SóProvas


ID
5567203
Banca
FGV
Órgão
PC-RJ
Ano
2021
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

O engenheiro responsável pela execução de um serviço de impermeabilização rígida com argamassa com aditivo hidrófugo numa laje de cobertura determinou e fiscalizou a execução da seguinte sequência de atividades:

  •  umedecer o substrato (laje de concreto) e aplicar sobre ele uma camada de chapisco;
  • preparar na obra da argamassa com aditivo hidrófugo;
  • aplicar uma primeira camada de argamassa de 15 mm;
  • sarrafear a primeira camada;
  • aplicar uma segunda camada de argamassa de 15 mm no dia seguinte; 
  • executar o acabamento da segunda camada com desempenadeira e realizar a cura úmida da argamassa por mais três dias.



Dessa forma, pode-se considerar que a conduta do engenheiro foi:

Alternativas
Comentários
  • NBR 9574

    4.2.1.2 Aplicação do tipo de impermeabilização

    A argamassa impermeável deve ser aplicada de forma contínua, com espessura de 30 mm, sendo a aplicação em camadas sucessivas de 15 mm, evitando-se a superposição das juntas de execução. A primeira camada deve ter acabamento sarrafeado, a fim de oferecer superfície de ancoragem para camada posterior, sendo a argamassa impermeável manualmente adensada contra a superfície para eliminar ao máximo o índice de vazios. As duas camadas devem ser executadas no mesmo dia; caso contrário, a última camada deve ser precedida de chapisco.

    Ano: 2016 Banca: FCC Órgão: Prefeitura de Teresina - PI Prova: FCC - 2016 - Prefeitura de Teresina - PI - Técnico de Nível Superior -Engenheiro Civil

    c) preparada in loco e aplicada de forma contínua e em camadas sucessivas, de tal forma que não haja coincidência de emendas entre as camadas. As camadas devem ser executadas no mesmo dia; caso contrário, a última camada deve ser precedida de chapisco (isento de aditivo).

    FGV adaptou rs.

  • A questão nos traz uma situação de uso de aditivo hidrófugo em um serviço de impermeabilização. Inicialmente lembramos que hidrófugo é todo produto destinado a repelir água através da redução do ângulo de molhagem dos poros de um determinado substrato, podendo ser adicionado ao material ou aplicado sobre ele. Esses aditivos hidrófugos reagem com a cal livre do cimento formando sais cálcicos insolúveis. 

    Quanto ao preparo do substrato, deve-se corrigir as eventuais trincas e as cavidades ou nichos devem ser preenchidos com argamassa. As superfícies a serem revestidas devem ser ásperas e estarem livres de resíduos. Para a aplicação da argamassa em si, deve-se esperar 24h após a aplicação do chapisco e o aditivo nunca deve ser utilizado no chapisco, pois prejudicaria sua aderência. Nesse sentido, percebe-se que o cronograma do engenheiro não estabeleceu as 24h de antecedência obrigatórias para a aplicação, estando incorreto. Por isso, a LETRA E está correta.

    A LETRA A não é resposta, pois não detectou o erro na sequência do engenheiro. A LETRA B não procede, pois o chapisco na verdade tem a função de melhorar a aderência. A LETRA C também está equivocada, pois a primeira camada deve ser sarrafeada, conforme previsto pelo engenheiro na quarta etapa. A LETRA D também não procede, pois as espessuras sucessivas devem ter realmente espessura de 15 mm.

    Por fim, concluímos que, de fato, apenas a LETRA E detectou o equívoco da sequência do engenheiro e, portanto, é a resposta para a questão.

    Gabarito do Professor: Letra E

    FONTE: VEDACIT. Manual Técnico de Impermeabilização em estruturas, 6º Edição - Otto Baumgart, 2006.