SóProvas


ID
5569861
Banca
IDECAN
Órgão
PEFOCE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A Reação em Cadeia da Polimerase (PCR, do inglês Polymerase Chain Reaction) é uma técnica que permite produzir bilhões de cópias de uma região específica do DNA e tornou possíveis os exames de genética clínica, de paternidade e de DNA forense hoje em prática. A respeito dos fundamentos da PCR e suas etapas, analise as afirmativas a seguir:

I. Os componentes básicos da PCR são o DNA molde, a Taq DNA polimerase, os primers, os dNTPs, o cloreto de magnésio e a solução-tampão.
II. A PCR ocorre em três etapas fundamentais: desnaturação, hibridação e renaturação.
III. As reações denominadas PCR multiplex permitem a amplificação de mais de uma região alvo do DNA simultaneamente.

Assinale

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra D. Itens I e III corretos.

    As três etapas fundamentais da PCR são:

    • desnaturação: as fitas de DNA são separadas em altas temperaturas (em torno de 95°C);
    • hibridação ou anelamento: a temperatura é reduzida (em torno de 50 °C) para permitir a hibridização entre primers e DNA molde;
    • extensão (e não renaturação, como afirma o item II): na etapa de extensão a temperatura é aumentada (em torno de 72°C) para que a enzima DNA-polimerase adicione os desoxirribonucleotídeos trifosfatos - dNTPs - complementares ao DNA molde, formando uma nova fita. 

    Esse ciclo se repete por cerca de 30 vezes, gerando aproximadamente um bilhão de cópias de uma região específica do DNA em uma reação ideal. Isso uma vez que cada nova molécula de DNA gerada também serve de molde para a síntese de cópias de DNA ao longo dos ciclos (crescimento exponencial - quantidade de produto dobra a cada ciclo).

  • I. Correta.

    II. Errada. A etapas da PCR são: desnaturação, hibridização e extensão.

    III. Correta.

    Gabarito, portanto, letra D.

  • Sim, as vigas biapoiadas