SóProvas


ID
5579803
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPE-RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

    Um registro de mutações ligadas ao mundo eletrônico se refere ao que chamo de a ordem das propriedades, tanto em um sentido jurídico — o que fundamenta a propriedade literária e o copyright — quanto em um sentido textual — o que define as características ou propriedades dos textos.

     O texto eletrônico, tal qual o conhecemos, é um texto móvel, maleável, aberto. O leitor pode intervir em seu próprio conteúdo, e não somente nos espaços deixados em branco pela composição tipográfica. Pode deslocar, recortar, estender, recompor as unidades textuais das quais se apodera. Nesse processo, desaparece a atribuição dos textos ao nome de seu autor, já que são constantemente modificados por uma escritura coletiva, múltipla, polifônica.

     Essa mobilidade lança um desafio aos critérios e às categorias que, pelo menos desde o século XVIII, identificam as obras com base na sua estabilidade, singularidade e originalidade. Há um estreito vínculo entre a identidade singular, estável, reproduzível dos textos e o regime de propriedade que protege os direitos dos autores e dos editores. É essa relação que coloca em questão o mundo digital, que propõe textos brandos, ubíquos, palimpsestos.

Roger Chartier. Os desafios da escrita. Tradução de Fulvia M. L. Moreto.

São Paulo: Editora UNESP, 2002, p. 24-25 (com adaptações).

Com relação às ideias e aos aspectos linguísticos do texto precedente, julgue o item a seguir.

O autor do texto apresentado defende que os textos eletrônicos têm propriedades singulares que conduzem a uma revisão das fronteiras entre os diferentes tipos textuais, da noção jurídica de propriedade e das leis referentes à propriedade intelectual e ao copyright.

Alternativas
Comentários
  • O autor do texto apresentado defende que os textos eletrônicos têm propriedades singulares que conduzem a uma revisão das fronteiras entre os diferentes tipos textuais, da noção jurídica de propriedade e das leis referentes à propriedade intelectual e ao copyright.

    Ao meu entender, o autor não discute uma revisão dos diferentes tipos textuais, apenas a noção jurídica e o copyright.

  • Tipo de questão em que a CESPE poderia escolher o gabarito que quisesse, e teria justificativa para tal.

  • Acertei essa questão, acredito que o o autor lançou um desafio ,mas não fica claro que ele defende tal pensamento de forma enérgica "....Essa mobilidade lança um desafio aos critérios e às categorias que...."

  • Item errado

    Essa mobilidade lança um desafio aos critérios e às categorias que, pelo menos desde o século XVIII, identificam as obras com base na sua estabilidade, singularidade e originalidade.

    Adjetivos empregados para representarem as características dos textos não eletrônicos.

  • Acredito que o erro da questão é quando o autor cita "O texto eletrônico, tal qual o conhecemos, é um texto móvel, maleável, aberto.

    O autor do texto apresentado defende que os textos eletrônicos têm propriedades singulares...

  • Vamos solicitar comentário do professor, galera. Fiquei com dúvida nessa questão...

    Os professores diminuíram muito aqui no Q.C cada vez mais as questões estão tendo menos comentários... :(

  • Oi? Cespe, me ajuda a te ajudar, cara:

    O autor do texto apresentado defende que os textos eletrônicos têm propriedades singulares (OU SEJA, PROPRIEDADES ESPECIAIS, ESPECÍFICAS, ETC E ISSO ESTÁ CORRETO) que conduzem a uma revisão das:

    1) fronteiras entre os diferentes tipos textuais - CORRETO, VIDE: "quanto em um sentido textual — o que define as características ou propriedades dos textos.    O texto eletrônico, tal qual o conhecemos, é um texto móvel, maleável, aberto. 

    , da noção jurídica de propriedade - CORRETO - tanto em um sentido jurídico — o que fundamenta a propriedade literária e o copyright. Há um estreito vínculo entre a identidade singular, estável, reproduzível dos textos e o regime de propriedade que protege os direitos dos autores e dos editores. É essa relação que coloca em questão o mundo digital.

    das leis referentes à propriedade intelectual e ao copyright. É talvez a parte que o examinador tenha considerado errada porque embora o texto fale que as mudanças digitais imponham desafios jurídicos à propriedade intelectual, ele não chega a falar expressamente que as mudanças conduzem a uma revisão das leis, mas pelo amor de Deus, isto está implícito quando ele fala que as mudanças digitais tem um registro jurídico. Tipo, é que nem o colega falou: é uma questão que o CESPE poderia escolher o gabarito que quisesse e teria como argumentar. E na hora da prova vc fica como? Rendido. Enfim, o que dá pra rir dá pra chorar...

  • Dúvida cruel... :/

  • Questão confusa, boa pra deixar em branco

  • propriedade literária e o copyright e não propriedade intelectual e ao copyright.

  • não li nada equiparado ao autor defender algo explicitamente no texto...

    gabarito errado

  • texto do canso

  • Questão: E

    Entendi da seguinte forma:

    ASSERTIVA:

    O autor do texto apresentado defende que os textos eletrônicos têm propriedades singulares que conduzem a uma revisão das fronteiras entre os diferentes tipos textuais, da noção jurídica de propriedade e das leis referentes à propriedade intelectual e ao copyright.

    VEJAMOS, terceiro paragráfo:

     Essa mobilidade (de textos eletrônicos) lança um desafio aos critérios e às categorias que, pelo menos desde o século XVIII, identificam as obras com base na sua estabilidade, singularidade e originalidade.

    Quando o autor afirma: essa mobilidade lança um desafio. ou seja, identificar as obras com base na sua estabilidade, singularidade e originalidade (Como era feito desde o século XVIII). Todavia pelo que foi proposto pelo autor os texto eletrônicos não têm essa estabilidade, singularidade e originalidade. (veja o segundo paragráfo).

    -Voltando para questão: defende que os textos eletrônicos têm propriedades singulares. Não, os textos eletrônicos não possuem propriedades SIGULARES, tanto que essa mobilidade lança um desafio para os critérios e as categórias de identificação.

  • Não achei q ele estava defendendo nada.

  • textos eletrônicos não têm propriedades singulares - bem o contrário, são meláveis, móveis e abertos. Com os espaços permissivos em sua composição, permitem alterações que descaracterizam o perfil do autor, colocando-os similares a quaisquer outros produzidos por qualquer outro autor.

  • Existem 5 tipos de textos: narrativo, descritivo, expositivo, dissertativo e injuntivo.

    O autor nada fala sobre tipos textuais.

  • Gab.: Errado!

     A questão erra ao afirmar que possui propriedades singulares, quando esta na verdade está presente pelo menos desde o século XVIII!

    O que o texto afirma na verdade é que há um estreito vínculo, mas não afirmar ser propriedade...

    Os textos eletrônicos é um desafio para aquilo que se mantinha estável desde séculos passados!

  • De fato, a questão é sombria e é beeeeem mais fácil achar justificativa para o gabarito estando com ele em mãos. Enfim, abaixo, em síntese, creio ter sido esse o pensamento do examinador:

    O autor do texto apresentado defende que os textos eletrônicos têm propriedades singulares que conduzem a uma revisão:

    a) das fronteiras entre os diferentes tipos textuais,

    b) da noção jurídica de propriedade

    c) e das leis referentes à propriedade intelectual e ao copyright.

    Um registro de mutações ligadas ao mundo eletrônico (o autor fala de mutações e não de revisão) se refere ao que chamo de a ordem das propriedades, tanto em um sentido jurídico — o que fundamenta a propriedade literária e o copyright — quanto em um sentido textual — o que define (é diferente de revisão) as características ou propriedades dos textos.

        O texto eletrônico, tal qual o conhecemos, é um texto móvel, maleável, aberto. O leitor pode intervir em seu próprio conteúdo, e não somente nos espaços deixados em branco pela composição tipográfica. Pode deslocar, recortar, estender, recompor as unidades textuais das quais se apodera. Nesse processo, desaparece a atribuição dos textos ao nome de seu autor, já que são constantemente modificados por uma escritura coletiva, múltipla, polifônica.

        Essa mobilidade (e não revisão dos diferentes tipos textuais) lança um desafio aos critérios e às categorias que, pelo menos desde o século XVIII, identificam as obras com base na sua estabilidade, singularidade e originalidade. Há um estreito vínculo (e não revisão) entre a identidade singular, estável, reproduzível dos textos e o regime de propriedade que protege os direitos dos autores e dos editores. É essa relação que coloca em questão o mundo digital, que propõe textos brandos, ubíquos, palimpsestos.

  • Acredito que o erro está em afirmar que o textos eletrônico possui singularidades,que ao meu ver está errado pelo fato de o texto afirmar que eles são "um texto móvel, maleável, aberto", ou seja, textos mutáveis e sem identidade consistente.

  • precisamos do comentário do professor.

    acredito eu, que o erro está em "o autor defende", pois não trata de um texto argumentativo, corrijam-me caso eu esteja equivocado.

  • 1° P. Um registro de MUTAÇÕES ligadas ao mundo eletrônico se refere ao que chamo de a ordem das PROPRIEDADES,

  • fácil achar justificativa para o gabarito estando com ele em mãos

  • fácil achar justificativa para o gabarito estando com ele em mãos

  • ERRADA

    O autor do texto não diz que existem diferentes tipos textuais eletrônicos, fala apenas que: "O texto eletrônico, tal qual o conhecemos, é um texto móvel, maleável, aberto." 2º Parágrafo

    Também não cita nenhuma lei referente à propriedade intelectual, fala apenas da propriedade literária num sentido jurídico (1º Parágrafo), que é a propriedade que protege o direito dos autores e editores (3º Parágrafo)

  • Gabarito C

    Conforme escrito no primeiro parágrafo.

    Fonte: Gran Cursos

  • Essa mobilidade lança um desafio aos critérios e às categorias que, pelo menos desde o século XVIII, identificam as obras com base na sua estabilidade, singularidade e originalidade.

    A mobilidade apresenta-se como um DESAFIO frente a singularidade dos textos, que era preservada desde o século XVIII, ou seja, a singularidade é uma característica dos textos antigos, não atuais, como afirma o enunciado.

  • Ele não defende a ideia de que os textos eletrônicos são singulares... muito pelo contrário... perdem a sua identidade de tantas modificações... portanto, questão ERRADA!

    TO FICANOD BOA NESSE TRÊM DE INTERPRETAÇÃO!

    DEPEN, CHAMA TODO MUNDO! PLEASE!

  • Parei de ler em "revisão"!

  • Resumão do texto:

    1) há mudanças nas propriedades dos textos, vindas com o mundo eletrônico.

    2)assim, leitores podem intervir no conteúdo e na autoria.

    3) o desafio é manter “estabilidade, singularidade e originalidade” dos textos no mundo digital.

    A discussão se refere ao meio eletrônico e às ameaças ao conteúdo e à autoria dos textos advindas desse mundo digital, e não especificamente dos textos eletrônicos. O problema não é a forma do texto (eletrônica), e sim o ambiente no qual ele se insere.

  • Na verdade, é justamente ao contrário. O autor dispõe que os textos eletrônicos não têm propriedades singulares, pois são meláveis, móveis e abertos.

  • Acho que tem um abismo bem grande entre o texto eletrônico possuir "singularidade" e possuir "propriedades singulares". Afinal, aquele caracteriza o texto eletrônico, este, suas propriedades.

    O primeiro traz a ideia de que os textos eletrônicos são singulares, únicos - o que tornaria a assertiva errada -, enquanto o segundo remete ao fato de que os textos eletrônicos possuem propriedades singulares - o que, ao meu ver, torna a assertiva correta, já que o texto eletrônico "é um texto móvel, maleável, aberto. O leitor pode intervir em seu próprio conteúdo, e não somente nos espaços deixados em branco pela composição tipográfica. Pode deslocar, recortar, estender, recompor as unidades textuais das quais se apodera.".

    Singular:

    • Exclusivo ou único de sua espécie; distinto: uma planta de aparência singular.
    • Muito especial; pouco usual; raro, excepcional: inteligência singular.
    • Cujas características são diferentes das demais; inusitado: ponto de vista singular.
    • Que pode causar surpresa; surpreendente, espantoso: obtivemos uma resposta singular.

    Discordo diametralmente do gabarito.

  • GAB. ERRADO

    (O autor do texto apresentado defende que os textos eletrônicos têm propriedades singulares ) O ERRO

    O que é Singular ? é um adjetivo referente ao que é único, exclusivo, peculiar, raro ou que se diferencia dos demais pela sua excepcionalidade.

    No segundo paragrafo relata as características do texto eletrônico ( O texto eletrônico, tal qual o conhecemos, é um texto móvel, maleável, aberto.)

  • (...)

      O texto eletrônico, tal qual o conhecemos, é um texto móvel, maleável, aberto. O leitor pode intervir em seu próprio conteúdo, e não somente nos espaços deixados em branco pela composição tipográfica. 

    (...)

    GABARITO ERRADO

  • É uma subjetividade que me endoida..

  • O autor do texto apresentado defende que os textos eletrônicos têm propriedades singulares que conduzem a uma revisão das fronteiras entre os diferentes tipos textuais, da noção jurídica de propriedade e das leis referentes à propriedade intelectual e ao copyright.

    Erro está aí. Em nenhum momento ele falou em tipo textual.

  • Acho que ele não tá defendendo nada aqui.

    Gaba e

  • O autor diz que há um desafio, uma dificuldade, não que há uma revisão.

  • A assertiva está incorreta ao afirmar: defende que os textos eletrônicos têm propriedades singulares.

  • segundo o autor o texto eletrônico é caracterizado por ser móvel, maleável, aberto.

    Já a questão nos diz ter suas propriedades singulares.

  • O autor do texto apresentado defende que os textos eletrônicos têm propriedades singulares:

    Sim, propriedades no sentido de características: "O texto eletrônico, tal qual o conhecemos, é um texto móvel, maleável, aberto".

    ... que conduzem a:

    a) uma revisão das fronteiras entre os diferentes tipos textuais,

    Não: ocorre extrapolação, pois não se fala sobre tipologias textuais.

    b) da noção jurídica de propriedade e

    Sim: "Há um estreito vínculo entre a identidade singular, estável, reproduzível dos textos e o regime de propriedade que protege os direitos dos autores e dos editores".

    c) das leis referentes à propriedade intelectual e ao copyright.

    Não: ocorre extrapolação, pois não se fala sobre propriedade intelectual de modo geral, mas apenas sobre propriedade literária.

    "o que fundamenta a propriedade literária e o copyright"

  • A assertiva faz uma extrapolação ao falar sobre romper as fronteiras textuais. Em nenhum momento o texto fala sobre isso.

    Gabarito: errado.

  • O erro da questão foi afirmar que o autor defende uma revisão dos limites entre os diferentes tipos textuais. Muito pelo contrário, conforme o último parágrafo apresenta:

    "Há um estreito vínculo entre a identidade singular, estável, reproduzível dos textos e o regime de propriedade que protege os direitos dos autores e dos editores. É essa relação que coloca em questão o mundo digital, que propõe textos brandos, ubíquos, palimpsestos."

  • Questão complicada!

  • O autor não discute uma revisão dos diferentes tipos textuais, apenas a noção jurídica e o copyright.

    Gab. E