Grécia Antiga foi uma civilização pertencente a um período da história grega que abrange desde o Período Homérico até o fim da antiguidade. Ela se formou da miscigenação dos povos Indo-Europeus ou arianos (aqueus, jônios, eólios, dórios). Os mesmos migraram para a região situada no sul da península Balcânica, entre os mares Egeu, Mediterrâneo e Jônico.
Quando falamos em Grécia Antiga não estamos nos referindo a um país unificado e sim num conjunto de cidades que compartilhavam uma mesma língua, culturas e muitas das vezes leis.
A- Correto, pois a Grécia foi o berço da filosofia lá que nasceu a democracia, jogos políticos e as ciências políticas.
B- Correto, além da Grécia ser Politeísta a agricultura e o comércio marítimo eram as principais atividades econômicas da Grécia na Antiguidade. A religião na Grécia antiga é que não possuía dogmas ou sacerdotes que orientassem ou monopolizassem a interpretação espiritual.
C- Incorreto, a Grécia antiga era caracterizada pela construção de espaços públicos onde todos os cidadãos tinham o direito de participar e tomar posição no processo político. O lugar onde os gregos se reuniam para tomar decisões políticas era chamado de ágora.
D- Correto, A Grécia foi também o berço da democracia, já que as medidas administrativas eram discutidas e aprovadas pelo conjunto de cidadãos.
E- Correto, História é uma palavra com origem no antigo termo grego "historie".
GABARITO: LETRA C
O erro se encontra na letra C.
O período conhecido como "Clássico" faz parte do momento na qual a democracia ateniense estava em vigor. Nela, havia um conjunto de instituições, como a Eclésia, Bulé e assembleia popular que permitia a participação de determinadas camadas da população nas decisões políticas da cidade.
E eu falo em "determinada camadas" porque eram proibidos de participar mulheres, escravos (maioria da população) e estrangeiros.
Gabarito C