Vamos, então, analisar as alternativas:
A – Incorreta. Responsabilizar o Estado frente às expressões da questão social. Pelo contrário, conforme Anderson (1995, p. 1), o neoliberalismo condenava veementemente o Estado intervencionista e de bem-estar e buscava desresponsabilizar o Estado frente aos gastos sociais.
B – Incorreta. Fortalecimento das ações dos Sindicatos. Conforme Anderson (1995, p. 2) ressalta, para Hayek (teórico neoliberal), “as raízes da Crise estavam localizadas no poder excessivo e nefasto dos sindicatos e, de maneira mais geral, do movimento operário, que havia corroído as bases de acumulação capitalista”, sendo assim, “o remédio, então, era claro: manter um Estado forte, sim, em sua capacidade de romper o poder dos sindicatos e no controle do dinheiro, mas parco em todos os gastos sociais e nas intervenções econômicas”.
C – Correta. Regular as relações econômicas através do mercado. O livre mercado é um dos principais elementos do neoliberalismo, nesse sentido, o Estado não deve intervir nas relações econômicas, mas permitir que o mercado se autorregule, através da livre concorrência e da lei da oferta e da procura.
D – Incorreta. Efetivar o Welfare State. Para Anderson (1995, p. 1), o neoliberalismo foi “uma reação teórica e política
veemente contra o Estado intervencionista e de bem-estar” (Welfare State).
Gabarito: C
Referência:
ANDERSON, P. Balanço do neoliberalismo. In: SADER, Emir; GENTILI, Pablo (Orgs.) Pós-neoliberalismo: as políticas sociais e o Estado democrático. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995, p. 9-23.