SóProvas


ID
5570191
Banca
FGV
Órgão
SUDENE-PE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto

Alternativa

    Envelhecer é chato, mas consolemo‐nos: a alternativa é pior. Ninguém que eu conheça morreu e voltou para contar como é estar morto, mas o consenso geral é que existir é muito melhor do que não existir. Há dúvidas, claro. Muitos acreditam que com a morte se vai desta vida para outra melhor, inclusive mais barata, além de eterna. Só descobriremos quando chegarmos lá. Enquanto isso vamos envelhecendo com a dignidade possível, sem nenhuma vontade de experimentar a alternativa.
    Mas há casos em que a alternativa para as coisas como estão é conhecida. Já passamos pela alternativa e sabemos muito bem como ela é. Por exemplo: a alternativa de um país sem políticos, ou com políticos cerceados por um poder mais alto e armado. Tivemos vinte anos desta alternativa e quem tem saudade dela precisa ser constantemente lembrado de como foi. Não havia corrupção? Havia, sim, não havia era investigação pra valer. Havia prepotência, havia censura à imprensa, havia a Presidência passando de general para general sem consulta popular, repressão criminosa à divergência, uma política econômica subserviente a um “milagre” econômico enganador. Quem viveu naquele tempo lembra que as ordens do dia nos quartéis eram lidas e divulgadas como éditos papais para orientar os fiéis sobre o “pensamento militar”, que decidia nossas vidas.
    Ao contrário da morte, de uma ditadura se volta, preferencialmente com uma lição aprendida. E, para garantir‐se que a alternativa não se repita, é preciso cuidar para não desmoralizar demais a política e os políticos, que seja. Melhor uma democracia imperfeita do que uma ordem falsa, mas incontestável. Da próxima vez que desesperar dos nossos políticos, portanto, e que alguma notícia de Brasília lhe enojar, ou você concluir que o país estaria melhor sem esses dirigentes e representantes que só representam seus interesses, e seus bolsos, respire fundo e pense na alternativa.
    Sequer pensar que a alternativa seria preferível – como tem gente pensando – equivale a um suicídio cívico. Para mudar isso aí, prefira a vida – e o voto.

(Adaptado. Veríssimo, O Globo, 30/6/2013)

A palavra édito é proparoxítona, como as duas escritas sem qualquer acento gráfico, propositalmente, na seguinte alternativa: 

Alternativas
Comentários
  • Lembrando que a regra prediz que acentuamos todas as proparoxítonas. Gabarito letra E
  • Antítese é acentuado (séquito também).

    Por que consideraram a E como correta?

  • @GABRIEL LÚCIO DA SILVA GRAÇA, a letra "E" é tida como certa exatamente pelo motivo que você falou! As duas são acentuadas pois as duas palavras são proparoxítonas!

    Atenção ao enunciado da questão. A questão pede as duas palavras que são proparoxítonas (ou seja, que devem ter acento), porém que de forma proposital o acento foi retirado pela banca. Exatamente para que a pessoa que esteja resolvendo a questão identifique.

  • de·mo·cra·ci·a é paroxítona

  • genteee eles tiraram o acento PROPOSITALMENTE.

  • FGV é complicada do enunciado até as alternativas, senhor !!!

  • antítese – séquito 

  • GABARITO - E

    AN-TÍIIIIIII-TE-SE

    SÉEEEEE-QUI-TO

    Ambas as palavras são proparoxítonas.

  • Partindo da regra que todas as proparoxítonas são acentuadas:

    A

    Interim – perito (perito NÃO tem acento, descartava logo)

    B

    decano – exegese

    C

    prototipo – democracia (democracia NÃO tem acento, descartava logo)

    D

    gratuito – tropico (gratuito NÃO tem acento, descartava logo)

    E

    antitese – sequito 

    A dúvida seria entre a letra B e a letra E, com a resposta correta na LETRA E, pois ambas as palavras são proparoxítonas, logo são acentuadas.

  • séquito

    /qu,qü/

    substantivo masculino

    1. 1.
    2. conjunto das pessoas que acompanham outra(s); cortejo que acompanha uma pessoa, ger. distinta, para servi-la ou honrá-la; comitiva.

  • Mano muito troll essa questão , eu entendi que ela estava pedindo as duas que não recebem acento kk

  • Típica questão de pegadinha, para testar a atenção ao enunciado. O examinador quer saber qual a opção na qual as duas palavras estão grafadas erroneamente, de propósito, e não quais estão certas.

  • pelo menos certei uma de fgv

  • Uma questão simples, com um enunciado difícil. li duas vezes pra entender e acertar… uhu

  • eu simplesmente não entendi o enunciado. Mais alguém?