SóProvas


ID
5579821
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPE-RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

    A tecnologia finalmente está derrubando os muros do tradicionalismo que envolve o mundo do direito. Cercado de costumes e hábitos por todos os lados, o direito e seus operadores têm a fama de serem apegados a formalismos, praxes e arcaísmos resistentes a mudanças mais radicais. São práticas persistentes, passadas adiante por gerações e cultivadas como se necessárias para manter a integridade e a operacionalidade costumeira do sistema.

     Nem mesmo o hermético universo do direito resistiu às mudanças tecnológicas trazidas pela rede mundial de computadores e pela possibilidade do uso de softwares de inteligência artificial para análise de grandes volumes de dados. Novidades cuja aplicação foi impulsionada pelo incessante crescimento de demandas judiciais e pela necessidade de implementar e efetivar o sistema de precedentes qualificados. Todas essas inovações, sem dúvida nenhuma, transformaram o sistema de justiça como o conhecíamos e o cotidiano dos operadores do direito.

     O direito, o processo decisório e os julgamentos são eminentemente de natureza humana e dependem do ser humano para serem bem realizados. Assim, mesmo que os avanços tecnológicos sejam inevitáveis, todas as inovações eletrônicas e virtuais devem sempre ser implementadas com parcimônia e vistas com muito cuidado, não apenas para sempre permitirem o exercício de direitos e garantias, mas também para não restringirem — e, sim, ampliarem — o acesso à justiça e, sobretudo, para manterem a insubstituível humanidade da justiça.

Rafael Muneratti. Justiça virtual e acesso à justiça. In: Revista da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul, ano 12, v. 1, n.º 28, 2021 (com adaptações).

Com relação às ideias e aos aspectos linguísticos do texto anterior, julgue o item a seguir. 

A humanidade é um fator importante para o direito e para a justiça.

Alternativas
Comentários
  • Certo.

    ipsis litteris do último período do texto.

    ➡ [...] mas também para não restringirem — e, sim, ampliarem — o acesso à justiça e, sobretudo, para manterem a insubstituível humanidade da justiça.

  •  O direito, o processo decisório e os julgamentos são eminentemente de natureza humana e "dependem" do ser humano para serem bem realizados

  • Assertiva C

    A humanidade é um fator importante para o direito e para a justiça.L8:l9

  •  O direito, o processo decisório e os julgamentos são eminentemente de natureza humana e dependem do ser humano para serem bem realizados

  • O direito, o processo decisório e os julgamentos são eminentemente de natureza humana e dependem do ser humano para serem bem realizados [...]

  • O direito, o processo decisório e os julgamentos são eminentemente de natureza humana e dependem do ser humano para serem bem realizados

  • Errei a questão porque interpretei:

    a) Humanidade da justiça: o fator humano na produção do direito, o direito sendo feito por homens e não máquinas.

    b) A humanidade: a sociedade, aspecto populacional etc

  • Correto! Interpretação por recorrência, visto que o trecho está claramente explícito no texto.
  • essa é pra não ficar com ponto negativo na prova né kkk
  • Da até medo de responder kkkkk

  • O direito, o processo decisório e os julgamentos são eminentemente de natureza humana e dependem do ser humano para serem bem realizados.

  • Uma dica: leiam sempre o texto até o final pq o Cespe tá com uma gracinha de fazer questões cujas respostas estão no último parágrafo, último período, etc. Não vão pular isso achando que já entenderam não pq a queda vem kkkk

  • Fiquei pasmo depois de resolver todas as questões sobre este texto.

    Humanidade ≠ Humanidade da Justiça

    A humanidade está ameaçada pelo meteoro.

    A humanidade da justiça é insubstituível.

    Faz sentido?!

    Assim como:

    Amor ≠ Amor de Pai

    Cidadão ≠ Cidadão do Mundo

    Software ≠ Software de Segurança

    Roubei a mulher.

    Roubei a mulher do policial.

    Escrevi sobre a honra.

    Escrevi sobre a honra do juiz.

  • Não necessita nem consultar o texto.

  • CERTO

  • Depois das outras questões dessa prova, deu medo de marcar até essa. Imagine, no dia da prova, o pessoal que não teve sangue frio pra deixar em branco se ferrou demais.

  • 1- “O direito, o processo decisório e os julgamentos são EMINENTEMENTE de natureza humana e DEPENDEM do ser humano para serem bem realizados.” 2- “…o acesso à justiça e, sobretudo, para manterem a INSUBSTITUÍVEL humanidade da justiça.” Errei porque eu achei a palavra “IMPORTANTE” pouco para representar o que a humanidade é para direito. Para mim, no caso, a tecnologia é importante, mas a humanidade vai além, de acordo com as palavras que destaquei nos trechos 1 e 2 acima.