SóProvas


ID
5584378
Banca
Quadrix
Órgão
CRBio-6ª Região
Ano
2021
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

A redação oficial deve  

Alternativas
Comentários
  • "evitar impressões individuais de quem comunica. "

    Evitar??? Nao é apenas para evitar, assim como não pode. Não é atoa que existe o atributo da "impessoalidade".

    Não entendi isso na questão

  • Evelyne. evitar que o signatário coloque sua opinião, suas impressões, suas convicções no texto.
  • Gabarito:. C

  • Esta questão exige do candidato conhecimento referente aos aspectos gerais da redação oficial.




    a) De acordo com o Manual de Redação, uma característica do texto oficial é a concisão. É considerado conciso o texto que consegue transmitir o máximo de informações com o mínimo de palavras. Assim, esta alternativa está incorreta.
    b) Conforme explica o Manual de Redação, os assuntos objetos dos expedientes oficiais não devem ser tratados de outra forma que não a estritamente impessoal. Assim, não se trata de uma comunicação individualizada e, portanto, esta alternativa está incorreta.
    c) De acordo com o Manual de Redação, o tratamento impessoal que deve ser dado aos assuntos que constam das comunicações oficiais decorre, dentre outras coisas, da ausência de impressões individuais de quem comunica. Dessa forma, esta alternativa está correta.
    d) Para a obtenção de clareza, sugere-se, entre outras coisas, utilizar palavras e expressões simples, em seu sentido comum, salvo quando o texto versar sobre assunto técnico, hipótese em que se utilizará nomenclatura própria da área. Sendo assim, esta alternativa está incorreta.
    e) Conforme determina o Manual de Redação, as comunicações administrativas devem ser sempre formais, isto é, obedecer a certas regras de forma. Nesse sentido, esta alternativa está incorreta.



    Gabarito: Letra C


  • Gabarito: C

    Impessoalidade

    A redação oficial é elaborada sempre em nome do serviço público e sempre em atendimento ao interesse geral dos cidadãos. Sendo assim, os assuntos objetos dos expedientes oficiais não devem ser tratados de outra forma que não a estritamente impessoal.

    Percebe-se, assim, que o tratamento impessoal que deve ser dado aos assuntos que constam das comunicações oficiais decorre:

    a) da ausência de impressões individuais de quem comunica: embora se trate, por exemplo, de um expediente assinado por Chefe de determinada Seção, a comunicação é sempre feita em nome do serviço público. Obtém-se, assim, uma desejável padronização, que permite que as comunicações elaboradas em diferentes setores da administração pública guardem entre si certa uniformidade;

    fonte: http://www4.planalto.gov.br/centrodeestudos/assuntos/manual-de-redacao-da-presidencia-da-republica/manual-de-redacao.pdf