SóProvas


ID
5571604
Banca
Quadrix
Órgão
CRT - RN
Ano
2021
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Considerando as noções de arquivologia e seus conceitos fundamentais, julgue o item.


Um dos pontos primordiais para a preservação dos documentos arquivísticos digitais é a fidedignidade do documento, que está diretamente relacionada à sua manutenção ao longo do tempo.

Alternativas
Comentários
  • Não entendi o erro dessa questão. Nas RECOMENDAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE POLÍTICA DE PRESERVAÇÃO DIGITAL do Arquivo Nacional diz que: "As políticas, estratégias e normas para produção, uso, manutenção e preservação dos documentos arquivísticos digitais devem estar expressamente focadas na fidedignidade, acurácia e autenticidade"

  • O erro da questão está em dizer que a fidedignidade do documento está diretamente relacionada à sua manutenção ao longo do tempo. A fidedignidade se refere a precisão.

  • Acrescentando ao comentário:

    Fidedignidade É uma atribuição que remete garantir veracidade, autenticidade, integridade a, nesse caso, arquivos digitais.

    Trabalhar com arquivos digitais te exige a responsabilidade perante o conteúdo/objeto do arquivo/documento:- isso É fidedigno.

  • Para manter qualquer documento fidedigno deve estar preservado (íntegro) ao londo do tempo. Discordo da resposta e da elaboração da questão, mas tudo bem é a Quadrix. O respeito ao candidato não faz parte de sua história.

  • E-Arq Brasil - Página 37 (2021)

    c) Confiabilidade - Um documento arquivístico confiável é aquele que tem a capacidade de sustentar os fatos que atesta. A confiabilidade está relacionada ao momento em que o documento é produzido e à veracidade do seu conteúdo. Para tanto, há que ser dotado de completeza18 e ter seus procedimentos de produção bem controlados. Dificilmente, pode-se assegurar a veracidade do conteúdo de um documento; ela é inferida da completeza e dos procedimentos de produção. A confiabilidade é uma questão de grau, ou seja, um documento pode ser mais ou menos confiável. 

    d) Autenticidade - Um documento arquivístico autêntico é aquele que é o que diz ser, independentemente de se tratar de minuta, original ou cópia, e que é livre de adulterações ou qualquer outro tipo de corrupção. Enquanto a confiabilidade está relacionada ao momento da produção, a autenticidade está ligada à transmissão do documento e à sua preservação e custódia. Um documento autêntico é aquele que se mantém da mesma forma como foi produzido e, portanto, apresenta o mesmo grau de confiabilidade que tinha no momento de sua produção. Assim, um documento não completamente confiável, mas transmitido e preservado sem adulteração ou qualquer outro tipo de corrupção, é autêntico. 

    Confiabilidade é sinônimo de fidedignidade.

    Logo, a autenticidade do documento está diretamente relacionada à sua manutenção ao longo do tempo.

  • Fidedignidade é sinônimo de confiabilidade. 

    Segundo o e-arq Brasil: 

    "Um  documento  arquivístico  confiável  é  aquele  que  tem  a  capacidade  de  sustentar  os  fatos  que  atesta."

    Gabarito do Professor: CERTO.
    Gabarito do Professor: ERRADO.


    Fonte:e-ARQ Brasil: Modelo de Requisitos para Sistemas Informatizados de Gestão Arquivística de Documentos / Câmara Técnica de Documentos Eletrônicos. 1.1. versão. - Rio de Janeiro : Arquivo Nacional, 2011.