SóProvas


ID
5579884
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPE-RS
Ano
2022
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

    Na sociedade líquido-moderna da hipermodernidade globalizante, o fazer compras não pressupõe nenhum discurso. O consumidor — o hiperconsumidor — compra aquilo que lhe apraz. Ele segue as suas inclinações individuais. O curtir é o seu lema.

     Esse movimento social de hiperconsumismo, de vida para o consumo, guiou a pessoa natural para o caminho da necessidade, da vontade e do gosto pelo consumo, bem como impulsionou o descarte de cada vez mais recursos naturais finitos. Isso tem transformado negativamente o planeta, ao trazer prejuízos não apenas para as futuras gerações, como também para as atuais, o que resulta em problemas sociais, crises humanitárias e degradação do meio ambiente ecologicamente equilibrado, além de afetar o desenvolvimento humano, ao se precificar o ser racional, dissolvendo-se toda solidez social e trazendo-se à tona uma sociedade líquido-moderna de hiperconsumidores vorazes e indiferentes às consequências de seus atos sobre o meio ambiente ecologicamente equilibrado e sobre as gerações atuais e futuras.

     O consumismo é uma economia do logro, do excesso e do lixo, pois faz que o ser humano trabalhe duro para adquirir mais coisas, mas traz a sensação de insatisfação porque sempre há alguma coisa melhor, maior e mais rápida do que no presente. Ao mesmo tempo, as coisas que se possuem e se consomem enchem não apenas os armários, as garagens, as casas e as vidas, mas também as mentes das pessoas.

     Nessa sociedade líquido-moderna de hiperconsumidores, o desejo satisfeito pelo consumo gera a sensação de algo ultrapassado; o fim de um consumo significa a vontade de iniciar qualquer outro. Nessa vida de hiperconsumo e para o hiperconsumo, a pessoa natural fica tentada com a gratificação própria imediata, mas, ao mesmo tempo, os cérebros não conseguem compreender o impacto cumulativo em um nível coletivo. Assim, um desejo satisfeito torna-se quase tão prazeroso e excitante quanto uma flor murcha ou uma garrafa de plástico vazia.

     O hiperconsumismo afeta não apenas a relação simbiótica entre o ser humano e o planeta, como também fere de morte a moral, ao passo que torna tudo e todos algo precificável, descartável e indiferente.

Fellipe V. B. Fraga e Bruno B. de Oliveira. O consumo colaborativo como mecanismo de desenvolvimento sustentável na sociedade líquido-moderna. LAECC. Edição do Kindle (com adaptações). 

Com base nas ideias e nos aspectos linguísticos do texto precedente, julgue o item que se segue. 

De acordo com o texto, a lógica do hiperconsumo se traduz em um movimento reiterado e sem fim. 

Alternativas
Comentários
  • Certo.

    Eu marquei errado por não enxergar como um movimento infinito, mas bola pra frente.

  • Tipo de questão que dependendo do humor do examinado seria extrapolação

  • Gabarito: Certo.

    O texto aponta que " O consumismo é uma economia do logro, do excesso e do lixo, pois faz que o ser humano trabalhe duro para adquirir mais coisas, mas traz a sensação de insatisfação porque sempre há alguma coisa melhor, maior e mais rápida do que no presente". [...] "Nessa sociedade líquido-moderna de hiperconsumidores, o desejo satisfeito pelo consumo gera a sensação de algo ultrapassado; o fim de um consumo significa a vontade de iniciar qualquer outro".

    Extrai-se do texto que a lógica do hiperconsumo é de fato um movimento reiterado e sem fim, porquanto a aquisição de bens é sempre superada por outro melhor existente no mercado, circunstância que gera uma sensação de insatisfação do consumidor, que é levado a adquirir outro produto, em um ciclo reiterado e sem fim.

  • Pergunta:

    hiperconsumo se traduz em um movimento reiterado e sem fim. 

    Resposta :

     Nessa sociedade líquido-moderna de hiperconsumidores, o desejo satisfeito pelo consumo gera a sensação de algo ultrapassado; o FIM de um consumo significa a vontade de INICIAR qualquer outro. 

    Gabarito: Certo

  • Certo

    Movimento reiterado porque é contínuo, e sem fim porque as pessoas nunca estão satisfeitas e sempre estão consumindo, é como um ciclo vicioso.

  • Kkkkk teve uma questão dessa prova que uma vírgula tornou a assertiva exprapolativa.

    -e nessa questão que não tem nada do texto justificando não é extrapolação kkkkkkkkkk,

    Da pra inferir que sim✅,mas.por compreensão é extrapolação sem dúvida

  • CERTO

    Movimento reiterado porque é contínuo, e sem fim porque as pessoas nunca estão satisfeitas e sempre estão consumindo, é como um ciclo vicioso.

    COMPRA CARRO, MOTO , CASA, TROCA O CELULAR SEM NECESSIDADE, ROUPA DE MARCA, TÊNIS DA MODA. PS3, PS4 PS5.

    CONSUMO E MAIS CONSUMO.

  • Certo.

    De acordo com o texto é uma expressão utilizada e que a informação estará no próprio texto. Nesse caso, temos que voltar à leitura para mais convicção e conseguir responder.

    Nessa parte aqui do texto, podemos tirar a conclusão do que a questão pede...

    ...Nessa sociedade líquido-moderna de hiperconsumidores, o desejo satisfeito pelo consumo gera a sensação de algo ultrapassado; o fim de um consumo significa a vontade de iniciar qualquer outro. 

    FÉ NA CAMINHADA!! ✍✿

  • "o fim de um consumo significa a vontade de iniciar qualquer outro"

  • " mas traz a sensação de insatisfação porque sempre há alguma coisa melhor"

    "o fim de um consumo significa a vontade de iniciar qualquer outro"

  • CERTO! Mal a pessoa consome alguma coisa, já há a vontade de consumir mais, e esse processo nunca tem fim.

    O consumismo é uma economia do logro, do excesso e do lixo, pois faz que o ser humano trabalhe duro para adquirir mais coisas, mas traz a sensação de insatisfação porque sempre há alguma coisa melhor, maior e mais rápida do que no presente.

     Nessa sociedade líquido-moderna de hiperconsumidores, o desejo satisfeito pelo consumo gera a sensação de algo ultrapassado; o fim de um consumo significa a vontade de iniciar qualquer outro.

  • Por que reiterado (repetitivo)? " guiou a pessoa natural para o caminho da necessidade, da vontade e do gosto pelo consumo" ... Ou seja, a necessidade, a vontade e o gosto pelo consumo se transformaram em vício, isto é, algo que se repete.

    Por que sem fim? "sempre há alguma coisa melhor, maior e mais rápida do que no presente". Assim, as pessoas nunca vão parar de consumir em excesso.

  • CERTO

    No primeiro período do quarto paragrafo

    " Nessa sociedade líquido-moderna de hiperconsumidores, o desejo satisfeito pelo consumo gera a sensação de algo ultrapassado; o fim de um consumo significa a vontade de iniciar qualquer outro."

    Reiterado = que foi repetido; renovado.

  • ...mas traz a sensação de insatisfação porque sempre há alguma coisa melhor, maior e mais rápida do que no presente. = REITERADO

    ...o fim de um consumo significa a vontade de iniciar qualquer outro. = SEM FIM

  • O consumismo é uma economia do logro, do excesso e do lixo, pois faz que o ser humano trabalhe duro para adquirir mais coisas, mas traz a sensação de insatisfação porque sempre*** há alguma coisa melhor, maior e mais rápida do que no presente.

    *** sempre = "...movimento reiterado e sem fim."

  • "...o desejo satisfeito pelo consumo gera a sensação de algo ultrapassado; o fim de um consumo significa a vontade de iniciar qualquer outro."

    Em outros trechos também, fica demonstrado que o hiperconsumismo é cíclico.

  • "o fim de um consumo significa a vontade de iniciar qualquer outro".

    Esse trecho (4 paragrafo) da ideia de movimento continuo e sem fim.

  • Importante ressalvar que o texto não diz que não terá fim, mas diz que a lógica é essa. E realmente é.

  • A questão falou DE ACORDO COM e a resposta era pra inferir, errei por isso.

  • Acho que houve extrapolação, enfim... é subjetivo

  •  O consumismo é uma economia do logro, do excesso e do lixo, pois faz que o ser humano trabalhe duro para adquirir mais coisas, mas traz a sensação de insatisfação porque sempre há alguma coisa melhor, maior e mais rápida do que no presente.

    CERTO

  • Nessa sociedade líquido-moderna de hiperconsumidores, o desejo satisfeito pelo consumo gera a sensação de algo ultrapassado;

    Gaba Certo

  • Nessa sociedade líquido-moderna de hiperconsumidores, o desejo satisfeito pelo consumo gera a sensação de algo ultrapassado; o fim de um consumo significa a vontade de iniciar qualquer outro.

  •  Pois faz que o ser humano trabalhe duro para adquirir mais coisas, mas traz a sensação de insatisfação porque sempre há alguma coisa melhor, maior e mais rápida do que no presente.

  • " O consumismo é uma economia do logro, do excesso e do lixo, pois faz que o ser humano trabalhe duro para adquirir mais coisas, mas traz a sensação de insatisfação porque sempre há alguma coisa melhor, maior e mais rápida do que no presente.

    +

    " Nessa sociedade líquido-moderna de hiperconsumidores, o desejo satisfeito pelo consumo gera a sensação de algo ultrapassado; o fim de um consumo significa a vontade de iniciar qualquer outro."

    Dessa maneira, fica claro que ao adquirir algo o hiperconsumidor fica insatisfeito e logo é gerada uma sensação de que precisa de uma coisa melhor e mais moderna, ou seja, gera um movimento reiterado(repetidas vezes) e sem fim (porque sempre há uma coisa melhor e o fim de um consumo significa a vontade de iniciar outro).

  • (...) "Nessa sociedade líquido-moderna de hiperconsumidores, o desejo satisfeito pelo consumo gera a sensação de algo ultrapassado; o fim de um consumo significa a vontade de iniciar qualquer outro." (...)

  • CERTO

    Movimento reiterado porque é contínuo, e sem fim porque as pessoas nunca estão satisfeitas e sempre estão consumindo, é como um ciclo vicioso.

    COMPRA CARRO, MOTO , CASA, TROCA O CELULAR SEM NECESSIDADE, ROUPA DE MARCA, TÊNIS DA MODA. PS3, PS4 PS5.

    CONSUMO E MAIS CONSUMO.

  • Correto! As pessoas consomem e consomem, sempre querendo novidades.
  • GABARITO: CERTO

    Podemos ver no texto, que o consumismo leva as pessoas a não ficarem satisfeitas com o que possuem no presente, sendo um ciclo sem fim.

  • (...) mas traz a sensação de insatisfação porque sempre há alguma coisa melhor, maior e mais rápida do que no presente. 

  • a lógica do hiperconsumo se traduz em um movimento reiterado e sem fim. 

    • o enunciado não está afirmando que o hiperconsumismo não terá fim, mas sim, que a LÓGICA se traduz em um processo reiterado e sem fim.
  •   Nessa sociedade líquido-moderna de hiperconsumidores, o desejo satisfeito pelo consumo gera a sensação de algo ultrapassado; o fim de um consumo significa a vontade de iniciar qualquer outro.(...)

  • interpretação da cespe é loteria, basicamente

  • GABARITO: CERTO

    4°Parágrafo : Nessa sociedade líquido-moderna de hiperconsumidores, o desejo satisfeito pelo consumo gera a sensação de algo ultrapassado; o fim de um consumo significa a vontade de iniciar qualquer outro.

    Acaba um e logo se inicia outro: um ciclo sem fim.

    "Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço"

    Insta: @bizú.concurseiro

  • EAI CONCURSEIRO!!!

    Se você esta todo desorganizado nos seus estudos e perdido, sem saber oque fazer posso te indicar uma solução que desde quando comecei a usar mudou meu game no mundo dos concursos. É a Planilha do Aprovado, que é totalmente automatizada para organizar sua rotina de estudos revisões, grade horaria, tempo liquido de estudos e muito mais. Ela é totalmente intuitiva e de fácil execução não exigindo conhecimentos avançados sobre excel. Uma ferramenta dessa natureza otimiza muito o seu tempo e qualidade de aprendizado, pois controla e exibe toda sua evolução com o passar do tempo ajudando a se organizar melhor e dar ênfase nos seus pontos fracos colaborando para sua aprovação. Para quem tiver interesse é só acessar o link abaixo.

    Link do site: https://go.hotmart.com/H63735566R

  • E a história do "Infere-se" e do "De acordo com a bagaça..."?

  • Gabarito: Certo

    Movimento reiterado: "Nessa vida de hiperconsumo e para o hiperconsumo" (4º parágrafo)

    Sem fim: "o fim de um consumo significa a vontade de iniciar qualquer outro" (4º parágrafo)

  •  (...) Pois faz que o ser humano trabalhe duro para adquirir mais coisas, mas traz a sensação de insatisfação porque sempre há alguma coisa melhor, maior e mais rápida do que no presente. Ao mesmo tempo, as coisas que se possuem e se consomem enchem não apenas os armários, as garagens (...)

    O trecho traz uma Ideia de algo cíclico, sem fim, reiterado.

  • Não marquei por não saber o que significa REITERADO.

  • Movimento reiterado porque é contínuo, e sem fim porque as pessoas nunca estão satisfeitas e estão sempre consumindo, é como um ciclo vicioso.

  • De acordo com o texto, a lógica do hiperconsumo se traduz em um movimento reiterado e sem fim. 

    A resposta estará no texto:

    Nessa sociedade líquido-moderna de hiperconsumidores, o desejo satisfeito pelo consumo gera a sensação de algo ultrapassado; o fim de um consumo significa a vontade de iniciar qualquer outro.

    Gabarito: correto