SóProvas


ID
5566270
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Santa Helena - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O texto seguinte servirá de base para responder a questão.


A Iluminação


Um dia, perguntaram a um grande mestre quem o havia ajudado a atingir a iluminação, e ele respondeu: "Um cachorro".

Os discípulos, surpresos, quiseram saber o que havia acontecido, e o mestre contou:

- Certa vez, eu estava olhando um cachorro, que parecia sedento e se dirigia a uma poça d'água. Quando ele foi beber, viu sua imagem refletida. O cachorro, então, fez uma cara de assustado, e a imagem o imitou. Ele fez cara de bravo e a imagem o arremedou.

Então, ele fugiu de medo e ficou observando, distante, durante longo tempo, a água. Quando a sede aumentou, ele voltou, repetiu todo o ritual e fugiu novamente.

Num dado momento, a sede era tanta que o cachorro não resistiu e correu em direção à água, atirou-se nela e saciou sua sede. Desde esse dia, percebi que, sempre que eu me aproximava de alguém, via minha imagem refletida, fazia cara de bravo e fugia assustado.

E ficava, de longe, sonhando com esse relacionamento que eu queria para mim.

Esse cachorro me ensinou que eu precisava entrar em contato com a minha sede e mergulhar no amor, sem me assustar com as imagens que eu ficava projetando nos outros.

https://www.contandohistorias.com.br/html/contandohistorias.html

A forma verbal destacada em "Quando a sede aumentou, ele voltou, repetiu todo o ritual e FUGIU novamente ", pode ser classificada, no contexto em que foi empregada, quanto à sua transitividade (Regência Verbal) como sendo: 

Alternativas
Comentários
  • Fugir, morrer, acordar, nascer, nadar, cair, mergulhar, correr (Verbos Intransitivos).

    Ou seja, verbo intransitivo é aquele que não necessita de nenhum complemento na oração para que seu sentido seja completo.

  • A questão é de sintaxe e quer saber a transitividade do verbo destacado em "Quando a sede aumentou, ele voltou, repetiu todo o ritual e FUGIU novamente". Vejamos:

     .

    A) Intransitiva. 

    Certo. "Fugiu" é verbo intransitivo, já que não precisa de complemento. "Novamente" é um advérbio / adjunto adverbial.

    Verbo intransitivo: é o que tem sentido completo, não precisa de complemento para formar o predicado. Ex.: Os pessegueiros floresceram. ("Os pessegueiros" é o sujeito; "floresceram" é o verbo intransitivo).

     .

    B) Transitiva indireta.

    Errado.

    Verbo transitivo indireto: é o que pede um complemento regido de preposição. Esse complemento denomina-se objeto indireto. Ex.: Os jovens gostam de aventuras ("Os jovens" é o sujeito; "gostam" é o verbo transitivo indireto; "de aventuras" é o objeto indireto).

     .

    C) Transitiva direta.

    Errado.

    Verbo transitivo direto: é o que não tem significação completa, precisa de um complemento para inteirar a informação. Esse complemento denomina-se objeto direto. Ex.: A família chamou o médico. ("A família" é o sujeito; "chamou" é o verbo transitivo direto; "o médico" é o objeto direto).

     .

    D) Transitiva direta e indireta.

    Errado.

    Verbo transitivo direto e indireto: é o que se constrói com dois complementos (objeto direto + objeto indireto). Ex.: O pintor ofereceu o quadro a um amigo. ("O pintor" é o sujeito; "ofereceu" é o verbo transitivo direto e indireto; "o quadro" é o objeto direto; "a um amigo" é o objeto indireto).

     .

    Gabarito: Letra A

  • GAB-A

    Intransitiva. 

    VOLTAR

    VIVER

    SUMIR

    MORRER

    NASCER

    MORAR

    DEITAR

    CHORAR

    CHEGAR

    CASAR

    CAIR

    BRINCAR

    ETC, ETC,ETC BLA BLA BLA......

    No silêncio das lágrimas...

    A angústia é indisfarçável.VÁ ESTUDAR!!

  • GABARITO: A

    Os verbos intransitivos têm a capacidade de apresentar o sentido completo de uma ação.

    As ações propagadas pelos verbos intransitivos têm início e fim no próprio sujeito, não sendo necessário complementos verbais para completar o seu sentido. Dessa forma, os verbos intransitivos não criam transitividade verbal com um objeto direto e com o objeto indireto.

    Ex: Hugo nasceu!

    Só tenho vontade de chorar.

    Minha avó ainda não voltou.

    Fonte: https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/lingua-portuguesa/verbos-intransitivos