SóProvas


ID
5567008
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
FUNPRESP-JUD
Ano
2021
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Em relação à gerenciamento do ciclo de vida do software, julgue o seguinte item.


No modelo cascata, existe uma intercalação de atividades de especificação, desenvolvimento e validação. O sistema é desenvolvido como uma série de versões (incrementos), de maneira que cada versão adiciona funcionalidade à anterior.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    (Pressman) O modelo cascata, algumas vezes chamado ciclo de vida clássico, sugere uma abordagem sequencial e sistemática para o desenvolvimento de software, começando com o levantamento de necessidades por parte do cliente, avançando pelas fases de planejamento, modelagem, construção, emprego e culminando no suporte contínuo do software concluído.

    (Sommerville) O primeiro modelo do processo de desenvolvimento de software a ser publicado foi derivado de processos mais gerais da engenharia de sistemas (ROYCE, 1970). Por causa do encadeamento entre uma fase e outra, esse modelo é conhecido como'modelo em cascata', ou ciclo de vida de software. O modelo em cascata é um exemplo de um processo dirigido a planos — em princípio, você deve planejar e programar todas as atividades do processo antes de começar a trabalhar nelas. 

    (DEVMEDIA) Formalizado por Royce em 1970, é o modelo mais antigo. Suas atividades fundamentais são:

    análise e definição de requisitos;

    projeto;

    implementação;

    teste;

    integração.

    O modelo em cascata tem o grande mérito de ser o primeiro a impor o planejamento e o gerenciamento ao processo de software, que antes era casual. O nome "cascata" foi atribuído em razão da sequência das fases, onde cada fase só começa quando a anterior termina; e da transmissão do resultado da fase anterior como entrada para a fase atual (o fim de cada fase resulta em um documento aprovado). Nesse modelo, portanto, é dada muita ênfase às fases de análise e projeto antes de partir para a programação, a fim de que o objetivo do software esteja bem definido e que sejam evitados retrabalhos

  • O modelo em cascata é um modelo sequencial ou linear. Para a atividade seguinte seja feita a anterior tem que ser aprovada. Por exemplo, vamos pensar em um bolo, eu só consigo assar um bolo quando os ingredientes já estiverem unidos dentro da forma. Não consigo em paralelo ou intercalado assar o bolo e bater os ovos.

    Veja um erro da questão: "existe uma intercalação de atividades de especificação".

    GABARITO ERRADO.

    Em frente e enfrente.

  • Gabarito: ERRADO A descrição apresentada no enunciado refere-se ao MODELO INCREMENTAL. Modelo em cascata: Considera as atividades fundamentais do processo de especificação, desenvolvimento, validação e evolução, e representa cada uma delas como fases distintas; Desenvolvimento incremental: intercala as atividades de especificação, desenvolvimento e validação. O sistema é desenvolvido como uma série de versões (incrementos), de maneira que cada versão adiciona funcionalidade à anterior. FONTE: Sommerville e Pressman