SóProvas


ID
5569423
Banca
FAPEC
Órgão
PC-MS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A questão refere-se ao seguinte fragmento de texto, extraído de uma reportagem que trata do trabalho de médicos-legistas em IML do Rio de Janeiro e suas diferentes demandas, incluindo os casos indevidamente encaminhados: A vítima daquele dia dera entrada na Unidade de Pronto Atendimento do Complexo do Alemão com fortes dores de cabeça e morrera duas horas depois. O corpo parecia saudável. Suspeitava-se de rompimento de um aneurisma. Por se tratar de morte natural, o corpo não deveria ter sido encaminhado para lá. Quando isso acontece, Gabriela fica indignada[...]: “Eles ficam com medo de assinar atestado de óbito e sofrerem processo depois. [...]. Nós somos responsáveis por mortes não naturais, e ponto”, disse.

(Fonte: BECKER, Clara. Ouvindo os mortos. Disponível em: https://piaui.folha.uol.com.br/ materia/ouvindo-os-mortos/jan. 2011. [Edição 52] Grifos nossos)

A compreensão de textos depende, entre outros fatores, da identificação de relações de sentido e de coesão entre os enunciados textuais. Assinale a alternativa em que a relação está corretamente identificada.

Alternativas
Comentários
  • B - A oração “Por se tratar de morte natural” introduz, no período, ideia de causa.

    Por causa disso, o corpo deve ser levado (consequência) para algum lugar especifico.

  • Uma dica de "provologia". As letras C e D são autoexcluentes, ou seja, caso uma seja verdadeira a outra deverá estar errada. Quando isso acontecer a resposta estará em uma das duas alternativas. Agora ficou mais fácil não?

    "Por se tratar de..." traz valor de causa.

    Por se tratar de gripe, fiquei doente. O fato de estar com gripe fez com que ficasse doente.

  • Quase marquei a letra C também, precisei ler o texto umas três vezes para entender.

    A vítima daquele dia dera entrada na Unidade de Pronto Atendimento do Complexo do Alemão com fortes dores de cabeça e morrera duas horas depois. O corpo parecia saudável. Suspeitava-se de rompimento de um aneurisma. Por se tratar de morte natural, o corpo não deveria ter sido encaminhado para lá. Quando isso acontece, Gabriela fica indignada[...]: “Eles ficam com medo de assinar atestado de óbito e sofrerem processo depois. [...]. Nós somos responsáveis por mortes não naturais, e ponto”,

    Basicamente: A vítima deu entrada ao hospital e morreu lá de morte natural. O procedimento correto era assinar o atestado de óbito, no entanto, com medo de sofrerem processo depois, os médicos encaminharam o corpo à autopsia. E a Gabriela ficou indignada, uma vez que, quando há morte não natural, o corpo deve ser enviado à autopsia .

    Portanto, quando fala no texto "O corpo não deveria ter sido encaminhado para lá", o "lá" não está se referindo à Unidade de Pronto Atendimento do Complexo do Alemão, mas ao lugar que a Gabriela trabalha.

  • Gostaria do gabarito comentado por professores.

  •  “Por se tratar de morte natural”.. Trata-se de Oração subordinada adverbial causal reduzida do infinitivo (Note que o verbo tratar está na forma nominal - infinitivo).

    Gab: B

  • SOBRE A ALTERNATIVA C:

    Essa questão também exige um pouco de conhecimento de Medicina Legal. Além do mais, na parte final do texto temos a seguinte frase:

    [...]. Nós somos responsáveis por mortes não naturais, e ponto”, disse.

    Ou seja, se quem está falando é a médica legista, e se os médicos legistas são responsáveis por examinar cadáveres de mortes não naturais, por dedução lógica, a Gabriela ficou indignada porque o corpo da vítima foi encaminhado para lá(para o IML).

    E mais, dá para compreender do texto que inicialmente a vítima deu ENTRADA na Unidade de Pronto Atendimento do Complexo do Alemão; e depois foi ENCAMINHADA para o IML, deixando assim, a médica legista Gabriela indignada.

    Interpretação pura.