SóProvas


ID
5579827
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPE-RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

    A tecnologia finalmente está derrubando os muros do tradicionalismo que envolve o mundo do direito. Cercado de costumes e hábitos por todos os lados, o direito e seus operadores têm a fama de serem apegados a formalismos, praxes e arcaísmos resistentes a mudanças mais radicais. São práticas persistentes, passadas adiante por gerações e cultivadas como se necessárias para manter a integridade e a operacionalidade costumeira do sistema.

     Nem mesmo o hermético universo do direito resistiu às mudanças tecnológicas trazidas pela rede mundial de computadores e pela possibilidade do uso de softwares de inteligência artificial para análise de grandes volumes de dados. Novidades cuja aplicação foi impulsionada pelo incessante crescimento de demandas judiciais e pela necessidade de implementar e efetivar o sistema de precedentes qualificados. Todas essas inovações, sem dúvida nenhuma, transformaram o sistema de justiça como o conhecíamos e o cotidiano dos operadores do direito.

     O direito, o processo decisório e os julgamentos são eminentemente de natureza humana e dependem do ser humano para serem bem realizados. Assim, mesmo que os avanços tecnológicos sejam inevitáveis, todas as inovações eletrônicas e virtuais devem sempre ser implementadas com parcimônia e vistas com muito cuidado, não apenas para sempre permitirem o exercício de direitos e garantias, mas também para não restringirem — e, sim, ampliarem — o acesso à justiça e, sobretudo, para manterem a insubstituível humanidade da justiça.

Rafael Muneratti. Justiça virtual e acesso à justiça. In: Revista da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul, ano 12, v. 1, n.º 28, 2021 (com adaptações).

Com relação às ideias e aos aspectos linguísticos do texto anterior, julgue o item a seguir. 

Infere-se do texto que o tradicionalismo característico da área do direito dificultou o uso da tecnologia nessa área, dada a recusa de seus operadores em se adaptar aos avanços tecnológicos. 

Alternativas
Comentários
  • GAB E

    EXtrapolação

    Infere-se que , mesmo repleto de costumes e tradicionalismos , o direito adaptou-se à modernidade .

     A tecnologia finalmente está derrubando os muros do tradicionalismo que envolve o mundo do direito.

    direito e seus operadores têm a fama de serem apegados a formalismos, praxes e arcaísmos resistentes a mudanças mais radicais.  ( Porém , não fala da recusa de seus operadores em se adaptar aos avanços tecnológicos ) .

  • Recusa é um termo forte, o texto fala em resistência.

    Cuidado para não filosofar nesse tipo de questão da CESPE, eles exploram bastante a extrapolação para pegar o candidato.

  • Na minha leitura, é possível, sim, inferir-se, a partir da leitura do texto, que o tradicionalismo característico da área do direito dificultou o uso da tecnologia nessa área, dada a recusa de seus operadores em se adaptar aos avanços tecnológicos.  

    Discordando dos colegas, acredito que essa é uma inferência possível, tanto pelas ideias expressadas de maneira geral no primeiro parágrafo, quanto por aquilo que o autor diz no começo do segundo parágrafo. No primeiro, além de descrever o “mundo do direito” como marcado pelo tradicionalismo, e de descrever os operadores do direito no mesmo contexto, o autor deixa claro que a tecnologia está “finalmente” “derrubando os muros” desse tradicionalismo, o que claramente indica que houve resistência, ou recusa, desse grupo de operadores às inovações tecnológicas, e, consequentemente, em se adaptar a elas.  

    No mesmo sentido, no início do segundo parágrafo, lê-se que “nem mesmo o hermético universo do direito resistiu às mudanças tecnológicas [...]”. Esse trecho, somado à ideia geral trazida no primeiro parágrafo, e somado ao emprego do adjetivo “hermético”, demonstra, mais uma vez, que houve recusa, em um primeiro momento, em aceitar as mudanças tecnológicas. De fato, pelo contexto, é possível se deduzir que o autor emprega o termo “resistiu” com o sentido de “conseguir resistir”, como se tivesse havido uma recusa inicial às inovações, mas que esse mundo do direito, ao fim e ao cabo, não resistiu à tecnologia. 

    Bons estudos!

  • Vejo uma Extrapolação por parte da banca

     tradicionalismo que envolve o mundo do direito. Cercado de  tradicionalismo que envolve o mundo do direito. Cercado de costumes e hábitos por todos os lados, o direito e seus operadores têm a fama de serem apegados a formalismos, praxes e arcaísmos resistentes a mudanças mais radicais. São práticas persistentes, passadas adiante por gerações e cultivadas como se necessárias para manter a integridade e a operacionalidade costumeira do sistema. por todos os lados, o direito e seus operadores têm a fama de serem apegados a formalismos, praxes e arcaísmos resistentes a mudanças mais radicais. São práticas persistentes, passadas adiante por gerações e cultivadas como se necessárias para manter a integridade e a operacionalidade costumeira do sistema.

    Acho que eles aceitaram de forma passiva a mudança "Cercado de costumes e hábitos por todos os lados"

  • Assertiva: Infere-se do texto que o tradicionalismo característico da área do direito dificultou o uso da tecnologia nessa área, (ok até aqui, inferir isso) dada a recusa de seus operadores em se adaptar aos avanços tecnológicos. ( no texto não tem dados suficientes pare inferir isso)

    Primeiro parágrafo: A tecnologia finalmente está derrubando os muros do tradicionalismo que envolve o mundo do direito. Cercado de costumes e hábitos por todos os lados, o direito e seus operadores têm a fama de serem apegados a formalismos, praxes e arcaísmos resistentes a mudanças mais radicais. São práticas persistentes, passadas adiante por gerações e cultivadas como se necessárias para manter a integridade e a operacionalidade costumeira do sistema.

    • O texto diz que os operadores têm a fama de serem apegados a formalismos. Utilizando até o senso comum daria para inferir o que a questão pede rs, você pode ter a FAMA que não estuda e nem por isso vc de fato não estude rs. Os operadores não recusaram a se adaptar aos avanços tecnológicos. Eles tinham simplesmente essa fama. Eu inferir isso do texto, por isso marquei errado.
  • Gabarito: Errado

    Infere-se que mesmo repleto de costumes e tradicionalismos, o direito adaptou-se à modernidade.

  • Nem mesmo o hermético universo do direito resistiu às mudanças tecnológicas trazidas pela rede mundial de computadores e pela possibilidade do uso de softwares de inteligência artificial para análise de grandes volumes de dados.

    Ou seja, não criou resistência, o que torna a assertiva incorreta, ao afirmar que houve dificuldade de adaptação às mudanças tecnológicas somente pelo fato de os operadores terem características mais arcaicas.

    Errado.

  • Nem mesmo o hermético universo do direito resistiu às mudanças tecnológicas trazidas pela rede mundial de computadores e pela possibilidade do uso de softwares de inteligência artificial para análise de grandes volumes de dados. 

  • Cercado de costumes e hábitos por todos os lados, o direito e seus operadores têm a fama de serem apegados a formalismos, praxes e arcaísmos resistentes a mudanças mais radicais. São práticas persistentes, passadas adiante por gerações e cultivadas como se necessárias para manter a integridade e a operacionalidade costumeira do sistema.

    Olhando para essa parte do texto poderia até bateeer uma dúvida, mas o que pega na assertiva é o cespe colocar: dada a recusa.

    Observe:

    Infere-se do texto que o tradicionalismo característico da área do direito dificultou o uso da tecnologia nessa área ( até aqui eu acredito que esteja certo, pois todo tipo de resistência dificulta algoooo), dada a recusa de seus operadores em se adaptar aos avanços tecnológicos. (resistir é uma coisa, recusar é outra)

  • Pelo menos nessa questão, o examinador não cheirou baygon antes de formulá-la.

  • Não deduza “fanfic”! A dedução precisa de uma evidência para ter sentido. Que evidência há no texto que alimente a fantasia do item?

  • O texto só diz qu. eles tem a FAMA de serem apegados ao formalismo

    Extrapolou sim

  • A questão está errada, mas é daquelas que a CESPE poderia muito bem (baseado em seu histórico contraditório) dar o gabarito como CERTO. Já vi questões bem mais absurdas que essa com o gabarito trocado...

  • Questão ao meu ver, com gabarito aberto.

    Essa banca é bem tendenciosa

  • "Nem mesmo o hermético universo do direito resistiu às mudanças tecnológicas trazidas pela rede mundial de computadores"

  • CESPE É F***

  • Infere-se do texto que o tradicionalismo característico da área do direito dificultou o uso da tecnologia nessa área, dada a recusa de seus operadores em se adaptar aos avanços tecnológicos.

    Tá ae o erro da assertiva.

  • O erro da questão está na justificativa da afirmação. Não houve uma recusa dos operadores a se adaptar aos avanços tecnológicos. O que houve foi um receio de perder a tradicionalidade presente em suas práticas.