SóProvas


ID
5566870
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
FUNPRESP-JUD
Ano
2021
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Quanto à análise e ao projeto orientados a objetos, julgue o seguinte item.


O diagrama de comunicação, em UML 2.0, mostra a comunicação, ou seja, o fluxo de mensagens que ocorre entre os objetos de um sistema de informação. Esse diagrama é utilizado quando a intenção é mostrar a colaboração entre os objetos.

Alternativas
Comentários
  • O Gabarito está correto?

    De acordo com Pressman,

    "O diagrama de comunicação UML (chamado de “diagrama de colaboração” em UML 1.X) fornece outra indicação da ordem temporal das comunicações, mas dá ênfase às relações entre os objetos e classes em vez da ordem temporal."

    Não entendi o porquê do gabarito apontado ser "ERRADO". Alguém?

    FONTE: Pressman

  •  O Diagrama de Colaboração foi renomeado para o Diagrama de Comunicação. Consulte Diferenças entre a UML 1.x e a UML 2.0para obter informações adicionais. Os diagramas de comunicação são utilizados para mostrar como os objetos interagem para executar o comportamento de um caso de uso específico ou de parte de um caso de uso. Junto com os diagramas de seqüência, os diagramas de comunicação são utilizados pelos designers para definir e esclarecer as funções dos objetos que executam um fluxo específico de eventos de um caso de uso. Eles são a principal fonte de informações usada para determinar interfaces e responsabilidades de classe. Diferente de um diagrama de seqüência, um diagrama de comunicação mostra os relacionamentos entre os objetos. Os diagramas de seqüência e os diagramas de comunicação expressam informações semelhantes, mas as mostram de maneiras diferentes. Os diagramas de comunicação mostram os relacionamentos entre os objetos e proporcionam uma melhor compreensão de todos efeitos causados em determinado objeto e para design de procedimentos. Em razão do formato, os diagramas de comunicação tendem a ser mais adequados às tarefas de análise (consulte Tarefa: Análise de Caso de Uso). Ou seja, eles representam melhor as interações mais simples de um número menor de objetos. À medida que o número de objetos e de mensagens aumenta, fica cada vez mais difícil ler o diagrama. Além disso, é difícil exibir informações descritivas adicionais (como andamento, pontos de decisão ou outras informações não estruturadas), que podem ser facilmente incluídas nas anotações de um diagrama de seqüência. Fonte: https://www.cin.ufpe.br/~gta/rup-vc/core.base_rup/guidances/guidelines/communication_diagram_FFFEA1B5.html
  • Para entender o erro dessa questão, tive que dar uma olhada no PDF do Estratégia Concursos (quem for assinante, pode dar uma olhada): "O Diagrama de Comunicação era conhecido como Diagrama de Colaboração, mas ele não modela colaborações. Quem modela colaborações, professor? O Diagrama de Estrutura Composta!"