SóProvas


ID
5566042
Banca
FAUEL
Órgão
Prefeitura de São José dos Pinhais - PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia atentamente o trecho a seguir, extraído de uma crítica de arte escrita por Monteiro Lobato, para responder a próxima questão.

“Há duas espécies de artistas. Uma composta dos que vêem normalmente as coisas e em consequência disso fazem arte pura, guardando os eternos ritmos da vida, e adotados para a concretização das emoções estéticas, os processos clássicos dos grandes mestres. A outra espécie é formada pelos que vêem anormalmente a natureza, e interpretam-na à luz de teorias efêmeras, sob a sugestão estrábica de escolas rebeldes, surgidas cá e lá como furúnculos da cultura excessiva. São produtos de cansaço e do sadismo de todos os períodos de decadência: são frutos de fins de estação, bichados ao nascedouro. Estrelas cadentes, brilham um instante, as mais das vezes com a luz de escândalo, e somem-se logo nas trevas do esquecimento. Embora eles se dêem como novos precursores duma arte a ir, nada é mais velho de que a arte anormal ou teratológica”.
(O Estado de S. Paulo, 20/12/1917, com adaptações)

Em relação à fonologia, marque a alternativa que NÃO contém uma palavra proparoxítona que aparece no texto.

Alternativas
Comentários
  • A Nova Ortografia baniu os acentos dos ditongos abertos "éi" e "ói" das palavras paroxítonas (é por isso que "herói" tem acento e "heroico" não tem), porém a palavra "sequência", apesar de ser paroxítona, não tem ditongo "éi" nem "ói".

  • A questão é e quer que, em relação à fonologia, marquemos a alternativa que NÃO contém uma palavra proparoxítona que aparece no texto. Vejamos:

     .

    A) Estéticas.

    Errado. Aqui há uma palavra proparoxítona. Soletramos "es--ti-cas".

     .

    B) Clássicos.

    Errado. Aqui há uma palavra proparoxítona. Soletramos "clás-si-cos".

     .

    C) Efêmeras.

    Errado. Aqui há uma palavra proparoxítona. Soletramos "e--me-ras".

     .

    D) Furúnculos.

    Errado. Aqui há uma palavra proparoxítona. Soletramos "fu-rún-c u-los".

     .

    E) Consequência.

    Certo. Aqui não há uma proparoxítona, mas, sim, uma paroxítona terminada em ditongo. Soletramos "con-se-quên-cia".

     .

    Para complementar:

     .

    De acordo com a posição da sílaba tônica (a sílaba mais forte), as palavras com mais de uma sílaba classificam-se em:

    Oxítonas: a sílaba tônica é a última. Acentuam-se as oxítonas terminadas em A, E, O (S), mesmo quando seguidas de LO(S), LA(S); e as terminadas em EM, ENS (com duas ou mais sílabas). Acentuam-se também as oxítonas terminadas com ditongos abertos ÉI, ÓI e ÉU, seguidas ou não de “s”.

    Paroxítonas: a sílaba tônica é a penúltima. Acentuam-se as paroxítonas terminadas em l, n, r, x, i(s), u(s), ps, ã(s), ão(s), ei(s), ons, um, uns, ditongo (crescente ou decrescente), seguido ou não de "s".

    Proparoxítonas: são palavras que têm a antepenúltima sílaba como sílaba tônica. TODAS as palavras proparoxítonas são acentuadas graficamente, segundo as regras de acentuação.

     .

    Gabarito: Letra E 

  • A resposta é a letra E. Mas tem um detalhe: existem palavras consideradas PROPAROXÍTONAS ACIDENTAIS, como a palavra CONSEQUÊNCIA, que são no geral consideradas PAROXÍTONAS pois terminam em DITONGO CRESCENTE, assim como HISTÓRIA, SÉRIE, entre outras. Mas no geral, essas proparoxítonas acidentais são ditas como paroxítonas. Eles gostam muito de colocar essas palavrinhas de Proparoxítonas acidentais. CUIDADO.

  • GAB-E

    Consequência.

    Também chamada de palavras esdrúxulas, as proparoxítonas são classificações da língua portuguesa que indicam a tonicidade silábica das palavras. Isto é, cada termo do idioma tem uma sílaba tônica em que a intensidade é maior na pronúncia.

    Palavras proparoxítonas: Antepenúltima sílaba

    QUEM JÁ ESQUECEU DE JANTAR. DEIXA O LIKE!!!

  • GABARITO - E

    Consequência - Paróxitona terminada em ditongo oral crescente.

  • GAB: E

    Consequência-> Paroxítona terminada em ditongo

  • Alternativa E

    Dá pra acertar essa questão só de olho. Se o enunciado pede a palavra que NÃO é proparoxítona, isso significa que a acentuação dela estará pelo final da palavra, no caso: Con-se-quên-cia, que é uma paroxítona. O restante das palavras proparoxítonas tem a acentuação pelo início das palavras.

    Cheguei a essa conclusão rápida pelo fato de todas as palavras estarem acentuadas.

  • GABARITO - E

    Consequência - paroxítona terminada em ditongo.

  • " Consequência" é uma paroxítona terminada em ditongo