SóProvas


ID
5578129
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de Palhoça - SC
Ano
2022
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Na segunda metade do Século XX, em linhas gerais, foram registrados movimentos expressivos de contestação social e política em diversos países. Surgiram movimentos sociais de caráter identitário que trouxeram à tona não só questões trabalhistas, como também, questões relativas à opressão às mulheres, aos negros, à orientação sexual, à questão geracional etc. As lutas por direitos políticos e sociais ganharam corpo social para além das fábricas com as mais variadas formas de mobilização (de passeatas até saques a supermercados, ocupações de vias e de órgãos públicos, entre outros). Tais ações foram impulsionadas pelo agravamento da crise recessiva pela qual os países atravessavam e cujas medidas atingiam diretamente o/a trabalhador/a, principalmente, pelo alto custo de vida e pelo aumento da taxa de desemprego. No interior do Serviço Social todas estas problematizações confluíram para o chamado Movimento de Reconceituação. Fonte: Serviço Social e Movimentos Sociais, Revista Serviço Social em Perspectiva. Montes Claros, v.1, n.1, jan/jun, 2017.

Sobre o Movimento de Reconceitualização do Serviço Social no Brasil e na América Latina, verifique as alternativas e assinale a INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Ainda que a emergência do Serviço Social esteja marcada por sua vinculação aos interesses da classe dominante, esta mesma profissão buscou (e, de certa forma, ainda busca) outra legitimidade social, voltada aos interesses da classe trabalhadora.

    https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/sesoperspectiva/article/view/678/790