SóProvas


ID
558301
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IFB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Com referência à execução de serviços de escavação e fundação,
julgue os itens seguintes.

Para estacas metálicas cravadas, é obrigatória a proteção com encamisamento nos dois metros finais de cravação, mesmo quando elas forem inteiramente enterradas. Tal procedimento visa proteger a estrutura contra corrosão, além de garantir que o aterramento ocorra em camadas mais profundas do solo, quando a própria estrutura é utilizada para esse fim.

Alternativas
Comentários
  • No manual de intruções técnicas do CTU encontra-se:

    ''

    Havendo trecho desenterrado ou imerso em aterro de materiais capazes de atacar o aço,é obrigatória a proteção do trecho com um

    encamisamento de concreto ou outro recurso equivalente.''


    Penso que a questão encontra-se errada pelo termo ''obrigatório'', visto que só será obrigatório se forem enterradas e os componentes do solo oferecerem risco a corresão das estacas.



  • Thiago, a norma 6 120 fala que é desnecessário tratamento superficial desde que seja considerado uma redução das espessuras (de forma tabelada na página 34 item 8.6.7) e essa espessura de sacrifício varia conforme o tipo de solo...

     

    No terceiro parágrafo da página 34 item 8.6.7, ainda na mesma norma, quanto a obrigatoriedade de encamisamento, ela diz que é obrigatório encamisar as partes superiores da estaca desenterradas e se elas forem inteiramente enterradas essa camisa é desnecessária...

     

    eu não consegui achar esse "manual de intruções técnicas do CTU", mas eu prefiro seguir uma referência da ABNT

  • A antiga NBR 6122 de 1996, trazia:

    7.8.2.1.3 As estacas de aço devem resistir à corrosão pela própria natureza do aço ou por tratamento adequado. Quando inteiramente enterradas em terreno natural, independentemente da situação do lençol d’água, as estacas de aço dispensam tratamento especial. Havendo, porém, trecho desenterrado ou imerso em aterro com materiais capazes de atacar o aço, é obrigatória a proteção deste trecho com um encamisamento de concreto ou outro recurso adequado (por exemplo: pintura, proteção catódica, etc.).

     

    Porém na versão de 2010 da mesma NBR, não encontrei mais tal informação.

     

    No livro do Yazigi, temos:

    "Quando inteiramente enterradas em solo natural, independentemente do nível do lençol de água, as estacas metálicas dispensam tratamento especial. Havendo, porém, trecho desenterrado ou sujeito a efeitos de aeração diferencial ou ainda imerso em aterro com materiais agressivos ao aço, é obrigatória a proteção desse trecho com um encamisamento de concreto ou outro recurso adequado (pintura à base de resina epóxi, proteção catódica etc)."

     

    Para resolver as questões dessa banca, temos que considerar não só as NBR's, mas também a publicações de alguns autores bastante conhecidos na área.

     

    Bons estudos.
     

  • Item 8.6.7 da Nbr 6122

  • Para estacas metálicas cravadas, é obrigatória a proteção com encamisamento nos dois metros finais de cravação, mesmo quando elas forem inteiramente enterradas.

    NBR 6122/2019:

    Nas estacas em que a parte superior ficar desenterrada, é obrigatória a proteção com camisa de

    concreto ou outro recurso de proteção do aço, ou aumento de espessura de sacrifício definida em

    projeto.

    As estacas de aço que estiverem total e permanentemente enterradas, independentemente da situação

    do lençol d’água, dispensam tratamento especial, desde que seja descontada a espessura indicada

    na Tabela 5.