Não tenho certeza se a minha resposta está correta, mas, a conclusão que eu consegue chegar foi a alternativa D (y < x = z < w).
A minha resolução começou por um desenho, porém, desconsiderando inicialmente a posição da Cidade A, ou seja, as distâncias BC (onde C está 40 Km para oeste/esquerda em relação a B), CD (onde D está 40 Km para sul/baixo em relação a C), DE (onde E está 40 Km para leste/direita em relação a D) e BE (nesse caso, ao posicionar as cidades B, C e D, você consegue deduzir que B está a 40 Km para norte/cima em relação a E). Assim forma-se um quadrado de lado 40.
Para encontrar a posição da cidade A (na qual a cidade B está a 40 Km a Noroeste, ou seja, na diagonal), fiz uma regra de 3 simples, pensando que a cidade está na diagonal entre as cidades B e D, é possível você calcular aproximadamente qual cidade está mais próximo de A.
Na regra de 3, realizei da seguinte forma:
40√2 = 100%
40 = x%
40√2.x = 4000
x = 4000 / (40√2)
x = 4000.√2 / (40√2).√2
OBS: Por conta que existe uma raiz quadrada no Denominador, é preciso retirá-la, multiplicando por ela tanto no Numerador quanto no Denominador.
x = 4000.√2 / 40.2
x = 4000.√2 / 80
x = 50√2 %
Para saber qual cidade está mais próxima, converti o √2 para o valor aproximado de 1,4, resultando que, 40Km equivale aproximadamente 70% da Diagonal entre a cidade B e D.
Assim, a cidade A está mais longe da cidade B, consequentemente, a distância entre elas é a maior que as demais, enquanto a distância entre a cidade A e D é a menor.
Agora, o motivo para eu concluir que a distância entre as cidades A e C e entre as cidades A e E são iguais, é por conta que é formado um quadrado entre as cidades B, C, D e E.
OBS: Na verdade, eu não sei exatamente como explicar isso, mas, tenho grande certeza que esteja certo afirmar isso.
Gostei
(0)