SóProvas


ID
5577613
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
COREN-SE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto CG1A1-II
    Na enfermagem, o empreendedorismo ocorre quando o enfermeiro atua como agente de mudanças e transformações positivas para pacientes e famílias. A enfermagem tradicionalmente tem potencial para o desenvolvimento de inovações e transformações no processo de cuidar em saúde. Sua própria história ilustra esse espírito empreendedor a partir da figura de Florence Nightingale, que, no século XIX, pela sua atuação pioneira da Guerra da Crimeia e pela fundação da Escola de Enfermagem no Hospital Saint Thomas na Inglaterra, deu início às bases científicas da profissão e tornou-se a precursora da enfermagem moderna. Esses feitos fizeram dela também um grande exemplo de enfermeira empreendedora.
   Apesar disso, o empreendedorismo ainda está longe de ser um tema frequente na prática, no ensino e na pesquisa em enfermagem. É necessário divulgar o tema entre os profissionais de enfermagem. O empreendedorismo não é apenas uma competência importante para a busca de uma prática autônoma, mas é também uma característica que potencializa a prática dos profissionais de enfermagem no cuidado às pessoas e às coletividades. Por meio dele, o enfermeiro pode contribuir para inovações no cuidado em saúde e, por conseguinte, ampliar a visibilidade da profissão.
José Luís Guedes dos Santos e Alisson Fernandes Bolina. Empreendedorismo na enfermagem: uma necessidade para inovações no cuidado em saúde e visibilidade profissional. In: Enfermagem em Foco, v. 11, n.º 2, 2020, p. 4-5 (com adaptações).

No texto CG1A1-II, o emprego das formas verbais no presente do indicativo é uma estratégia usada predominantemente para

Alternativas
Comentários
  • GAB D

    Fazer o leitor considerar as informações do texto como verdadeiras.

    Entendi como uma forma do autor expor sua opinião e fazer o leitor compactuar com seu pensamento - lembrando que o texto é argumentativo .

    Texto Dissertativo: Fala sobre um assunto

    - Verbos no presente.

    Dissertativo Informativo/Expositivo: Informa algum assunto ao leitor

    Dissertativo Argumentativo: O autor expõem sua opinião

    Corrijam-me .

  • Gabarito na alternativa D

    Solicita-se indicação da estratégia textual adotada ao empregarem-se na passagem formas de presente do indicativo:

    O presente do indicativo pode possuir múltiplas funções enunciativas, indicando fato presente, ocorrência habitual, estado permanente ou fato certo, verdadeiro. A diferenciação entre as formas de emprego do verbo é puramente semântica, devendo ser realizada no contexto, de acordo com o tipo de enunciação e o objetivo do enunciador.

    No caso em tela, dado o gênero da passagem e seu intento, embora esteja presente em algum grau a noção de estados e ações habituais, predomina o valor de fato certo, fato verdadeiro, indicado pelo uso do presente do indicativo como forma argumentativa de persuadir o leitor.

    A) mostrar ações e estados como habituais e corriqueiros.

    Incorreta. Embora presente, tal efeito do uso do tempo verbal não é preponderante, não sendo esta a intenção primeira em seu uso.

    B) apresentar fatos e opiniões como livres de divergência.

    Incorreta. Não há na passagem exposição de fatos ou opiniões tomados como absolutos.

    C) descrever situações que acontecem de modo repetitivo no momento em que se produz o texto.

    Incorreta. Consoante alternativa A.

    D) fazer o leitor considerar as informações do texto como verdadeiras.

    Correta. É propósito principal do uso da forma de presente do indicativo na passagem, apresentando fatos como verdadeiros para convencer o leitor quanto ao seu conteúdo.

  • Indicativo : Certeza sobre algo.

    GAB: D

  • O autor utiliza os verbos no presente do indicativo para dar certeza ao leitor do que está expondo. Logo, gabarito D. Recurso muito utilizado para textos dissertativos argumentativos! Foco que logo passa! Bons estudos
  • Presente do Indicativo;

    Seu uso implica:

    • Fato pontual ou momentâneo no momento da fala.
    • Hábito ou rotina no presente.
    • Fato permanente, verdade atemporal, universal, vista como fato certo, indiscutível.
  • Presente do Indicativo não serve, apenas, para indicar algo que acontece no momento em que se fala, mas também é para indicar que o autor quer passar uma VERDADE ABSOLUTA.

  • Indicativo -> Certeza /FATO

    Subjuntivo -> Hipótese / Dúvida

    Imperativo: ORDEM

  • Indicativo -> Certeza /FATO

    Subjuntivo -> Hipótese / Dúvida

    Imperativo: ORDEM