-
Gab E
"Depreende-se do texto", não há nada no texto que indique isso diretamente, típico caso de extrapolação da banca (se fosse fgv estaria certo kkk)
-
Extrapolou! Às vezes o conhecimento de mundo pode acabar atrapalhando nessas questões, tem que tomar cuidado. Na verdade o hiperconsumo é espécie da hipermodernidade. Este termo é cunhado para fazer referência ao contexto de hiper-realidade em que vivemos. Grande impacto do alto volume de informações, hiperconsumo, tecnologias que vão além da realidade e que faz o indivíduo muitas vezes se dissociar da própria realidade. Por isso está errado esta questão, no texto ele apenas trouxe o termo de hipermodernidade e definiu o hiperconsumo, mas não estabeleceu uma relação de que o hiperconsumo deu origem à hipermodernidade.
-
Logo no início o autor desassocia o conceito de hipermodernidade com o de hiperconsumismo quando diz: Na sociedade líquido-moderna da hipermodernidade globalizante ...
Existe essa tal sociedade. E nada no texto afirma que ela é hipermoderna por causa do hiperconsumismo.
-
Logo no início o autor desassocia o conceito de hipermodernidade com o de hiperconsumismo quando diz: Na sociedade líquido-moderna da hipermodernidade globalizante ...
Existe essa tal sociedade. E nada no texto afirma que ela é hipermoderna por causa do hiperconsumismo.
-
hipermodernidade n origina-se do hiperconsumo!!
-
Dá para depreender do texto: pela própria ordem do raciocínio exposto, o autor introduz a ideia do termo "hipermodernidade" para definir a sociedade atual e, em seguida, ao falar do consumidor inserido nessa sociedade, enfatiza: "o hiperconsumidor". Assim, mostra sua visão de que o consumo na sociedade hipermoderna seria um "hiperconsumo".
Logo, seria o contrário: é o termo hiperconsumo que se origina da referência à hipermodernidade.
-
Além da extrapolação, acredito que seja o contrário.
-
Errei a questão, mas depois analisando percebe-se que o texto não faz referência para se afirmar que o hiperconsumo deu origem à hipermodernidade ou que a hipermodernidade origina-se do hiperconsumo. Na verdade, o texto aborda os dois conceitos, mas sem relação de causa e efeito.
-
gabarito ERRADO.
Na sociedade líquido-moderna da hipermodernidade globalizante, o fazer compras não pressupõe nenhum discurso. O consumidor — o hiperconsumidor — compra aquilo que lhe apraz. Ele segue as suas inclinações individuais.
-
Errado!
Houve extrapolação na assertiva. Não há relação explícita no texto de "criador e criatura" entre os dois termos.
-
Depreender = deduzir
Para se fazer uma dedução sobre a relação entre essas duas palavras, o texto precisaria conter mais informações que sugerissem a tal relação entre a ORIGEM do termo hipermodernidade e a CARACTERÍSTICA de hiperconsumidor. Posso até deduzir que hiperconsumidor é mais do que um consumidor, uma vez que a compra realizada pela maioria dos consumidores não se limita ao que eles necessitam, mas sim ao que lhes aprazem (como realmente sugerido no texto). No entanto, mais nada é especificado sobre a hipermodernidade de forma a se relacionar à característica de hiperconsumidor (o hiper é a única coisa em comum dessas duas palavras e não posso deduzir a relação entre elas somente porque começam com “hiper”.)
-
Na Cebraspe quando se usa os termos; depreende-se, infere-se, conclui-se, deduz-se pra dar um comando, normalmente a questão é falsa.
-
Não há nada de extrapolação, pois depreende-se (infere-se) do texto o contrário: o termo hiperconsumo é que se origina da referência à hipermodernidade.
-
DEPREENDER direciona o leitor para a conclusão do texto a partir do que está explícito.
INFERIR é a conclusão vinda de ideias que ficam implícitas no texto. Não é que o dicionário Aurélio esteja errado, mas traz apenas a superficialidade dos termos.
-
Dica: comece sempre marcando ERRADO nas questões de interpretação, ou em geral.
Depois tente justificar o porquê de a questão estar certa.
A partir disso, deixei de ser tão apressada em aceitar o "sim" da Cespe e pensar de forma mais crítica sobre os enunciados. Melhorou meu rendimento.
-
ou seja, primeiro há a hipermodernidade para depois haver o hiperconsumidor. Vejam que ele cita consumidor e corrige a si próprio escrevendo hiperconsumidor, como se o ser inserido na hipermodernidade.
-
Errado.
Considerei que o erro está em “origina-se”, não é possível inferir isso, só sabemos que eles estão relacionados.
-
Na verdade, de acordo com o texto existem duas sociedades: a sociedade líquido-moderna da hipermodernidade globalizante e a sociedade líquido-moderna de hiperconsumidores, mas em nenhum momento do texto, há referência, ainda que implícita, de que a primeira se originou do hiperconsumo.
Também é fato, que na primeira, existe a figura do consumidor - o hiperconsumidor, e que este compra sem nenhuma justificativa/discurso do porquê está comprando. Mas daí a afirmar, que o hiperconsumo é que deu origem ao termo "hipermodernidade" configura exagero.
-
Errado : O texto não faz menção a origem citada, apenas é possível inferir que os dois termos estão correlacionados pelo uso da hipérbole que retrata o tempo presente. Talvez poderia ser inferido que o hiperconsumismo deriva da hipermodernidade, porém não o contrário.
-
-
Para a CESPE se não tiver dizendo no texto "o hiperconsumo origina-se da hipermodernidade", então elas não possuem relação.
-
Rever essa questão.
-
Extrapolou! Às vezes o conhecimento de mundo pode acabar atrapalhando nessas questões, tem que tomar cuidado.
Na verdade o hiperconsumo é espécie da hipermodernidade. Este termo é cunhado para fazer referência ao contexto de hiper-realidade em que vivemos.Grande impacto do alto volume de informações, hiperconsumo, tecnologias que vão além da realidade e que faz o indivíduo muitas vezes se dissociar da própria realidade. Por isso está errado esta questão, no texto ele apenas trouxe o termo de hipermodernidade e definiu o hiperconsumo, mas não estabeleceu uma relação de que o hiperconsumo deu origem à hipermodernidade.
-
Depreende-se do texto que o termo “hipermodernidade”, empregado para designar o momento atual da sociedade humana, origina-se da referência a uma característica marcante da sociedade atual: o hiperconsumo. (ERRADO)
Depreende-se do texto que o termo “hiperconsumo”, empregado para designar o momento atual da sociedade humana, origina-se da referência a uma característica marcante da sociedade atual: o hipermodernidade. (CERTO)
A questão inverteu as palavras, fonte professora Isabel.
Gabarito: errado