SóProvas


ID
5572330
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERIS - AL
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

    No fim do século XVIII e começo do XIX, a despeito de algumas grandes fogueiras, a melancólica festa de punição vai-se extinguindo. Nessa transformação, misturaram-se dois processos. Não tiveram nem a mesma cronologia, nem as mesmas razões de ser. De um lado, a supressão do espetáculo punitivo. O cerimonial da pena vai sendo obliterado e passa a ser apenas um novo ato de procedimento ou de administração. A punição pouco a pouco deixou de ser uma cena. E tudo o que pudesse implicar de espetáculo desde então terá um cunho negativo; e como as funções da cerimônia penal deixavam pouco a pouco de ser compreendidas, ficou a suspeita de que tal rito que dava um “fecho” ao crime mantinha com ele afinidades espúrias: igualando-o, ou mesmo ultrapassando-o em selvageria, acostumando os espectadores a uma ferocidade de que todos queriam vê-los afastados, mostrando-lhes a frequência dos crimes, fazendo o carrasco se parecer com criminoso, os juízes com os assassinos, invertendo no último momento os papéis, fazendo do supliciado um objeto de piedade e de admiração.

     A execução pública é vista então como uma fornalha em que se acende a violência. A punição vai-se tornando, pois, a parte mais velada do processo penal, provocando várias consequências: deixa o campo da percepção quase diária e entra no da consciência abstrata; sua eficácia é atribuída à sua fatalidade, não à sua intensidade visível; a certeza de ser punido é que deve desviar o homem do crime e não mais o abominável teatro; a mecânica exemplar da punição muda as engrenagens.

Michel Foucault. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Tradução:

Raquel Ramalhete. Petrópolis: Vozes, 1987 (com adaptações).  

Com relação aos aspectos linguísticos e aos sentidos do texto apresentado, julgue o item seguinte. 

O texto informa que, até o final do século XVIII e início do século XIX, a pena adotada para punir aqueles que cometiam crimes consistia em queimá-los em fogueiras.

Alternativas
Comentários
  • GAB E

    Creio que a parte´´ a pena adotada para punir aqueles que cometiam crimes`` invalida a questão.

    Extrapolação ? Marquei E com base nesse trecho da pergunta .

    Corrijam-me .

  • O texto informa que, até o final do século XVIII e início do século XIX, a pena adotada para punir aqueles que cometiam crimes consistia em queimá-los em fogueiras???

    TEXTO:

     No fim do século XVIII e começo do XIX, a despeito de algumas grandes fogueiras, a melancólica festa de punição vai-se extinguindo.

    O texto apenas informa que a festa de punição estava deixando de existir.

    GAB. E

  • Item errado

    No fim do século XVIII e começo do XIX, a despeito (apesar de, haver algumas grandes fogueiras, a melancólica festa de punição vai-se extinguindo.)

    A conjunção empregada é concessiva, estabelece uma ideia não habitual.

    A despeito de = ainda que, independentemente de, embora, não obstante.

  • No fim do século XVIII e começo do XIX, a despeito de algumas grandes fogueiras, a melancólica festa de punição vai-se extinguindo.

    A pena adotada nem sempre era com a queima de fogueira.

  •   No fim do século XVIII e começo do XIX, a despeito de algumas grandes fogueiras, a melancólica festa de punição vai-se extinguindo

    esse foi meu entendimento, vai se extinguindo e não que extinguiu nos séculos citados no texto.

    tmj, é nóis, concurseiros...

  • Essa questão tenta nos induzir ao erro pelo simples fato de mencionar "grandes fogueiras" ao sistema de punição da época, dando a ideia de que todas as punições ocorriam nas fogueiras. Porém, o texto em si não apresenta elementos suficientes para que se chegue a essa conclusão.

  • Questão com "de acordo com o texto ou no texto" ( devemos procurar no texto exatamente o que o examinador afirmou, não se admite extrapolações)

  • ERRADO

    NO INICIO DO PRIMEIRO PARÁGRAFO

     No fim do século XVIII e começo do XIX, a despeito de algumas grandes fogueiras, a melancólica festa de punição vai-se extinguindo.

    O homem forte e motivado é um incômodo para um exército de fracassados. CONTINUE ESTUDANDO!!

    • A despeito de algumas grandes fogueiras...(Embora ainda existam algumas grandes fogueiras)
    • A melancólica festa da punição vai-se extinguindo.

    • Portanto, não podemos afirmar se continuou além do início do século apenas com base na frase.
    • Poderíamos supor pelo conhecimento de mundo, mas isso extrapola o texto.

    • O elaborar quis confundir:
    • A respeito de X A despeito de.
    • Conhecimento de Mundo X Texto apresentado.

    Uma questão genial, tenho que admitir.

    Quem elabora essas questões de português deve dar aquelas risadas de vilões ao completar mais uma de suas criações malignas...

  • No fim do século XVIII e começo do XIX, a despeito de algumas grandes fogueiras, a melancólica festa de punição vai-se extinguindo.

    NÃO consistia

  • Gab: Errado

    Comentário Prof. Estratégia Concursos:

    Item típico de extrapolação do texto. Note que no início do texto, temos que: "No fim do século XVIII e começo do XIX, a despeito de algumas fogueiras, a melancólica festa de punição vai-se extinguindo". Em nenhum momento o autor afirma genericamente que a pena era queimar em fogueiras, mas que a punição era um evento. Portanto, o item está errado.

    Fonte: https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/gabarito-extraoficial-policia-penal-al/

  • Gab: ERRADO

    A questão gira em torno da conjunção empregada, como os amigos já disseram, A DESPEITO DE tem familiaridade com APESAR DE, NÃO OBSTANTE ou EMBORA. É uma Locução Prepositiva que expressa uma ideia CONTRÁRIA ao que se deseja afirmar. No entanto, a banca EXTRAPOLA a interpretação ao afirmar que "a pena adotada para punir era a de queimá-los em fogueiras". Portanto gabarito errado!

    • Assim, no fim do século XVIII e começo do XIX, APESAR DE ainda existir algumas fogueiras, aquela festa melancólica que era dada à PUNIÇÃO vai-se extinguindo, isto é, vai acabando aos poucos. Nessa linha, o autor começa a desenvolver o texto a partir da concessão empregada.

    Erros, mandem mensagem no PV. :)

  • O texto não informa isso. Extrapolação.

    Gabarito Errado

  • Gabarito: Errado.

    Na frase ele mesmo fala que vai-se extinguindo em "No fim do século XVIII e começo do XIX, a despeito... A melancólica festa de punição vai-se extinguindo."

    #PMAL2022

  • Em nenhum momento ele afirma que a pena era queimar na fogueira. Dá para entender melhor quando ele começa o segundo parágrafo:

    "A execução pública é vista então como uma fornalha em que se acende a violência."

    O que compreendi é que a execução pública como teatro tornou-se algo cada vez menos praticável e também menos aceitável pela opinião pública durante esse período. Fazendo um jogo de palavras entre fornalha (algo grande, intenso) e fogueira (se referindo a eventos casuais de punição pública).

  • Gab.: Errado!

    "a despeito de algumas grandes fogueiras, a melancólica festa de punição vai-se extinguindo." Não dá para afirmar por meio desta parte que a fogueira era utilizada para punir... Pelo contrário, no meu ponto de vista está mais para o sentido de comemoração e não punição.

    "A execução pública é vista então como uma fornalha em que se acende a violência." Nesta parte, mais uma vez a banca tenta induzir o candidato ao erro, porém, ainda sim não dá para afirmar que as pessoas eram queimadas na fogueira, por meio deste texto, pois nesta parte, fornalha em que se acende a violência, serve apenas como uma analogia para exemplificar a punição e não afirmar como era a punição!

  • Extrapolou ao máximo!

  • Minha contribuição.

    Interpretação de texto: consiste em saber o que se infere (conclui) do que está escrito. Os comandos de interpretação (está fora (além) do texto) são:

    Depreende-se/infere-se/conclui-se do texto que...

    O texto permite deduzir que...

    É possível subentender-se a partir do texto que...

    Qual a intenção do autor quando afirma que...

    O texto possibilita o entendimento de que...

    Com o apoio do texto, infere-se que...

    O texto encaminha o leitor para...

    Pretende o texto mostrar que o leitor...

    O texto possibilita deduzir-se que...

     

     

    Compreensão de texto: consiste em analisar o que realmente está escrito, ou seja, coletar dados do texto. Os comandos de compreensão (está no texto) são:

    Segundo o texto...

    O autor/narrador do texto diz que...

    O texto informa que...

    No texto...

    Tendo em vista o texto...

    De acordo com o texto...

    O autor sugere ainda...

    O autor afirma que...

    Na opinião do autor do texto...

    Fonte: Colaboradores do QC

    Abraço!!!

  • Cara se eu tivesse feito essa prova tinha zerado português nenhuma das minhas respostas tive certeza.

  • EXTRAPOLAÇÃO

  • Extrapolou

    Gab: E

  • O enunciado quando diz que a fogueira era "A pena", quer dar a entender que essa seria a única pena. Porém, não se pode afirmar isso com base nos elementos contidos no texto em análise. Gabarito: errado.
  • Extrapolação

  • o primeiro paragrafo vai explicando que esse ato de jogar na fogueira esta se extinguindo e concomitantemente, outras formas de punição estava começando. Portanto, errado!

  • Errei por falta de atenção.

    Mas seguindo forte na meta.

  • Errado

    Extrapolação - No texto não fala que  pena adotada para punir aqueles que cometiam crimes consistia em queimá-los em fogueiras.