A questão acima tem como tema a industrialização brasileira e seus impactos ambientais para o espaço geográfico.
Nela, o candidato precisa julgar uma afirmação que aponta que o processo de industrialização e desconcentração industrial que ocorreu no Brasil não levou ao processo de acidificação da chuva.
Para responder corretamente a questão é importante que o candidato entenda a relação que a atividade industrial tem com o meio ambiente, e entender o que é o processo acidificação da chuva, que foi mencionado no enunciado.
A atividade industrial, que atualmente tem bastante peso e destaque econômico nos dias atuais, pode causar várias consequências para o meio ambiente. Uma delas é o esgotamento de recursos naturais, uma vez que as indústrias demandam uma grande quantidade de matérias-primas para transformação em produtos agregados.
Outro impacto é a contaminação do ar nas cidades. Com a emissão de fumaça, uma série de gases poluentes para lançados para a atmosfera, o que afeta no aquecimento global e até mesmo em doenças respiratórias para as pessoas que moram em cidades industriais.
Outro impacto de grave impacto ambiental é a chuva ácida nessas zonas industriais. Isso ocorre através da emissão de gases poluentes que entram em contato com o vapor de água da atmosfera, gerando uma acidificação da mesma. Sendo assim, a precipitação carregada de componentes ácidos (dióxido de enxofre e óxidos de nitrogênio) caem sobre a superfície, podendo causar a morte da vegetação, a poluição do solo, a contaminação de cursos de água e afetar até mesmo a nossa saúde com males ao nosso sistema respiratório.
Como o Brasil passou por um processo de industrialização tardia - a partir da década de 1950 - e pelo processo de desconcentração industrial - presença das indústrias em cidades pequenas e médias -, pode-se dizer sim que esse fenômeno acontece.
Portanto, a alternativa está CERTA.