SóProvas


ID
5578510
Banca
Avança SP
Órgão
Prefeitura de Louveira - SP
Ano
2022
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A obra de Paulo Freire, Pedagogia da Autonomia, traz uma reflexão sobre a prática educativa na formação de docentes, numa abordagem educativo-progressista, fazendo uma análise de saberes fundamentais, enumerados através de exigências de um ensino em favor da autonomia do educando. Sobre os saberes indispensáveis à prática docente, segundo a Pedagogia da Autonomia, é INCORRETO afirmar que: 

Alternativas
Comentários
  • LETRA E

    Para Freire:

    • Educação não é neutra;

    • se contrapôs a uma cultura política e pedagógica neoliberal, pois isso não é educação, é domesticação;

    • o educador precisa ter consciência de seu compromisso social, uma postura;

    • Não criou um método, ainda que muitos utilizem o termo “Método Paulo Freire” à pedagogia problematizadora dos temas geradores.

    O processo educativo inicia com a tomada de consciência, por parte do sujeito, da condição em que se encontra e na qual se encontram seus semelhantes. Isso é estudar, porque, como Freire diz, “Estudar não é um ato de consumir idéias, mas de criá-las e recriá-las” (12) para que se comprometam com a qualidade de vida dos seres humanos. Nesse contexto, o educador, o trabalhador, o sujeito ou os sujeitos – assim mesmo no plural, pois Paulo Freire vê a educação com ato coletivo, solidário e não individualista

    >> ENTENDER QUEM FOI PAULO FREIRE JÁ CONSEGUIMOS ENTENDER AS SUAS IDEIAS.

    Paulo Freire

    •Paulo Reglus Neves Freire nasceu em 19 de setembro de 1921, Recife, Pernambuco.

    •Formou-se em Direito, mas preferiu dedicar-se a projetos educacionais.

    •Golpe Militar de 1964- Paulo Freire foi preso e forçado ao exílio, por alfabetizar adultos e conscientizá-los de seu papel político e social.

    TEMOS QUE ACHAR A ERRADA >> LETRA E

    ERRADO O educador não deve estar aberto a indagações, à curiosidade, às perguntas dos alunos, criando possibilidades para sua própria produção e construção, pois ensinar é transferir conhecimento.