SóProvas


ID
5567209
Banca
FGV
Órgão
PC-RJ
Ano
2021
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Nos últimos anos, o rompimento de grandes barragens de rejeito de minério trouxeram o tema para o conhecimento do público. Além do choque das perdas de vidas humanas, o desastre tem outras tantas consequências para o meio ambiente e para os sobreviventes. Quando uma barragem desse tipo é criada, um dique é construído para que os rejeitos de minério sejam contidos. Esse é o dique de partida. À medida que a barragem vai recebendo mais rejeitos, novas camadas são colocadas em cima do dique de partida (operação chamada de alteamento).
Em relação ao tema abordado, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • segunda questão sobre isso que a FGV cobra no mesmo ano!

    Esse artigo é perfeito pois tem uma tabelinha que compara os tipos:

    https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/20720/20720_3.PDF

    estudei por ele e consegui acertar na prova :)

  • a) O alteamento a montante é mais conservador (menos conservador), no sentido de que foi desenvolvido para reduzir os riscos de liquefação em zonas de atividade sísmica.

    b) O alteamento a jusante é o método mais simples e de mais baixo custo de construção (mais complexo e maior custo), porém está associado à maioria dos casos de ruptura de barragens de rejeitos em todo o mundo; (maioria dos casos de ruptura de barragens de rejeitos correspondem ao método a montante)

    c) No alteamento a montante, novos diques são construídos, tanto sobre os rejeitos dispostos a montante quanto sobre o aterro do dique anterior, de forma que o eixo de simetria se mantém;(descrição do método da linha de centro e não do método a montante)

    d) O método de alteamento na linha de centro tem estabilidade superior à da barragem alteada para montante, porém não requer um volume de materiais tão grande, como no alteamento para jusante;

    e) No alteamento a jusante, os rejeitos são descarregados hidraulicamente, desde a crista do dique de partida, formando uma praia de rejeito que, com o tempo, será adensada e servirá como fundação, fornecendo material para futuros diques de alteamento, que serão construídos com o próprio material do rejeito. (descrição do método a montante e não do método a jusante)

  • A questão descreve a técnica de alteamento de barragens. Nessa técnica, o dique de partida que faz a contenção dos rejeitos recebe novas camadas, à medida que o volume de rejeitos aumenta, colocadas em cima do dique. A figura a seguir, representa o alteamento a montante, mas existe também o método de alteamento à jusante e na linha de centro. 



    FONTE:Site Eletrônico: G1 

    Agora, falando especificamente de cada um dos métodos, podemos citar que:

    O método de alteamento a montante é bem polêmico do ponto de vista da segurança, nele o próprio rejeito da barragem adensado servirá como fundação dos diques. Apesar de ser mais simples e viável financeiramente para as mineradoras, é uma técnica muito arriscada pela baixa capacidade suporte do rejeito que pode inclusive se liquefazer na ocorrência de tremores na região da barragem. Por essas características, este método está associado à maioria dos casos de ruptura de barragens de rejeitos em todo o mundo (ver figura).


    FONTE: Site Eletrônico Época

    Por outro lado, o método de alteamento a jusante é o mais conservador de todos, nele os alteamentos são realizados a jusante a partir de um dique de partida, reduzindo assim o risco de liquefação dos rejeitos que compõem a fundação (ver figura). É um método mais caro e que demanda uma maior área de terreno para instalação.


    FONTE: Site Eletrônico Época

    Por fim, o método de alteamento na linha de centro é uma solução intermediária quando comparada com as outras duas anteriores. É uma solução mais estável  se comparada a uma barragem alteada para montante e não requer uma grande área disponível como no alteamento para jusante.  Neste método, os alteamentos são construídos a partir do dique inicial, mantendo o eixo de simetria inalterado (ver figura).


    FONTE: Site Eletrônico Época

    Julgando as alternativas:

    A) ERRADA.

    O alteamento a montante jusante é mais conservador, no sentido de que foi desenvolvido para reduzir os riscos de liquefação em zonas de atividade sísmica;

    B) ERRADA.

    O alteamento a jusante montante é o método mais simples e de mais baixo custo de construção, porém está associado à maioria dos casos de ruptura de barragens de rejeitos em todo o mundo; 

    C) ERRADA.

    No alteamento a montante, novos diques são construídos, tanto sobre os rejeitos dispostos a montante quanto sobre o aterro do dique anterior, de forma que o eixo de simetria NÃO se mantém;

    D) CERTA.

    O método de alteamento na linha de centro é uma solução intermediária, como falado anteriormente.

    E) ERRADA.

    No alteamento a jusante montante, os rejeitos são descarregados hidraulicamente, desde a crista do dique de partida, formando uma praia de rejeito que, com o tempo, será adensada e servirá como fundação, fornecendo material para futuros diques de alteamento, que serão construídos com o próprio material do rejeito.

    Gabarito do Professor: Alternativa D.

     Fontes: 
    Site Eletrônico Vale Brasil.
    Site Eletrônico Minera Jr. UFOP.