, se não houver prejuízo para a parte interessada.
    Verificamos, então, que é correta a afirmativa da questão.

    Gabarito do professor: certo. 


ID
5565592
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-RO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Com relação ao acesso à informação, julgue o item. 


O serviço de busca e de fornecimento de informação é gratuito, sendo terminantemente vedada qualquer cobrança a ele relacionada. 

Alternativas
Comentários
  • Art. 12. O serviço de busca e de fornecimento de informação é gratuito.         

    § 1º O órgão ou a entidade poderá cobrar exclusivamente o valor necessário ao ressarcimento dos custos dos serviços e dos materiais utilizados, quando o serviço de busca e de fornecimento da informação exigir reprodução de documentos pelo órgão ou pela entidade pública consultada. 

  • É só lembrar dos cartórios...

  • A questão exige do candidato conhecimentos sobre a Lei de Acesso à Informação - LAI.

    A LAI foi um importante marco regulatório no que diz respeito à garantia do direito de acesso à informação. Uma de suas principais mudanças foi quanto ao de comportamento do entes Administrativos no trato da informação. Até então o poder público assumia uma postura de passividade, de modo que caberia apenas responder às demandas de informação, com a lei de acesso á informação, lei nº. 12.527/2011, atribuiu-se a Administração Pública uma postura ativa, no sentido de que, independente de solicitação cabe ao poder público tornar suas informações acessíveis. A publicidade é a regra e o sigilo a exceção.

    O conteúdo cobrado pela questão se relaciona diretamente com a finalidade da lei é garantir o acesso universal à informação, por isso, a busca e fornecimento de informações são gratuitos. No entanto, nos termos do art. 12, §1º, é possível a cobrança apenas de despesas de buscas e dos materiais utilizados para reprodução da informação, podendo ainda haver isenção deste valor. Vejamos:
     

    Art. 12.  O serviço de busca e de fornecimento de informação é gratuito.  
    § 1º  O órgão ou a entidade poderá cobrar exclusivamente o valor necessário ao ressarcimento dos custos dos serviços e dos materiais utilizados, quando o serviço de busca e de fornecimento da informação exigir reprodução de documentos pelo órgão ou pela entidade pública consultada.  
    § 2º  Estará isento de ressarcir os custos previstos no § 1º deste artigo aquele cuja situação econômica não lhe permita fazê-lo sem prejuízo do sustento próprio ou da família, declarada nos termos da Lei nº. 7.115, de 29 de agosto de 1983.

     Portanto a afirmação está errada.

    GABARITO: ERRADA

ID
5565595
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-RO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Com relação ao acesso à informação, julgue o item. 


No caso de indeferimento de acesso a informações ou às razões da negativa do acesso, poderá o interessado interpor recurso contra a decisão no prazo de dez dias, a contar da sua ciência.  

Alternativas
Comentários
  • Dos Recursos

    Art. 15. No caso de indeferimento de acesso a informações ou às razões da negativa do acesso, poderá o interessado interpor recurso contra a decisão no prazo de 10 (dez) dias a contar da sua ciência.

    Parágrafo único. O recurso será dirigido à autoridade hierarquicamente superior à que exarou a decisão impugnada, que deverá se manifestar no prazo de 5 (cinco) dias.

    Art. 16. Negado o acesso a informação pelos órgãos ou entidades do Poder Executivo Federal, o requerente poderá recorrer à Controladoria-Geral da União, que deliberará no prazo de 5 (cinco) dias se:

  • Gab. C

    10 dias para entrar com recurso.

    A autoridade come metade do prazo e responde em 5.

  • GABARITO: CERTO

    Quando for indeferido de acesso a informações o interessado pode recorrer no prazo de 10 dias, contados de sua ciência. O recurso é encaminhado à autoridade hierarquicamente superior àquela que tomou a decisão impugnada, que deverá se manifestar no prazo de 5 dias.

  • Macete

    informaçao tem 10 letras - prazo quando indeferido - 10 dias

  • No caso de indeferimento de acesso a informações ou às razões da negativa do acesso, poderá o interessado interpor recurso contra a decisão no prazo de dez dias, a contar da sua ciência.  

  • A questão exige do candidato conhecimentos sobre a Lei de Acesso à Informação - LAI.

    A LAI foi um importante marco regulatório no que diz respeito à garantia do direito de acesso à informação. Uma de suas principais mudanças foi quanto ao de comportamento do entes Administrativos no trato da informação. Até então o poder público assumia uma postura de passividade, de modo que caberia apenas responder às demandas de informação, com a lei de acesso á informação, lei nº. 12.527/2011, atribuiu-se a Administração Pública uma postura ativa, no sentido de que, independente de solicitação cabe ao poder público tornar suas informações acessíveis. A publicidade é a regra e o sigilo a exceção.

    Como a divulgação da informação é a regra, nos casos em que ela for negada poderá haver recurso, conforme previsão do art. 15 da LAI:

    Art. 15. No caso de indeferimento de acesso a informações ou às razões da negativa do acesso, poderá o interessado interpor recurso contra a decisão no prazo de 10 (dez) dias a contar da sua ciência.
    Parágrafo único. O recurso será dirigido à autoridade hierarquicamente superior à que exarou a decisão impugnada, que deverá se manifestar no prazo de 5 (cinco) dias.
    Diante do exposto, conclui-se pela veracidade da afirmação do enunciado.

    GABARITO: CERTA

ID
5565598
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-RO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Com relação ao acesso à informação, julgue o item. 


A pessoa física ou a entidade privada que detiver informações em virtude de vínculo de qualquer natureza com o Poder Público e deixar de observar o respectivo dever de sigilo somente estará sujeita à aplicação de multas ou advertências. 

Alternativas
Comentários
  • Art. 33. A pessoa física ou entidade privada que detiver informações em virtude de vínculo de qualquer natureza com o poder público e deixar de observar o disposto nesta Lei estará sujeita às seguintes sanções:

    I - advertência;

    II - multa;

    III - rescisão do vínculo com o poder público;

    IV - suspensão temporária de participar em licitação e impedimento de contratar com a administração pública por prazo não superior a 2 (dois) anos; e

    V - declaração de inidoneidade para licitar ou contratar com a administração pública, até que seja promovida a reabilitação perante a própria autoridade que aplicou a penalidade.

  • IV - suspensão temporária de participar em licitação e impedimento de contratar com a administração pública por prazo não superior a 2 (dois) anos;

    atencao que a palavra é nao superior e nao nao inferior...

  • A questão exige do candidato conhecimentos sobre a Lei de Acesso à Informação - LAI.

    A LAI foi um importante marco regulatório no que diz respeito à garantia do direito de acesso à informação. Uma de suas principais mudanças foi quanto ao de comportamento do entes Administrativos no trato da informação. Até então o poder público assumia uma postura de passividade, de modo que caberia apenas responder às demandas de informação, com a lei de acesso á informação, lei nº. 12.527/2011, atribuiu-se a Administração Pública uma postura ativa, no sentido de que, independente de solicitação cabe ao poder público tornar suas informações acessíveis. A publicidade é a regra e o sigilo a exceção.

    Além disso, passou a trazer previsões expressas sobre a responsabilidade com o trato da informação obtida pelos órgãos, seus agentes e contratados. Neste sentido, vejamos o art. 33:


    Art. 33. A pessoa física ou entidade privada que detiver informações em virtude de vínculo de qualquer natureza com o poder público e deixar de observar o disposto nesta Lei estará sujeita às seguintes sanções:
    I - advertência;
    II - multa;
    III - rescisão do vínculo com o poder público;
    IV - suspensão temporária de participar em licitação e impedimento de contratar com a administração pública por prazo não superior a 2 (dois) anos; e
    V - declaração de inidoneidade para licitar ou contratar com a administração pública, até que seja promovida a reabilitação perante a própria autoridade que aplicou a penalidade.
    § 1º As sanções previstas nos incisos I, III e IV poderão ser aplicadas juntamente com a do inciso II, assegurado o direito de defesa do interessado, no respectivo processo, no prazo de 10 (dez) dias.
    § 2º A reabilitação referida no inciso V será autorizada somente quando o interessado efetivar o ressarcimento ao órgão ou entidade dos prejuízos resultantes e após decorrido o prazo da sanção aplicada com base no inciso IV.
    § 3º A aplicação da sanção prevista no inciso V é de competência exclusiva da autoridade máxima do órgão ou entidade pública, facultada a defesa do interessado, no respectivo processo, no prazo de 10 (dez) dias da abertura de vista.

    Diante do artigo acima transcrito, percebe-se que a afirmação está errada, pois pode receber qualquer das sanções previstas no art. 33, acima transcrito.

    GABARITO: ERRADO


ID
5565601
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-RO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Com relação ao acesso à informação, julgue o item. 


Não poderá ser negado o acesso à informação necessária à tutela judicial ou administrativa de direitos fundamentais. 

Alternativas
Comentários
  • Certa.

    Art. 21. Não poderá ser negado acesso à informação necessária à tutela judicial ou administrativa de direitos fundamentais.

    Fonte: Lei 12.527/2011.

  • O que é TUTELA JUDICIAL ?!

  • A questão exige do candidato conhecimentos sobre a Lei de Acesso à Informação - LAI.

    A LAI foi um importante marco regulatório no que diz respeito à garantia do direito de acesso à informação. Uma de suas principais mudanças foi quanto ao de comportamento do entes Administrativos no trato da informação. Até então o poder público assumia uma postura de passividade, de modo que caberia apenas responder às demandas de informação, com a lei de acesso á informação, lei nº. 12.527/2011, atribuiu-se a Administração Pública uma postura ativa, no sentido de que, independente de solicitação cabe ao poder público tornar suas informações acessíveis. A publicidade é a regra e o sigilo a exceção.

    No que tange à informação para a tutela judicial ou administrativa de direitos humanos a LAI assim prevê:

    Art. 21. Não poderá ser negado acesso à informação necessária à tutela judicial ou administrativa de direitos fundamentais.
    Parágrafo único. As informações ou documentos que versem sobre condutas que impliquem violação dos direitos humanos praticada por agentes públicos ou a mando de autoridades públicas não poderão ser objeto de restrição de acesso.

    Portanto, o enunciado está correto.

    GABARITO: CORRETO

ID
5565604
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-RO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Com relação ao acesso à informação, julgue o item. 


A informação em poder dos órgãos e das entidades públicas, observado o seu teor e em razão de sua imprescindibilidade à segurança da sociedade ou do Estado, poderá ser classificada como ultrassecreta, secreta, reservada, oculta ou indisponível. 

Alternativas
Comentários
  • grau de informção:

    • ultrassecreta 25 anos
    • secreta 15 anos
    • reservada 5 anos
  • A informação em poder dos órgãos e das entidades públicas, observado o seu teor e em razão de sua imprescindibilidade à segurança da sociedade ou do Estado, poderá ser classificada como ultrassecreta, secreta, reservada, porém não poder ser oculta e nem indisponível

    Art. 24. A informação em poder dos órgãos e entidades públicasobservado o seu teor e em razão de sua imprescindibilidade à segurança da sociedade ou do Estadopoderá ser classificada como ultrassecretasecreta ou reservada

  • GABARITO: ERRADO.

    A informação em poder dos órgãos e das entidades públicas, observado o seu teor e em razão de sua imprescindibilidade à segurança da sociedade ou do Estado, poderá ser classificada como ultrassecreta, secreta, reservada, oculta ou indisponível

     

    Art. 24. A informação em poder dos órgãos e entidades públicas, observado o seu teor e em razão de sua imprescindibilidade à segurança da sociedade ou do Estado, poderá ser classificada como ultrassecreta, secreta ou reservada.

    § 1º Os prazos máximos de restrição de acesso à informação, conforme a classificação prevista no caput, vigoram a partir da data de sua produção e são os seguintes:

    I - ultrassecreta: 25 (vinte e cinco) anos;

    II - secreta: 15 (quinze) anos; e

    III - reservada: 5 (cinco) anos.

     

    Outra questão:

    Ano: 2019  Prova: VUNESP - 2019 - Prefeitura de Cerquilho - SP - Procurador Jurídico

    A informação em poder dos órgãos e entidades públicas poderá ser classificada como ultrassecreta, reservada ou secreta, com prazo máximo de restrição de acesso de 25, 15 e 05 anos, respectivamente. → Errado. Errou na sequência.

     

    Espero ter ajudado.

    Bons estudos! :)

  • mnemonico pra gravar a ordem de maior sigilo

    ultrasser

    ultrassecreta

    secreta

    reservada

  • GABARITO: ERRADO.

     

    Art. 24. A informação em poder dos órgãos e entidades públicas, observado o seu teor e em razão de sua imprescindibilidade à segurança da sociedade ou do Estado, poderá ser classificada como ultrassecretasecreta ou reservada.

    § 1º Os prazos máximos de restrição de acesso à informação, conforme a classificação prevista no caput, vigoram a partir da data de sua produção e são os seguintes:

    I - ultrassecreta: 25 (vinte e cinco) anos;

    II - secreta: 15 (quinze) anos; e

    III - reservada: 5 (cinco) anos.

  • Lida a questão, vamos à resolução.
    Segundo o Art. 24 da Lei nº 12.527/2011, o erro do item está em acrescentar na classificação a informação “oculta ou indisponível", visto que a informação é classificada apenas em “ultrassecreta, secreta ou reservada". Vamos aproveitar a questão e falar um pouquinho sobre os prazos máximos de restrição de acesso à informação, de acordo com a classificação comentada, que entram em vigor a partir da data de sua produção: 1) ultrassecreta: 25 (vinte e cinco) anos; 2) secreta: 15 (quinze) anos; e 3) reservada: 5 (cinco) anos. Sendo assim, o item encontra-se errado.

    Resposta: ERRADO
  • Macete : Quer saber o prazo de guarda de documento? é só saber contar até 2. 

    0 5 -Reservada

    1 5 - Secreta

    2 5 - Ultrassecreta 

     o 5 fica fixo! 


ID
5565607
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-RO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

A respeito do exercício da profissão de médico-veterinário e dos respectivos conselhos profissionais, julgue o item.  


Somente os portadores de diplomas expedidos por escolas oficiais ou sediadas no Brasil poderão exercer a profissão de médico-veterinário. 

Alternativas
Comentários
  • Só é permitido o exercício da profissão de médico veterinário aos:

    1. portadores de diplomas expedidos por escolas oficiais ou reconhecidas e registradas na

    Diretoria do Ensino Superior do Ministério da Educação e Cultura;

    2. profissionais diplomados no estrangeiro que tenham revalidado e registrado seu diploma

    no Brasil, na forma da legislação em vigor.

    Existem duas exceções que podem atuar em território nacional sem a carteira profissional, se

    liga quem são:

    • profissionais estrangeiros contratados em caráter provisório pela União, pelos Estados,

    pelos Municípios ou pelos Territórios, para função específica de competência privativa ou

    atribuição de médico-veterinário;

    • pessoas que já exerciam função ou atividade pública de competência privativa de médico

    veterinário na data da publicação do Decreto-lei nº 23.133, de 9 de setembro de 1933.


ID
5565610
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-RO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

A respeito do exercício da profissão de médico-veterinário e dos respectivos conselhos profissionais, julgue o item.  


Os profissionais estrangeiros contratados em caráter provisório pela União somente poderão exercer a profissão de médico-veterinário após a obtenção de carteira profissional expedida pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária. 

Alternativas
Comentários
  • Existem duas exceções que podem atuar em território nacional sem a carteira profissional, se

    liga quem são:

    • profissionais estrangeiros contratados em caráter provisório pela União, pelos Estados,

    pelos Municípios ou pelos Territórios, para função específica de competência privativa ou

    atribuição de médico-veterinário;

    • pessoas que já exerciam função ou atividade pública de competência privativa de médico

    veterinário na data da publicação do Decreto-lei nº 23.133, de 9 de setembro de 1933.


ID
5565613
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-RO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

A respeito do exercício da profissão de médico-veterinário e dos respectivos conselhos profissionais, julgue o item.  


O planejamento e a execução da defesa sanitária animal é atividade de competência privativa do médico-veterinário. 

Alternativas
Comentários
  • c) a assistência técnica e sanitária aos animais sob qualquer forma;

    d) o planejamento e a execução da defesa sanitária animal;

    e) a direção técnica sanitária dos estabelecimentos industriais e, sempre que

    possível, dos comerciais ou de finalidades recreativas, desportivas ou de proteção

    onde estejam, permanentemente, em exposição, em serviço ou para qualquer

    outro fim animais ou produtos de sua origem;

    f) a inspeção e a fiscalização sob o ponto-de-vista sanitário, higiênico e tecnológico

    dos matadouros, frigoríficos, fábricas de conservas de carne e de pescado, fábricas

    de banha e gorduras em que se empregam produtos de origem animal, usinas e

    fábricas de lacticínios, entrepostos de carne, leite peixe, ovos, mel, cera e demais

    derivados da indústria pecuária e, de um modo geral, quando possível, de todos

    os produtos de origem animal nos locais de produção, manipulação, armazenagem

    e comercialização;


ID
5565616
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-RO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

A respeito do exercício da profissão de médico-veterinário e dos respectivos conselhos profissionais, julgue o item.  


A padronização e a classificação dos produtos de origem animal é atividade de competência do médico-veterinário. 

Alternativas
Comentários
  • Lei 5517/1968

    Art. 6º Constitui, ainda, competência do médico-veterinário o exercício de atividades ou funções públicas e particulares, relacionadas com:

    a) as pesquisas, o planejamento, a direção técnica, o fomento, a orientação e a execução dos trabalhos de qualquer natureza relativos à produção animal e às indústrias derivadas, inclusive as de caça e pesca; 

    b) o estudo e a aplicação de medidas de saúde pública no tocante às doenças de animais transmissíveis ao homem; 

    c) a avaliação e peritagem relativas aos animais para fins administrativos de crédito e de seguro; 

    d) a padronização e a classificação dos produtos de origem animal; 

    e) a responsabilidade pelas fórmulas e preparação de rações para animais e a sua fiscalização; 

    f) a participação nos exames dos animais para efeito de inscrição nas Sociedades de Registros Genealógicos; 

    g) os exames periciais tecnológicos e sanitários dos subprodutos da indústria animal; 

    h) as pesquisas e trabalhos ligados à biologia geral, à zoologia, à zootecnia bem como à bromatologia animal em especial; 

    i) a defesa da fauna, especialmente o contrôle da exploração das espécies animais silvestres, bem como dos seus produtos; 

    j) os estudos e a organização de trabalhos sobre economia e estatística ligados à profissão; 

    l) a organização da educação rural relativa à pecuária. 


ID
5565619
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-RO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

A respeito do exercício da profissão de médico-veterinário e dos respectivos conselhos profissionais, julgue o item.  


O Conselho Federal de Medicina Veterinária tem por finalidade, além da fiscalização do exercício profissional, orientar, supervisionar e disciplinar as atividades relativas à profissão de médico-veterinário em todo o território nacional, diretamente ou por meio dos Conselhos Regionais de Medicina Veterinária. 

Alternativas
Comentários
  •  

    Art. 8º O Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) tem por finalidade, além da fiscalização do exercício profissional, orientar, supervisionar e disciplinar as atividades relativas à profissão de médico-veterinário em todo o território nacional, diretamente ou através dos Conselhos Regionais de Medicina Veterinária (CRMV).

     


ID
5565622
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-RO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

A respeito do exercício da profissão de médico-veterinário e dos respectivos conselhos profissionais, julgue o item.  


O Conselho Federal de Medicina Veterinária e os Conselhos Regionais de Medicina Veterinária constituem, em seu conjunto, uma autarquia, sendo cada um deles dotado de personalidade jurídica de direito privado, com autonomia administrativa e financeira.

Alternativas
Comentários
  • O CFMV e os CRMV constituem em seu conjunto, uma autarquia, sendo cada um

    deles dotado de personalidade jurídica de direito público, com autonomia

    administrativa e financeira.


ID
5565625
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-RO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

A respeito do exercício da profissão de médico-veterinário e dos respectivos conselhos profissionais, julgue o item.  


O Conselho Federal de Medicina Veterinária será constituído apenas de brasileiros natos em pleno gozo de seus direitos civis, cujos diplomas profissionais estejam registrados de acordo com a legislação em vigor. 

Alternativas
Comentários
  • Art. 12.  O CFMV será constituído de brasileiros natos ou naturalizados em pleno gozo de seus direitos civis, cujos diplomas profissionais estejam registrados de acordo com a legislação em vigor e as disposições desta lei.


ID
5565628
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-RO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

A respeito do exercício da profissão de médico-veterinário e dos respectivos conselhos profissionais, julgue o item.  


Os Conselhos Regionais de Medicina Veterinária serão constituídos, à semelhança do Conselho Federal, de, no mínimo, oito membros e de, no máximo, 22 membros, eleitos por escrutínio secreto e maioria absoluta de votos, em assembleia geral dos médicos-veterinários inscritos nas respectivas regiões e que estejam em pleno gozo dos seus direitos. 

Alternativas
Comentários
  • Os Conselhos Regionais de Medicina Veterinária serão constituídos, a semelhança do Conselho

    Federal, de seis membros, no mínimo, e de dezesseis no máximo, eleito por escrutínio secreto e

    maioria absoluta de votos, em assembleia geral dos médios veterinários inscritos nas respectivas

    regiões e que estejam em pleno gozo de seus direitos.

  • Art. 14.  Os Conselhos Regionais de Medicina Veterinária serão constituídos à semelhança do Conselho Federal, de seis membros, no mínimo, e de dezesseis no máximo, eleitos por escrutínio secreto e maioria absoluta de votos, em assembléia geral dos médicos-veterinários inscritos nas respectivas regiões e que estejam em pleno gozo dos seus direitos.


ID
5565631
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-RO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

A respeito do exercício da profissão de médico-veterinário e dos respectivos conselhos profissionais, julgue o item.  


Organizar o seu respectivo regimento interno é uma das atribuições do Conselho Federal de Medicina Veterinária. 

Alternativas
Comentários
  • Art. 16. São atribuições do CFMV:

    a) organizar o seu regimento interno; 

    b) aprovar os regimentos internos dos conselhos Regionais, modificando o que se tornar necessário para manter a unidade de ação; 

    c) tomar conhecimento de quaisquer dúvidas suscitadas pelos CRMV e dirimí-las; 

    d) julgar em última instância os recursos das deliberações dos CRMV; 

    e) publicar o relatório anual dos seus trabalhos e, periodicamente, até o prazo de cinco anos, no máximo a relação de todos os profissionais inscritos; 

    f) expedir as resoluções que se tornarem necessárias à fiel interpretação e execução da presente lei; 

    g) propor ao Governo Federal as alterações desta Lei que se tornarem necessárias, principalmente as que, visem a melhorar a regulamentação do exercício da profissão de médico-veterinário; 

    h) deliberar sobre as questões oriundas do exercício das atividades afins às de médico-veterinário; 

    i) realizar periodicamente reuniões de conselheiros federais e regionais, para fixar diretrizes sobre assuntos da profissão; 

    j) organizar o Código de Deontologia Médico-Veterinária. 

    Parágrafo único. As questões referentes às atividades afins com as outras profissões, serão resolvidas através de entendimentos com as entidades reguladoras dessas profissões.

     


ID
5565634
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-RO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

A respeito do exercício da profissão de médico-veterinário e dos respectivos conselhos profissionais, julgue o item.  


A responsabilidade administrativa de cada Conselho Regional de Medicina Veterinária cabe ao respectivo presidente, inclusive a prestação de contas perante o órgão federal competente. 

Alternativas
Comentários
  • Art. 19.  A responsabilidade administrativa de cada CRMV cabe ao respectivo presidente, inclusive a prestação de contas perante o órgão federal competente.


ID
5565637
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-RO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

A respeito do exercício da profissão de médico-veterinário e dos respectivos conselhos profissionais, julgue o item.  


O exercício do cargo de conselheiro regional é incompatível com o de membro do Conselho Federal. 

Alternativas
Comentários
  • Art. 22.  O exercício do cargo de Conselheiro Regional é incompatível com o de membro do Conselho Federal.


ID
5565640
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-RO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

A respeito do exercício da profissão de médico-veterinário e dos respectivos conselhos profissionais, julgue o item.  


O médico-veterinário que, inscrito no Conselho Regional de um estado, passar a exercer a atividade profissional em outro estado, em caráter permanente, assim entendido o exercício da profissão por mais de 180 dias, ficará obrigado a requerer inscrição secundária no quadro respectivo ou para ele se transferir.  

Alternativas
Comentários
  • O médico-veterinário que, inscrito no Conselho Regional de um estado, passar a exercer a atividade profissional em outro estado, em caráter permanente, assim entendido o exercício da profissão por mais de 90 dias, ficará obrigado a requerer inscrição secundária no quadro respectivo ou para ele se transferir. 


ID
5565643
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-RO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

A respeito do exercício da profissão de médico-veterinário e dos respectivos conselhos profissionais, julgue o item.  


O poder de disciplinar e de aplicar penalidades aos médicos-veterinários compete exclusivamente ao Conselho Regional em que estejam inscritos ao tempo do fato punível. 

Alternativas
Comentários
  • Art. 32.  O poder de disciplinar e aplicar penalidades aos médicos-veterinários compete exclusivamente ao Conselho Regional, em que estejam inscritos ao tempo do fato punível.


ID
5565646
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-RO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

A respeito do exercício da profissão de médico-veterinário e dos respectivos conselhos profissionais, julgue o item.  


A taxa de expedição da carteira profissional não constitui renda do Conselho Federal de Medicina Veterinária.

Alternativas
Comentários
  • 1/4 da renda das carteiras expedidas pelo CRMV


ID
5565649
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-RO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

A respeito do exercício da profissão de médico-veterinário e dos respectivos conselhos profissionais, julgue o item.  


A taxa de expedição da carteira profissional dos médicos-veterinários será fixada pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária.  

Alternativas
Comentários
  • Art. 31.  As taxas, anuidades ou quaisquer emolumentos, cuja cobrança esta Lei autoriza, serão fixados pelo CFMV.


ID
5565652
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-RO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Acerca do exercício da profissão de zootecnista, julgue o item. 


O profissional diplomado no estrangeiro que tenha revalidado e registrado seu diploma no Brasil, na forma da legislação em vigor, poderá exercer a profissão de zootecnista.  

Alternativas
Comentários
  • Lei 5.550 04/12/1968

    Art. 1º O exercício da profissão de zootecnista obedecerá ao disposto nesta Lei.

    Art. 2º Só é permitido o exercício da profissão de zootecnista:

    a) ao portador de diploma expedido por escola de zootecnista oficial ou reconhecida e registrado na Diretoria do Ensino Superior do Ministério da Educação e Cultura;

    b) ao profissional diplomado no estrangeiro, que haja revalidado e registrado seu diploma no Brasil, na forma da legislação em vigor;

    c) ao agrônomo e ao veterinário diplomados na forma da lei.


ID
5565655
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-RO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Acerca do exercício da profissão de zootecnista, julgue o item. 


Planejar, dirigir e realizar pesquisas que visem a informar e a orientar a criação dos animais domésticos, em todos os seus ramos e aspectos, é atividade privativa do zootecnista. 

Alternativas
Comentários
  • Art. 3º São privativas dos profissionais mencionados no art. 2º desta Lei as seguintes atividades:

    a) planejar, dirigir e realizar pesquisas que visem a informar e a orientar a criação dos animais domésticos, em todos os seus ramos e aspectos;

    b) promover e aplicar medidas de fomento à produção dos mesmos, instituindo ou adotando os processos e regimes, genéticos e alimentares, que se revelarem mais indicados ao aprimoramento das diversas espécies e raças, inclusive com o condicionamento de sua melhor adaptação ao meio ambiente, com vistas aos objetivos de sua criação e ao destino dos seus produtos;

    c) exercer a supervisão técnica das exposições oficiais a que êles concorrem, bem como a das estações experimentais destinadas à sua criação;

    d) participar dos exames a que os mesmos hajam de ser submetidos, para o efeito de sua inscrição nas Sociedades de Registro Genealógico.


ID
5565658
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-RO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Acerca do exercício da profissão de zootecnista, julgue o item. 


A fiscalização do exercício da profissão de zootecnista será exercida, exclusivamente, pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária. 

Alternativas
Comentários
  • Lei 5.550/1968

    Art.4 - A fiscalização do exercício da profissão de zootecnista será exercida pelo conselho federal e pelos conselhos regionais de engenharia, arquitetura e agronomia, enquanto não instituídos os conselhos de medicina veterinária ou da própria entidade de classe.

  • essa eu entraria com recurso, já existe crmv há mt tempo...


ID
5565661
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-RO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Acerca do exercício da profissão de zootecnista, julgue o item. 


Somente os médicos-veterinários diplomados na forma da legislação em vigor poderão exercer a profissão de zootecnista. 

Alternativas
Comentários
  • Art. 1º O exercício da profissão de zootecnista obedecerá ao disposto nesta Lei.

    Art. 2º Só é permitido o exercício da profissão de zootecnista:

    a) ao portador de diploma expedido por escola de zootecnista oficial ou reconhecida e registrado na Diretoria do Ensino Superior do Ministério da Educação e Cultura;

    b) ao profissional diplomado no estrangeiro, que haja revalidado e registrado seu diploma no Brasil, na forma da legislação em vigor;

    c) ao agrônomo e ao veterinário diplomados na forma da lei.

    (Lei 5.550/1968)


ID
5565664
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-RO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Acerca do exercício da profissão de zootecnista, julgue o item. 


O poder de disciplinar e de aplicar penalidades ao zootecnista compete exclusivamente ao Conselho Regional em que estiver inscrito ao tempo da falta punível e derrogará a competência da jurisdição comum nos casos em que a falta cometida constituir crime.  

Alternativas
Comentários
  • O poder de disciplinar e aplicar penalidades ao zootecnista compete exclusivamente ao Conselho

    Regional em que estiver inscrito, ao tempo da falta punível. A jurisdição disciplinar estabelecida

    não derroga a jurisdição comum, quando a falta cometida constituir crime para a qual a lei penal

    estabeleça a sanção.

    O Conselho Regional responsável por aplicar a penalidade é aquele em que o zootecnista está

    inscrito no momento em que cometeu o fato punível.

    Apesar do Conselho Regional de inscrição na data do fato punível ser a jurisdição responsável por

    aplicar a punição, não tira a responsabilidade da jurisdição comum (ou seja, civil e penal) de agir

    caso o ato cometido constitua um crime.


ID
5565667
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-RO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Tributário
Assuntos

No que se refere à cobrança judicial da dívida ativa da Fazenda Pública, julgue o item.  


A execução judicial para cobrança da dívida ativa da União, dos estados, do Distrito Federal, dos municípios e das respectivas autarquias será regida, exclusivamente, pelo Código de Processo Civil. 

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    Lei 6.830

    Art. 1º - A execução judicial para cobrança da Dívida Ativa da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Municípios e respectivas autarquias será regida por esta Lei e, subsidiariamente, pelo Código de Processo Civil.

  • GABARITO: ERRADO

    Art. 1º - A execução judicial para cobrança da Dívida Ativa da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Municípios e respectivas autarquias será regida por esta Lei e, subsidiariamente, pelo Código de Processo Civil.

  • subsidiariamente pelo CPC

  • Essa questão demanda conhecimentos sobre o tema: Execução fiscal.


    Para pontuarmos aqui, temos que dominar o artigo 1º lei 6.830/80, que determina que a execução judicial desse tipo de dívida é via LEF, usando o CPC, apenas subsidiariamente:

    Art. 1º - A execução judicial para cobrança da Dívida Ativa da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Municípios e respectivas autarquias será regida por esta Lei e, subsidiariamente, pelo Código de Processo Civil.


    Logo, a assertiva “A execução judicial para cobrança da dívida ativa da União, dos estados, do Distrito Federal, dos municípios e das respectivas autarquias será regida, exclusivamente, pelo Código de Processo Civil" é falsa.


    Gabarito do Professor: Errado.


ID
5565670
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-RO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Tributário
Assuntos

No que se refere à cobrança judicial da dívida ativa da Fazenda Pública, julgue o item.  


O termo de inscrição de dívida ativa deverá conter, obrigatoriamente, a indicação do domicílio do devedor. 

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    Lei 6.830

    Art. 2º - § 5º - O Termo de Inscrição de Dívida Ativa deverá conter:

    I - o nome do devedor, dos co-responsáveis e, sempre que conhecido, o domicílio ou residência de um e de outros;

    II - o valor originário da dívida, bem como o termo inicial e a forma de calcular os juros de mora e demais encargos previstos em lei ou contrato;

    III - a origem, a natureza e o fundamento legal ou contratual da dívida;

    IV - a indicação, se for o caso, de estar a dívida sujeita à atualização monetária, bem como o respectivo fundamento legal e o termo inicial para o cálculo;

    V - a data e o número da inscrição, no Registro de Dívida Ativa; e

    VI - o número do processo administrativo ou do auto de infração, se neles estiver apurado o valor da dívida.

  • GABARITO: ERRADO

    Art. 2º, § 5º - O Termo de Inscrição de Dívida Ativa deverá conter:

    I - o nome do devedor, dos co-responsáveis e, sempre que conhecido, o domicílio ou residência de um e de outros;

  • Essa questão demanda conhecimentos sobre o tema: Execução fiscal.

     

    Para pontuarmos aqui, temos que dominar o artigo 2º, §5º, I da lei 6.830/80, que determina que apenas quando conhecido, deverá constar o domicílio do executado:

    Art. 2º - Constitui Dívida Ativa da Fazenda Pública aquela definida como tributária ou não tributária na Lei nº 4.320, de 17 de março de 1964, com as alterações posteriores, que estatui normas gerais de direito financeiro para elaboração e controle dos orçamentos e balanços da União, dos Estados, dos Municípios e do Distrito Federal.

    § 5º - O Termo de Inscrição de Dívida Ativa deverá conter:

    I - o nome do devedor, dos co-responsáveis e, sempre que conhecido, o domicílio ou residência de um e de outros;

     

    Logo, a assertiva “O termo de inscrição de dívida ativa deverá conter, obrigatoriamente, a indicação do domicílio do devedor.” é falsa.

     

    Gabarito do Professor: Errado.


ID
5565673
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-RO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Tributário
Assuntos

No que se refere à cobrança judicial da dívida ativa da Fazenda Pública, julgue o item.  


A certidão de dívida ativa conterá os mesmos elementos do termo de inscrição e será autenticada pela autoridade competente. 

Alternativas
Comentários
  • CERTO

    Lei 6.830

    Art. 2º, § 6º - A Certidão de Dívida Ativa conterá os mesmos elementos do Termo de Inscrição e será autenticada pela autoridade competente.

  • GABARITO: CERTO

    Art. 2º, § 6º - A Certidão de Dívida Ativa conterá os mesmos elementos do Termo de Inscrição e será autenticada pela autoridade competente.

  • Em suma, os requisitos que a CDA deve conter são:

    (i) o nome do devedor e dos co-responsáveis, e se possível, o endereço;

    (ii) o valor devido e a forma de calcular os juros de mora e os demais encargos;

    (iii) origem e natureza do débito, mencionando o correto dispositivo legal;

    (iv) a data da inscrição, o número do processo administrativo ou auto de infração;

    (v) a indicação do livro e da folha da inscrição; e,

    (vi) conter os mesmos elementos do termo de inscrição e devendo ser autenticada pela autoridade competente.

    A falta ou erro de qualquer um desses resultará na nulidade da CDA, nos termos do artigo 203 do CTN. Em contrapartida, esse mesmo artigo abre a possibilidade da correção da CDA declarada nula, se ainda não tiver havido decisão de 1ª instância, devolvendo prazo para o devedor se defender da parte alterada.

    http://www.molina.adv.br/2016/12/13/requisitos-da-cda-e-a-omissao-do-judiciario/


ID
5565676
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-RO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Tributário
Assuntos

No que se refere à cobrança judicial da dívida ativa da Fazenda Pública, julgue o item.  


O termo de inscrição e a certidão de dívida ativa poderão ser preparados e numerados por processo manual, mecânico ou eletrônico. 

Alternativas
Comentários
  • CERTO

    Lei 6.830

    Art. 2º - § 7º - O Termo de Inscrição e a Certidão de Dívida Ativa poderão ser preparados e numerados por processo manual, mecânico ou eletrônico.

  • GABARITO: CERTO

    Art. 2º, § 7º - O Termo de Inscrição e a Certidão de Dívida Ativa poderão ser preparados e numerados por processo manual, mecânico ou eletrônico.

  • § 7º - O Termo de Inscrição e a Certidão de Dívida Ativa poderão ser preparados e numerados por processo manualmecânico ou eletrônico. § 8º - Até a decisão de primeira instância,Certidão de Dívida Ativa poderá ser emendada ou substituída, assegurada ao executado a devolução do prazo para embargos.

    Súmula nº 392 do STJ: A FP pode substituir a CDA até a prolação da sentença de embargos, quando se tratar de correção de erro material ou formal, vedada a modificação do sujeito passivo da execução.

    https://www.google.com/search?q=O+Termo+de+Inscri%C3%A7%C3%A3o+e+a+Certid%C3%A3o+de+D%C3%ADvida+Ativa+poder%C3%A3o+ser+preparados+e+numerados+por+processo+manual%2C+mec%C3%A2nico+ou+eletr%C3%B4nico.&oq=O+Termo+de+Inscri%C3%A7%C3%A3o+e+a+Certid%C3%A3o+de+D%C3%ADvida+Ativa+poder%C3%A3o+ser+preparados+e+numerados+por+processo+manual%2C+mec%C3%A2nico+ou+eletr%C3%B4nico.&aqs=chrome..69i57.1082j0j15&sourceid=chrome&ie=UTF-8


ID
5565679
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-RO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Tributário
Assuntos

No que se refere à cobrança judicial da dívida ativa da Fazenda Pública, julgue o item.  


A certidão de dívida ativa poderá ser emendada ou substituída a qualquer tempo durante o trâmite da execução fiscal, desde que ainda não tenha ocorrido o trânsito em julgado. 

Alternativas
Comentários
  • Observação sobre a letra D, colhida de um outro comentário (Rick A. Santos) desta questão, que parece mais lógica que a apresentada acima:

    A Palavra "MUITO" -> É Adjunto Adverbial

    "Muito" está ligado a palavra "Comum", que é adjetivo

    -- Advérbios ligam-se a Verbos, Advérbios e Adjetivos

     

    A palavra "GRANDE" -> É adjunto Adnominal

    Grande está ligada a "número" que é Substantivo

    -- Adjunto Adnominais só se ligam a Substantivos

  • Observação sobre a letra D, colhida de um outro comentário (Rick A. Santos) desta questão, que parece mais lógica que a apresentada acima:

    A Palavra "MUITO" -> É Adjunto Adverbial

    "Muito" está ligado a palavra "Comum", que é adjetivo

    -- Advérbios ligam-se a Verbos, Advérbios e Adjetivos

     

    A palavra "GRANDE" -> É adjunto Adnominal

    Grande está ligada a "número" que é Substantivo

    -- Adjunto Adnominais só se ligam a Substantivos

  • ERRADO

    Lei 6.830

    Art. 2º, § 8º - Até a decisão de primeira instância, a Certidão de Dívida Ativa poderá ser emendada ou substituída, assegurada ao executado a devolução do prazo para embargos.

  • ERRADO

    Lei 6.830

    Art. 2º, § 8º - Até a decisão de primeira instância, a Certidão de Dívida Ativa poderá ser emendada ou substituída, assegurada ao executado a devolução do prazo para embargos.

    Súmula 392/STJ:

    A Fazenda Pública pode substituir a certidão de dívida ativa (CDA) até a prolação da sentença de embargos, quando se tratar de correção de erro material ou formal, vedada a modificação do sujeito passivo da execução.

  • GABARITO: ERRADO!

    Complementando:

    Lei nº 6.830/80, art. 2º, § 8º - Até a decisão de 1ª instância, a CDA poderá ser emendada ou substituída, assegurada ao executado a devolução do prazo para embargos.

    CTN, Art. 203. A omissão de quaisquer dos requisitos previstos no artigo anterior, ou o erro a eles relativo, são causas de nulidade da inscrição e do processo de cobrança dela decorrente, mas a nulidade poderá ser sanada até a decisão de 1ª instância, mediante substituição da certidão nula, devolvido ao sujeito passivo, acusado ou interessado o prazo para defesa, que somente poderá versar sobre a parte modificada.

    Súmula nº 392 do STJ: A FP pode substituir a CDA até a prolação da sentença de embargos, quando se tratar de correção de erro material ou formal, vedada a modificação do sujeito passivo da execução.

    Outras questões comentadas: @caminho_juridico.

  • GABARITO: ERRADO

    Art. 2º, § 8º - Até a decisão de primeira instância, a Certidão de Dívida Ativa poderá ser emendada ou substituída, assegurada ao executado a devolução do prazo para embargos.

    Súmula 392/STJ - A Fazenda Pública pode substituir a certidão de dívida ativa (CDA) até a prolação da sentença de embargos, quando se tratar de correção de erro material ou formal, vedada a modificação do sujeito passivo da execução.


ID
5565682
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-RO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Tributário
Assuntos

No que se refere à cobrança judicial da dívida ativa da Fazenda Pública, julgue o item.  


A dívida ativa regularmente inscrita goza da presunção de certeza e liquidez.  

Alternativas
Comentários
  • CERTO

    Lei 6.830

    Art. 3º - A Dívida Ativa regularmente inscrita goza da presunção de certeza e liquidez.

    Parágrafo Único - A presunção a que se refere este artigo é relativa e pode ser ilidida por prova inequívoca, a cargo do executado ou de terceiro, a quem aproveite.

  • GABARITO: CERTO!

    Complementando:

    Lei nº 6.830/80, art. 3º - A Dívida Ativa regularmente inscrita goza da presunção de certeza e liquidez. § Único - A presunção a que se refere este artigo é relativa e pode ser ilidida por prova inequívoca, a cargo do executado ou de 3º, a quem aproveite.

    CTN, art. 204. A dívida regularmente inscrita goza da presunção de certeza e liquidez e tem o efeito de prova pré-constituída. § único. A presunção a que se refere este artigo é relativa e pode ser ilidida por prova inequívoca, a cargo do sujeito passivo ou do 3º a que aproveite.

    Outras questões comentadas: @caminho_juridico.

  • GABARITO: CERTO

    Art. 3º - A Dívida Ativa regularmente inscrita goza da presunção de certeza e liquidez.

  • 1) Enunciado da questão

    A questão exige conhecimento sobre a cobrança judicial da dívida ativa da Fazenda Pública.

     

    2) Base legal

    2.1) Código Tributário Nacional (CTN)

    Art. 204. A dívida regularmente inscrita goza da presunção de certeza e liquidez e tem o efeito de prova pré-constituída.

    Parágrafo único. A presunção a que se refere este artigo é relativa e pode ser ilidida por prova inequívoca, a cargo do sujeito passivo ou do terceiro a que aproveite.

     

    2.2) Lei 6.830/80 (Lei de Execução Fiscal)

    Art. 3º. A Dívida Ativa regularmente inscrita goza da presunção de certeza e liquidez.

    Parágrafo Único. A presunção a que se refere este artigo é relativa e pode ser ilidida por prova inequívoca, a cargo do executado ou de terceiro, a quem aproveite.

     

    3) Exame da questão e identificação da resposta

    No que se refere à cobrança judicial da dívida ativa da Fazenda Pública, nos termos do art. 204, caput, do CTN e art. 3.º, caput, da Lei n.º 6.830/80, a dívida ativa regularmente inscrita goza da presunção de certeza e liquidez.  

     

    Resposta: CERTO.


ID
5565685
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-RO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Tributário
Assuntos

No que se refere à cobrança judicial da dívida ativa da Fazenda Pública, julgue o item.  


A execução fiscal não poderá ser promovida contra o espólio do devedor.  

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    Lei 6.830

    Art. 4º - A execução fiscal poderá ser promovida contra:

    [...]

    III - o espólio;

  • A execução pode ser contra:

    I - o devedor;

    II - o fiador;

    III - o espólio;

    IV - a massa;

    V - o responsável, nos termos da lei, por dívidas, tributárias ou não, de pessoas físicas ou pessoas jurídicas de direito privado; e

    VI - os sucessores a qualquer título.

    Mnemônico que, talvez, ajuda:

    DEVE FIADO MASS RESPONSÁVEL são SUCESSORES

  • MCBETH MACBETH
  • GABARITO: ERRADO

    Art. 4º - A execução fiscal poderá ser promovida contra:

    III - o espólio;

  • mnemonico

    FIES DE SUMARE

    fiador

    espolio

    devedor

    sucessores a qquer titulo

    massa falida

    responsavel nos termos da lei, por dívidas, tributárias ou não, de pessoas físicas ou pessoas jurídicas de direito privado; e


ID
5565688
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-RO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Tributário
Assuntos

No que se refere à cobrança judicial da dívida ativa da Fazenda Pública, julgue o item.  


Na execução fiscal, o executado será citado para, no prazo de cinco dias, pagar a dívida, com os juros, a multa de mora e os encargos indicados na certidão de dívida ativa, ou garantir a execução. 

Alternativas
Comentários
  • CERTO

    Lei 6.830

    Art. 8º - O executado será citado para, no prazo de 5 (cinco) dias, pagar a dívida com os juros e multa de mora e encargos indicados na Certidão de Dívida Ativa, ou garantir a execução, observadas as seguintes normas:

  • GABARITO: CERTO

    Art. 8º - O executado será citado para, no prazo de 5 (cinco) dias, pagar a dívida com os juros e multa de mora e encargos indicados na Certidão de Dívida Ativa, ou garantir a execução, observadas as seguintes normas:

  • GABARITO: CERTO.

    .

    .

    .

    LEI 6830/80 - LEF:

    Art. 8º - O executado será citado para, no prazo de 5 (cinco) dias, pagar a dívida com os juros e multa de mora e encargos indicados na Certidão de Dívida Ativa, ou garantir a execução, observadas as seguintes normas:

    I - a citação será feita pelo correio, com aviso de recepção, se a Fazenda Pública não a requerer por outra forma;

    II - a citação pelo correio considera-se feita na data da entrega da carta no endereço do executado, ou, se a data for omitida, no aviso de recepção, 10 (dez) dias após a entrega da carta à agência postal;

    III - se o aviso de recepção não retornar no prazo de 15 (quinze) dias da entrega da carta à agência postal, a citação será feita por Oficial de Justiça ou por edital;

    IV - o edital de citação será afixado na sede do Juízo, publicado uma só vez no órgão oficial, gratuitamente, como expediente judiciário, com o prazo de 30 (trinta) dias, e conterá, apenas, a indicação da exeqüente, o nome do devedor e dos co-responsáveis, a quantia devida, a natureza da dívida, a data e o número da inscrição no Registro da Dívida Ativa, o prazo e o endereço da sede do Juízo.

    § 1º - O executado ausente do País será citado por edital, com prazo de 60 (sessenta) dias.

    § 2º - O despacho do Juiz, que ordenar a citação, interrompe a prescrição.

    .

    .

    SÚMULAS RELACIONADAS:

    • SÚMULA N. 409 -> Em execução fiscal, a prescrição ocorrida antes da propositura da ação pode ser decretada de ofício (art. 219, § 5º, do CPC).
    • SÚMULA N. 414 -> A citação por edital na execução fiscal é cabível quando frustradas as demais modalidades.

ID
5565691
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-RO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Tributário
Assuntos

No que se refere à cobrança judicial da dívida ativa da Fazenda Pública, julgue o item.  


A execução fiscal não poderá ser garantida por bens oferecidos por terceiros. 

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    Lei 6.830

    Art. 9º - Em garantia da execução, pelo valor da dívida, juros e multa de mora e encargos indicados na Certidão de Dívida Ativa, o executado poderá:

    [...]

    IV - indicar à penhora bens oferecidos por terceiros e aceitos pela Fazenda Pública.

    § 1º - O executado só poderá indicar e o terceiro oferecer bem imóvel à penhora com o consentimento expresso do respectivo cônjuge.

    § 2  Juntar-se-á aos autos a prova do depósito, da fiança bancária, do seguro garantia ou da penhora dos bens do executado ou de terceiros. 

  • GABARITO: ERRADO

    Art. 9º - Em garantia da execução, pelo valor da dívida, juros e multa de mora e encargos indicados na Certidão de Dívida Ativa, o executado poderá:

    IV - indicar à penhora bens oferecidos por terceiros e aceitos pela Fazenda Pública.

    § 1º - O executado só poderá indicar e o terceiro oferecer bem imóvel à penhora com o consentimento expresso do respectivo cônjuge.

    § 2o Juntar-se-á aos autos a prova do depósito, da fiança bancária, do seguro garantia ou da penhora dos bens do executado ou de terceiros.

  • gab erradp , porem tem que ser aceitos pela Fazenda Publica, nao eh qualquer bem de terceiro

  • Lei 6.830

    Art. 9º - Em garantia da execução, pelo valor da dívida, juros e multa de mora e encargos indicados na Certidão de Dívida Ativa, o executado poderá:

    I - efetuar depósito em dinheiro, à ordem do Juízo em estabelecimento oficial de crédito, que assegure atualização monetária;

    II - oferecer fiança bancária ou seguro garantia;                  

    III - nomear bens à penhora, observada a ordem do artigo 11; ou

    IV - indicar à penhora bens oferecidos por terceiros e aceitos pela Fazenda Pública.

    § 1º - O executado só poderá indicar e o terceiro oferecer bem imóvel à penhora com o consentimento expresso do respectivo cônjuge.

    A INDICAÇÃO DE BENS À PENHORA DEVE OBSERVAR A SEGUINTE ORDEM:

    Art. 11 - A penhora ou arresto de bens obedecerá à seguinte ordem:

    I - dinheiro;

    II - título da dívida pública, bem como título de crédito, que tenham cotação em bolsa;

    III - pedras e metais preciosos;

    IV - imóveis;

    V - navios e aeronaves;

    VI - veículos;

    VII - móveis ou semoventes; e

    VIII - direitos e ações.


ID
5565694
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-RO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Tributário
Assuntos

No que se refere à cobrança judicial da dívida ativa da Fazenda Pública, julgue o item.  


Na execução fiscal, a penhora de títulos da dívida pública tem preferência sobre a penhora de bens semoventes. 

Alternativas
Comentários
  • CERTO

    Lei 6.830

    Art. 11 - A penhora ou arresto de bens obedecerá à seguinte ordem:

    I - dinheiro;

    II - título da dívida pública, bem como título de crédito, que tenham cotação em bolsa;

    III - pedras e metais preciosos;

    IV - imóveis;

    V - navios e aeronaves;

    VI - veículos;

    VII - móveis ou semoventes; e

    VIII - direitos e ações.

    § 1º - Excepcionalmente, a penhora poderá recair sobre estabelecimento comercial, industrial ou agrícola, bem como em plantações ou edifícios em construção.

  • GABARITO: CERTO

    Art. 11 - A penhora ou arresto de bens obedecerá à seguinte ordem:

    I - dinheiro;

    II - título da dívida pública, bem como título de crédito, que tenham cotação em bolsa;

    III - pedras e metais preciosos;

    IV - imóveis;

    V - navios e aeronaves;

    VI - veículos;

    VII - móveis ou semoventes; e

    VIII - direitos e ações.

  • mnemonico

    DIdi TIti e PEpe estao IMOVEIS NA VElha MOda de SEDA

    Lei 6.830

    Art. 11 - A penhora ou arresto de bens obedecerá à seguinte ordem:

    I - dinheiro;

    II - tulo da dívida pública, bem como tulo de crédito, que tenham cotação em bolsa;

    III - pedras e metais preciosos;

    IV - imóveis;

    V - navios e aeronaves;

    VI - veículos;

    VII -veis ou semoventes; e

    VIII - direitos e ações.

    § 1º - Excepcionalmente, a penhora poderá recair sobre estabelecimento comercial, industrial ou agrícola, bem como em plantações ou edifícios em construção.

  • Art. 11, Lei 6830/80. Ordem preferencial de penhora.


ID
5565697
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-RO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Com relação ao Regimento Interno Padrão dos Conselhos Regionais de Medicina Veterinária, julgue o item. 


É competência do plenário dos Conselhos Regionais de Medicina Veterinária funcionar como “tribunal de honra”, zelando pelo prestígio e pelo bom nome das profissões.

Alternativas
Comentários
  • Art. 18. As atribuições dos CRMV são as seguintes:

    a) organizar o seu regimento interno, submetendo-o à aprovação do CFMV; 

    b) inscrever os profissionais registrados residentes em sua jurisdição e expedir as respectivas carteiras profissionais; 

    c) examinar as reclamações e representações escritas acerca dos serviços de registro e das infrações desta Lei e decidir, com recursos para o CFMV; 

    d) solicitar ao CFMV as medidas necessárias ao melhor rendimento das tarefas sob sua alçada e sugerir-lhe que proponha à autoridade competente as alterações desta Lei, que julgar convenientes, principalmente as que visem a melhorar a regulamentação do exercício da profissão de médico-veterinário; 

    e) fiscalizar o exercício da profissão, punindo os seus infratores, bem como representando às autoridades competentes acerca de fatos que apurar e cuja solução não seja, de sua alçada; 

    f) funcionar como Tribunal de Honra dos profissionais, zelando pelo prestígio e bom nome da profissão; 

    g) aplicar as sanções disciplinares, estabelecidas nesta Lei; 

    h) promover perante o juízo da Fazenda Pública e mediante processo de executivo fiscal, a cobrança das penalidades previstas para a execução da presente Lei; 

    i) contratar pessoal administrativo necessário ao funcionamento do Conselho; 

    j) eleger delegado-eleitor, para a reunião a que se refere o artigo 13


ID
5565700
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-RO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Com relação ao Regimento Interno Padrão dos Conselhos Regionais de Medicina Veterinária, julgue o item. 


O conselheiro poderá, mediante requerimento dirigido à presidência e submetido ao plenário, solicitar licença por período não superior a dezoito meses, observado, sempre, o prazo do mandato que, se ultrapassado, acarretará, de plano, a declaração de vacância do cargo. 

Alternativas
Comentários
  • “Art. 7º O Conselheiro poderá, mediante requerimento dirigido à Presidência e submetido ao

    Plenário, solicitar licença por período não superior a 12 (doze) meses; observado, sempre, o prazo

    do mandato que, se ultrapassado, acarretará, de plano, a declaração de vacância do cargo.

    Parágrafo único. Excepcionalmente, o prazo máximo da licença poderá ser dilatado, desde que,

    em requerimento do Conselheiro, fique justificada, mediante prova, a persistência dos motivos que

    originaram o seu afastamento.”

    Ou seja, o Conselheiro pode tirar licença de suas funções, mas para isso ele precisa preencher um

    requerimento e enviar à Presidência, que vai submeter esse documento à apreciação do Plenário.

    Esse prazo de licença não pode ser superior a 12 meses e deve ser observado se não ultrapassa o

    prazo de mandato do Conselheiro, pois se ultrapassar, haverá automaticamente a vacância do

    cargo.


ID
5565703
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-RO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Com relação ao Regimento Interno Padrão dos Conselhos Regionais de Medicina Veterinária, julgue o item. 


A diretoria executiva reunir-se-á, obrigatoriamente, a cada quinze dias. 

Alternativas
Comentários
  • A Diretoria Executiva se reunirá sempre que necessário mediante convocação

    do Presidente.

  • RES CFMV 591 (1992)

    Art. 10. A Diretoria Executiva reunir-se-á - sempre que necessário - mediante convocação do Presidente.


ID
5565706
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-RO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Com relação ao Regimento Interno Padrão dos Conselhos Regionais de Medicina Veterinária, julgue o item. 


No cumprimento de suas atribuições legais e regimentais, o presidente poderá deslocar-se, sempre que julgar necessário, às expensas do Conselho, cabendo-lhe relatar ao plenário, em sessão imediatamente seguinte, as viagens efetuadas. 

Alternativas
Comentários
  • res cfmv 591/1992 art 11,paragrafo único

    Art. 11. Ao Presidente compete:

    a) cumprir e fazer cumprir, na área da jurisdição do Conselho, a legislação

    vigente, assim como as Resoluções do CFMV, as do próprio Regional e emanações

    outras dispostas pelo Plenário;

    b) dirigir o Conselho e representá-lo em juízo ou fora dele;

    c) dar posse aos membros, efetivos e suplentes, do Conselho;

    d) designar Relator para as matérias a serem submetidas ao Plenário;

    e) presidir as Sessões Plenárias, proclamando as decisões adotadas;

    f) proferir voto de qualidade, em caso de empate em Plenário;

    g) assinar, juntamente com o Secretário-Geral, as Resoluções do Conselho;

    h) delegar a representação do Conselho, sempre que impossibilitados os

    membros da Diretoria Executiva;

    i) zelar pelo bom funcionamento do Conselho, expedindo os atos

    administrativos adequados;

    j) constituir comissões especiais com a finalidade de elaborar estudos e/ou

    trabalhos de interesse do Conselho;

    l) levar ao conhecimento do Plenário o “quadro de servidores” e respectiva

    matéria salarial;

    m) admitir e dispensar servidores, assim como conceder licenças e férias, ou

    impor penas disciplinares;

    n) coordenar os trabalhos de elaboração do orçamento (e eventuais

    reformulações) do Conselho, a ser submetido à deliberação do Plenário;

    o) autorizar o pagamento de despesas, requisitar passagens e movimentar,

    com o Tesoureiro, as contas bancárias, assinando cheques, balanços e outros

    documentos pertinentes à administração financeira do Conselho;

    p) propor ao Plenário a abertura de crédito e a transferência de recursos

    necessários à execução plena das atividades do Conselho, quanto aos demais assuntos

    e matérias de sua competência, previstos em lei e neste Regimento;

    q) ordenar - independentemente de autorização do Plenário - despesas cujo valor

    prescinda de licitação, observadas suas respectivas modalidades, obrigando-se, contudo,

    a efetuar levantamento prévio de preços, que permita a obtenção de, no mínimo, 3

    (três) orçamentos distintos. Submetendo, outrossim, à autorização do Plenário, os

    investimentos e/ou custeios cujos valores, por força de lei, dependam de licitação;

    r) dispensar licitação, respeitadas as disposições legais vigentes;

    s) apresentar ao Plenário, até 31 de janeiro, o Relatório Anual (administrativo;

    contábil-financeiro e patrimonial) do CRMV, referente ao exercício anterior a ser,

    posteriormente, submetido ao CFMV;

    t) decidir - “ad referendum” do Plenário - os casos de urgência; inclusive

    sobrestando - em situações excepcionais - decisões do Colegiado deliberativo;

    u) submeter à aprovação do Plenário os requerimentos de inscrições de

    profissionais, após devidamente formalizados e instruídos......................................................

    Parágrafo único. No cumprimento de suas atribuições legais e regimentais,

    o Presidente poderá deslocar-se - sempre que julgar necessário - a expensas do

    Conselho, cabendo-lhe relatar ao Plenário, em Sessão imediatamente seguinte, as

    viagens efetuadas.


ID
5565709
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-RO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Com relação ao Regimento Interno Padrão dos Conselhos Regionais de Medicina Veterinária, julgue o item. 


O plenário de cada Conselho Regional de Medicina Veterinária reunir-se-á em sessões ordinárias mensais, mediante calendário anual, sendo re-ratificada, em cada sessão, a data da seguinte. 

Alternativas
Comentários
  • res cfmv 591/1992

    Art. 38. O Plenário de cada CRMV reunir-se-á em Sessões Ordinárias mensais, mediante calendário anual, sendo re-ratificada, em cada Sessão, a data da seguinte. 


ID
5565712
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-RO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Quanto às normas de fiscalização de procedimentos administrativos no âmbito do Conselho Federal de Medicina Veterinária e dos Conselhos Regionais de Medicina Veterinária, julgue o item. 


Tendo sido lavrado o auto de infração, o autuado terá 45 dias, a contar do dia seguinte à lavratura do documento, para apresentar defesa administrativa ou regularizar sua situação perante o Conselho Regional de Medicina Veterinária. 

Alternativas
Comentários
  • § 4º Expedido o Auto de Infração, deverá ser aberto o competente processo administrativo. Art. 2º Tendo sido lavrado o Auto de Infração, o autuado terá 30 (trinta) dias, a contar da lavratura do documento, para apresentar defesa administrativa ou regularizar sua situação perante o CRMV.


ID
5565715
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-RO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Quanto às normas de fiscalização de procedimentos administrativos no âmbito do Conselho Federal de Medicina Veterinária e dos Conselhos Regionais de Medicina Veterinária, julgue o item. 


Decorridos sessenta dias sem que o autuado apresente defesa administrativa ou regularize sua situação perante o Conselho Regional de Medicina Veterinária, será lavrado o auto de multa. 

Alternativas
Comentários
  • Passos para o procedimento após autuação:

    1. Após expedido o Auto de Infração, deverá ser aberto processo administrativo.

    2. O autuado terá 30 (trinta) dias, a contar do dia seguinte à lavratura do documento, para

    apresentar defesa administrativa ou regularizar sua situação perante o CRMV;

    3. Se passarem os 30 (trinta) dias sem que o autuado apresente defesa administrativa ou

    regularize sua situação perante o CRMV, será lavrado o Auto de Multa, cuja data de

    vencimento será de 30 (trinta) dias após a sua emissão;

    4. Acolhida a defesa ou recurso e julgado improcedente o Auto de Infração, não será lavrado

    Auto de Multa, devendo o Processo Administrativo ser arquivado.

    5. O CRMV notificará o Autuado da decisão transitada em julgado do Processo Administrativo

    e, tendo sido mantido o Auto de Infração, encaminhará concomitantemente pelos Correios,

    com aviso de recebimento, o Auto de Multa e o boleto para recolhimento.

    6. O recurso contra o Auto de Multa poderá ser apresentado até a data de seu vencimento.

    7. Sendo apresentada defesa contra o Auto de Infração ou recurso contra o Auto de Multa,

    será suspenso o pagamento do Auto de Multa até decisão do Plenário do CRMV.

    8. Por decisão do Plenário, o Auto de Multa poderá ser cancelado se, até o vencimento do

    respectivo boleto, houver a regularização da infração apontada no Auto de Infração.

    9. Mas, caso o Auto de Multa, por decisão do Plenário, não seja cancelado, ele deve ser pago;

    10. Se ocorrer o vencimento do prazo para pagamento do Auto de Multa e não houver a

    quitação, o débito será inscrito na dívida ativa e ajuizada a execução fiscal.

  • eu entendo como errada. Pois 60 dias são entre a expedição do auto de infração e pagamento da multa. no caso a afirmativa tinha que falar em 30 dias para lavrar a multa. Onde eu errei?

ID
5565718
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-RO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Quanto às normas de fiscalização de procedimentos administrativos no âmbito do Conselho Federal de Medicina Veterinária e dos Conselhos Regionais de Medicina Veterinária, julgue o item. 


O recurso contra o auto de multa poderá ser apresentado até cinco dias após a data de seu vencimento.  

Alternativas
Comentários
  • A multa não paga em seu vencimento será inscrita em Dívida Ativa, observando-se,

    então, o Código Tributário Nacional, a legislação tributária correlata.

  • res 672 cfmv , anexo 3

    Fica o Autuado intimado a efetuar o pagamento do boleto anexo até a data de seu vencimento, ou, no mesmo prazo, a apresentar recurso ao CRMV, recurso este que sobrestará a exigibilidade da Multa até seu julgamento final.

    obs: é até o vencimento e não até 5 dias após.


ID
5565721
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-RO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Quanto às normas de fiscalização de procedimentos administrativos no âmbito do Conselho Federal de Medicina Veterinária e dos Conselhos Regionais de Medicina Veterinária, julgue o item. 


Sendo apresentada defesa contra o auto de infração ou recurso contra o auto de multa, será suspenso o pagamento do auto de multa até decisão do plenário do Conselho Regional de Medicina Veterinária. 

Alternativas
Comentários
  • Res cfmv 672, anexo 3

    Fica o Autuado intimado a efetuar o pagamento do boleto anexo até a data de seu vencimento, ou, no mesmo prazo, a apresentar recurso ao CRMV, recurso este que sobrestará a exigibilidade da Multa até seu julgamento final.

  • res 672 cfmv

    Art. 3º O CRMV notificará o Autuado da decisão transitada em julgado do Processo Administrativo e, tendo sido mantido o Auto de Infração, encaminhará concomitantemente pelo correio, com aviso de recebimento, o Auto de Multa e o boleto para recolhimento.

    § 1º O recurso contra o Auto de Multa poderá ser apresentado até a data de seu vencimento.

    § 2º Sendo apresentada defesa contra o Auto de Infração ou recurso contra o Auto de Multa, será suspenso o pagamento do Auto de Multa até decisão do Plenário do CRMV. 


ID
5565724
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-RO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

Quanto às normas de fiscalização de procedimentos administrativos no âmbito do Conselho Federal de Medicina Veterinária e dos Conselhos Regionais de Medicina Veterinária, julgue o item. 


Por decisão do plenário, o auto de multa poderá ser cancelado se, até o vencimento do respectivo boleto, houver a regularização da infração apontada no auto de infração. 

Alternativas
Comentários
  • RESOLUÇÃO No - 1.124, DE 27 DE OUTUBRO DE 2016 Altera a Resolução CFMV nº 672, de 16 de setembro de 2000.

    art 3"§3º Por decisão do Plenário, o Auto de Multa poderá ser cancelado se, até o vencimento do respectivo boleto, houver a regularização da infração apontada no Auto de Infração".


ID
5565727
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-RO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

À luz do Código de Processo Ético-profissional no âmbito do sistema do Conselho Federal de Medicina Veterinária e dos Conselhos Regionais de Medicina Veterinária, julgue o item. 


Em caso de a testemunha se encontrar, por ocasião da instrução, fora da jurisdição do Conselho Regional de Medicina Veterinária, o processo ficará suspenso por até dois anos. 

Alternativas
Comentários
  • Quando alguma parte ou testemunha se encontrar, por ocasião dos respectivos depoimentos ou

    oitivas, fora dos limites territoriais do CRMV, será expedida Carta Precatória para que o ato seja

    realizado em outro CRMV.

  • RES 1.1330 (2020)

    Art. 6º Em caso de a parte ou testemunha se encontrar, por ocasião dos respectivos depoimentos ou oitivas, fora dos limites territoriais do CRMV, será expedida Carta Precatória para que o ato seja realizado em outro CRMV.


ID
5565730
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-RO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

À luz do Código de Processo Ético-profissional no âmbito do sistema do Conselho Federal de Medicina Veterinária e dos Conselhos Regionais de Medicina Veterinária, julgue o item. 


O conselheiro poderá exercer suas funções no processo em que tiver prestado depoimento como testemunha. 

Alternativas
Comentários
  • RES 1330/20 ART 8 II

    Art. 8º O Conselheiro é impedido de exercer as suas funções no processo ético-profissional:

    I – de que for parte;

    II – em que interveio como mandatário da parte, funcionou como perito ou prestou depoimento como testemunha;

    III – quando nele estiver postulando, como procurador da parte, o seu cônjuge ou qualquer parente seu, consanguíneo ou afim, em linha reta ou na linha colateral, até o segundo grau;

    IV - quando cônjuge, parente, consanguíneo ou afim, de alguma das partes, em linha reta ou na colateral, até o terceiro grau, inclusive;

    V - quando integrar órgão ou entidade que for parte ou interessada na causa.

    VI - de que conheceu em outro grau de jurisdição administrativa, tendo proferido decisão.

    Parágrafo único. Todos os Conselheiros são impedidos no caso de denúncia oferecida contra quaisquer dos membros do Regional.


ID
5565733
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-RO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

À luz do Código de Processo Ético-profissional no âmbito do sistema do Conselho Federal de Medicina Veterinária e dos Conselhos Regionais de Medicina Veterinária, julgue o item. 


Reputa-se fundada a suspeição de parcialidade do conselheiro quando este for interessado no julgamento da causa em favor de uma das partes. 

Alternativas
Comentários
  • res 1330/20

    art 9 , IV.

    Art. 9º Reputa-se fundada a suspeição de parcialidade do Conselheiro quando:

    I - amigo íntimo ou inimigo capital de quaisquer das partes;

    II - alguma das partes for credora ou devedora do Conselheiro, de seu cônjuge ou de parentes destes, em linha reta ou na colateral até o terceiro grau, inclusive;

    III - receber dádivas antes ou depois de iniciado o processo ou aconselhar alguma das partes acerca do objeto da causa;

    IV - interessado no julgamento da causa em favor de uma das partes.

    Parágrafo único. Poderá ainda o Conselheiro declarar-se suspeito por motivo íntimo, sem necessidade de declarar suas razões.


ID
5565736
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-RO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

À luz do Código de Processo Ético-profissional no âmbito do sistema do Conselho Federal de Medicina Veterinária e dos Conselhos Regionais de Medicina Veterinária, julgue o item. 


Suscitada a suspeição ou o impedimento por escrito e de forma fundamentada, deverá o conselheiro se manifestar no prazo de três dias. 

Alternativas
Comentários
  • literalidade do art 11 da resolução cfmv 1330/20.

    Art. 11. Suscitada a suspeição ou impedimento por escrito e de forma fundamentada, deverá o Conselheiro se manifestar no prazo de 03 (três) dias.


ID
5565739
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-RO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

À luz do Código de Processo Ético-profissional no âmbito do sistema do Conselho Federal de Medicina Veterinária e dos Conselhos Regionais de Medicina Veterinária, julgue o item. 


Não reconhecido o impedimento ou a suspeição, será o suscitante intimado da decisão para, querendo, ajuizar a medida judicial cabível, em razão da inexistência de previsão de recurso administrativo.  

Alternativas
Comentários
  • RES 1330/20

    Art. 12. Reconhecido o impedimento ou a suspeição, o Conselheiro o fará formalmente e, sendo Instrutor ou Relator, encaminhará o processo ao Presidente do Conselho para designação de substituto e, se for o caso, repetição dos atos viciados.

    § 1º Não reconhecido o impedimento ou a suspeição, será o suscitante intimado da decisão para, querendo, agravar ao Presidente do Conselho para decisão.

    § 2º Dado provimento ao Agravo e sendo o suscitado Instrutor ou Relator, na mesma decisão o Presidente do Conselho designará substituto, a quem remeterá os autos.

    § 3º Negado provimento ao Agravo, a decisão do Presidente será devolvida ao conhecimento e deliberação do Plenário ao tempo do julgamento no respectivo Conselho.


ID
5565742
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-RO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

À luz do Código de Processo Ético-profissional no âmbito do sistema do Conselho Federal de Medicina Veterinária e dos Conselhos Regionais de Medicina Veterinária, julgue o item. 


Nenhum ato será declarado nulo se não resultar em prejuízo às partes. 

Alternativas
Comentários
  • RES 1330/20

    Art. 14.  Nenhum ato será declarado nulo se não resultar prejuízo às partes.

    § 1º Nenhuma das partes poderá arguir nulidade a que haja dado causa, para a qual tenha concorrido ou referente a formalidade cuja observância só interesse à parte contrária.

    § 2º Não será declarada a nulidade de ato processual que não houver influído na decisão da causa.

    § 3º Sob pena de preclusão, a nulidade dos atos deve ser alegada na primeira oportunidade em que couber à parte falar nos autos, que será analisada e decidida:

    I - pelo Instrutor, se relativas à fase de Instrução, sem prejuízo de ratificação pela parte em alegações finais ou no recurso de apelação;

    II – pelo Plenário do CRMV ou do CFMV, conforme o caso;

    § 4º Compete ao Plenário do CRMV ou CFMV decretar de ofício as nulidades dos atos que importem em violação ao devido processo legal, contraditório e à ampla defesa e em efetivo prejuízo às partes.


ID
5565745
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-RO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

À luz do Código de Processo Ético-profissional no âmbito do sistema do Conselho Federal de Medicina Veterinária e dos Conselhos Regionais de Medicina Veterinária, julgue o item. 


A nulidade de um ato, uma vez declarada, causará a dos atos que dele diretamente dependam ou sejam consequência. 

Alternativas
Comentários
  • RES 1330/20 ART 15

    Art. 15.  O ato cuja nulidade tiver sido reconhecida será repetido.

    § 1º A nulidade de um ato, uma vez declarada, causará a dos atos que dele diretamente dependam ou sejam consequência.

    § 2º O Conselheiro que pronunciar a nulidade declarará os atos a que ela se estende.

    § 3º Dar-se-á o aproveitamento dos atos praticados desde que não resulte prejuízo à defesa de qualquer parte.


ID
5565748
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-RO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

À luz do Código de Processo Ético-profissional no âmbito do sistema do Conselho Federal de Medicina Veterinária e dos Conselhos Regionais de Medicina Veterinária, julgue o item. 


As denúncias, sob pena de arquivamento sumário pelo presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária, deverão conter nome, assinatura, endereço e inscrição no CNPJ ou CPF do denunciante e estar acompanhadas de provas suficientes à demonstração do alegado ou indicar os elementos de comprovação.  

Alternativas
Comentários
  • RES 1330/20 ART 27

    Art. 27. As denúncias ou representações devem conter a descrição dos fatos, o nome, assinatura, endereço completo, inscrição no CNPJ ou CPF do denunciante ou representante e estar acompanhadas de provas suficientes à demonstração do alegado ou indicar os elementos de comprovação.

    § 1° As denúncias ou representações serão arquivadas pelo Presidente do CRMV se:

    I - não contiverem os dados e documentos previstos no caput; II - o fato narrado, manifestamente, não constituir infração ética.

    § 2º A decisão de arquivamento deve ser seguida de comunicação ao denunciante ou representante, desde que identificado, acompanhada de cópia da decisão fundamentada.

    § 3º Em caso de arquivamento, não se admitirá qualquer recurso, sendo facultado, porém, o encaminhamento de novo expediente, desde que observados os requisitos deste artigo.

    § 4º O arquivamento de denúncia fora dos casos elencados neste artigo sujeitará o Presidente ao estabelecido no artigo 95 deste Código.


ID
5565751
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-RO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

À luz do Código de Processo Ético-profissional no âmbito do sistema do Conselho Federal de Medicina Veterinária e dos Conselhos Regionais de Medicina Veterinária, julgue o item. 


Recebidos os autos do processo ético-disciplinar, caberá ao instrutor determinar a notificação do denunciado para, no prazo de quinze dias, apresentar defesa. 

Alternativas
Comentários
  • errado

    DA DEFESA Art. 22. Recebidos os autos do processo ético-disciplinarcaberá ao Instrutor determinar a notificação do denunciado parano prazo de 30 (trinta) diasapresentar defesa.

  • Não tinha certeza quanto ao prazo


ID
5565754
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-RO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Veterinária
Assuntos

À luz do Código de Processo Ético-profissional no âmbito do sistema do Conselho Federal de Medicina Veterinária e dos Conselhos Regionais de Medicina Veterinária, julgue o item. 


Nos casos em que houver ônus pecuniário para a obtenção de provas solicitadas pelos interessados, incumbirá ao Conselho Regional de Medicina Veterinária arcar com as respectivas despesas. 

Alternativas
Comentários
  • Não há sentido em o interessado solicitar provas e o Conselho arcar com as despensas (sentido prático)

  • LAERTÃO MEU CUNHADO QUERIDO MARAVILHOSO ME SEGUE

  • RES 1330/20 ART 35

    Art. 35. Nos casos em que houver ônus pecuniário para a obtenção de provas solicitadas pelos interessados, incumbirá a estes arcar com as respectivas despesas.