- 
                                GAB E    EXtrapolação  Infere-se que , mesmo repleto de costumes e tradicionalismos , o direito adaptou-se à modernidade .  A tecnologia finalmente está derrubando os muros do tradicionalismo que envolve o mundo do direito.     direito e seus operadores têm a fama de serem apegados a formalismos, praxes e arcaísmos resistentes a mudanças mais radicais.  ( Porém , não fala da recusa de seus operadores em se adaptar aos avanços tecnológicos ) .     
- 
                                Recusa é um termo forte, o texto fala em resistência. Cuidado para não filosofar nesse tipo de questão da CESPE, eles exploram bastante a extrapolação para pegar o candidato.  
- 
                                Na minha leitura, é possível, sim, inferir-se, a partir da leitura do texto, que o tradicionalismo característico da área do direito dificultou o uso da tecnologia nessa área, dada a recusa de seus operadores em se adaptar aos avanços tecnológicos.   Discordando dos colegas, acredito que essa é uma inferência possível, tanto pelas ideias expressadas de maneira geral no primeiro parágrafo, quanto por aquilo que o autor diz no começo do segundo parágrafo. No primeiro, além de descrever o “mundo do direito” como marcado pelo tradicionalismo, e de descrever os operadores do direito no mesmo contexto, o autor deixa claro que a tecnologia está “finalmente” “derrubando os muros” desse tradicionalismo, o que claramente indica que houve resistência, ou recusa, desse grupo de operadores às inovações tecnológicas, e, consequentemente, em se adaptar a elas.   No mesmo sentido, no início do segundo parágrafo, lê-se que “nem mesmo o hermético universo do direito resistiu às mudanças tecnológicas [...]”. Esse trecho, somado à ideia geral trazida no primeiro parágrafo, e somado ao emprego do adjetivo “hermético”, demonstra, mais uma vez, que houve recusa, em um primeiro momento, em aceitar as mudanças tecnológicas. De fato, pelo contexto, é possível se deduzir que o autor emprega o termo “resistiu” com o sentido de “conseguir resistir”, como se tivesse havido uma recusa inicial às inovações, mas que esse mundo do direito, ao fim e ao cabo, não resistiu à tecnologia.  Bons estudos! 
- 
                                Vejo uma Extrapolação por parte da banca       tradicionalismo que envolve o mundo do direito. Cercado de  tradicionalismo que envolve o mundo do direito. Cercado de costumes e hábitos por todos os lados, o direito e seus operadores têm a fama de serem apegados a formalismos, praxes e arcaísmos resistentes a mudanças mais radicais. São práticas persistentes, passadas adiante por gerações e cultivadas como se necessárias para manter a integridade e a operacionalidade costumeira do sistema. por todos os lados, o direito e seus operadores têm a fama de serem apegados a formalismos, praxes e arcaísmos resistentes a mudanças mais radicais. São práticas persistentes, passadas adiante por gerações e cultivadas como se necessárias para manter a integridade e a operacionalidade costumeira do sistema.   Acho que eles aceitaram  de forma passiva a mudança  "Cercado de costumes e hábitos por todos os lados"               
- 
                                Assertiva: Infere-se do texto que o tradicionalismo característico da área do direito dificultou o uso da tecnologia nessa área, (ok até aqui, inferir isso) dada a recusa de seus operadores em se adaptar aos avanços tecnológicos. ( no texto não tem dados suficientes pare inferir isso)   Primeiro parágrafo: A tecnologia finalmente está derrubando os muros do tradicionalismo que envolve o mundo do direito. Cercado de costumes e hábitos por todos os lados, o direito e seus operadores têm a fama de serem apegados a formalismos, praxes e arcaísmos resistentes a mudanças mais radicais. São práticas persistentes, passadas adiante por gerações e cultivadas como se necessárias para manter a integridade e a operacionalidade costumeira do sistema.    - O texto diz que os operadores têm a fama de serem apegados a formalismos.  Utilizando até o senso comum daria para inferir o que a questão pede rs, você pode ter a FAMA que não estuda e nem por isso vc de fato não estude rs. Os operadores não recusaram a se adaptar aos avanços tecnológicos. Eles tinham simplesmente essa fama. Eu inferir isso do texto, por isso marquei errado. 
 
- 
                                Gabarito: Errado 
 Infere-se que mesmo repleto de costumes e tradicionalismos, o direito adaptou-se à modernidade. 
- 
                                Nem mesmo o hermético universo do direito resistiu às mudanças tecnológicas trazidas pela rede mundial de computadores e pela possibilidade do uso de softwares de inteligência artificial para análise de grandes volumes de dados.   Ou seja, não criou resistência, o que torna a assertiva incorreta, ao afirmar que houve dificuldade de adaptação às mudanças tecnológicas somente pelo fato de os operadores terem características mais arcaicas.   Errado.  
- 
                                Nem mesmo o hermético universo do direito resistiu às mudanças tecnológicas trazidas pela rede mundial de computadores e pela possibilidade do uso de softwares de inteligência artificial para análise de grandes volumes de dados.  
- 
                                Cercado de costumes e hábitos por todos os lados, o direito e seus operadores têm a fama de serem apegados a formalismos, praxes e arcaísmos resistentes a mudanças mais radicais. São práticas persistentes, passadas adiante por gerações e cultivadas como se necessárias para manter a integridade e a operacionalidade costumeira do sistema.     Olhando para essa parte do texto poderia até bateeer uma dúvida, mas o que pega na assertiva é o cespe colocar: dada a recusa.    Observe:   Infere-se do texto que o tradicionalismo característico da área do direito dificultou o uso da tecnologia nessa área ( até aqui eu acredito que esteja certo, pois todo tipo de resistência dificulta algoooo), dada a recusa de seus operadores em se adaptar aos avanços tecnológicos. (resistir é uma coisa, recusar é outra) 
- 
                                Pelo menos nessa questão, o examinador não cheirou baygon antes de formulá-la. 
- 
                                Não deduza “fanfic”! A dedução precisa de uma evidência para ter sentido. Que evidência há no texto que alimente a fantasia do item? 
- 
                                O texto só diz qu. eles tem a FAMA de serem apegados ao formalismo  Extrapolou sim 
- 
                                A questão está errada, mas é daquelas que a CESPE poderia muito bem (baseado em seu histórico contraditório) dar o gabarito como CERTO. Já vi questões bem mais absurdas que essa com o gabarito trocado... 
- 
                                Questão ao meu ver, com gabarito aberto.  Essa banca é bem tendenciosa 
- 
                                "Nem mesmo o hermético universo do direito resistiu às mudanças tecnológicas trazidas pela rede mundial de computadores" 
- 
                                CESPE É F***   
- 
                                Infere-se do texto que o tradicionalismo característico da área do direito dificultou o uso da tecnologia nessa área, dada a recusa de seus operadores em se adaptar aos avanços tecnológicos. Tá ae o erro da assertiva. 
- 
                                O erro da questão está na justificativa da afirmação. Não houve uma recusa dos operadores a se adaptar aos avanços tecnológicos. O que houve foi um receio de perder a tradicionalidade presente em suas práticas.  
-