-
Márcio Souza, em seu livro História da Amazônia, afirma que
a emancipação dos escravos na cidade de Manaus foi proclamada em 24 de maio de 1884 e em todo o território da província do Amazonas, no dia 10 de julho de 1884.
-
"A história da presença negra no Amazonas é marcada por lutas, como o reconhecimento da Comunidade do Barranco, na Praça 14, em Manaus, como o segundo quilombo urbano no país. Ruas da cidade, como a 24 de maio, que é uma data de referência para o negro, pois é quando a capital libertou os escravos negros, pondo fim à escravidão, quatro anos antes da Princesa Isabel assinar a Lei Áurea. Outra data de memória dá nome à Rua 10 de julho, que resgata a abolição da escravatura em toda a província do Amazonas. E o dia 28 de setembro, quando foi assinada a "Lei do Ventre Livre", que dava liberdade aos filhos dos escravos nascidos à partir desta data, antigamente Largo 28 de setembro, hoje a praça é chamada de Heliodo Balbi e conhecida como Praça da Polícia", pontua a pesquisadora.
Fonte: https://portalamazonia.com/noticias/cidadania/de-eduardo-ribeiro-a-rua-24-de-maio-entenda-a-construcao-da-consciencia-negra-na-historia-do-amazonas
-
apenas duas cidades anteciparam a liberdade dos escravos antes da Lei áurea,
Ceará em 1883 e Amazonas em 1884
-
Vale ressaltar que aqui (Amazonas) os escravos foram comprados e consequentemente libertados.
-
Curiosidade da alternativa C -> Na semana da Pátria, os amazonenses têm um motivo a mais para comemorar. Hoje, 5 de setembro, feriado estadual, é celebrada a elevação do estado à categoria de província. Nessa mesma data, em 1850, a antiga capitania de São José do Rio Negro, como era chamado o Amazonas, deixou de pertencer à Província do Grão Pará e se tornou independente.
Fonte : https://agenciabrasil.ebc.com.br/cultura/noticia/2017-09/amazonas-comemora-elevacao-do-estado-categoria-de-provincia
-
Para os não assinantes - Gabarito QConcursos: E