SóProvas


ID
5580931
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de Palhoça - SC
Ano
2022
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No trabalho clínico de atenção a sofrimento psíquico na infância, a perspectiva de Melanie Klein se constitui um pilar teórico e técnico fundamental para atenção a essa população. Sobre essa perspectiva, a qual se inclui o uso do brincar como recurso terapêutico, é correto afirmar.


I. No tratamento busca-se levar a criança de representação em representação, de moção pulsional em Moção pulsional, de objeto internalizado em objeto internalizado, instaurando tantas representações quantas sejam necessárias para manter o mais baixo possível o nível de tensão que regula todo o funcionamento do aparelho psíquico.

II. O tratamento é concebido como um estabelecimento do princípio de prazer, ou seja, como a constituição do eu. A técnica inclui atenção aos detalhes mais ínfimos como o uso do material fornecido, (brinquedo, dramatização, água, recorte, desenho), maneira como brincam, mudança de brinquedo e etc. O brincar toma o lugar da associação no sentido analítico fazendo ofício de metáfora (sonho).

III. Os princípios do tratamento são os mesmos para todos os pacientes, crianças e adultos; mas uma vez que o psiquismo dos pacientes muito pequenos é diferente, essa diferença é alcançada por meio do brincar. O brincar, ou o Play-technique, equivale ao que seja a ludoterapia, que oferece descarga emocional e libera o afeto desagradável, quando o ludoterapeuta então pode interpretar a transferência negativa.


Estão corretas apenas as assertivas:  

Alternativas
Comentários
  • acredito que liberar o afeto desagradável não tenha relação direta com uma transferência negativa

  • De acordo com M.-C. Thomas (1995), que escreve o capítulo "Introdução à obra de MELANIE KLEIN" da obra ao fim desse comentário referenciada, a técnica do brincar kleiniana não se reduz à ludoterapia (Play-Therapy), cujo princípio consiste em oferecer ao paciente uma possível ab-reação, uma descarga emocional pela qual ele se libere de um afeto desagradável, por estar ligado à lembrança de um acontecimento traumático que ele repetiria inconscientemente. Numa comunicação de 1937, “O brincar”, Melanie Klein lembraria energicamente, criticando uma conferência de Maria Montessori, que o “ludoterapeuta não está qualificado para interpretar o brincar da criança, pois não tem a menor ideia de como interpretar a transferência negativa”.

    Assim identificamos o item III como inciso incorreto. Os demais estão de acordo com a referência.

    Introdução às obras de Freud, Ferenczi, Groddeck, Klein, Winnicott, Dolto, Lacan / sob a direção de J.-D. Nasio, com as contribuições de A.-M. Arcangioli... [et al]; tradução, Vera Ribeiro; revisão, Marcos Comaru. – Rio de Janeiro: Zahar, 1995
    GABARITO: D