SóProvas


ID
5579791
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPE-RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

    Um registro de mutações ligadas ao mundo eletrônico se refere ao que chamo de a ordem das propriedades, tanto em um sentido jurídico — o que fundamenta a propriedade literária e o copyright — quanto em um sentido textual — o que define as características ou propriedades dos textos.

     O texto eletrônico, tal qual o conhecemos, é um texto móvel, maleável, aberto. O leitor pode intervir em seu próprio conteúdo, e não somente nos espaços deixados em branco pela composição tipográfica. Pode deslocar, recortar, estender, recompor as unidades textuais das quais se apodera. Nesse processo, desaparece a atribuição dos textos ao nome de seu autor, já que são constantemente modificados por uma escritura coletiva, múltipla, polifônica.

     Essa mobilidade lança um desafio aos critérios e às categorias que, pelo menos desde o século XVIII, identificam as obras com base na sua estabilidade, singularidade e originalidade. Há um estreito vínculo entre a identidade singular, estável, reproduzível dos textos e o regime de propriedade que protege os direitos dos autores e dos editores. É essa relação que coloca em questão o mundo digital, que propõe textos brandos, ubíquos, palimpsestos.

Roger Chartier. Os desafios da escrita. Tradução de Fulvia M. L. Moreto.

São Paulo: Editora UNESP, 2002, p. 24-25 (com adaptações).

Com relação às ideias e aos aspectos linguísticos do texto precedente, julgue o item a seguir.

O texto afirma que os textos eletrônicos, dada sua mobilidade, maleabilidade e abertura, são escritos para serem modificados.

Alternativas
Comentários
  • extrapolação do texto o texto fala que pode ser modificado e não que são escritos para serem modificados

  • Errado.

    Os textos eletrônicos são maleáveis, móveis e abertos, porém o leitor pode intervir em seu conteúdo caso deseje, não é uma obrigatoriedade modificá-lo

  • GABARITO: E.

    "O texto afirma que os textos eletrônicos, dada sua mobilidade, maleabilidade e abertura, são escritos para serem modificados."

    Os textos eletrônicos podem ser modificados, isto é, os textos eletrônicos não são escritos com a intenção de serem modificados.

    Segue o trecho do texto:

    "O texto eletrônico, tal qual o conhecemos, é um texto móvel, maleável, aberto. O leitor pode intervir em seu próprio conteúdo, e não somente nos espaços deixados em branco pela composição tipográfica. Pode deslocar, recortar, estender, recompor as unidades textuais das quais se apodera. Nesse processo, desaparece a atribuição dos textos ao nome de seu autor, já que são constantemente modificados por uma escritura coletiva, múltipla, polifônica."

  • Item errado

    O leitor pode intervir em seu próprio conteúdo, e não somente nos espaços deixados em branco pela composição tipográfica. 

    Ideia de possibilidade.

  • O LEITOR PODE intervir em seu conteúdo caso deseje, não é uma obrigatoriedade modificá-lo.

  • A ideia que se consta no texto não é de finalidade, e sim de possibilidade.

    Houve uma extrapolação.

  • Gabarito: Errado

    Houve uma extrapolação. O texto fala que os textos eletrônicos podem ser modificados, mas não é uma obrigatoriedade modificá-los.

  • ERRADO

    "Nesse processo, desaparece a atribuição dos textos ao nome de seu autor, já que são constantemente modificados por uma escritura coletiva, múltipla, polifônica".

    O autor do texto não afirma que os textos eletrônicos foram feitos para serem modificados, mas sim que são constantemente modificados. Ou seja, podem ser modificados.

  • errado

    as modificações permitidas pelo mundo digital não é a causa da produção do texto. é apenas uma possibilidade. o leito faz se quiser. quanto menos modificado, mais original, mais próximo do que pretendeu o autor.

  •  O texto eletrônico, tal qual o conhecemos, é um texto móvel, maleável, aberto. O leitor pode intervir em seu próprio conteúdo, e não somente nos espaços deixados em branco pela composição tipográfica. Pode deslocar, recortar, estender, recompor as unidades textuais das quais se apodera. Nesse processo, desaparece a atribuição dos textos ao nome de seu autor, já que são constantemente modificados por uma escritura coletiva, múltipla, polifônica.

    Diz-se que pode, apenas isso. Não diz que foram feitos para, mas que pode ser...

  • Os textos eletrônicos são maleáveis, móveis e abertos, porém não são escritos para serem modificados.

  • Em momento nenhum o autor da uma finalidade específica para os textos contemporâneos. Ele apenas descreve algumas características (mobilidade, maleabilidade e abertura, por exemplo).

  • O texto eletrônico não foi criado para esse fim (ser modificado), mas há possibilidade que o seja.
  • “mobilidade, maleabilidade e abertura” são características do texto eletrônico, que têm como consequência as modificações, e não como finalidade.

  • 'O leitor pode intervir em seu próprio conteúdo' desse trecho, concluímos que é uma possibilidades intervir, modificar o texto eletrônico,não uma obrigatoriedade, como afirma a assertiva.

    siga @questõesnoinsta

  • O leitor PODE intervir em seu próprio conteúdo, e não somente nos espaços deixados em branco pela composição tipográfica. PODE deslocar, recortar, estender, recompor as unidades textuais das quais se apodera.

  • Errado.

    Eles podem ser modificados, mas não são criados essencialmente para isso.

  • Gabarito ERRADO.

    Ser modificado é uma opção. Essa não é a finalidade dos textos.

  • Não são escritos para serem modificados, são escritos e PODEM ser modificados.

  • uma vez escrito pode ser modificado e não serve como regra dizer que são pra ser modificados.

  • Extrapolou!!!

    O autor do texto não afirma que os textos eletrônicos foram feitos para serem modificados, mas sim que são constantemente modificados. Ou seja, podem ser modificados.

    Gaba E

  • Cebraspe é a banca da extrapolação. Lembrem disso!