-
ESSA QUESTÃO CONFUNDI, NAS CHUVAS CONVECTIVAS O AR QUENTE SOBE E O AR FRIO DESCE
-
As precipitações podem se formar de três maneiras
Chuvas convectivas ou de convecção: Ocorrem quando o ar, em ascensão vertical, se resfria, se condensa e se precipita na forma de chuva. Esse tipo de chuva é muito comum nas regiões equatoriais, como a Amazônia.
Chuvas de relevo ou chuvas orográficas: Ocorrem com a ascensão e o resfriamento do ar, quando tem de ultrapassar barreiras montanhosas. No litoral do Nordeste brasileiro, a barreira do planalto da Borborema provoca chuvas na Zona da Mata e no litoral.
Chuvas frontais: Resultam do chove de uma massa de ar frio com uma massa de ar quente. As chuvas frontais são frequentes no litoral oriental brasileiro, como consequência do encontro da massa polar atlântica (fria) com a massa tropical atlântica (quente).
Gabarito: Letra A
-
GAB-A
FRONTAL
A chuva frontal, também chamada de chuva ciclônica, ocorre a partir do encontro de uma massa de ar fria e seca com uma massa de ar quente e úmida. Nas frentes, que são as zonas de contato entre essas duas massas com características diferentes, acontece a condensação do vapor e a precipitação da água na forma de chuva.
São precipitações, que ao contrário das chuvas de verão (que são intensas e rápidas), possuem duração extensa ou moderada e sua intensidade é baixa – com volume de água suave e contínuo. Sua duração – algumas horas até a alguns dias – tem relação direta com a velocidade de deslocamento da frente fria ou quente. Quanto maior a frente e quanto menor a velocidade de deslocamento da frente, mais demorado será o período de chuvas.
Onde estiver, seja lá como for, tenha fé porque até no lixão nasce flor.
CONTINUE ESTUDANDO!!