SóProvas


ID
5578858
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
COREN-SE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto CG2A1
     Previsto na Constituição Federal de 1988, o Sistema Único de Saúde (SUS) é reconhecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como o maior e mais eficiente sistema gratuito de saúde do mundo, criado para atender a toda a coletividade brasileira, sem distinção.
     Ao criar o SUS como uma política pública, evidenciado na pauta da política dos anos 80 do século passado, o Brasil deu um passo decisivo que mudou o modelo de atendimento à saúde, antes seletivo e centralizado. O SUS é inclusivo e está presente em todas as áreas da saúde, realizando procedimentos dos mais simples aos mais complexos. Trinta anos após sua criação, presta atendimento a mais de 11 milhões de pessoas por dia e realiza aproximadamente 127 procedimentos por segundo.
       O SUS sobreviveu às mudanças de governo e está associado à redução da mortalidade infantil, ao aumento da expectativa de vida e à melhoria generalizada dos principais indicadores de saúde no Brasil, nas três últimas décadas. Essa é uma conquista da população que não pode ser desprezada. Conforme dados de 2019, sete em cada dez brasileiros dependem, exclusivamente, do sistema público de saúde, o que equivale a 74% da população do país.
     A atenção primária à saúde integral, porta de entrada preferencial no SUS, que garante atenção oportuna e resolutiva, alcança hoje 50% dos usuários. Com base em evidências científicas internacionais, a OMS afirma que sistemas de saúde embasados nessa premissa apresentam melhores resultados, menores custos e maior qualidade de atendimento. Nesse sentido, os inquestionáveis avanços do SUS a favor das necessidades e dos direitos da população constituem patamar inabdicável de realizações, conhecimentos e práticas, por meio do incremento da integração das ações promotoras, protetoras e recuperadoras da saúde, apoiadas em diagnósticos epidemiológicos e sociais, formação profissional e processos de trabalho em equipe. Na prática, a resolutividade pode chegar a 90% de atendimento às necessidades de saúde.

Manoel Carlos Neri da Silva e Maria Helena Machado. Sistema de saúde e trabalho: desafios para a Enfermagem no Brasil. In: Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 25, n.º 1, jan./2020 (com adaptações).

Sem alteração dos sentidos do texto CG2A1, o vocábulo “inabdicável”, no quarto parágrafo, poderia ser substituído por

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

    → Esse "i" do Inabdicável significa → IN + ABDICÁVEL → NÃO ABDICÁVEL (que ou aquele que não abdica. Não desiste).

    Podemos substituir por:

    I - RENUNCIÁVEL NÃO + RENUNCIÁVEL → Que não renuncia, não desiste (Temer: não renunciarei. Repito, não renunciarei rsrs).

    Ps.: Não fiz separação das sílabas aqui. Apenas separei o "i" para você perceber o sentido negativo que ele traz à palavra.

    Quanto à alternativa D: Protelar é o mesmo que enrolar.

     

    Espero ter ajudado.

    Bons estudos! :)

  • Gabarito na alternativa B

    Solicita-se indicação do termo que possa ocupar, sem alteração semântica, o lugar do adjetivo “inabdicável”:

    "Abdicável" é adjetivo que denomina algo que pode ser renunciado, que pode ser disponibilizado por quem sobre ele possui direito, algo que pode sofre a ação de não fazer.

    "Pedro abdicou do direito de resposta."

    A forma "inabdicável", munida do prefixo de negação "in", determina algo que não pode ser renunciado, algo obrigatório, do qual não se pode renunciar.

    A) adiável.

    Incorreta. O adjetivo determina algo que pode ser adiado, que pode ser postergado.

    B) irrenunciável.

    Correta. Consoante explicação supra, a forma "irrenunciável" é equivalente semântico de "inabdicável".

    C) renegável.

    Incorreta. O adjetivo determina algo que pode ser renegado, abandonado.

    D) protelável.

    Incorreta. O adjetivo determina algo que pode ser protelado, adiado.

  • Gab.: B

    Inabdicável - não se pode abdicar, não se pode renunciar; irrenunciável.

  • abdicou do cargo

    mesmo que renunciou o cargo

    inabdicável = irrenunciável

    GAB: B

  • Se for um concurseiro experiente, mata essa questão por experiência de vida.

    Muitas vezes os professores iniciam uma aula com um motivacional. Aí muitos dizem: "para você alcançar o tão sonhado cargo público, deve abdicar de muitas coisas"... Ou seja, nós devemos renunciar muitas tarefas inúteis...

    abdicar = renunciar.

    o que é inabdicável, é também irrenunciável.

    De concurseiro para concurseiro!!!